Não existe diferença. Ambos são ilegítimos sob qualquer circunstância do ponto de vista legal do Direito Internacional, sob este último, não existe direito à secessão - a menos que os dois lados concordem com essa opção, os tais referendos unilaterais usados como instrumentos de legalização só servem para legitimar o que é ilegítimo. Por exemplo, o caso da Crimeia só seria aceito pelo Direito Internacional se a maioria dos cidadãos da Ucrânia concordasse na independência da Crimeia, a mesma coisa com o Kosovo em relação a Sérvia, os dois referendos não respaldam absolutamente nenhum motivo para a independência, ambos são ilegítimos porque a Carta da ONU é bem clara quanto a integridade territorial das nações. Em relação ao Kosovo, o Tribunal Internacional até manteve a decisão de que a declaração de independência não feria os princípios do Direito Internacional, mas a mesma corte não definiu qualquer coisa em relação ao status sobre isso e confirmou a Resolução nº 1244 da ONU que garantia a soberania e a integridade territorial da Iugoslávia e mantém indefinido até hoje sobre essa situação. Resumindo, Kosovo é da Sérvia e Crimeia/Donbas é da Ucrânia.
UCRÂNIA
Moderador: Conselho de Moderação
- Suetham
- Sênior
- Agradeceu: 296 vezes
- Agradeceram: 613 vezes
Re: UCRÂNIA
- Suetham
- Sênior
Geral ou pontual? Fiquei fora por 2 semanas e ainda estou me inteirando no que ocorreu nesses últimos dias.cabeça de martelo escreveu: ↑Sex Dez 23, 2022 12:34 pm Estou a ler muitas fontes a indicar que é possível uma ofensiva Russa para breve.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2849 vezes
Cada um tem a sua teoria...Suetham escreveu: ↑Sex Dez 23, 2022 2:03 pmGeral ou pontual? Fiquei fora por 2 semanas e ainda estou me inteirando no que ocorreu nesses últimos dias.cabeça de martelo escreveu: ↑Sex Dez 23, 2022 12:34 pm Estou a ler muitas fontes a indicar que é possível uma ofensiva Russa para breve.
- Suetham
- Sênior
Eu não consigo assimilar uma invasão geral agora e nem daqui um mês. Eu diria que o eixo de Svatove seria o mais provável, está havendo muito acúmulo de MEM ali, no eixo sul eles estão criando defesa em camadas, no norte realizando a integração com a Belarus, mas não prevejo uma invasão por ali. Vou obter mais informações pra opinar.
Editando: Alguns rumores de que o VDV estaria se preparando para realizar uma ofensiva noturna em direção a Sarny e Kovel com alguma possibilidade de Kiev e Chernigov também serem alvos dessa hipotética ofensiva, os rumores apontam para o dia 24/25.
- Ziba
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 18 vezes
Blz! que seja, mas é inegável a péssima condução do Zelensky e dos Ucranianos no conflito. O fato é que no final eles vão sair piores do que entraram.LM escreveu: ↑Sex Dez 23, 2022 8:40 amNão que factos sejam obstáculos para nada... mas tentemos referir os factos: Fact Check: Did Zelensky's Wife Go on $40K Shopping Spree in Paris?
No entanto temos de ter em consideração o facto do Zelensky ser faXista-Nazi e, claro, controlado por vampiros extraterrestres
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2849 vezes
A péssima condução do Presidente desde o primeiro momento é o que levou os EUA, a UE e outros paises a apostar na Ucrânia. Ou seja, neste momento todos vêm o Zelensky como um estadista. Já vi fazerem comparações com o Churchill.Ziba escreveu: ↑Sex Dez 23, 2022 7:41 pmBlz! que seja, mas é inegável a péssima condução do Zelensky e dos Ucranianos no conflito. O fato é que no final eles vão sair piores do que entraram.LM escreveu: ↑Sex Dez 23, 2022 8:40 am
Não que factos sejam obstáculos para nada... mas tentemos referir os factos: Fact Check: Did Zelensky's Wife Go on $40K Shopping Spree in Paris?
No entanto temos de ter em consideração o facto do Zelensky ser faXista-Nazi e, claro, controlado por vampiros extraterrestres
Neste momento a Ucrânia quer perca território ou não, já não será um fantoche Russo. Ganhou mesa na mesa dos grandes e quando a guerra acabar entrará na UE a médio prazo.
- LM
- Sênior
- Agradeceu: 467 vezes
- Agradeceram: 222 vezes
=> https://www.facebook.com/10000227584503 ... ?sfnsn=moNo Público de hoje:
“O título deste artigo é óbvio, tal como são óbvias as coisas que tenho para dizer.
Só que muitas vezes – talvez demasiadas vezes – dizer o óbvio é necessário e urgente. (…)
Miguel Sousa Tavares termina o seu artigo no último Expresso com estas palavras:
“Não há nenhum génio ou herói em Volodymyr Zelensky. Apenas o acaso de estar no lugar certo e no momento certo para se aproveitar do imenso e trágico erro de cálculo de Vladimir Putin.”
Eis a mais espantosa incapacidade para ver o óbvio ilustrada por um dos mais populares colunistas portugueses.
Miguel Sousa Tavares passou meses a apostar no Expresso que a Rússia nunca invadiria a Ucrânia – e foi ridicularizado por Putin.
Eu escrevi um texto no PÚBLICO, dois dias após a invasão, no qual garantia que, “militarmente”, a Ucrânia estava “perdida” – e fui ridicularizado por Zelensky.
Felizmente, a mim já me passou.
Da permanência em Kiev à ida a Kherson, passando pelas várias visitas à frente de batalha, não faltam exemplos de coragem física por parte do Presidente ucraniano.
Mas o mais importante no seu heroísmo não é isso – é ter conseguido arrastar o mundo ocidental para a defesa da causa do seu país, e de ter ajudado a aumentar o nível político das lideranças europeias, com Ursula von der Leyen à cabeça.
No momento mais crítico após a Segunda Guerra Mundial, a Europa teve duas vezes sorte:
1) a sorte de ter um velho experiente a liderar os EUA, que sabe o que foi a URSS e os equilíbrios da Guerra Fria;
2) a sorte de ter um jovem inexperiente a liderar a Ucrânia, que não sabe o que é a mediocridade táctica da política contemporânea.
Cada um à sua medida, foram os grandes heróis de 2022.
Um feliz e santo Natal para todos.”
https://www.publico.pt/2022/12/23/opini ... on-2032596
Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
- prometheus
- Avançado
- Agradeceu: 131 vezes
- Agradeceram: 78 vezes
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2752 vezes
- Agradeceram: 2434 vezes
- Ziba
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 18 vezes
Você é um brincante. Acorda do sonho e caia na realidade. A Ucrânia, ao final de tudo, estará tão ferrada como outros países em que os Americanos interviram. Líbia, Síria, Iraque, Afeganistão são alguns belos exemplos. Até 2014 não havia problema algum entre Russos e Ucranianos.cabeça de martelo escreveu: ↑Sex Dez 23, 2022 9:02 pmA péssima condução do Presidente desde o primeiro momento é o que levou os EUA, a UE e outros paises a apostar na Ucrânia. Ou seja, neste momento todos vêm o Zelensky como um estadista. Já vi fazerem comparações com o Churchill.
Neste momento a Ucrânia quer perca território ou não, já não será um fantoche Russo. Ganhou mesa na mesa dos grandes e quando a guerra acabar entrará na UE a médio prazo.
É muita viagem achar que um país completamente detonado, que beira passar a ser uma economia puramente rural (quando já teve capacidade de colocar satélites no espaço) vai ter suas portas abertas na UE para que todo mundo emigre e meta o pé de lá.
Mas enfim, no final de tudo vamos ver o que vai acontecer, o fato é que a história aponta um final diferente do sonhado por você.
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 767 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
Zelensky é tão Estadista quanto Sadam Hussein era entre 1980-1988, até que ele decidiu atacar o Kwait. Ele será Estadista até que um dia não seja necessário para financiar Raytheon's, Lockheed, KMW, MBDA, entre outros.
Até CIA, DSGI e Inteligência Militar da US Army já botou dúvidas em relatórios e apontando que o Zelensky não era confiável, falsificando relatórios, mas é Estadista.
Até CIA, DSGI e Inteligência Militar da US Army já botou dúvidas em relatórios e apontando que o Zelensky não era confiável, falsificando relatórios, mas é Estadista.
- prp
- Sênior
- Agradeceu: 117 vezes
- Agradeceram: 412 vezes