JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
czarccc
Sênior
Sênior

Re: JAS-39 Gripen

#8551 Mensagem por czarccc » Qui Out 15, 2009 12:57 pm

gomugomu escreveu:
czarccc escreveu:c* de bogus é r*la!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[085] :shock: :roll: :lol: :lol: :lol:
Neh assim não... É Bogus de C* é R*la.
Estava me baseando nessa citação do Paisano:
Citação escreveu:Bogus - O mesmo que boga mas em português clássico, originário do latim. Cu, ânus.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Imagem
davedogman
Júnior
Júnior

#8552 Mensagem por davedogman » Qui Out 15, 2009 8:03 pm

Gripen NG for India

A smooth transition into operational service for IAF

- Deliveries from 2013 Initial deliveries time phased in accordance with operational requirements
http://www.gripen.com/en/GripenFighter/ ... _India.htm

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#8553 Mensagem por Mapinguari » Sáb Out 17, 2009 12:35 am

Túlio escreveu:Azincourt realmente aconteceu mas o que salvou os Ingleses (não, não li isso em Shakespeare mas assisti ao filme, os dados que cito aqui são de um livro que o Dindo César recomendou no primeiro post do tópico 'Recomendo', nos 'Geraes') foi a impaciência e má escolha do campo pelos Franceses. Henry V fez as pazes com o Criador antes, pois achava que ninguém de sua gente se salvaria, inclusive ele próprio. Mais do que os famosos Arqueiros Britânicos, o que determinou a vitória foi a Cavalaria Pesada Francesa avançar após uma chuva torrencial sobre campos recém-arados contra uma posição afunilada escolhida pelos Ingleses. Se os Franceses tivessem esperado o campo secar ou simplesmente armado tendas e ficado fustigando calma e implacavelmente os Ingleses, estes estavam como ratos na ratoeira, não tinham para onde fugir, teriam de sair em campo aberto e seriam massacrados. Mas a História não é feita de 'what ifs', bem sei, só que é interessante especular, não?

Mas o quê tem Azincourt a haver com o tópico? Bueno, me parece que novamente os Franceses foram afoitos e novamente arriscam-se no lamaçal da política, do qual parecem pensar que escapam indenes...

Só que agora não são Ingleses mas Suecos e Norte-Americanos (estes tão descendentes dos Ingleses quanto nós dos Portugueses) que estão do lado oposto, em aparente desvantagem. Irá a lama novamente favorecê-los e novamente humilhar os Franceses?

Pode ser meio off-topic mas me pareceu interessante a analogia... 8-]
Túlio, você pode não saber, mas suas palavras sobre os afoitos franceses podem ser proféticas. No próximos dias teremos algumas notícias que demonstrarão que os franceses, que davam a vitória do Rafale como favas contadas começaram a ficar meio nervosos e começam a agir para tentar manter a coisa a seu favor. Aguardem.

Mapinguari

Imagem
Booz
Sênior
Sênior

#8554 Mensagem por Booz » Sáb Out 17, 2009 12:57 am

Túlio, você pode não saber, mas suas palavras sobre os afoitos franceses podem ser proféticas. No próximos dias teremos algumas notícias que demonstrarão que os franceses, que davam a vitória do Rafale como favas contadas começaram a ficar meio nervosos e começam a agir para tentar manter a coisa a seu favor. Aguardem.

1) O acordo militar com o Brasil (pensaram que tudo seria englobado - e com a separação das compras dos caças com a dos subs eles já deveriam ter posto às barbas de molho).

2) As declarações do senhor "da Silva". Elas terminaram por ser estopim para o acirramento da concorrência, tranzendo-a, inclusive, para o campo externo dos bastidores.
As declarações colocaram a concorrência em um patamar político um tanto fora do controle do governo, expôs alguns pontos negativos do Rafale, como preço etc. Ainda, incitou a criação de comissões no Congresso que voltou os olhos ao processo, questionando preços, condições e níveis de transferência e blá-blá-blá. Nossos ínclitos congressistas, por certo, movem-se pelos altos interesses da nação (não riam por favor), e com criteriosos escrúpulos arregalam seus olhinhos a tanto dinheiro envolvido. Sem dizer que não perderiam a oportunidade (já perdida no caso dos subs) em por o governo de saia justa, e também conseguindo holofotes às suas ribaltas.

Enfim, toda esta "transparência", certamente açulada pelos concorrentes, fez mal aos franceses.

O Brasil está agora como a noiva disputada à tapas. Só espero que a noiva escolha logo, qualquer um pelo amor do GADU, para não acabar só e se masturbando. :mrgreen:

Imagem
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#8555 Mensagem por Bourne » Sáb Out 17, 2009 1:21 am

O mundo é realmente uma roda gigante. No dia 7 de setembro todos, na verdade quase todos, os DBistas davam como certa a vitória do Rafale. Pouco mais de um mês depois nada está decidido e começa a pairar a dúvida no ar de quem será o vencedor. Por isso que digo e repito que só dou como certa a vitória de alguém quando assinarem o contrato lá pelo fim do ano que vem.

Antes disso, cuidado com as barbeiragens ou trazeiradas tentando defender algum candidato :lol:

Booz
Sênior
Sênior

#8556 Mensagem por Booz » Sáb Out 17, 2009 2:03 am

Bourne escreveu:O mundo é realmente uma roda gigante. No dia 7 de setembro todos, na verdade quase todos, os DBistas davam como certa a vitória do Rafale. Pouco mais de um mês depois nada está decidido e começa a pairar a dúvida no ar de quem será o vencedor. Por isso que digo e repito que só dou como certa a vitória de alguém quando assinarem o contrato lá pelo fim do ano que vem.

Antes disso, cuidado com as barbeiragens ou trazeiradas tentando defender algum candidato :lol:

Não adianta se omitir Bourne, sabemos que seu coração francófilo dispara só de de acender um abajour, ver um donzela de lingerie ou, quiçá, sem o seu (dela por óbvio) soutien :mrgreen:
Nós, eu e você e 99,9% dos foristas, amantes que somos do merveilleux Rafale aguardamos a inexorável vitória :D
Forte abraço.

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6294 vezes
Agradeceram: 6646 vezes
Contato:

#8557 Mensagem por Túlio » Sáb Out 17, 2009 10:48 am

Confesso que eu mesmo acreditei e, como no caso de QUALQUER um dos concorrentes vencer, fiquei muito feliz, tanto que até agora a minha proteção de tela é ainda aquele Rafale do Sky passando na frente da torre de controle.

Minha primeira reação então: UFA, ACABOU!!!

Havia esquecido o básico: estamos no Brasil... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

#8558 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 17, 2009 12:04 pm

Pois eu continuo achando que se a pressão for muito forte, que se certas forças forem postas a funcionar, se certos expedientes forem usados contra o governo e este governo ver o dedo de alguém do processo, da casa, no meio dessa lama, eu muito particularmente acho bem possível que, "...devido ao agravamento da crise e do desemprego, estamos cancelando o FX-2 e mandando os 20 bilhões de dólares para o combate à fome e escolas, hospitais creches e etc, como nunca antes na história desse país..."
Alguém faturaria muito politicamente, mesmo na derrota. Seria o plano B.
A maré poderia mudar para outro fornecedor mais livre de certas pressões, talvez. 8-]

Então, pensemos que na política as vezes 2+2 = 0.

Carlos Mathias

#8559 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 17, 2009 12:07 pm

Só para ilustrar como a visão política é diferente de outras visões.

"A proposta dos Estados Unidos é problemática, pois os americanos não têm bons precedentes; os suecos querem vender um avião que não existe, com motor americano e peças de outros países", analisou.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#8560 Mensagem por Penguin » Sáb Out 17, 2009 1:24 pm

Carlos Mathias escreveu:Só para ilustrar como a visão política é diferente de outras visões.

"A proposta dos Estados Unidos é problemática, pois os americanos não têm bons precedentes; os suecos querem vender um avião que não existe, com motor americano e peças de outros países", analisou.
Contextualizando...

17/10/2009
Para Jobim, tecnologia define FX-2

São José dos Campos

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem que ainda não examinou as propostas das três empresas finalistas do processo de seleção conduzido pela Aeronáutica para a compra de 36 caças para a FAB, mas que a condição essencial para a escolha da vencedora é a "transferência total de tecnologia".

"Não se pode ficar com nenhuma pendência internacional nesse sentido", destacou o ministro. Ele afirmou que não há prazo para a conclusão do processo. <O prazo final não era outubro? Qual o razão para isso? Coisas novas acontecendo?>

Participam da disputa a francesa Dassault, com o Rafale, a norte-americana Boeing, com o modelo F-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com o Gripen NG. O negócio é estimado em pelo menos R$ 4 bilhões.

Jobim comentou as ofertas divulgadas pelas concorrentes. "Os americanos dizem que transferem tecnologia. Eu disse lá atrás, não examinei a proposta deles ainda, que já fui advogado e juiz e que trabalho com jurisprudência. Mostrei a eles que o antecedente deles é muito ruim em termos de transferência de tecnologia", afirmou o ministro.

Com relação à Dassault, Jobim disse que a França assinou contratos para transferência total de tecnologia no acordo para a fabricação conjunta de um submarino nuclear brasileiro. "O Rafale tem um componente que não é francês", disse. <Um componente??!! Diria componentes. O curioso é que ele incorporou isso ou seu discurso>

Já sobre a Saab, o ministro afirmou que o Gripen NG ainda não existe. "Tem um problema, o motor é norte-americano. Há alguns outros elementos que não são suecos. Eles ficaram de mostrar quem são os fabricantes desse equipamentos", disse. <Problema..motor americano? Então a FAB e a MB têm um problemão e o Ministro parece ignorar>

ESCOLHA

Segundo Jobim, o processo de seleção está no momento de análise das questões operacionais. Depois, haverá análises das parcerias estratégicas e das contingências políticas com relação ao Brasil.

"Após essas etapas iremos tomar uma posição junto ao presidente Lula, que também irá tomar a sua posição e submetê-la ao Conselho de Defesa Nacional", disse Jobim.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1174 vezes
Agradeceram: 713 vezes

#8561 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Out 17, 2009 1:27 pm

Novos discursos implicam em novos rumos?

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
czarccc
Sênior
Sênior

#8562 Mensagem por czarccc » Sáb Out 17, 2009 1:51 pm

Se motores americanos representam um problema para o ministro, ele certamente não gostaria de AUMENTAR o problema.

Imagem
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#8563 Mensagem por binfa » Sáb Out 17, 2009 1:58 pm

Carlos Mathias escreveu:Pois eu continuo achando que se a pressão for muito forte, que se certas forças forem postas a funcionar, se certos expedientes forem usados contra o governo e este governo ver o dedo de alguém do processo, da casa, no meio dessa lama, eu muito particularmente acho bem possível que, "...devido ao agravamento da crise e do desemprego, estamos cancelando o FX-2 e mandando os 20 bilhões de dólares para o combate à fome e escolas, hospitais creches e etc, como nunca antes na história desse país..."
Alguém faturaria muito politicamente, mesmo na derrota. Seria o plano B.
A maré poderia mudar para outro fornecedor mais livre de certas pressões, talvez. 8-]

Então, pensemos que na política as vezes 2+2 = 0.
Concordo com o CM.... esta muito embromation, postergaram a divulgação de Out/09 para o final do ano.....

Posso estar enganado, mais já diz um velho ditado "Cachorro que late não morde!"

Putz, se não vingar esse FX 2, ainda bem que eu não zuei com os gringos!!!!!!!

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#8564 Mensagem por Penguin » Sáb Out 17, 2009 2:08 pm

czarccc escreveu:Se motores americanos representam um problema para o ministro, ele certamente não gostaria de AUMENTAR o problema.
Então o que 2 caças com motores americanos fazem no shortlist de 3?

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
czarccc
Sênior
Sênior

#8565 Mensagem por czarccc » Sáb Out 17, 2009 2:10 pm

Uma suposição já apresentada, que não pode ser comprovada, é só suposição mesmo, é de que seria para abaixar o preço e obter melhores condições do outro concorrente.

Imagem
Responder