Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1930 vezes
Agradeceram: 2434 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#856 Mensagem por knigh7 » Sex Jun 24, 2022 12:11 am

Túlio escreveu: Qui Jun 23, 2022 11:44 pm
knigh7 escreveu: Qui Jun 23, 2022 11:31 pm Aliás é mais outra besteira que vc anda dizendo, dentre tantas (Flygvapnet comprar F-35).

Vamos dar tempo ao tempo.

Só isso.
Nada contra wishful thinking, chute & afins. É natural em qq fórum de discussões. O problema é que vc colocou o caso do KC-390 (que estava sendo morto) e futuramente o F-35 para a Flygvapnet de um modo como se fossem fatos. Não há indícios disso nos dois.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6260 vezes
Agradeceram: 6612 vezes
Contato:

#857 Mensagem por Túlio » Sex Jun 24, 2022 8:45 am

knigh7 escreveu: Sex Jun 24, 2022 12:11 am
Túlio escreveu: Qui Jun 23, 2022 11:44 pm

Vamos dar tempo ao tempo.

Só isso.
Nada contra wishful thinking, chute & afins. É natural em qq fórum de discussões. O problema é que vc colocou o caso do KC-390 (que estava sendo morto) e futuramente o F-35 para a Flygvapnet de um modo como se fossem fatos. Não há indícios disso nos dois.
É mera especulação minha, embasada apenas na irrelevância de também não haver qualquer indício, pouco tempo atrás, de que a Suécia pediria para entrar na OTAN, jogando uma neutralidade secular no lixo (sem mencionar que nem vejo sentido nisso, estavam no melhor dos mundos, todas as vantagens de ser um membro da organização sem nenhuma das desvantagens, além de não ter aumentado nenhuma força Russa nas proximidades de suas fronteiras).

Agora penses: não dirias o mesmo se um par de meses atrás eu viesse com essa charla de Suécia na OTAN? Não obstante aí está o pedido (mas nem sinal de nova encomenda de Gripen, bobear e vamos ter mais caças deste modelo do que eles mesmos - sim, nova especulação)...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#858 Mensagem por Matheus » Sex Jun 24, 2022 9:04 am

Túlio escreveu: Qui Jun 23, 2022 11:28 pm
Caros @knigh7 e @Matheus, no dia em que me virem defendendo Programa ESTRANGEIRO (e onde está a segunda encomenda da Suécia? Com que cara VOSMEÇÊS vão ficar se a Flygvapnet fizer o mesmo que TODOS os seus vizinhos e comprar F-35?) em vez de NACIONAL (brazuca) podem me xingar à vontade, tri?
Tem que trazer a solução, pois o problema a gente sabe.

Alternativa 1 - Adquirir um segundo lote e tentar uma contraparte com KC ou mais transferência de tecnologia pra produzir insumos locais

Alternativa 2 - Comprar outro caça com algum futuro. Dois problemas, quem nos venderia um 5 geração e suas implicações políticas.

Alternativa 3 - tentar entrar num programa de 5a geração (ou 6a), se alguém nos quisesse.

Alternativa 4 - partir pra um desenvolvimento local (antieconoâmico), correr os riscos da falta de recursos e para ter um caça sabe-se lá quando e com que capacidades .

Alternativa 5 - ficar nos 36 (o que me parece muito pouco) e ir pro ucav sabe-se qual fluxo de verba disponível.

Alternativa 6 - ficar nos 36 e adquirir algo usado pra completar.

A mim, parece mais adequado(/garantido) o 1. Qual a sua opção dessas ou além dessas?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#859 Mensagem por Túlio » Sex Jun 24, 2022 9:20 am

Matheus escreveu: Sex Jun 24, 2022 9:04 am
Túlio escreveu: Qui Jun 23, 2022 11:28 pm
Caros @knigh7 e @Matheus, no dia em que me virem defendendo Programa ESTRANGEIRO (e onde está a segunda encomenda da Suécia? Com que cara VOSMEÇÊS vão ficar se a Flygvapnet fizer o mesmo que TODOS os seus vizinhos e comprar F-35?) em vez de NACIONAL (brazuca) podem me xingar à vontade, tri?
Tem que trazer a solução, pois o problema a gente sabe.

Alternativa 1 - Adquirir um segundo lote e tentar uma contraparte com KC ou mais transferência de tecnologia pra produzir insumos locais

Alternativa 2 - Comprar outro caça com algum futuro. Dois problemas, quem nos venderia um 5 geração e suas implicações políticas.

Alternativa 3 - tentar entrar num programa de 5a geração (ou 6a), se alguém nos quisesse.

Alternativa 4 - partir pra um desenvolvimento local (antieconoâmico), correr os riscos da falta de recursos e para ter um caça sabe-se lá quando e com que capacidades .

Alternativa 5 - ficar nos 36 (o que me parece muito pouco) e ir pro ucav sabe-se qual fluxo de verba disponível.

Alternativa 6 - ficar nos 36 e adquirir algo usado pra completar.

A mim, parece mais adequado(/garantido) o 1. Qual a sua opção dessas ou além dessas?
Também gostei da 1, apenas mudaria o que destaquei por condicionar um novo lote à contraparte em KC. Mas a rigor mesmo, e isso vem lá dos meus começos aqui no DB, gosto mesmo é da 4. Lembro de terem me zoado um bocado (e tinham lá suas razões, admito) no tópico do FX, então fervendo, quando falei e expliquei os motivos pelos quais era mil vezes melhor aproveitar a experiência da EMBRAER no F-5 (a esta altura já o conhecia melhor do que a própria Northrop) e desenvolver alguma coisa baseada nele - mas com tudo feito aqui, até o último parafuso - do que ir por qualquer um dos então candidatos.

E minhas razões continuam de pé: se EUA e UE nos sancionam hoje - em nível militar - não demora muito e toda a FAB está no chão (e EB nos quartéis e MIRJ nos portos), porque praticamente todos os insumos vêm de lá.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Lucubus
Avançado
Avançado
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 179 vezes

#860 Mensagem por Lucubus » Sex Jun 24, 2022 10:45 am

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#861 Mensagem por Túlio » Sex Jun 24, 2022 12:04 pm

Estranho, então agora o Rafale pode operar Meteor? 🤔 🤨

Vou à moda ZM: "más humo para la gilada". Falando nisso, se tem Fórum de Defesa na Colômbia, não haverá também algum tópico do tipo "próximo multirrol que no fue"? [003] [003] [003] [003]

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5644 vezes
Agradeceram: 3247 vezes

#862 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 24, 2022 5:57 pm

Se o maluco que se elegeu agora por lá continuar com essas conversas de soltar presos, vender tudo que for comprado para as ffaa's colombianas, e outras sandices típicas que costumam habitar a mentalidade tacanha e mesquinha da politicalha sul americana, esse sujeito não dura nem metade do mandato.
Mas vamos ver. Todo mundo antes de se eleger é um porra louca movido a ideologias, revoluções, blá, blá, blá... e depois que bate a realidade da administração pública e as rédeas da lei e da burrocracia estatal, tudo muda de figura e todos ficam pianinho com o mercado e as finanças do modelo capitalista de viver deste lado do mundo.
Se ele quiser chegar ao final do mantado, vai ter que começar em primeiro lugar a ficar calado e a não falar besteiras, como se estivesse em comício. Depois ele pensa se a FAC vai de F-16, Gripen E ou se deixá-la sem caças é uma opção possível e aceitável politica e militarmente.
A Colômbia não é a Argentina e nem Chile.

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#863 Mensagem por knigh7 » Sex Jun 24, 2022 11:12 pm

Túlio escreveu: Sex Jun 24, 2022 8:45 am
knigh7 escreveu: Sex Jun 24, 2022 12:11 am

É mera especulação minha, embasada apenas na irrelevância de também não haver qualquer indício, pouco tempo atrás, de que a Suécia pediria para entrar na OTAN, jogando uma neutralidade secular no lixo (sem mencionar que nem vejo sentido nisso, estavam no melhor dos mundos, todas as vantagens de ser um membro da organização sem nenhuma das desvantagens, além de não ter aumentado nenhuma força Russa nas proximidades de suas fronteiras).

Agora penses: não dirias o mesmo se um par de meses atrás eu viesse com essa charla de Suécia na OTAN? Não obstante aí está o pedido (mas nem sinal de nova encomenda de Gripen, bobear e vamos ter mais caças deste modelo do que eles mesmos - sim, nova especulação)...
Sua posição ficou mais clara agora, Túlio. Eclodiu uma guerra na Europa, a tensão na região aumentou e a entrada da Suécia na OTAN foi consequência disso.

O F-35 para a Flygvapnet seria uma das alternativas dentre várias, não obstante como já havia escrito, não a vi como alternativa da Flygvapnet pelos suecos ligados a temas militares que eu sigo no Twitter. Para se ter uma ideia, Suécia e França são responsáveis por 75% do nEUron. Uma boa dica para acompanhar o projeto é no DGA, contido no site do MD francês:
https://www.defense.gouv.fr/dga
que de vez em quando tem informes sobre a evolução nos cadernos eletrônicos e que infelizmente raramente aparecem na imprensa especializada em língua inglesa na qual eu acompanho.

O UCAV britânico Taranis que pretende ser o loyal wingman na RAF está sendo projetado para ser Low Observable. Já o nEUron tem como requisito ser Very Low Observable, o autêntico stealth, dedicam especial atenção à engenharia de materiais. França e Suécia estão apostando muito mais no UCAV.

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1148 vezes
Agradeceram: 679 vezes

#864 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jun 25, 2022 7:52 am

Eu leio esse tipo de notícia e me pergunto se eles tem ao menos noção do custo operacional desse vetor? Afinal, ter é fácil, difícil será operá-los de forma satisfatória.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#865 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jun 25, 2022 8:05 am

Túlio escreveu: Qui Jun 23, 2022 10:58 pm
FIGHTERCOM escreveu: Qui Jun 23, 2022 9:43 pm
Bem ou mal, ainda tínhamos os F-5.

Com o baixa dos KFir, o que vai sobrar para a FAC?

Não é de se surpreender que a FAB está correndo para garantir o segundo lote de Gripens. Corremos o mesmo risco aqui... [005]

Abraços,

Wesley
...para não mencionar o de MATAR um Programa Nacional (na verdade três) para salvar UM da Suécia. Mas acho que nem é mais risco, pelo jeito somos todos Suecos agora... 🙄

PS.: sei, sei, véio ranzinza, coroco & quetales. [003] [003] [003] [003]
Não acredito que a redução para 22 vá matar o programa. Esse tipo de operação estava previsto no contrato e com certeza o custo de tal ação estava "embutido" no preço final. Reduzir para 15 é outra história, mas nada oficial até agora.

Priorizar a aviação de caça é um erro? Não acho! Estamos bem se aviação de transporte com KC390, C295 e A330, dentre outros. Por outro lado, a aviação de caça apresenta problemas com o fim de operação dos F-5M. As poucas unidades modernizadas do AMX agrava a situação.

Minha única reclamação é com o fim do estudo do UCAV. Esse sim, um programa com grande potencial e um complemento excelente para os Gripens.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#866 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Jul 19, 2022 9:06 am

Petro frena los proyectos de Defensa para revisar los contratos secretos de Duque

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... colombiano
Aprendam com o Brasil, é só dizer que são projetos necessários para ajudas humanitárias... [003] [003] [003]

O termo "inimigo" não é politicamente correto. :twisted:

Abraços,

Wesley

FCarvalho
Sênior
Sênior

#867 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 19, 2022 6:35 pm

A mesma desculpa de sempre. Essa gente não tem jeito.
Mas, como eu tenho dito aqui, a Colombia não é a Argentina ou o Chile.
Veremos no que isso vai dar.

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#868 Mensagem por knigh7 » Ter Set 20, 2022 8:17 pm

FCarvalho
Sênior
Sênior

#869 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 21, 2022 9:16 am

Mais uma chance para nós. Se conseguirem manter boquirroto na PR calado e sem atrapalhar.
MD e MRE mode on.

Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Dez 02, 2022 12:21 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#870 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Dez 02, 2022 11:23 am

Macron ofrece a Petro el caza Rafale para la Fuerza Aérea Colombiana

https://www.infodefensa.com/images/showid2/5663424?w=900&mh=700

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... ate-rafale

Responder