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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Ago 20, 2023 1:59 pm
por Glauber Prestes
Cougar_PH escreveu: Sáb Ago 19, 2023 4:18 pm A Ukrania está na Suécia, buscando o Gripen, acredito que se conseguir alguma coisa vai ser C/D.
Mas só porque não tem A/B operando mais.
De toda forma, Gripen e F-18 seriam muito mais úteis para a Ucrânia do que o F-16.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Ago 20, 2023 2:26 pm
por Túlio
Glauber Prestes escreveu: Dom Ago 20, 2023 1:59 pm
Cougar_PH escreveu: Sáb Ago 19, 2023 4:18 pm A Ukrania está na Suécia, buscando o Gripen, acredito que se conseguir alguma coisa vai ser C/D.
Mas só porque não tem A/B operando mais.
De toda forma, Gripen e F-18 seriam muito mais úteis para a Ucrânia do que o F-16.
Mas os A/B não tinham sido estocados? Ou foram todos convertidos em C/D?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Ago 20, 2023 4:48 pm
por Glauber Prestes
Túlio escreveu: Dom Ago 20, 2023 2:26 pm
Glauber Prestes escreveu: Dom Ago 20, 2023 1:59 pm
Mas só porque não tem A/B operando mais.
De toda forma, Gripen e F-18 seriam muito mais úteis para a Ucrânia do que o F-16.
Mas os A/B não tinham sido estocados? Ou foram todos convertidos em C/D?
Posso estar enganado, mas acho que todos foram convertidos em C/D. Inclusive alguns Gripen A foram convertidos em Gripen D, mas tendo de sacrificar duas aeronaves monoplace antigas para criar uma biplace "nova".

Mas se alguém tiver uma informação mais acurada, estou aqui para ser corrigido.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Ago 20, 2023 6:48 pm
por Túlio
Glauber Prestes escreveu: Dom Ago 20, 2023 4:48 pm
Túlio escreveu: Dom Ago 20, 2023 2:26 pm

Mas os A/B não tinham sido estocados? Ou foram todos convertidos em C/D?
Posso estar enganado, mas acho que todos foram convertidos em C/D. Inclusive alguns Gripen A foram convertidos em Gripen D, mas tendo de sacrificar duas aeronaves monoplace antigas para criar uma biplace "nova".

Mas se alguém tiver uma informação mais acurada, estou aqui para ser corrigido.
Pois aí é que está, da última vez que vi, os Suecos tinham uns 60+ Gripen A/B guardados em alguma toca numa montanha daquelas que eles têm lá; o que fizeram com os caças eu nem sei mas deve ser caro pra burro fazer um C de um A, e nem falo só de botar sonda retrátil onde nunca foi desenhado para ter (os requisitos da Flygvapnet sequer previam capacidade REVO, fizeram no C/D só pra poderem exportar)...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Ago 20, 2023 7:04 pm
por Lucubus
GOOGLE...

"Para 2013 está previsto que todos os caças Gripen da Força Aérea Sueca estarão no standard C/D. Serão modificados 31 Gripen A/B para o padrão C/D. Isto significa que serão Gripen C/D na MS19 com a versão da época."

https://www.defesanet.com.br/flygvapnet ... cao-sueco/

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Ago 20, 2023 9:00 pm
por Glauber Prestes
Túlio escreveu: Dom Ago 20, 2023 6:48 pm
Glauber Prestes escreveu: Dom Ago 20, 2023 4:48 pm
Posso estar enganado, mas acho que todos foram convertidos em C/D. Inclusive alguns Gripen A foram convertidos em Gripen D, mas tendo de sacrificar duas aeronaves monoplace antigas para criar uma biplace "nova".

Mas se alguém tiver uma informação mais acurada, estou aqui para ser corrigido.
Pois aí é que está, da última vez que vi, os Suecos tinham uns 60+ Gripen A/B guardados em alguma toca numa montanha daquelas que eles têm lá; o que fizeram com os caças eu nem sei mas deve ser caro pra burro fazer um C de um A, e nem falo só de botar sonda retrátil onde nunca foi desenhado para ter (os requisitos da Flygvapnet sequer previam capacidade REVO, fizeram no C/D só pra poderem exportar)...
Eu lembro desses 60 estocados. Mas confesso que não sei o que aconteceu. Como o colega @Lucubus mencionou, em 2010 foram modernizados 31 unidades que estavam em serviço ativo, podendo ou não fazer parte desses 60+ estocados. De toda forma, ainda faltam ao menos 29 aeronaves na conta. Houve outro pacote de modernização antes? Todas as unidades faltantes viraram D? Elas não estavam em condições de ser atualizadas? Atualizaram e venderam?

Com relação a capacidade REVO, acho que o cupincha se confundiu. Ela só estaria presente na versão E!

[]´s!

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Ago 20, 2023 9:15 pm
por Túlio
Glauber Prestes escreveu: Dom Ago 20, 2023 9:00 pm
Túlio escreveu: Dom Ago 20, 2023 6:48 pm

Pois aí é que está, da última vez que vi, os Suecos tinham uns 60+ Gripen A/B guardados em alguma toca numa montanha daquelas que eles têm lá; o que fizeram com os caças eu nem sei mas deve ser caro pra burro fazer um C de um A, e nem falo só de botar sonda retrátil onde nunca foi desenhado para ter (os requisitos da Flygvapnet sequer previam capacidade REVO, fizeram no C/D só pra poderem exportar)...
Eu lembro desses 60 estocados. Mas confesso que não sei o que aconteceu. Como o colega @Lucubus mencionou, em 2010 foram modernizados 31 unidades que estavam em serviço ativo, podendo ou não fazer parte desses 60+ estocados. De toda forma, ainda faltam ao menos 29 aeronaves na conta. Houve outro pacote de modernização antes? Todas as unidades faltantes viraram D? Elas não estavam em condições de ser atualizadas? Atualizaram e venderam?

Com relação a capacidade REVO, acho que o cupincha se confundiu. Ela só estaria presente na versão E!

[]´s!
Um dos primeiros vídeos que postei no DB, eu acho que nem era Moderador ainda (olhes os 240p):





Botaram REVO no C/D porque ninguém importaria um caça sem isso.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Ago 21, 2023 9:37 am
por FIGHTERCOM
Túlio escreveu: Dom Ago 20, 2023 9:15 pm
Glauber Prestes escreveu: Dom Ago 20, 2023 9:00 pm
Eu lembro desses 60 estocados. Mas confesso que não sei o que aconteceu. Como o colega @Lucubus mencionou, em 2010 foram modernizados 31 unidades que estavam em serviço ativo, podendo ou não fazer parte desses 60+ estocados. De toda forma, ainda faltam ao menos 29 aeronaves na conta. Houve outro pacote de modernização antes? Todas as unidades faltantes viraram D? Elas não estavam em condições de ser atualizadas? Atualizaram e venderam?

Com relação a capacidade REVO, acho que o cupincha se confundiu. Ela só estaria presente na versão E!

[]´s!
Um dos primeiros vídeos que postei no DB, eu acho que nem era Moderador ainda (olhes os 240p):





Botaram REVO no C/D porque ninguém importaria um caça sem isso.
Como eu disse anteriormente, o Gripen não foi pensado para exportação. Esse foi o maior erro da Saab.


Abraços,

Wesley

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Ago 21, 2023 11:45 am
por FCarvalho
O interessante desta história é que quando lançaram o FX-1 no final dos anos 1990, o Gripen C\D estava lá na concorrência, e pelo que se diz, ganhou a primeira fase do projeto. E já ofereciam revo naquela época, dado que era um item obrigatório da FAB. Faz muito tempo, mas o caça sueco evoluiu rapidamente, e mesmo hoje os suecos não dispensam Revo em seus caças.

O problema agora é arrumar reabastecedores em quantidade e qualidade suficiente paras as suas necessidades, e da OTAN, visto que os atuais Hércules não dão conta do trabalho.

Aliás, no caso sueco, talvez o envio de Gripen para a Ucrânia esteja de alguma forma relacionada com a taxa de produção dos modelos E, e quem sabe no futuro o F, já que eles fazem tanta questão de manter os 6 esquadrões que possuem ativos completos e totalmente operacionais. Cada esquadrão sueco seria formado a 16 unidades, que equivale dizer uma frota ativa de 96 caças. É pouco se levarmos se levarmos em consideração que até dia desses a força aérea sueca operava mais de 200 Viggen em média até a entrada em operação dos Gripen.

De algum jeito, se o Gripen for mesmo oferecido aos ucranianos, ou devem sair de alguma reserva, se existir, ou eles vão tirar de algum esquadrão ativo, fala-se em 12 unidades, e complementar com os atuais Gripen E que já começaram a receber. Não faço ideia de quantos Gripen E os suecos receberam. Mas se por aqui já temos 6, no mínimo os suecos receberam a mesma quantidade, ou mais.

Qual será a capacidade das linhas de produção da SAAB na Suécia e na Embraer do Gripen E?

Como os modelos biplace vão ser produzidos também por lá, pode ser que ele se torne uma alternativa neste momento para os suecos também. Algo a ser considerado e discutido pela FAB junto à SAAB. A ver se ganhamos algo com mais este imbróglio oferecido pela guerra na Ucrânia. Gripen F na Suécia seria um excelente plus, digo, off set para mais Gripen E\F para a FAB.

A ver.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Ago 21, 2023 10:27 pm
por FIGHTERCOM
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Ago 22, 2023 7:36 pm
por knigh7
Bonito vídeo:


Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Ago 23, 2023 11:22 am
por FCarvalho
Pelo tanto que ainda há por fazer até o pleno domínio das muitas e complexas capacidades do Gripen E, para não falar no modelo biposto F, que nem saiu do papel ainda, está em construção, vai demorar para sermos plenamente proficientes neste caça.

O desafio do esquadrão é tentar estar pronto para a CRUZEX em 2024, como disse o cmte do GDA, e que já está aí as portas. E não vimos até agora estes aviões voando com nenhuma "bagagem" externa, seja mísseis ou armamento ar-superfície. E esta é uma das fases mais importantes para um bom desempenho naquele exercício.

Particularmente creio que pelo tempo exíguo entre a entrada em operação, com apenas 5 caças disponíveis, e poucos pilotos treinados, não seria nenhuma surpresa que os Gripen E ficassem restritos a missões ar-ar naquele exercício. Mas já seria um bom começo. Eu ficaria feliz em ver os Gripen C\D suecos vindo aqui fazer parte da CRUZEX, mas talvez seja pedir demais a eles neste momento.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Ago 24, 2023 12:29 am
por knigh7
É a matéria principal na homepage da DefenseNews.
Se o jornalista ao entrevistar o MD não entendeu errado...

(vai ter sites "patriotas" que não irão gostar nem um pouco)

Imagem
Brazil to double air fleet as part of $10.6 billion investment
By Pedro Pligher

SAO PAULO — Brazil plans to invest 52.8 billion reals (U.S. $10.6 billion) for research, development and equipment acquisition efforts for its military, including nearly doubling the size of its Gripen fighter fleet and financing projects by local aircraft manufacturer Embraer for aerial refueling planes, the government announced earlier this month.

The measure, revealed Aug. 11, is part of the government’s Growth Acceleration Program, or PAC, established by President Luiz Inácio Lula da Silva. PAC guided programs during his first two terms in office, which lasted from 2002 to 2010, and there are now plans for the overarching initiative to spend 1.7 trillion reals, with defense a key area of focus.


“Equipping the Armed Forces with cutting-edge technologies, enhancing national defense capability, and border monitoring are some of the guidelines of the New PAC,” according to a government website.

The government intends to invest 27.8 billion reals by 2026, and an additional 25 billion reals after that period, without a specific deadline.

The PAC does not require the legislature’s approval, as it is a federal investment program funded by government resources, state contributions and the private sector through concessions.


However, there are some obstacles, such as bureaucratic processes and legal uncertainties for public works. Regarding defense, which will rely almost exclusively on public funds, the government might face financial challenges, according to Cristiano Noronha, the vice president of Arko Advice, a consultancy firm in Brazil’s capital Brasília focused on intelligence and political analysis.

“The executive [branch] has often made budget cuts over the years. The investments will depend on the government’s fiscal capacity, spending control and economic growth,” he told Defense News, adding that the program could be seen as an “expression of intent.”

For the Brazilian Air Force, the plan involves the production and acquisition of 34 F-39 Gripen fighters, which would almost double the country’s fleet. Brazil signed a $5.04 billion contract with Swedish manufacturer Saab in 2014 for the purchase of 36 Gripen fighters, for delivery by 2027. In 2022, the signatories added four more fighters to the contract.

Of the 40 now on order, Brazil has received six, with four in operation. The contract stipulated that assembly for 15 F-39E Gripens would take place at Embraer’s factory in Gavião Peixoto in the state of São Paulo. The deal also included a technology sharing agreement between Brazilian engineers and Saab. The fighter production line was inaugurated in May 2023.


“The renewal of the fighter aviation [fleet] is one of the main projects of the Brazilian Air Force covered in the new PAC, and is being realized through the acquisition of the Gripen fighter,” Defense Minister José Mucio Monteiro Filho told Defense News. “It is the most modern combat aircraft in Latin America, enabling Brazil to significantly enhance its air defense capability in line with the country’s continental dimensions.”

The minister also pointed to another program under PAC: the purchase of nine C-390 Millennium planes — initially known as KC-390 — produced by Embraer, along with the development of a refueling version of the model.

“Besides its military role, the KC-390 can be used in national and international humanitarian aid actions, such as supporting public emergencies and firefighting,” he said.

The government website also mentioned plans to convert two Airbus A330 aircraft into aeromedical and aerial refueling planes.
https://www.defensenews.com/global/the- ... nvestment/

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Ago 24, 2023 9:12 am
por Duka
Não deve estar familiarizado com a arte de anunciar coisas antigas como novidades, que é o mote do PAC.

Se fosse um lote novo, acredito que teria muito mais discurso e pompa na informação.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Ago 24, 2023 9:44 am
por saullo
Quando escreveu na matéria que se vai desenvolver versão de reabastecimento do KC-390, vi que perdi meu tempo lendo.
O avião já nasceu reabastecedor desde a prancheta.
Pura perda de tempo lendo coisa de quem não sabe do assunto.

Abraços