TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84811 Mensagem por Juliano Lisboa » Qua Dez 21, 2022 6:46 pm

FCarvalho escreveu: Qua Dez 21, 2022 6:29 pm Colocar um caça pelado para a operação no dia a dia de uma unidade de defesa aérea me parece algo no mínimo imprudente. A não ser que toda vez que um Gripen E sair do chão, um F-5EM vá com ele para garantir alguma efetividade. Ou se for o caso de interceptar alvos civis.
Não entendo como a FAB pode dispor do Gripen E se nem os armamentos ele recebeu e testou por aqui. Até mesmo tanques subalares não se viu estes caças utilizando desde a chegada ao Brasil. Iris-T e Meteor, idem.
@Juliano Lisboa , as tais 4 fases de introdução do caça no GDA que citastes, sabes dizer quais são, o que é para fazer em cada uma, e quanto tempo irá levar por favor :?:
E ai meu amigo...

Bom não sei te xingo, ensino ou dou risada kkkkkkkkkkkk

Mas vamos lá... Acho que vc nunca viu nem leu que no mundo todo novos aviões começam sua via operacional assim. Isso se chama IOC, o IOC tem 2 partes onde implementam tudo. Não sei dizer os prazos pois isso é com a SAAB e FAB. Depois do IOC vem o FOC com mais duas partes... Nesse momento o F-39 está na fase inicial do IOC, mas já foi integrado, testado (na Suécia) e recebido no Brasil o armamento básico ar-ar, estou falando de Iris-T e Meteor.
Os F-39 não vai fazer defesa área nesse momento, estão formando a doutrina, isso aconteceu aqui em Anápolis em 1972 com os Mirage III, demora um tempo pra tudo se ajeitar.
Mas os caras tem que voar, pois o F-5 não aguenta mais...
O caça não ta pelado, é que pra fazer apresentação não precisa pendurar um monte de coisa. Só pra sair bonito na foto?

Em GPX o F-39 foi visto com tanque center line, com IRST e com mísseis... Não ser divulgado é diferente de não existir.

AHHHH só existem 3 pilotos formados no Gripen E, e um deles solou o avião na segunda-feira a tarde. Vc já queria que o cara solasse o avião carregado com tudo? O restante dos pilotos ainda estão na transição do Gripen C/D para o E.

Agora que eles estão aqui no meu quintal, saciarei todas as curiosidades com fotos e informações.

Mas tenha calma... Comemore e não critique, foi um grande passo.

Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84812 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 21, 2022 6:55 pm

Olá Juliano.

Minha argumentação não foi no sentido de crítica, mas de questionar algumas coisas que não estão claras para o público leigo aqui fora, já que a FAB não gosta de se dar o trabalho de explicar para os pagadores de impostos e salários o que está fazendo com as coisas que compra.
E sei o que é IOC e FOC. Só não conheço os detalhes de cada parte, até porque isso é tecnicista demais para a minha capacidade de compreensão.
Mas é bom saber que o caça está sendo introduzido na FAB. Torço e faço votos que ele seja tudo o que se espera dele, e até um pouco mais.
Boa sorte para nós, e para o GDA.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6756
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 770 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84813 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Dez 21, 2022 7:11 pm

EduClau escreveu: Qua Dez 21, 2022 5:30 pm A notícia é sobre a razão da escolha colombiana pelos Rafale, mas tem essa parte sobre os Gripens:
...Por otro lado, la FAC consideraba que el Gripen no lideraba en ningún aspecto, sino que, como explicó un oficial que fue parte del proceso de selección, “era el segundo en todo.

El avión está teniendo grandes problemas de integración en Brasil con sus sistemas aire-aire y aire-superficie, que no logran que estén del todo operativos, están en una especie de versión Beta.

Son problemas que no dicen en público” afirmó, y agregó “la precisión de los sistemas aire-superficie no es ni parecida a la de Elbit que usan el Kfir, el F-16 y el F-35”.
...

https://www.pucara.org/post/las-razones ... e-colombia
sds
Imagem




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13575
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2318 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84814 Mensagem por gabriel219 » Qui Dez 22, 2022 2:24 am

FIGHTERCOM escreveu: Qua Dez 21, 2022 7:34 am Mas o Harpoon está integrado ao Gripen?

Abraços,

Wesley
Falo dos P-3AM, se tiverem contornado a polêmica da integração, apesar que o Gripen estava com previsão para ter o Harpoon como homologado, mas não sei se realmente está, creio que não.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4850
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 645 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84815 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Dez 22, 2022 8:52 am

Juliano Lisboa escreveu: Qua Dez 21, 2022 6:46 pm
FCarvalho escreveu: Qua Dez 21, 2022 6:29 pm Colocar um caça pelado para a operação no dia a dia de uma unidade de defesa aérea me parece algo no mínimo imprudente. A não ser que toda vez que um Gripen E sair do chão, um F-5EM vá com ele para garantir alguma efetividade. Ou se for o caso de interceptar alvos civis.
Não entendo como a FAB pode dispor do Gripen E se nem os armamentos ele recebeu e testou por aqui. Até mesmo tanques subalares não se viu estes caças utilizando desde a chegada ao Brasil. Iris-T e Meteor, idem.
@Juliano Lisboa , as tais 4 fases de introdução do caça no GDA que citastes, sabes dizer quais são, o que é para fazer em cada uma, e quanto tempo irá levar por favor :?:
O caça não ta pelado, é que pra fazer apresentação não precisa pendurar um monte de coisa. Só pra sair bonito na foto?
Precisa, os chilenos fazem isso e estamos com inveja. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4850
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 645 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84816 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Dez 22, 2022 9:01 am

EduClau escreveu: Qua Dez 21, 2022 5:30 pm A notícia é sobre a razão da escolha colombiana pelos Rafale, mas tem essa parte sobre os Gripens:
...Por otro lado, la FAC consideraba que el Gripen no lideraba en ningún aspecto, sino que, como explicó un oficial que fue parte del proceso de selección, “era el segundo en todo.

El avión está teniendo grandes problemas de integración en Brasil con sus sistemas aire-aire y aire-superficie, que no logran que estén del todo operativos, están en una especie de versión Beta.

Son problemas que no dicen en público” afirmó, y agregó “la precisión de los sistemas aire-superficie no es ni parecida a la de Elbit que usan el Kfir, el F-16 y el F-35”.
...

https://www.pucara.org/post/las-razones ... e-colombia
sds
Eu fico perplexo com o malabarismo desse pessoal. Primeiro foram os chilenos que nivelaram o F-16 deles ao Gripen E/F. Agora os colômbianos colocaram o Gripen E/F abaixo dos Kfir.

Só faltam os argentinos... :lol:

Pelo jeito um Gripen incomoda muita gente... 36 então...


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84817 Mensagem por Juliano Lisboa » Qui Dez 22, 2022 11:31 am

Vou responder aos amigos @FCarvalho e @FIGHTERCOM no mesmo post. hehehehe

Essas partes muito técnicas ou estratégicas a FAB nunca vai mostrar de bom grado se não for perguntada... Se temos curiosidades temos que motivar os veículos de comunicação a fazer a pergunta certa. Sobre o F-16 chileno mostrar os dentes, é um avião consolidado, não tem nada pra testar é pendurar e pronto. Mas imagino eu que no próximo portões abertos um F-39 vai estar armado para exposição. Sempre foi assim com todas aeronaves aqui no GDA.

Sobre o Gripen ter falhas como disse a Colômbia, isso é papo de comprador e vendedor... Claro que vou falar mal que não comprei e bem do que eu comprei... Só de falar que o Gripen foi segundo em tudo, em tese é o que tem melhor consistência geral... Enfim.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84818 Mensagem por Túlio » Qui Dez 22, 2022 1:20 pm

O que temos como FATO até agora é que a Colômbia "comprou" Rafale do mesmo jeito que o Brasil em 2009, só conversa; mídia "especializada" sendo paga por empresa para divulgar as maravilhas do seu produto e desancar os concorrentes é outra coisa que também já vimos aqui, nos tempos do FX (quem esquece que os lobistas das três empresas finalistas faziam parte do próprio DB, com destaque para o Bengt Janer, que tinha meia dúzia de contas? Este detalhe foi descoberto por acaso - mal dominávamos as funções do ACP, que eram bem mais primitivas que as de hoje e mesmo assim era brabo de mexer - e desativamos tudo, fakes e o próprio User), quem não lembra daquela foto do Galante pagando mico ao lado do Gripen Demo? Foi piada aqui durante ANOS! [003] [003] [003] [003]

Nada de novo no front. :wink:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84819 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 22, 2022 1:57 pm

Diz-se que o Gripen E foi segundo em tudo, e ao mesmo tempo ganhou como a melhor oferta de apoio pós venda. Vai entender. :roll: :?
E sim, a FAC vai operar um caça com preço de hora de voo tão ou mais caro que os KFIR que ela usa, e ainda pagar um por fora para integrar material israelenses neles.
Há sim, o Rafale em um sistema de EW melhor que o Gripen E... [003] [003] [003]
Eles devem estar nas nuvens agora. :mrgreen:




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84820 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 22, 2022 1:58 pm

FIGHTERCOM escreveu: Qui Dez 22, 2022 9:01 am
EduClau escreveu: Qua Dez 21, 2022 5:30 pm A notícia é sobre a razão da escolha colombiana pelos Rafale, mas tem essa parte sobre os Gripens:
sds
Eu fico perplexo com o malabarismo desse pessoal. Primeiro foram os chilenos que nivelaram o F-16 deles ao Gripen E/F. Agora os colômbianos colocaram o Gripen E/F abaixo dos Kfir.
Só faltam os argentinos... :lol:
Pelo jeito um Gripen incomoda muita gente... 36 então...
Abraços,
Wesley
E ainda há quem diga que o Gripen E\F não foi uma boa escolha. :mrgreen:




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84821 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 22, 2022 2:03 pm

Vamos fazer com que peruanos e equatorianos comprem os Gripen E\F só birra. Com certeza a FAC não vai se importar que os vizinhos operem um caça inferior ao deles. :twisted:




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4850
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 645 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84822 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Dez 22, 2022 2:31 pm

FCarvalho escreveu: Qui Dez 22, 2022 1:58 pm
FIGHTERCOM escreveu: Qui Dez 22, 2022 9:01 am
Eu fico perplexo com o malabarismo desse pessoal. Primeiro foram os chilenos que nivelaram o F-16 deles ao Gripen E/F. Agora os colômbianos colocaram o Gripen E/F abaixo dos Kfir.
Só faltam os argentinos... :lol:
Pelo jeito um Gripen incomoda muita gente... 36 então...
Abraços,
Wesley
E ainda há quem diga que o Gripen E\F não foi uma boa escolha. :mrgreen:
https://blogcesardurans.com.br/wp-content/uploads/2020/05/IMG-20200511-WA0007.jpg




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84823 Mensagem por Juliano Lisboa » Qui Dez 22, 2022 3:09 pm

Uma coisa posso dizer, pessoal do GDA não quer saber de equipamento francês nunca mais. Pós-venda terrível, não passam nada. Muito diferente dos suecos, pessoal só elogios até agora.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6181
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84824 Mensagem por Matheus » Qui Dez 22, 2022 6:33 pm

FCarvalho escreveu: Qui Dez 22, 2022 1:58 pm
FIGHTERCOM escreveu: Qui Dez 22, 2022 9:01 am
Eu fico perplexo com o malabarismo desse pessoal. Primeiro foram os chilenos que nivelaram o F-16 deles ao Gripen E/F. Agora os colômbianos colocaram o Gripen E/F abaixo dos Kfir.
Só faltam os argentinos... :lol:
Pelo jeito um Gripen incomoda muita gente... 36 então...
Abraços,
Wesley
E ainda há quem diga que o Gripen E\F não foi uma boa escolha. :mrgreen:
Chilenos tem um enorme problema de ego...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84825 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 22, 2022 7:32 pm

Juliano Lisboa escreveu: Qui Dez 22, 2022 3:09 pm Uma coisa posso dizer, pessoal do GDA não quer saber de equipamento francês nunca mais. Pós-venda terrível, não passam nada. Muito diferente dos suecos, pessoal só elogios até agora.
A partir do Gripen E, nós nos distanciamos mais ainda da vizinhança em matéria de escolhas para a Defesa.
Não digo que as compras de oportunidade acabaram definitivamente, isto seria errado, mas que tudo o que vamos fazer nos próximos anos, ou décadas, vai estar pautado na capacidade que temos de barganhar e obter as melhores condições para a nossa indústria, e por conseguinte, a manutenção de uma logística mais independente, com bases em produtos e soluções da engenharia nacional. Coisa que os vizinhos jamais conseguirão alcançar. O máximo que eles podem e continuarão a fazer são suas compras de oportunidade com algum off set, e pouca ou nenhuma transferência de tecnologia.

Nós estamos comprando, e pagando, para dar um passo muito além da vizinhança. E isso demora para ver os resultados. Mas quando eles começarem a ser vistos, já até estão, muita gente vai morrer de inveja e vai ficar babando ao tentar arrumar argumentos para diminuir ou menosprezar nossas escolhas.

Porque nós estudamos para passar de ano. Os vizinhos, o máximo que podem é arrumar umas boas colas. Senão conosco, entre eles mesmo. E isso nunca foi lá uma boa escolha.

Estamos no caminho certo. E o Gripen E é apenas o começo.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder