TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18710
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1952 vezes
- Agradeceram: 2474 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61447
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6294 vezes
- Agradeceram: 6645 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Alguém já parou para pensar que o choro com o 390 hoje (AINNN TAH CARUUUU ) pode ser com o Gripen amanhã? Pois é, eu tenho essas manias, e uma memória desgraçada, tipo Mirage III, F-5 e até AMX apodrecido de tanta ferrugem porque não tinha dinheiro nem para a MNT preventiva, assim, nem adiantava tentar modernizar, tinha que buscar no ferro-velho lá fora.
Lembremos, de 53 AMX mal deu uma dúzia e pouco em condições de modernizar, e o mais véio é do começo dos anos 90. Cautela e caldo de galinha...
Lembremos, de 53 AMX mal deu uma dúzia e pouco em condições de modernizar, e o mais véio é do começo dos anos 90. Cautela e caldo de galinha...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6824
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 792 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O Comandante da FAB já tá mandando recado pro próximo presidente.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37868
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5702 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Até por isso, a FAB vem tentando diminuir a quantidade a receber e esticando o máximo possível os prazos para o KC-390, e conseguir pelo menos mais um lote de Gripen E\F dentro de números que caibam no orçamento atual, e no previsto, sempre com tendência para baixo.Túlio escreveu: ↑Dom Mai 29, 2022 10:50 pmAlguém já parou para pensar que o choro com o 390 hoje (AINNN TAH CARUUUU ) pode ser com o Gripen amanhã? Pois é, eu tenho essas manias, e uma memória desgraçada, tipo Mirage III, F-5 e até AMX apodrecido de tanta ferrugem porque não tinha dinheiro nem para a MNT preventiva, assim, nem adiantava tentar modernizar, tinha que buscar no ferro-velho lá fora.
Lembremos, de 53 AMX mal deu uma dúzia e pouco em condições de modernizar, e o mais véio é do começo dos anos 90. Cautela e caldo de galinha...
Sem contar os outros cortes feitos em Mou assinados com a Embraer.
É bem como dissestes, não adianta ter quantidade, com ou sem qualidade, se não tem grana para operar.
Ao que tudo indica, é essa lógica perversa o atua cmdo da FAB busca mudar.
Pode ser um remédio amargo agora, mas vai nos permitir bem lá na frente ter uma força aérea de fato, e não apenas uma figurante servindo de táxi aéreo para fdp de gravata boquirrotos e assistente social de oportunidade.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37868
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5702 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu até acho que todos eles ouviram, e talvez tenham até entendido. Mas será que isso muda de fato alguma coisa no futuro do Gripen E\FViktor Reznov escreveu: ↑Dom Mai 29, 2022 11:14 pm O Comandante da FAB já tá mandando recado pro próximo presidente.
A ver as cenas do próximo capítulo.
O MD não foi criado apenas para servir de antepara entre os políticos e militares. É também um instrumento de tentativa de controle e contenção.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18710
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1952 vezes
- Agradeceram: 2474 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
knigh7 escreveu: ↑Dom Mai 29, 2022 11:14 pm
A FAB está planejando uma concentração orçamentária num programa que é caro (aquisição dos Gripens, incluindo o segundo lote).
Na coletiva, o Baptista criticou a baixa capacidade histórica da nossa Aviação de Caça. Talvez no fim da década tenhamos orçamento para um UCAV e a Embraer que se ajuste à FAB se quiser que a Força seja o launch costumer de um eventual UCAV dela.
Um adendo aos 2 posts acima que eu havia colocado no tópico do KC-390: de acordo com a LOA 2022 pagamos 1/20 do contrato do Gripen E/F (R$ 1,4 bi) e o pagamento desse financiamento permanecerá na maior parte da década de 2030. Com um 2º contrato sendo alinhavado agora e entrando em vigor ainda nesta década pagaremos os 2 financiamentos concomitantemente por mais de 10 anos.
O maior problema da nossa aviação de caça/ataque à reação é que toda ela terá de ser substituída nesta década e não temos como envolvê-la em outro ciclo de modernização. A substituição por caças novos não será fácil e exige concentração orçamentária.
- Lucubus
- Avançado
- Mensagens: 388
- Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
- Agradeceu: 156 vezes
- Agradeceram: 179 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
@Túlio
possíveis muitos e muitos IRSTs?
Carga especial da SAAB para a FAB chegará ao Brasil a bordo de um Boeing 767 civil
https://aeroin.net/carga-especial-da-sa ... 767-civil/
Chiste
possíveis muitos e muitos IRSTs?
Carga especial da SAAB para a FAB chegará ao Brasil a bordo de um Boeing 767 civil
https://aeroin.net/carga-especial-da-sa ... 767-civil/
Chiste
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61447
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6294 vezes
- Agradeceram: 6645 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Lucubus escreveu: ↑Qua Jun 08, 2022 10:13 am @Túlio
possíveis muitos e muitos IRSTs?
Carga especial da SAAB para a FAB chegará ao Brasil a bordo de um Boeing 767 civil
https://aeroin.net/carga-especial-da-sa ... 767-civil/
Chiste
Bobear é isso e até radares, a serem instalados na filial Sueca ATMOS.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18710
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1952 vezes
- Agradeceram: 2474 vezes
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18710
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1952 vezes
- Agradeceram: 2474 vezes
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18710
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1952 vezes
- Agradeceram: 2474 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37868
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5702 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu continuo não conformado com isso de 66 caças. Mas até prova em contrário, e a economia do país, e quem sabe até algum escroto de gravata em Brasília, fazer a sua parte, pode ser tenhamos a oportunidade de ver este número chegar a uma condição de pelos menos manter os atuais esquadrões que utilizam, ou utilizavam, os F-5 ativos sem meias soluções. E eram apenas 4 até outro dia.
Então, uma forma de fazer isso é dispor do aditamento dos 25% de cada contrato como a FAB fez agora colocando mais 4 caças na conta do primeiro lote, que pode chegar até 45 aeronaves. Se o segundo lote permanecer em 26 unidades, são potencialmente até mais 33 caças a serem encomendados, o que totaliza 88 aviões.
Ainda não é muito, não é suficiente a meu ver para a nossa defesa aérea, mas já seria o mínimo necessário para reativar o 1o\4o Gav Pacau em Manaus, e ainda manter o 1o GAvCa em Santa Cruz, o 1o\14o Gav em Santa Maria e obviamente o GDA em Anápolis, com base na atual distribuição pretendida pela FAB a dois esquadrões que se supõe poder manter com os 66 caças aludidos.
Quem sabe, com muita sorte, e bota sorte nisso para quem acredita nela, que na próxima década em um soluço espasmódico de responsabilidade com a defesa alguém em Brasília queira deixar a sua marca e presentear a FAB mesmo com um terceiro lote de Gripen E\F.
Eu tendo a crer, por fim, que os dois esquadrões do 3o Gav, assim como o 16o Gav o foi ,irão ser temporariamente defenestrados até que a FAB encontre uma solução para o UCAV propostos com a Embraer. Mas isso só deve acontecer na próxima década, bem depois que ela conseguir avançar, e muito, em sua doutrina e operacionalidade, com drones. Antes disso, nada feito.
Então, uma forma de fazer isso é dispor do aditamento dos 25% de cada contrato como a FAB fez agora colocando mais 4 caças na conta do primeiro lote, que pode chegar até 45 aeronaves. Se o segundo lote permanecer em 26 unidades, são potencialmente até mais 33 caças a serem encomendados, o que totaliza 88 aviões.
Ainda não é muito, não é suficiente a meu ver para a nossa defesa aérea, mas já seria o mínimo necessário para reativar o 1o\4o Gav Pacau em Manaus, e ainda manter o 1o GAvCa em Santa Cruz, o 1o\14o Gav em Santa Maria e obviamente o GDA em Anápolis, com base na atual distribuição pretendida pela FAB a dois esquadrões que se supõe poder manter com os 66 caças aludidos.
Quem sabe, com muita sorte, e bota sorte nisso para quem acredita nela, que na próxima década em um soluço espasmódico de responsabilidade com a defesa alguém em Brasília queira deixar a sua marca e presentear a FAB mesmo com um terceiro lote de Gripen E\F.
Eu tendo a crer, por fim, que os dois esquadrões do 3o Gav, assim como o 16o Gav o foi ,irão ser temporariamente defenestrados até que a FAB encontre uma solução para o UCAV propostos com a Embraer. Mas isso só deve acontecer na próxima década, bem depois que ela conseguir avançar, e muito, em sua doutrina e operacionalidade, com drones. Antes disso, nada feito.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18710
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1952 vezes
- Agradeceram: 2474 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Em 2030 vários projetos de UCAVs avançados estarão com o desenvolvimento completo (dentre eles o nEUron) e terão grande participação no cenário aéreo, em especial para ataques, com um custos mais baixos que um caça tripulado. O nEUron, por exemplo, tem um custo estimado entre 20 a 25% de um caça tripulado.
Os UCAVs serão uma opção muito interessante para Forças Aéreas com recursos limitados como a nossa.
Os UCAVs serão uma opção muito interessante para Forças Aéreas com recursos limitados como a nossa.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37868
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5702 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Com certeza, e serão na verdade o maior atrativo para a FAB encontrar uma solução de oportunidade para si e os esquadrões que equipados com os AMX no futuro quando houer condições e verba para tal.knigh7 escreveu: ↑Sáb Jun 11, 2022 1:10 pm Em 2030 vários projetos de UCAVs avançados estarão com o desenvolvimento completo (dentre eles o nEUron) e terão grande participação no cenário aéreo, em especial para ataques, com um custos mais baixos que um caça tripulado. O nEUron, por exemplo, tem um custo estimado entre 20 a 25% de um caça tripulado.
Os UCAVs serão uma opção muito interessante para Forças Aéreas com recursos limitados como a nossa.
Mas é de se presumir que, se a Embraer vislumbrar para o UCAV os mesmos mecanismos de investimento e parceria de risco que pleiteia para o STOUT, quem sabe ela consiga dispor do mesmo em tempo de dar à FAB a oportunidade de poder escolher entre importados e nacional.
A questão é: qual o futuro previsível do orçamento de custeio e investimento da FAB para esta década e a próxima
Se continuarmos na mesma pisada em que estamos, e sem previsão de investir em qualquer coisa que não seja o que foi priorizado neste momento, duvido que antes de 2035 qualquer UCAV seja sequer mencionado como parte do planejamento de aquisições.
Mas vamos dar tempo ao tempo. Por enquanto, tudo o que se pode fazer é tentar manter o Gripen E\F e o KC-390 com o nariz fora d'água. E isso já é muito.
Carpe Diem
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4960
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1172 vezes
- Agradeceram: 713 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Durante muitos anos a FAB foi criticada por negligenciar a aviação de caça, enquanto a aviação de transporte estava numa situação um pouco melhor. Esqueceram do rótulo de TAB?! Pois é, aí aparece alguém que está priorizando a aviação de caça e o pessoal, com memória seletiva, começa: "ain", mas e o KC390?! Pelo amor de Deus né.
Quer dizer que a FAB não toma decisões erradas? Claro que não. A desistência do UCAV (em parceria com a Embraer), na minha opinião, foi um tiro no pé, pois seria um ótimo complemento aos Gripens.
Mas voltando aos caças, essa priorização, talvez, se deva ao fato da força está prevendo um futuro sombrio. Dadas as circunstâncias, melhor garantir logo 66 unidades. Do contrário, nos tornaremos uma parceira da ex-Força Aérea Argentina.
Abraços,
Wesley
Quer dizer que a FAB não toma decisões erradas? Claro que não. A desistência do UCAV (em parceria com a Embraer), na minha opinião, foi um tiro no pé, pois seria um ótimo complemento aos Gripens.
Mas voltando aos caças, essa priorização, talvez, se deva ao fato da força está prevendo um futuro sombrio. Dadas as circunstâncias, melhor garantir logo 66 unidades. Do contrário, nos tornaremos uma parceira da ex-Força Aérea Argentina.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh