Serão 66 caças. O suficiente, segundo as contas do brigadeiro, para equipar até 3 bases aéreas.
A ver quais serão as sortudas.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Mai 23, 2022 4:19 pm
por gabriel219
66 Gripens está ótimo, ao menos teremos 54 operacionais 100% do tempo, o que dá três esquadrões de 18 caças sempre operacionais, podendo cada esquadrão possuir 22 aeronaves. O correto será Manaus, Anápolis e Santa Maria, nada além disso, com viagens como Santa Cruz, que não faz sentido algum manter caças ali.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Mai 23, 2022 5:11 pm
por FCarvalho
Bem, eu espero sinceramente que Manaus entre nessa conta.
Mas atualmente só acredito vendo.
E bem depois de 2035.
Espero chegar lá para poder ver.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Mai 23, 2022 5:17 pm
por gabriel219
O segundo lote terá que vir imediatamente após a entrega do primeiro, devido a linha de produção e, o mais importante, o financiamento bancário. Duvido que haverá segundo lote contratado após 2030. Ele terá que ser contratado dentro dos próximos dois anos para entregar iniciando em 2024-2025 ou não terá condições boas para ter segundo lote.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Mai 23, 2022 7:42 pm
por FIGHTERCOM
arcanjo escreveu: ↑Seg Mai 23, 2022 2:49 pmFAB: novo lote de caças Gripen deverá ter 26 aviões, afirma Comandante
É uma lástima a desistência dos projetos STOUT e UCAV. Principalmente o UCAV!
Abraços,
Wesley
Particularmente, nunca pensei que o STOUT iria adiante. Parece que, neste caso, o pragmatismo bateu à porta. O mercado já tem algumas alternativas prontas para o lugar dos C-95M, como, por exemplo, o Cessna SkyCourier.
Quanto ao UCAV, acho que a indústria nacional tem capacidade de dar respostas sem a necessidade do investimento público direto para desenvolvimento.
Dois cancelamentos acertados na minha visão.
É uma lástima a desistência dos projetos STOUT e UCAV. Principalmente o UCAV!
Abraços,
Wesley
Exatamente @FIGHTERCOM, extremamente frustrante perceber mais uma vez a falta de visão estratégica da FAB ao abandonar os estudos/pesquisa de um projeto com tantos potenciais futuros como este UCAV "stealth" de combate da Embraer. Seria mais uma ótima oportunidade de fomentar o desenvolvimento tecnológico de alto nível e a base industrial de defesa nacional.
OBS¹: Não concordo com este "papinho" de a FAB aprendendo a lidar com seu limitado orçamento... A força aérea tem mais de 50 mil servidores em suas fileiras, contingente maior que muitos exércitos de países inteiros, uma força que a priorir irá operar menos de cem aeronaves de caças e algumas centenas de outras aeronaves apenas!!!
OBS²: Ficamos na expectativa das três bases aéreas "premiadas" para operar com os 66 Gripens! Analisando as ultimas ações da força aérea no que tange a desativação do esquadrão em Manaus e todo simbolismo e histórico que a FAB se orgulha de ter nas bases de Santa Maria e Santa Cruz, não duvido que as três bases aéreas sejam Anápolis, Santa Maria e Santa Cruz às escolhidas para operar os Gripens, estabelecendo assim o grande absurdo de deixar o norte e nordeste do país sem um esquadrão de caça... Apenas especulação!!
OBS³: Pagamos um valor considerável no projeto Gripen E/F, com a justificativa da transferência de tecnologia, a produção de dois terços das aeronaves aqui no Brasil (se planejava 108 gripens) e o desenvolvimento exclusivo da versão "F" de dois assentos aqui na Embraer/SAAB... Atualização de meio curso, a quantidade de aeronaves aparentemente foi reduzida para apenas 66 aeronaves e o desenvolvimento e produção da versão "F" do Gripen exclusiva Br, transferida apenas e exclusivamente para Suécia!
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Mai 23, 2022 9:48 pm
por gabriel219
O que ele declarou não chega a ser um cancelamento, mas uma pausa no projeto. Querem usar a verba que usariam para o estudo do conceito pro Gripen.
O Gripen E/F não possui MLU e sim atualizações mais curtas e sucessivas, para manter o caça sempre atualizado de ano em ano.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Mai 23, 2022 10:01 pm
por Energys
gabriel219 escreveu: ↑Seg Mai 23, 2022 9:48 pm
O que ele declarou não chega a ser um cancelamento, mas uma pausa no projeto. Querem usar a verba que usariam para o estudo do conceito pro Gripen.
O Gripen E/F não possui MLU e sim atualizações mais curtas e sucessivas, para manter o caça sempre atualizado de ano em ano.
Os estudos eram conjuntos. Com a denuncia do acordo, fim de papo. A não ser que a Embraer decida seguir por conta e risco.
gabriel219 escreveu: ↑Seg Mai 23, 2022 9:48 pm
O que ele declarou não chega a ser um cancelamento, mas uma pausa no projeto. Querem usar a verba que usariam para o estudo do conceito pro Gripen.
O Gripen E/F não possui MLU e sim atualizações mais curtas e sucessivas, para manter o caça sempre atualizado de ano em ano.
Os estudos eram conjuntos. Com a denuncia do acordo, fim de papo. A não ser que a Embraer decida seguir por conta e risco.
Att.
O que digo é que os estudos podem ser retomados no futuro. A Embraer entrar nessa sozinha? Difícil, só se entrar em algum projeto por ai.
Energys escreveu: ↑Seg Mai 23, 2022 10:01 pm
Os estudos eram conjuntos. Com a denuncia do acordo, fim de papo. A não ser que a Embraer decida seguir por conta e risco.
Att.
O que digo é que os estudos podem ser retomados no futuro. A Embraer entrar nessa sozinha? Difícil, só se entrar em algum projeto por ai.
A Embraer não deve estar nada confortável com o 'modus operandi' atual da FAB. Depois de décadas, virou uma parceira imprevisível.
gabriel219 escreveu: ↑Seg Mai 23, 2022 10:02 pm
O que digo é que os estudos podem ser retomados no futuro. A Embraer entrar nessa sozinha? Difícil, só se entrar em algum projeto por ai.
A Embraer não deve estar nada confortável com o 'modus operandi' atual da FAB. Depois de décadas, virou uma parceira imprevisível.
Att.
Realmente a imprevisibilidade da FAB recentemente deve está assustando algumas empresas tradicionalmente parceiras, principalmente a Embraer!
Estou tentando recordar aqui em minha memória, se teve algum produto militar da Embraer que se originou ou conseguiu relevância mundial que não teve origem de uma parceria entre FAB e Embraer!?
Vamos lá os modelos , Tucano, Super Tucano, E-99/R-99, Bandeirante, KC-390, AMX, Xingu, Neiva e etc.. São muitos não vou recordar.
OBS: O interessante é que este conceito de UCAV "Stealth" de combate "Full" (Provável capacidades Ar-ar/Ar-sup/Ar-mar) é recente e atual, com vários estudos/projetos de potências mundiais ainda em desenvolvimento, seria uma ótima oportunidade de começamos a pesquisar e desenvolver uma aeronave e todo o seu conceito "no time" certo com os demais players do mercado! Para provavelmente no meio da próxima década (pós 2035!) temos uma aeronave/UCAV para oferecer ao mercado mundial de defesa e equipar a FAB, com certo nível de igualdade tecnológica dos prováveis concorrentes da época!!
Teríamos pela primeira vez na história a FAB equipada com aeronaves e tecnologia atual das práticadas nas principais forças aéreas mundiais.
(Projetos turco, russo e EUA para exemplo)
FAB armada com Gripens E/F (meteor) , "caça" UCAV "Stealth" de combate da Embraer, KC-390, E-99/R-99, super tucano, drones de observação e ataque leve, e etc.. Seria uma força moderna e letal em face da nossa realidade.
Mais veremos as cenas dos próximos capítulos rsrs!
Energys escreveu: ↑Seg Mai 23, 2022 10:01 pm
Os estudos eram conjuntos. Com a denuncia do acordo, fim de papo. A não ser que a Embraer decida seguir por conta e risco.
Att.
O que digo é que os estudos podem ser retomados no futuro. A Embraer entrar nessa sozinha? Difícil, só se entrar em algum projeto por ai.
A "esperança" que fica é esta! Que no futuro próximo o mesmo volte à pauta da FAB e que o "time" do projeto ainda seja viável!
FIGHTERCOM escreveu: ↑Seg Mai 23, 2022 7:42 pm
É uma lástima a desistência dos projetos STOUT e UCAV. Principalmente o UCAV!
Abraços,
Wesley
Particularmente, nunca pensei que o STOUT iria adiante. Parece que, neste caso, o pragmatismo bateu à porta. O mercado já tem algumas alternativas prontas para o lugar dos C-95M, como, por exemplo, o Cessna SkyCourier.
Quanto ao UCAV, acho que a indústria nacional tem capacidade de dar respostas sem a necessidade do investimento público direto para desenvolvimento.
Dois cancelamentos acertados na minha visão.
Att.
Enquanto isso o índice de disponibilidade das aeronaves do GTE deve ser de 100%.