FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Fev 27, 2022 10:55 am
Todo questionamento é válido! Então, seria interessante saber qual o cronograma de entrega para não se criar mais uma celeuma como ocorreu no passado, vide os casos do IRST e dos pilones.
Abraços,
Wesley
Mas a celeuma resultou ser BOA: os "ixpéxialixtax" pagos pela SAAB nos leram (sim, eles fazem isso) e correram atrás: perguntaram pro patrão e, ante dúvidas (inclusive minhas) sobre o IRST, mostraram, ao invés de ficar com desenhinho e tabelinha; idem sobre aquele "nariz caído" que, SNME segundo o IGHC, era apenas distorção de imagem; idem também sobre FOTOS que mostravam (logo, provas) que os sistemas de EW do Gripen "Brasileiro" não eram os mesmos que os do Sueco.
E agora essa estranha demora: há alguma ameaça à navegação no Atlântico? Tipo pela "brecha GIUK" ou mesmo pela Mancha até entrar em mar aberto e vir pra cá? Ou os navios que fazem essa rota estão todos de "agenda cheia"? Ou mesmo foram todos juntos ao estaleiro para reformas? Ou ainda os caças foram recebidos mas não foram ainda aceitos? Há precedentes até piores, como quando os Hind ficaram mais de dois anos parados em Manaus (que fica no Brasil, não na Rússia), com os Russos quebrando a cabeça porque a FAB queria um Hind padrão STANAG. Sobre estes talvez - e lá vou eu "inventando mais moda" - essa fuçação toda esteja por trás de seu retiro prematuro, ainda que não seja a razão principal.
E aí me vem o @gabriel219 fazer ilações (que logo viram acusações) sem pé nem cabeça(*) sobre o que eu digo e me acusar de HEREGE E HERESIARCA, com todo o peso do IGHC: bueno, os resultados de minhas "heresias" anteriores falam por si, podíamos (como esperado) ficar quietos no nosso canto e aceitar tudo do jeito que viesse, sem dar um pio, assim, o nariz do Gripen mudou mas não mudou e os "pilones EW" são diferentes mas são iguais.
Lamento (mentira minha ) mas para ter MINIVER no DB primeiro vão ter que me consultar.
NOTA (*) - Gostaria que fosse mostrado UM SÓ post meu dos tempos do FX-2 defendendo o SH: pela ordem, defendi FLANKER, depois Rafale e no fim tive que me conformar com o Gripen, procurando sempre ter uma visão otimista dele, o que tenho feito consistentemente desde sua adoção Oficial, e à medida que fui conhecendo mais comecei a gostar. É precisamente este PADRÃO de comportamento que me dá credibilidade para questionar sempre que estranho algo, o fato de não poderem me enquadrar como HATER (embora não gostasse do bimotor ianque, pois me parecia apenas um Bomb Trucker; já o B3 me chamou a atenção como caça). Se eu fosse ter que escolher AGORA um substituto para o Gripen sem forçar demais nos custos logísticos (o que põe a perder o SH), nem pensaria duas vezes, seria Viper C/D-70 (motor GE) com IRST, CFT e WAD; se foi possível botar nos dos EAU ainda nos começos do século, por que não poderia ser feito agora?
Calma @Túlio , cê tá muito afobado. Toma uma Maracugina
Particulamente, não acho que essa entrega esteja tão "atrasada" assim. Por isso, prefiro esperar um pouco mais antes de levantar qualquer dúvida sobre o processo.
Supondo que o suecos pisem na bola conosco, como já ocorreu com a MB no passado, eu iria de Rafale. Gosto do conceito do Gripen, mas primeiro as nossas FAs.
Abraços,
Wesley
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Fev 28, 2022 11:20 am
por gabriel219
@FIGHTERCOM está atrasada sim e vai vir sem os IRST. Logo depois, vamos fechar com Viper e antes da caneta sair do papel, vão pousar 48 Vipers aqui, com pilotos e IOC.
FCarvalho escreveu: ↑Dom Fev 27, 2022 11:21 am
É mais fácil a MB receber Gripen E/F no VF-1 ano que vem do que a FAB receber um único F-18E/F em qualquer momento.
Fizemos uma aposta muito alta no Gripen E/F, e não vai ser um percalço de momento que irá fazer a FAB abrir mão dele.
Eu não diria impossível, porque essas coisas são muito dinâmicas. Mas acho essa possibilidade beeeeeeeeeeem remota.
Como eu havia dito, não vejo como essa operação agregaria aos dois países.
Abraços,
Wesley
E nem tem como. Os fãs da coleira azul e vermelha estão devidamente adestrados e somatizados dentro da FAB.
Agora é Gripen ou nada.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Fev 28, 2022 11:40 am
por knigh7
Apenas um esclarecimento ao que eu havia escrito no último post: nós pagamos o financiamento (ao Swedish Export Credit Corporation), no previsto contratual e eles vão liberando à SAAB para atender o ritmo de trabalho definidos para as entregas.
Caso haja inadimplência ao Banco de fomento sueco, cortam também o fluxo de pagamentos à SAAB. Mas não que haja sinal disso, pelo contrário.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Fev 28, 2022 11:52 am
por FCarvalho
Ou seja, do ponto de vista financeiro do contrato, tudo em seu devido lugar. Obviamente deve haver outra explicação fiável para que os caças da FAB não tenham sido transladados para o Brasil ainda.
O que é, e se é aceitável enquanto explicação, embora não necessariamente justificável, ainda vamos saber.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Mar 10, 2022 1:09 pm
por gabriel219
Dois caças F-39E Gripen da FAB estão a caminho do Brasil
Dois caças F-39E Gripen que serão entregues ao Brasil por via marítima foram levados para o porto de Norrköping ontem.
Segundo a FAB informou no final do ano passado, após o desembarque no Brasil, as aeronaves seguirão para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto (SP).
Lá, os pilotos de prova FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que o certificado militar esteja pronto.
Mais dois F-39E Gripen deverão ser entregues à FAB pela Saab ainda no primeiro semestre de 2022.
OBS: "Meu Deus, mas cadê os outros dois? MALDITA SAAB, QUE VENHA O SHBIII IMEDIATAMENTE COM CÓDIGO-FONTE, METEOR E TUDO QUE TEMOS DIREITO!!!!"
Porém, ainda gostaria que fossem adquiridos mísseis E-Derby ER e Python V para os F-5M, nunca se sabe...
Quem sabe possam vir dos estoques dos Colombianos, já que querem ir atrás de F-16 e duvido que deixem integrar os armamentos israelenses nos F-16. O Viper se quer tem integração com o Meteor, quanto mais E-Derby ER.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Mar 10, 2022 1:09 pm
por Lucubus
Dois caças F-39E Gripen da FAB a caminho do Brasil
Eu ainda estou surpreso que o governo Sueco não tenha ajustado com a SAAB o aumento no ritmo das entregas das aeronaves com o Putin completamente surtado logo ao lado.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Mar 10, 2022 8:52 pm
por knigh7
Viktor Reznov escreveu: ↑Qui Mar 10, 2022 5:08 pm
Eu ainda estou surpreso que o governo Sueco não tenha ajustado com a SAAB o aumento no ritmo das entregas das aeronaves com o Putin completamente surtado logo ao lado.
A ver se ao menos irão acelerar o ritmo de produção para eles:
Viktor Reznov escreveu: ↑Qui Mar 10, 2022 5:08 pm
Eu ainda estou surpreso que o governo Sueco não tenha ajustado com a SAAB o aumento no ritmo das entregas das aeronaves com o Putin completamente surtado logo ao lado.
A ver se ao menos irão acelerar o ritmo de produção para eles:
A Rússia, ao atuar de forma abrangente na Ucrânia (que é um país extenso) vem mostrando que o período de limitações operacionais militares que a acompanhou no pós-colapso da URSS está definitivamente superado.
Hoje em dia ela pode intervir sem problema algum em apoio à Sérvia, pode tomar a Geórgia, assediar a ilha sueca de Gotland (que é um entrave para as operações dela no Báltico se militarizada), etc.
Daí o retorno de países como a Suécia a dispêndios militares maiores. E apenas 60 Gripens E (sendo os "C","D" limitados), é muito aquém do exigido para este novo (assim como seria para o antigo-com a URSS) cenário.
Sabe o que isso tudo me fará pensar: cada vez mais o Gripen F será importante, como plataforma Jammer, especialmente para acompanhar tropas e jammear do ar - aonde há muito mais efetividade do que jammers em terra, pois sofrem mais com interferências eletromagnéticas e atmosféricas, além de físicas, como relevo e edificações - para inibir a aproximação de drones.
Isso me faz pensar também numa proposta semelhante para o Pheonom 600, tanto um mini-AEW quanto um mix de AEW+MAGE/MAE, atuando não como um AEW&C comum, mas sim especificamente contra drones, podendo vetorar drones ou A-29 na derrubada de drones localizados e não totalmente jammeados.
A Embraer tem hoje o portfólio para fazer o melhor conjunto de sistema antidrone disponível por ai, pois sistemas antidrone baseados em terra só atuam bem em regime LOS e, como eu disse antes, operar em terra há multiplicadores que dificultam a operação.
Israel, por exemplo, conseguiu abater drones utilizando o Stunner - que tem seus 300 km de alcance - há alcances curtos, tanto que está recorrendo agora a caças F-15 e F-35 para abater esses drones, isso com o G550AEW deles que voam diariamente, vigiando os céus. Imaginem o quão mais barato pode ser um mix de Phenom 600 AEW+MAGE/MAE e A-29B (com sensor IRST no FLIR, o EO/IR do Lightning V dá essa capacidade de IRST) operando diretamente no campo de batalha ou em tempos de paz. Dá até pra ressuscitar o MAA-1B e oferecer no pacote como míssil antidrone CAT4+, já que existem drones CAT4+ com capacidade de autodefesa utilizando MANPADS adaptados.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Mar 11, 2022 10:50 am
por Matheus
Parece que eles retiraram o IRST, pelo menos não consegui ver no vídeo...seria por causa do transporte?