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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Fev 25, 2022 1:57 pm
por FCarvalho
Matheus escreveu: Sex Fev 25, 2022 9:24 am Outra coisa, se a Ucrânia tivesse ao menos um sub, as escoltas russas não estariam ali tranquilas atacando com misseis de cruzeiro. Ou seja, temos que ter uma força capaz de impor ao inimigo baixas perdas para que, ao menos, ele pense se vale realmente a pena o esforço de guerra.
A ideia do Prosub é justamente esta. As vezes o pessoal esquece que temos o Atlântico Sul a nossa frente, do Amapá ao Rio Grande do Sul com distâncias superiores a 3 mil kms antes de chegar no ponto mais próximo da África e bem mais de 1 mil kms até a base norte americana/britânica mais próxima nele (Ilha Ascenção).
E assim como eles estão próximos de nós, nós também estamos deles. E se tivermos os recursos necessários a conversa vai para outro nível.
Subnuc tem a vantagem de nos dar a capacidade de levar nossa defesa para muito mais longe do que se pensa. E se juntarmos a isso um bom mix de mísseis de cruzeiro, anti-navio, minas navais e torpedos, bem, qualquer um vai pensar não duas mas dezenas de vezes antes de vir aqui tentar nos impor qualquer coisa. E os norte americanos são sabedores disso tudo. E até por isso sempre foi contrários ao Prosub e principalmente ao Subnuc nacional. Eles aprenderam bastante durante a guerra fria como é difícil lidar com eles. E mais ainda encontrá-los antes de fazerem o estrago de que são capazes.
A marinha é a nossa primeira e mais extensa linha de defesa. Se no caso de alguém vir aqui lá do norte querer nos ameaçar ou qualquer coisa assim, se não tivermos uma esquadra equilibrada e eficaz, exército e FAB vão estar lutando sozinhos, e com sérias restrições. É um pé dentro para a nossa derrota, cedo ou tarde.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 12:36 am
por Túlio
Em 24/11 a FAB "recebeu" os seus primeiros quatro Gripen E, con bombos y platillos. Alguém sabe que fim levaram? Aqui no Brasil pelo jeito não estão, e já vão mais de dois TRÊS meses. Talvez não fosse tão mau negócio ir botando uns M2052 AESA nos F5 4EVER...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 1:52 am
por gabriel219
As células devem estar só o osso, mas acho um erro enorme a FAB ter optado pelos Grifo F e não pelos M-2032, nem precisava ser o AESA, o 2032 é bem mais capaz.

Porém não vejo necessidade de radar novo. Se a Colômbia ficar sem caças - ou pegar F-16C/D ou mesmo Gripen C/D leasing - esse ano, a FAB precisa urgente adquirir o estoque de armamentos da Colômbia, especialmente os I-Derby ER e os Python V. Como o F-5 já opera bem o Derby e o Python IV, não deve haver problemas em integrar os ER e o V, se é que haja.

Com o Derby ER, a FAB fica beeeem a frente dos Sukhois, já que não possuem nada efetivo com esse alcance, só R-27 com capacidade bem questionável.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 12:52 pm
por FCarvalho
Túlio escreveu: Sáb Fev 26, 2022 12:36 am
Em 24/11 a FAB "recebeu" os seus primeiros quatro Gripen E, con bombos y platillos. Alguém sabe que fim levaram? Aqui no Brasil pelo jeito não estão, e já vão mais de dois TRÊS meses. Talvez não fosse tão mau negócio ir botando uns M2052 AESA nos F5 4EVER...
O que foi aventado de público à época é que o primeiro caça seria entregue ainda no começo deste ano via marítima e que os demais aparentemente viriam voando desde a Suécia.
Mas com o que está acontecendo no leste, eu tenho sérias dúvidas agora que estes caças sejam liberados tão cedo.
Aliás, havia mais de uma dezena de Gripen E nas linhas de produção da SAAB em diferentes estágios. E há pelo menos os 4 da FAB e outros 4 da força aérea sueca voando prontificados como visto no marketing da SAAB.
Onde estão estes caças agora?
Boa pergunta.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 1:34 pm
por Túlio
O meu ponto é que as aeronaves constam como ENTREGUES E RECEBIDAS, ou seja, a Suécia, que eu saiba, não pode simplesmente pegar os aviões de volta e pintar o cocar e camuflagem dela sem configurar quebra de contrato.

Aí já seria de se pensar em retomar as negociações com os ianques e dar uma boa olhada no Advanced Super Hornet, com aqueles CFTs...


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 1:37 pm
por gabriel219
Túlio escreveu: Sáb Fev 26, 2022 1:34 pm
O meu ponto é que as aeronaves constam como ENTREGUES E RECEBIDAS, ou seja, a Suécia, que eu saiba, não pode simplesmente pegar os aviões de volta e pintar o cocar e camuflagem dela sem configurar quebra de contrato.

Aí já seria de se pensar em retomar as negociações com os ianques e dar uma boa olhada no Advanced Super Hornet, com aqueles CFTs...


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Prefiro mil vezes leasing dos Gripen C/D do que isso, aliás essa hipótese de leasing tinha que estar inclusive no pacote do F-X2.

Os Gripens Sul Africanos estão parados e não há quaisquer expectativas de voltarem a voar. Poderia ter acordo para continuarem operando aqui, por leasing, pois essas aeronaves paradas é pior do que estarem operando, especialmente o custo.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 1:42 pm
por Túlio
gabriel219 escreveu: Sáb Fev 26, 2022 1:37 pm
Prefiro mil vezes leasing dos Gripen C/D do que isso, aliás essa hipótese de leasing tinha que estar inclusive no pacote do F-X2.

Os Gripens Sul Africanos estão parados e não há quaisquer expectativas de voltarem a voar. Poderia ter acordo para continuarem operando aqui, por leasing, pois essas aeronaves paradas é pior do que estarem operando, especialmente o custo.
Gosto é gosto mas o problema é que, pelo menos em tese, os "nossos" Gripens também estão parados.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 1:44 pm
por gabriel219
Túlio escreveu: Sáb Fev 26, 2022 1:42 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Fev 26, 2022 1:37 pm
Prefiro mil vezes leasing dos Gripen C/D do que isso, aliás essa hipótese de leasing tinha que estar inclusive no pacote do F-X2.

Os Gripens Sul Africanos estão parados e não há quaisquer expectativas de voltarem a voar. Poderia ter acordo para continuarem operando aqui, por leasing, pois essas aeronaves paradas é pior do que estarem operando, especialmente o custo.
Gosto é gosto mas o problema é que, pelo menos em tese, os "nossos" Gripens também estão parados.
Esses SHBIII super-foda chegariam amanhã?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 1:50 pm
por Túlio
gabriel219 escreveu: Sáb Fev 26, 2022 1:44 pm
Esses SHBIII super-foda chegariam amanhã?

Estás forçando: os Gripens chegam amanhã? Foram encomendados semana passada?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 1:58 pm
por gabriel219
Túlio escreveu: Sáb Fev 26, 2022 1:50 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Fev 26, 2022 1:44 pm
Esses SHBIII super-foda chegariam amanhã?

Estás forçando: os Gripens chegam amanhã? Foram encomendados semana passada?
Não tô forçando, só queria entender querer o SH por causa da "demora" do Gripen - ue, mas saiu do cronograma? - como se estivesse SHBIII de pronto emprego. Esses caças começariam a chegar aqui, no mínimo, daqui a 2 anos, sendo muito otimistas. Isso sem link-BR2, sem integração de armas, sem acesso a código-fonte e futuros upgrades...

Queria entender essa dinâmica por trocar algo que está demorando por motivos óbvios por outro que demoraria o tanto ou mais pelos mesmos motivos.

Se há ameaça real de empregar os F-5M, melhor fazer o que eu anteriormente havia dito: compra I-Derby ER e Python V para equioar os F-5M e faz leasing dos Gripen C/D Sul Africanos. Com toda certeza, se tudo fosse fechado, estariam aqui antes do final do ano.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 2:07 pm
por Túlio
gabriel219 escreveu: Sáb Fev 26, 2022 1:58 pm
Não tô forçando, só queria entender querer o SH por causa da "demora" do Gripen - ue, mas saiu do cronograma? - como se estivesse SHBIII de pronto emprego. Esses caças começariam a chegar aqui, no mínimo, daqui a 2 anos, sendo muito otimistas. Isso sem link-BR2, sem integração de armas, sem acesso a código-fonte e futuros upgrades...

Queria entender essa dinâmica por trocar algo que está demorando por motivos óbvios por outro que demoraria o tanto ou mais pelos mesmos motivos.

Se há ameaça real de empregar os F-5M, melhor fazer o que eu anteriormente havia dito: compra I-Derby ER e Python V para equioar os F-5M e faz leasing dos Gripen C/D Sul Africanos. Com toda certeza, se tudo fosse fechado, estariam aqui antes do final do ano.
Tá, até acho legal isso de leasing massss... quem paga a conta? Nós pagamos até pelo desenvolvimento de um avião para defender o Brasil nas cores da FAB e ele acaba defendendo A SUÉCIA nas cores da Flygvapnet? E ainda temos que pagar mais para alugar caças dos outros e cujo estado de manutenção é no mínimo BEM DUVIDOSO?

E nem precisa necessariamente ser Super Hornet, pode ser Viper também. Leva dois anos? Leva, talvez até mais, mas sendo ianque, chega na data. Aquela gente sabe que tem que exportar, e que cumprir os contratos ao pé da letra é crucial para isso.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 2:37 pm
por gabriel219
Túlio escreveu: Sáb Fev 26, 2022 2:07 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Fev 26, 2022 1:58 pm
Não tô forçando, só queria entender querer o SH por causa da "demora" do Gripen - ue, mas saiu do cronograma? - como se estivesse SHBIII de pronto emprego. Esses caças começariam a chegar aqui, no mínimo, daqui a 2 anos, sendo muito otimistas. Isso sem link-BR2, sem integração de armas, sem acesso a código-fonte e futuros upgrades...

Queria entender essa dinâmica por trocar algo que está demorando por motivos óbvios por outro que demoraria o tanto ou mais pelos mesmos motivos.

Se há ameaça real de empregar os F-5M, melhor fazer o que eu anteriormente havia dito: compra I-Derby ER e Python V para equioar os F-5M e faz leasing dos Gripen C/D Sul Africanos. Com toda certeza, se tudo fosse fechado, estariam aqui antes do final do ano.
Tá, até acho legal isso de leasing massss... quem paga a conta? Nós pagamos até pelo desenvolvimento de um avião para defender o Brasil nas cores da FAB e ele acaba defendendo A SUÉCIA nas cores da Flygvapnet? E ainda temos que pagar mais para alugar caças dos outros e cujo estado de manutenção é no mínimo BEM DUVIDOSO?

E nem precisa necessariamente ser Super Hornet, pode ser Viper também. Leva dois anos? Leva, talvez até mais, mas sendo ianque, chega na data. Aquela gente sabe que tem que exportar, e que cumprir os contratos ao pé da letra é crucial para isso.
E aonde diz que os Gripens está tendo atraso no cronograma?

Vamos ter que pagar manutenção dos SH ou Viper, que não serão feitas aqui. Isso é diferente de fazer leasing?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 2:56 pm
por Túlio
gabriel219 escreveu: Sáb Fev 26, 2022 2:37 pm
E aonde diz que os Gripens está tendo atraso no cronograma?

Vamos ter que pagar manutenção dos SH ou Viper, que não serão feitas aqui. Isso é diferente de fazer leasing?
Lamento mas tecnicalidades também não colam: se os aviões foram entregues em novembro, se o próprio Cmt da FAB foi lá na Suécia e os "recebeu" na época, e três meses depois não tem nada aqui além daquele protótipo, não tem como tapar o sol com a peneira, tá errado e pronto.

Claro, teria que ver se há alguma cláusula contratual do tipo "eu entrego mas só se eu não precisar" ou algo do tipo; aliás, já nos aconteceu antes, quando compramos navios de guerra do UK e eles pegaram antes de podermos trazer, pra usar na guerra deles.

Sobre MNT para Viper e SH, lembrar que a GE Celma do Brasil já vai fazer a dos F-414, e que tem Viper com motor GE e até IRST também (E/F dos EAU, p ex), basta escolher certo. Para a EMBRAER só ficou a montagem final e integração no Gripen, não é essa moleza toda que o pessoal do marketing dá a entender, ou achas que a SAAB Aeroestruturas é EED? Está ali precisamente para impedir que a EMB produza partes essenciais do caça, e os caras ainda compraram a ATMOS e um pedação da AKAER só para limitar ainda mais a transferência de tecnologia.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 4:32 pm
por gabriel219
Túlio escreveu: Sáb Fev 26, 2022 2:56 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Fev 26, 2022 2:37 pm
E aonde diz que os Gripens está tendo atraso no cronograma?

Vamos ter que pagar manutenção dos SH ou Viper, que não serão feitas aqui. Isso é diferente de fazer leasing?
Lamento mas tecnicalidades também não colam: se os aviões foram entregues em novembro, se o próprio Cmt da FAB foi lá na Suécia e os "recebeu" na época, e três meses depois não tem nada aqui além daquele protótipo, não tem como tapar o sol com a peneira, tá errado e pronto.

Claro, teria que ver se há alguma cláusula contratual do tipo "eu entrego mas só se eu não precisar" ou algo do tipo; aliás, já nos aconteceu antes, quando compramos navios de guerra do UK e eles pegaram antes de podermos trazer, pra usar na guerra deles.

Sobre MNT para Viper e SH, lembrar que a GE Celma do Brasil já vai fazer a dos F-414, e que tem Viper com motor GE e até IRST também (E/F dos EAU, p ex), basta escolher certo. Para a EMBRAER só ficou a montagem final e integração no Gripen, não é essa moleza toda que o pessoal do marketing dá a entender, ou achas que a SAAB Aeroestruturas é EED? Está ali precisamente para impedir que a EMB produza partes essenciais do caça, e os caras ainda compraram a ATMOS e um pedação da AKAER só para limitar ainda mais a transferência de tecnologia.
Túlio, o que você está fazendo é ilações pra defender SHBIII na FAB, só isso.

Você já sugeriu antes que o Gripen estava atrasado e foram entregues a FAB, você mesmo questionou e até chegou a afirmar que não tinha IRST.

O F414 é uma evolução do F404, porém mais complexo. Se pode manutenir F414, pode F404. Por isso minha declaração anterior.

Você tem alguma prova de que há problemas quanto ao recebimento dos Gripen na Suécia e que ele está atrasado? "Tá errado e pronto". Tem prova ou está só chutando?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Fev 26, 2022 10:33 pm
por Viktor Reznov
Túlio escreveu: Sáb Fev 26, 2022 1:34 pm
O meu ponto é que as aeronaves constam como ENTREGUES E RECEBIDAS, ou seja, a Suécia, que eu saiba, não pode simplesmente pegar os aviões de volta e pintar o cocar e camuflagem dela sem configurar quebra de contrato.

Aí já seria de se pensar em retomar as negociações com os ianques e dar uma boa olhada no Advanced Super Hornet, com aqueles CFTs...


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O problema é aquela velha situação: o Brasileiro é esquizofrênico na hora de votar, numa eleição eles votam pra um cara que é essencialmente fantoche da Venezuela e o político mais corrupto da história presidencial brasileira, na outra eleição eles votam no cara mais direitista e despirocado da história dos últimos 40 anos do país, louco de jogar bosta no espelho e latir pra avião, e aí já estão querendo votar no fantoche da Venezuela de novo. Com esse tipo de instabilidade na gerência dos rumos do país, poderíamos até conseguir o Advanced Super Hornet, mas a coleira ia ficar apertada, não ia ter AMRAAM, no máximo Derby com seus patéticos 60km de alcance. Até o Chile que era a segunda menina dos olhos dos EUA na América do Sul vão ter dificuldade agora em diante de comprarem mais AMRAAMs e terem expediente entrega de peças dos seus F-16 agora que a população surtou e decidiu entregar o futuro do país nas mãos de uma cambada de universitários bolivarianos desmiolados.