Não gosto de ver uma empresa investir em um produto e não dar em nada. Se é triste ver o NG ir para este caminho, mais triste seria vê-lo no Brasil -- seríamos o único operador deste caça.
O Gripen NG sempre sofreu de um grande mal: nunca teve a dimensão política. A questão do custo é um argumento extremamente frágil, pois não existe caça barato, muito menos em manutenção/operação. Este argumento só ganhou alguma força no Brasil, onde muitos acreditam, ingenuamente, que é possível manter uma força aérea se os caças forem baratos; isto não procede, tudo é muito caro, sempre foi assim, sempre será. O fato do cara ter pouca grana para colocar combustível no carro o leva a pensar desta forma...
Um caça é um equipamento para a guerra, não é para treinamento e nem mesmo para manter a capacitação/adestramento dos pilotos. O problema é saber o quanto custa um caça em combate real, a relação custo-benefício do mundo real (ou seja, o benefício é a capacidade de estrago que este caça pode causar no inimigo; o custo é o número de caças perdidos em combate).
O Gripen NG é um ótimo caça, mas não para um país com dimensões continentais. Talvez em Israel fosse um sucesso, mas o Brasil não se limita apenas ao estado do Rio.
E por que ele está na short list até hoje? Único argumento que encontrei até hoje: servir de contra-ponto para que caças maiores e mais efetivos, logo mais caros, pudessem ter seus preços reduzidos a patamares mais palatáveis. Se for assim, entendo e aceito; se não for assim, então ele realmente mexeu com os ânimos de alguns (ou muitos), mas o amadorismo ou visão equivocada terá vencido.
Não gosto do NG? Errado, adoro, mas sempre seria visto por mim com um caça leve, logo o "low" de algum outro "hi"; mesmo sendo único não poderia ser tratado como "hi", seria sempre o "low" do "low". Preconceito? Em hipótese alguma; fato.
No meu entendimento a short list do FX-2 nunca foi tripla, sempre foi dupla. Resta saber se o argumento de que não temos "Leh" prevalecerá aqui ou não. Deixo a decisão para quem de fato sabe o que diz, não ouso, não tenho competência; aliás, não quero pensar mais neste assunto.
Pra encerrar: não vejo a mínima chance de ver o SU-35 no FX-2; gostaria, mas como estúpido que sou, não consigo enxergar mesmo (deve ser teto -- meu -- baixo).
Uma pena ver o que está acontecendo com o NG... E falo sério!