Battleaxe escreveu:A Lenda vem dos contatos diretos com os pilotos. São eles que fazem a Lenda girar! Culpa deles.
Se os Cougar/Super Cougar fossem realmente bons, eles certamente teriam suas torcidas entre os operadores, porém, o que se vê, são os mesmos( pilotos) se declarando de amores aos BH e SH.
Por que será?
Conversei com um Major do 4º BAvEX que pilotou um Panthera na operação de caça aos guerrillheiros das FARC que atacaram o posto do Traíra, em 1991, matando três soldados do EB. Uma das aeronaves envolvidas levou um tiro de fuzil que atravessou o piso e atingiu o painel no teto do Pantera, por pouco não arrebentando a cabeça do piloto.
Perguntei o que ele achava da aeronave. Ele pensou um segundo e disse: "Para mim, é uma merda. Mas como é o nós tínhamos na época, era o melhor helicóptero militar do mundo"... Aí, perguntei sobre o Blackhawk. Ele abriu um sorriso, suspirou e disse: "ahh, o Blackhawk..." como se estivesse falando da mulher amada... Essa é a diferença...
Agora, se você chegar para o comandante do 4º BAvEx e perguntar (como eu fiz) se ele prefere Cougar ou Blackhawk, é óbvio que ele vai pegar uma lata de vaselina e dizer: "cada um tem suas vantagens e desvantagens, precisamos de ambos, pois cada um cobre um leque de missões específico, blá, blá, blá..." É claro que ele não vai se abrir... Vai dizer que ambos são bons. Aliás, o Cel Furlan (comandante do BAvEx) negou que tenha qualquer tipo de problema com os seus 4 Cougar, como a FAB teve quando operou Super Puma no 7º/8º GAv. A FAB opera diferente do EB. A manutenção dos Super Puma da FAB continuava concentrada no PAMA-GL e no 3º/8º, unidade com mais experiência com a aeronave. Já o 4º BAvEx faz quase tudo no próprio Batalhão, onde estão construindo um Centro de Logística e Manutenção, que vai facilitar ainda mais a manutenção. Pode ser que o EB não venha mais a adquirir Blackhawk, como a FAB pretende. É quase certo que fique somente com os helis franceses. Por isso eu disse que, neste pacote de 51 EC725, além dos 17 já decididos, das três FAs, é quase certo que o EB venha a adquirir lotes adicionais da aeronave.
Então, voltando ao Cougar e a lenda urbana (essa sim) de que não opera bem na Amazônia, ao menos no que se refere ao EB, ele opera sim. Sofre com o calor, como qualquer aeronave, é verdade, mas é bem operado e mantido pelo EB na região. Mas, como eu disse, o EB opera diferente da maneira como a FAB operou seus Super Puma, daí ela pode ter tido problemas numa área em que o EB não teve.