Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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PRick

#841 Mensagem por PRick » Ter Nov 20, 2007 11:31 am

Sniper escreveu:
orestespf escreveu:
marcolima escreveu:Um trecho da entrevista do Ministro da Defesa para o Luiz Nassif ( site defesanet):


"LN – A transferência de tecnologia é um ponto fundamental. Na licitação anterior do FX havia vários candidatos, alguns oferecendo mais tecnologia outros menos tecnologia havia um veto dos EUA em relação à transferência de tecnologia.
NJ – Esse é um grande problema ... uma grande disputa

LN – Mais isso vai ser um fator decisivo...
NJ – Ou abre a tecnologia ou não vence a licitação. É a mesma coisa não só no FX, mas também a fabricação de helicópteros. Estamos discutindo a instalação e fabricação de helicópteros, negociando com Helibras. Comprar fora está fora de cogitação: se você tem produção nacional a perspectiva é produção nacional.... Não há razão de investir num preço mais barato se você não tem possibilidade de criar um pólo independente. Essa é a política que nos pretendemos".


O GRIFO É MEU.

[]S MARCO


A parte grifada é muito interessante, diz muito e ao mesmo tempo, pouco. Da mesma forma que o MD e o Saito já disseram que a Embraer será "forçada" (negociação, claro) a produzir o caça escolhido/vencedor, a Helibrás será "forçada" a produzir o(s) héli(s) escolhido(s).



A Helibrás É responsável pela montagem, venda e apoio pós-venda dos helicópteros da linha Eurocopter no país.

É uma empresa privada controlada pela Eurocopter (EADS) 45% com participação acionário da MGI participações (governo de Minas) 25,16% e o grupo Buneninvest (família Safdié) 29,84%. A empresa não pode ser forçada a montar, fabricar, manutenir ou dar qualquer assistência a qualquer equipamento com o qual ela não trabalhe, ou seja, ela não pode ser forçada a trabalhar com um produto que não seja de procedência da Eurocopter.

Portanto, gostaría realmente de saber como a Helibras será forçada a produzir o helicóptero escolhido.

Abraços!


É verdade, não existe problema nenhum, desde que o Helo escolhido seja da Eurocopter. :wink:

No caso de helo de outra procedência, vai implicar em toda um nova infra-estrutura de produção e apoio a eles. Se forem russos, vamos partir do zero de novo.

[ ]´s




Sniper
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#842 Mensagem por Sniper » Ter Nov 20, 2007 11:39 am

PRick escreveu:
Sniper escreveu:
orestespf escreveu:
marcolima escreveu:Um trecho da entrevista do Ministro da Defesa para o Luiz Nassif ( site defesanet):


"LN – A transferência de tecnologia é um ponto fundamental. Na licitação anterior do FX havia vários candidatos, alguns oferecendo mais tecnologia outros menos tecnologia havia um veto dos EUA em relação à transferência de tecnologia.
NJ – Esse é um grande problema ... uma grande disputa

LN – Mais isso vai ser um fator decisivo...
NJ – Ou abre a tecnologia ou não vence a licitação. É a mesma coisa não só no FX, mas também a fabricação de helicópteros. Estamos discutindo a instalação e fabricação de helicópteros, negociando com Helibras. Comprar fora está fora de cogitação: se você tem produção nacional a perspectiva é produção nacional.... Não há razão de investir num preço mais barato se você não tem possibilidade de criar um pólo independente. Essa é a política que nos pretendemos".


O GRIFO É MEU.

[]S MARCO


A parte grifada é muito interessante, diz muito e ao mesmo tempo, pouco. Da mesma forma que o MD e o Saito já disseram que a Embraer será "forçada" (negociação, claro) a produzir o caça escolhido/vencedor, a Helibrás será "forçada" a produzir o(s) héli(s) escolhido(s).



A Helibrás É responsável pela montagem, venda e apoio pós-venda dos helicópteros da linha Eurocopter no país.

É uma empresa privada controlada pela Eurocopter (EADS) 45% com participação acionário da MGI participações (governo de Minas) 25,16% e o grupo Buneninvest (família Safdié) 29,84%. A empresa não pode ser forçada a montar, fabricar, manutenir ou dar qualquer assistência a qualquer equipamento com o qual ela não trabalhe, ou seja, ela não pode ser forçada a trabalhar com um produto que não seja de procedência da Eurocopter.

Portanto, gostaría realmente de saber como a Helibras será forçada a produzir o helicóptero escolhido.

Abraços!


É verdade, não existe problema nenhum, desde que o Helo escolhido seja da Eurocopter. :wink:

No caso de helo de outra procedência, vai implicar em toda um nova infra-estrutura de produção e apoio a eles. Se forem russos, vamos partir do zero de novo.

[ ]´s


Pois é, se for para mudar toda infra-estrutura e filosofia da Helibras, é melhor fundarem outra empresa.

É aí que vamos ver se algum vendedor está interessado em realmente investir pesado para se manter no mercado Brasileiro.

O engraçado é que todo mundo reclama do monopólio Francês no mercado de helicópteros mas o mercado está aí aberto e ninguém quer investir para trazer uma nova fábrica para o Brasil. :roll:

Abraços!




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orestespf
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#843 Mensagem por orestespf » Ter Nov 20, 2007 12:46 pm

Sniper escreveu:
orestespf escreveu:
marcolima escreveu:Um trecho da entrevista do Ministro da Defesa para o Luiz Nassif ( site defesanet):


"LN – A transferência de tecnologia é um ponto fundamental. Na licitação anterior do FX havia vários candidatos, alguns oferecendo mais tecnologia outros menos tecnologia havia um veto dos EUA em relação à transferência de tecnologia.
NJ – Esse é um grande problema ... uma grande disputa

LN – Mais isso vai ser um fator decisivo...
NJ – Ou abre a tecnologia ou não vence a licitação. É a mesma coisa não só no FX, mas também a fabricação de helicópteros. Estamos discutindo a instalação e fabricação de helicópteros, negociando com Helibras. Comprar fora está fora de cogitação: se você tem produção nacional a perspectiva é produção nacional.... Não há razão de investir num preço mais barato se você não tem possibilidade de criar um pólo independente. Essa é a política que nos pretendemos".


O GRIFO É MEU.

[]S MARCO


A parte grifada é muito interessante, diz muito e ao mesmo tempo, pouco. Da mesma forma que o MD e o Saito já disseram que a Embraer será "forçada" (negociação, claro) a produzir o caça escolhido/vencedor, a Helibrás será "forçada" a produzir o(s) héli(s) escolhido(s).



A Helibrás É responsável pela montagem, venda e apoio pós-venda dos helicópteros da linha Eurocopter no país.

É uma empresa privada controlada pela Eurocopter (EADS) 45% com participação acionário da MGI participações (governo de Minas) 25,16% e o grupo Buneninvest (família Safdié) 29,84%. A empresa não pode ser forçada a montar, fabricar, manutenir ou dar qualquer assistência a qualquer equipamento com o qual ela não trabalhe, ou seja, ela não pode ser forçada a trabalhar com um produto que não seja de procedência da Eurocopter.

Portanto, gostaría realmente de saber como a Helibras será forçada a produzir o helicóptero escolhido.

Abraços!


Anos atrás os homens diziam que o mais pesado do que o ar não voaria. Com o tempo as coisas mudaram...

Não estou afirmando que isso acontecerá, só estou reproduzindo as falas do ministro Jobim. Até onde sei, ele conhece muito bem os números e informações que você postou. Porém ele sabe muito mais do que isso, e este "mais" pode ser suficiente para ter tido o que eu reproduzi.

Se o Jobim não sabe do que fala, então ele já revelou o resultado final do edital. Assim, qualquer concorrente (participante) pode entrar na justiça e melar o edital. Pra mim isso é claríssimo.

Alguém leu, viu ou ouvi os russos e italianos reclamando? Então...


Abraços,

Orestes




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#844 Mensagem por Dieneces » Ter Nov 20, 2007 12:48 pm

orestespf escreveu:
Sniper escreveu:
orestespf escreveu:
marcolima escreveu:Um trecho da entrevista do Ministro da Defesa para o Luiz Nassif ( site defesanet):


"LN – A transferência de tecnologia é um ponto fundamental. Na licitação anterior do FX havia vários candidatos, alguns oferecendo mais tecnologia outros menos tecnologia havia um veto dos EUA em relação à transferência de tecnologia.
NJ – Esse é um grande problema ... uma grande disputa

LN – Mais isso vai ser um fator decisivo...
NJ – Ou abre a tecnologia ou não vence a licitação. É a mesma coisa não só no FX, mas também a fabricação de helicópteros. Estamos discutindo a instalação e fabricação de helicópteros, negociando com Helibras. Comprar fora está fora de cogitação: se você tem produção nacional a perspectiva é produção nacional.... Não há razão de investir num preço mais barato se você não tem possibilidade de criar um pólo independente. Essa é a política que nos pretendemos".


O GRIFO É MEU.

[]S MARCO


A parte grifada é muito interessante, diz muito e ao mesmo tempo, pouco. Da mesma forma que o MD e o Saito já disseram que a Embraer será "forçada" (negociação, claro) a produzir o caça escolhido/vencedor, a Helibrás será "forçada" a produzir o(s) héli(s) escolhido(s).



A Helibrás É responsável pela montagem, venda e apoio pós-venda dos helicópteros da linha Eurocopter no país.

É uma empresa privada controlada pela Eurocopter (EADS) 45% com participação acionário da MGI participações (governo de Minas) 25,16% e o grupo Buneninvest (família Safdié) 29,84%. A empresa não pode ser forçada a montar, fabricar, manutenir ou dar qualquer assistência a qualquer equipamento com o qual ela não trabalhe, ou seja, ela não pode ser forçada a trabalhar com um produto que não seja de procedência da Eurocopter.

Portanto, gostaría realmente de saber como a Helibras será forçada a produzir o helicóptero escolhido.

Abraços!


Anos atrás os homens diziam que o mais pesado do que o ar não voaria. Com o tempo as coisas mudaram...

Não estou afirmando que isso acontecerá, só estou reproduzindo as falas do ministro Jobim. Até onde sei, ele conhece muito bem os números e informações que você postou. Porém ele sabe muito mais do que isso, e este "mais" pode ser suficiente para ter tido o que eu reproduzi.

Se o Jobim não sabe do que fala, então ele já revelou o resultado final do edital. Assim, qualquer concorrente (participante) pode entrar na justiça e melar o edital. Pra mim isso é claríssimo.

Alguém leu, viu ou ouvi os russos e italianos reclamando? Então...


Abraços,

Orestes
Bem lembrado , sobrinho!




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Wolfgang
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#845 Mensagem por Wolfgang » Ter Nov 20, 2007 1:11 pm

Quero lembrar-lhes de algo importante:

Veja:

Economia
O petista Jorge Viana, ex-governador do Acre e tido como um possível sucessor de Ricardo Berzoini na presidência do PT, decidiu fazer sua primeira incursão na iniciativa privada. Foi convidado para presidir o conselho de administração da Helibras, a maior fabricante de helicópteros da América Latina. Topou. A Helibras é controlada pela multinacional Eurocopter e tem participação de 25% do governo de Minas Gerais.


Para mim, são favas contadas. Pode ser que aumente as chances russas em relação aos caças, mas ainda acho que os EUA levam caso não se dê preferência aos franceses.




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#846 Mensagem por Corsário01 » Ter Nov 20, 2007 1:13 pm

Sniper escreveu:
Wolfgang escreveu:Sendo assim, difícil os EUA deixarem o caça russo vencer (opinião minha). Pode pintar de tudo de F-18E a F-15K(Br). Ninguém vai levar tudo não. É politicamente imprudente e estrategicamente idem.


...e operacionalmente um desastre. :?


Desastre se eles nos fecharem a porta.
Como faremos com as reposições?
Comprar no mercado Negro? no Mercado Livre?
Quem sabe no E-Bay?
rsrsrsrsrsrsrsrsrs

desculpe, mas não podemos ficar na mão de um só fornecedor por mais que seja economicamente "melhor" como vários "especialistas" defendem.

Pensem a respeito!




Abraços,

Padilha
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#847 Mensagem por Sniper » Ter Nov 20, 2007 1:38 pm

Battleaxe escreveu:
Sniper escreveu:
Wolfgang escreveu:Sendo assim, difícil os EUA deixarem o caça russo vencer (opinião minha). Pode pintar de tudo de F-18E a F-15K(Br). Ninguém vai levar tudo não. É politicamente imprudente e estrategicamente idem.


...e operacionalmente um desastre. :?


Desastre se eles nos fecharem a porta.
Como faremos com as reposições?
Comprar no mercado Negro? no Mercado Livre?
Quem sabe no E-Bay?
rsrsrsrsrsrsrsrsrs

desculpe, mas não podemos ficar na mão de um só fornecedor por mais que seja economicamente "melhor" como vários "especialistas" defendem.

Pensem a respeito!


Fiz apenas uma afirmação Padilha, operacionalmente ter apenas 1 fornecedor é o sonho de qualquer equipe logística e dos compradores.

Ponto. Questões políticas e estratégicas são outros quinhentos... :wink:

Abraços!




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#848 Mensagem por Sniper » Ter Nov 20, 2007 1:47 pm

orestespf escreveu:
Sniper escreveu:
orestespf escreveu:
marcolima escreveu:Um trecho da entrevista do Ministro da Defesa para o Luiz Nassif ( site defesanet):


"LN – A transferência de tecnologia é um ponto fundamental. Na licitação anterior do FX havia vários candidatos, alguns oferecendo mais tecnologia outros menos tecnologia havia um veto dos EUA em relação à transferência de tecnologia.
NJ – Esse é um grande problema ... uma grande disputa

LN – Mais isso vai ser um fator decisivo...
NJ – Ou abre a tecnologia ou não vence a licitação. É a mesma coisa não só no FX, mas também a fabricação de helicópteros. Estamos discutindo a instalação e fabricação de helicópteros, negociando com Helibras. Comprar fora está fora de cogitação: se você tem produção nacional a perspectiva é produção nacional.... Não há razão de investir num preço mais barato se você não tem possibilidade de criar um pólo independente. Essa é a política que nos pretendemos".


O GRIFO É MEU.

[]S MARCO


A parte grifada é muito interessante, diz muito e ao mesmo tempo, pouco. Da mesma forma que o MD e o Saito já disseram que a Embraer será "forçada" (negociação, claro) a produzir o caça escolhido/vencedor, a Helibrás será "forçada" a produzir o(s) héli(s) escolhido(s).



A Helibrás É responsável pela montagem, venda e apoio pós-venda dos helicópteros da linha Eurocopter no país.

É uma empresa privada controlada pela Eurocopter (EADS) 45% com participação acionário da MGI participações (governo de Minas) 25,16% e o grupo Buneninvest (família Safdié) 29,84%. A empresa não pode ser forçada a montar, fabricar, manutenir ou dar qualquer assistência a qualquer equipamento com o qual ela não trabalhe, ou seja, ela não pode ser forçada a trabalhar com um produto que não seja de procedência da Eurocopter.

Portanto, gostaría realmente de saber como a Helibras será forçada a produzir o helicóptero escolhido.

Abraços!


Anos atrás os homens diziam que o mais pesado do que o ar não voaria. Com o tempo as coisas mudaram...

Não estou afirmando que isso acontecerá, só estou reproduzindo as falas do ministro Jobim. Até onde sei, ele conhece muito bem os números e informações que você postou. Porém ele sabe muito mais do que isso, e este "mais" pode ser suficiente para ter tido o que eu reproduzi.

Se o Jobim não sabe do que fala, então ele já revelou o resultado final do edital. Assim, qualquer concorrente (participante) pode entrar na justiça e melar o edital. Pra mim isso é claríssimo.

Alguém leu, viu ou ouvi os russos e italianos reclamando? Então...


Abraços,

Orestes


Orestes, o Jobim tem que saber sobre a estrutura acionária da Helibras e muitas outras coisas concernentes as indústrias ligadas a pasta dele, afinal ele é ministro de estado POWS!

Costumo basear as minhas opiniões no que conheço e no que é de conhecimento público. Portanto afirmo que NEM DEUS PODE OBRIGAR A HELIBRAS A FAZER NEGÓCIO COM QUEM ELA NÃO QUEIRA. Do jeito que as coisas estão sendo colocados por você fica a impressão de que o governo irá obrigar a Helibras a negociar com Russos, Italianos, Ingleses ou Americanos, e isso é legalmente IMPOSSÍVEL.

SE irá haver uma mudança acionária como ocorreu na Embraer, ou SEa EADS irá a falência, ou qualquer outro exercício de futurologia sinceramente não sei, mas sem um mínimo conhecimento público ou clareza fica impossível debater.

Basear a minha opinião em suposições, "SE acontecer isso...", "SE acontecer aquilo" "SE..." é coisa que eu não faço. :wink:

Abraços!




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Carlos Mathias

#849 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 20, 2007 2:05 pm

Olha, uns incentivos fiscais e umas encomendas de uns bilhões de dólares/reais pode convencer muita gente a fazer até o fusca. Uma margem de lucro astronômica é outro argumento forte para "obrigar" alguém a fazer alguma coisa. Tem muitas maneiras de se obrigar alguém a fazer algo sem precisar dar porrada.




PRick

#850 Mensagem por PRick » Ter Nov 20, 2007 2:11 pm

Battleaxe escreveu:
Sniper escreveu:
Wolfgang escreveu:Sendo assim, difícil os EUA deixarem o caça russo vencer (opinião minha). Pode pintar de tudo de F-18E a F-15K(Br). Ninguém vai levar tudo não. É politicamente imprudente e estrategicamente idem.


...e operacionalmente um desastre. :?


Desastre se eles nos fecharem a porta.
Como faremos com as reposições?
Comprar no mercado Negro? no Mercado Livre?
Quem sabe no E-Bay?
rsrsrsrsrsrsrsrsrs

desculpe, mas não podemos ficar na mão de um só fornecedor por mais que seja economicamente "melhor" como vários "especialistas" defendem.

Pensem a respeito!


Padilha,

Nós já temos helos de 02 procedências, e comprados novos, Cougar e BH´s. Querem um terceiro fornecedor? Logisticamente seria uma confusão.

Só existe uma maneira de evitar embargos. PRODUZIR E FAZER A MANUTENÇÃO COMPLETA AQUI, insumos importados sempre serão problemas, como disse muito bem o Ministro da Defesa. É isto que a Helibras está propondo pela fala do Ministro.

Se os Russos quiserem tem que igualar a proposta da Helibrás, com Helos da mesma qualidade e modernidade, ou superior. Para trocar seis por meia dúzia, é muita confusão para nada.

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#851 Mensagem por Tigershark » Ter Nov 20, 2007 3:10 pm

PRick escreveu:
Tigershark escreveu:
alex escreveu:Calma, Tiger.
Já pensou:
- helis franceses
-sub nuclear frances (este não acredito nem a pau, o contrato será sobre o casco e alguns sistema internos)
- fragata champagne
- FX frances


Não ficaria nem um pouco triste com isso,amigo Alex! :D Só deixaria o FX para os russos e os torpedos para os americanos.E com o que vamos
os nossos amigos alemães?

Abs,

Tigershark


Ora, bananas! :twisted: :twisted: Você esqueceu que já compramos os Leo 1-A5 deles. :wink:

[ ]´s


Verdade,Prick!Havia me esquecido dos Leo!!! :wink:




Carlos Mathias

#852 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 20, 2007 3:34 pm

. Para trocar seis por meia dúzia, é muita confusão para nada.


Não, são seis por dezoito. Cada heli francês custa ao menos três vezes mais. Então, 3x6=18. :wink:




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#853 Mensagem por A-29 » Ter Nov 20, 2007 4:18 pm

Carlos Mathias escreveu:
. Para trocar seis por meia dúzia, é muita confusão para nada.


Não, são seis por dezoito. Cada heli francês custa ao menos três vezes mais. Então, 3x6=18. :wink:


Sei não, os Cougar do EB, por mais pelados que sejam, custaram cerca de 10 milhas de euros a unidade, se não me engano.




orestespf
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#854 Mensagem por orestespf » Ter Nov 20, 2007 4:26 pm

Wolfgang escreveu:Quero lembrar-lhes de algo importante:

Veja:

Economia
O petista Jorge Viana, ex-governador do Acre e tido como um possível sucessor de Ricardo Berzoini na presidência do PT, decidiu fazer sua primeira incursão na iniciativa privada. Foi convidado para presidir o conselho de administração da Helibras, a maior fabricante de helicópteros da América Latina. Topou. A Helibras é controlada pela multinacional Eurocopter e tem participação de 25% do governo de Minas Gerais.


Para mim, são favas contadas. Pode ser que aumente as chances russas em relação aos caças, mas ainda acho que os EUA levam caso não se dê preferência aos franceses.


No cenário atual, os russos se posicionam melhor, porém os EUA não estão descartados. O máximo que pode acontecer são os americanos se descartarem. Equipamentos americanos continuam no páreo sim.


Abs,

Orestes




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#855 Mensagem por orestespf » Ter Nov 20, 2007 4:27 pm

Battleaxe escreveu:
Sniper escreveu:
Wolfgang escreveu:Sendo assim, difícil os EUA deixarem o caça russo vencer (opinião minha). Pode pintar de tudo de F-18E a F-15K(Br). Ninguém vai levar tudo não. É politicamente imprudente e estrategicamente idem.


...e operacionalmente um desastre. :?


Desastre se eles nos fecharem a porta.
Como faremos com as reposições?
Comprar no mercado Negro? no Mercado Livre?
Quem sabe no E-Bay?
rsrsrsrsrsrsrsrsrs

desculpe, mas não podemos ficar na mão de um só fornecedor por mais que seja economicamente "melhor" como vários "especialistas" defendem.

Pensem a respeito!


Corretíssimo, Padilha!

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