F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9362
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 522 vezes

#841 Mensagem por Brasileiro » Dom Jul 08, 2007 2:54 pm

O Luís bateu na trave...

Daqui há 36 meses (2010/2011):

Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60

Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (2º GDA): 12 Mirage 2000 C

Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M


Beraldi, acho que você "inverteu" as coisas, o norte com o sul.

O certo seria que os F-5 ficassem onde estão, e para o norte fossem os F-16.
De acordo com a sua proposta a FAB estaria colocando o seu melhor longe das ameaças e jogando o 'resto' pra Amazônia.
Agora que a prioridade das FA's é mesmo a Amazônia, os melhores meios deveriam ir para lá.

Acho que faria mais sentido o seguinte:

Como ideal é ter bases caças do mesmo tipo próximas umas das outras, não seria desejável manter um esquadrão de F-16 em Manaus e outro no Rio. Dessa forma, ficaria assim:
Anápolis: F-16BR
Manaus: F-16BR
Santa Cruz: F-5M + A-1
Santa Maria: Mirage-2000

abraços]




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9362
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 522 vezes

#842 Mensagem por Brasileiro » Dom Jul 08, 2007 3:17 pm

Dieneces escreveu:Beraldi , nessa hipótese de arranjo aeronáutico , algumas observações :Não parece crível o F-16/60 e sim um F-16Block52+ , com aviônica Israelense (Sufa). A dotação dos GDAs é muito reduzida com 12 aparelhos


Que josta... já caimos pro 52... :?
Tudo bem, se a eletrônica for essa que todos estão falando aí, continuo concordando.
Também sempre achei que 12 caças é uma dotação muito "curta" para um esquadrão. Talvez 14 seja um número razoável, lembrando que o 1ºGDA viveu quase 30 anos com dotação de 16 caças.



abraços]




PRick

#843 Mensagem por PRick » Dom Jul 08, 2007 3:19 pm

Brasileiro escreveu:
O Luís bateu na trave...

Daqui há 36 meses (2010/2011):

Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60

Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (2º GDA): 12 Mirage 2000 C

Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M


Beraldi, acho que você "inverteu" as coisas, o norte com o sul.

O certo seria que os F-5 ficassem onde estão, e para o norte fossem os F-16.
De acordo com a sua proposta a FAB estaria colocando o seu melhor longe das ameaças e jogando o 'resto' pra Amazônia.
Agora que a prioridade das FA's é mesmo a Amazônia, os melhores meios deveriam ir para lá.

Acho que faria mais sentido o seguinte:

Como ideal é ter bases caças do mesmo tipo próximas umas das outras, não seria desejável manter um esquadrão de F-16 em Manaus e outro no Rio. Dessa forma, ficaria assim:
Anápolis: F-16BR
Manaus: F-16BR
Santa Cruz: F-5M + A-1
Santa Maria: Mirage-2000

abraços]


Vc está pensando do ponto de vista puramente militar, ou das ameaças externas. A configuração que o Beraldi propôs é mais lógica para manutenção e as restrições de operação dos F-16. Eles foram concebidos para operaram em pistas grandes, bases aéreas com estruturais de apoio, algo que temos muito pouco na Amazônia.

O GDA já está recebendo os M-2000, e retreinar tudo de novo seria uma africa, e caro.

Os AMX e os F-5 são caça que a FAB já conhecem bem, e estão recebendo um recheio de fabricação local. :wink:

É claro se as coisas esquentarem, nada impede que esquadrões sejam mudados de bases.

[ ]´s




Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#844 Mensagem por Kratos » Dom Jul 08, 2007 3:46 pm

Só me desviando um pouco do assunto: alguem aí sabe se houve alguma evolução no "quadro clínico" da modernização dos F-5M?




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9362
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 522 vezes

#845 Mensagem por Brasileiro » Dom Jul 08, 2007 4:01 pm

Kratos escreveu:Só me desviando um pouco do assunto: alguem aí sabe se houve alguma evolução no "quadro clínico" da modernização dos F-5M?


Está na mesma ainda.
Existe a expectativa de que entre agosto e setembro entre em operação o novo software do F-5M, se este não apresentar os mesmos problemas do anterior, talvez as coisas andem mais depressa apartir daí.


abraços]




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#846 Mensagem por rcolistete » Dom Jul 08, 2007 5:55 pm

Alexandre Beraldi escreveu:O Luís bateu na trave...

Daqui há 36 meses (2010/2011):

Santa Cruz: 16 F-16 Block 60
Santa Maria: 16 F-16 Block 60

Anápolis (1º GDA): 12 Mirage 2000 C
Manaus: (2º GDA): 12 Mirage 2000 C

Boa Vista: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M
Porto Velho: 16 a 19 F-5M e 12 A-1M

Em 2015, efetivação de contrato a ser firmado em 2010/2011 visando a substituição dos Mirage 2000 C dos dois GDA por 24 caças novos que serão ou Rafale F3 ou F-35 comprados direto do fabricante.

Em 2018/2020, efetivação de contrato assinado em 2015 visando a substituição dos F-5M e dos A-1M por um único vetor, o F-35 a ser fabricado aqui pela Embraer, num mínimo de 64/72 aeronaves para equipar 4 esquadrões.

2030 substituição dos F-16 Block 60 pelos F-35 fabricados por aqui, para completar os 6 a 8 esquadrões com um total de 108 aeronaves.

Resumindo: parece que, se tudo der certo, teremos o F-35 como caça padrão em 2030, com linha de montagem aqui. 8-]

Pronto, falei... Cansei das elocubrações... agora provavelmente ninguém nunca mais vai contar nada para mim !!! :cry:


Olá Alexandre Beraldi,

F-35 em 2015 ? Difícil. Em 2020, talvez.

Sempre você pode convencer as pessoas a contarem os segredos para você : você anda bem armado :wink:

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#847 Mensagem por rcolistete » Dom Jul 08, 2007 6:00 pm

PRick escreveu:
Se este for "O Pacote" ou "O Plano", nós chegamos bem perto dele, porque é bem lógico e coerente. Calculo que o recheio dos F-16 e F-35 serão de Israel. Procurando uma sintonia entre os aviônicos. Daí também porque a FAB "engoliu" os F-16, dentro do contexto, não existe óbices em aceitar eles.

[ ]´s


Olá pessoal,

Mais um milagre que vocês estão esperando : que o F-35 possa ter "recheio" a gosto do cliente. A Inglaterra negociou e negocia duro com os EUA para que possa realizar a manutenção do mesmo em seu território. Modificar o "recheio" do F-35 subentende acesso ao hardware e software, dominar as interfaces, algo muito mais profundo que manutenção que é dúvida para vários clientes não-EUA do F-35.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




PRick

#848 Mensagem por PRick » Dom Jul 08, 2007 6:18 pm

rcolistete escreveu:
PRick escreveu:
Se este for "O Pacote" ou "O Plano", nós chegamos bem perto dele, porque é bem lógico e coerente. Calculo que o recheio dos F-16 e F-35 serão de Israel. Procurando uma sintonia entre os aviônicos. Daí também porque a FAB "engoliu" os F-16, dentro do contexto, não existe óbices em aceitar eles.

[ ]´s


Olá pessoal,

Mais um milagre que vocês estão esperando : que o F-35 possa ter "recheio" a gosto do cliente. A Inglaterra negociou e negocia duro com os EUA para que possa realizar a manutenção do mesmo em seu território. Modificar o "recheio" do F-35 subentende acesso ao hardware e software, dominar as interfaces, algo muito mais profundo que manutenção que é dúvida para vários clientes não-EUA do F-35.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


Ora Roberto,

Se a informação se confirmar, nós vamos FABRICAR/CONSTRUIR AQUI, na EMBRAER o F-35, e isto é muito mais que apenas receber o caça com uma configuração diferenciada. Isto para o segundo lote em 2030.

[ ]´s




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9362
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 522 vezes

#849 Mensagem por Brasileiro » Dom Jul 08, 2007 6:25 pm

Putz... estamos especulando pra 2030....dá até desânimo, até lá acho que já serei vovô e meus netos já estarão debatendo nos DBs da vida... :x

Bom, a parte boa é que até lá é capaz que eu esteja na Embraer passando umas novidades pra galera. :shock: uhAUhAuhAUHA


abraços]




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#850 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jul 08, 2007 6:29 pm

Brasileiro escreveu:Putz... estamos especulando pra 2030....dá até desânimo, até lá acho que já serei vovô e meus netos já estarão debatendo nos DBs da vida... :x

Bom, a parte boa é que até lá é capaz que eu esteja na Embraer passando umas novidades pra galera. :shock: uhAUhAuhAUHA


abraços]


A médio e longo prazo: F-16 block 50+, F-5M e Mirage 2000C :cry: :cry: :cry:

[]'s




Alberto -
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#851 Mensagem por rcolistete » Dom Jul 08, 2007 6:35 pm

PRick escreveu:Ora Roberto,

Se a informação se confirmar, nós vamos FABRICAR/CONSTRUIR AQUI, na EMBRAER o F-35, e isto é muito mais que apenas receber o caça com uma configuração diferenciada. Isto para o segundo lote em 2030.

[ ]´s


Olá Prick,

Ah, sim... Mesmo que entre 2008 e 2020, todos os anos, convidemos toda a equipe executiva & produtora do F-35 a passar gratuitamente carnaval no Brasil (com direito a todos os estereótipos possíveis para os estrangeiros), duvido que consigamos algo próximo que a Inglaterra conseguirá dos EUA em relação ao F-35.

Nessa hora eu tenho certeza que muitos aqui assistiram ao "Sítio do Pica-Pau Amarelo" mais do que eu : acreditam em cuca, saci-pererê, etc. :lol:

Do mesmo jeito, duvido que possamos ter acesso a uma linha de montagem e configuração diferenciada ("recheio" de Israel) para Eurofighter, Gripen, Rafale, etc. Não estou defendo caça X ou Y, mas duvidando da caridade alheia.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#852 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jul 08, 2007 6:42 pm

Sabia que eu estava próximo... :lol:

É muito estranho falarmos em F-16 pro 1GDA antes de receberem os M2000.

Pensei que os F-16 ficariam no norte porque são os países do norte que estão se armando.

Mas pensando em duas coisas:

1) operação do F-16 na Amazonia
2) o que o Chavito acharia se o Brasil colocasse caças americanos modernos próximos dele

então acho que por ser mais fácil de operar os F-16 no Sul/Sudeste e por não assustar tanto o Chaves (mesmo ele sabendo que nada impede dos F-16 passearem na Amazonia... :twisted: ) acho que é bem realista o que o Beraldi comentou.

So algumas ressalvas Beraldi:

Os franceses aceitariam vender + 12 M2000C baratos para nós sem garantirmos que compraremos Rafale???

E por quê teriamos 12 caças (Rafale ou F-35) em cada um dos 2 GDA e 16 a 18 caças nas outras 4 bases???


--------------------

Sobre interceptação, sabemos que o F-16 não é a melhor opção, mas com radar moderno e AIM-120 C7 é melhor que qualquer Mirage2000C :?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
PRick

#853 Mensagem por PRick » Dom Jul 08, 2007 7:19 pm

rcolistete escreveu:
PRick escreveu:Ora Roberto,

Se a informação se confirmar, nós vamos FABRICAR/CONSTRUIR AQUI, na EMBRAER o F-35, e isto é muito mais que apenas receber o caça com uma configuração diferenciada. Isto para o segundo lote em 2030.

[ ]´s


Olá Prick,

Ah, sim... Mesmo que entre 2008 e 2020, todos os anos, convidemos toda a equipe executiva & produtora do F-35 a passar gratuitamente carnaval no Brasil (com direito a todos os estereótipos possíveis para os estrangeiros), duvido que consigamos algo próximo que a Inglaterra conseguirá dos EUA em relação ao F-35.

Nessa hora eu tenho certeza que muitos aqui assistiram ao "Sítio do Pica-Pau Amarelo" mais do que eu : acreditam em cuca, saci-pererê, etc. :lol:

Do mesmo jeito, duvido que possamos ter acesso a uma linha de montagem e configuração diferenciada ("recheio" de Israel) para Eurofighter, Gripen, Rafale, etc. Não estou defendo caça X ou Y, mas duvidando da caridade alheia.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


Bem,

O F-16 começou fechado, e no fim boa parte da aviônica já é de Israel, mesmo o F-35 já vai ter aviônica de Israel, estamos falando de aviônica de Israel, parceiro estratégico dos EUA no campo militar, e olha nenhum outro país no mundo fornece tanto material ou tem tanta parceria com os EUA, nem mesmo os ingleses.

Agora, estou me baseando nas informações postadas aqui, e uma montagem/fabricação do F-35 no Brasil, deve ser parte de um pacote muito maior entre a Lockheed e a Embraer. Eu diria que hoje é algo distante, pelo que temos de informação, mas não sabemos o que esta sendo acertado. 8-]

Seria muito mais prático para os EUA, deixar sua aviônica longe de nosso olhos. :twisted: :twisted:

Além disso, uma série de fatores está contribuindo para que o horizonte mercadológico da Embraer seja complementar aos das gigantes Lockheed e Boieng. Ao contrário dos Russos e da Airbus.

Como você deve ter lido, acho este tipo de parceria a melhor, jpa que vamos trocar produtos e conhecimento de alto valor agregado, nada de usar comodities para comprar material bélico.

No entanto, um problema persiste, os EUA não dispõe de um caça de superioridade aérea para vender aos seus aliados no futuro, já que o F-22 não deverá ser fornecido. Abre um nicho de mercado para uma nova versão do F-35, quem sabe baseada no F-35C naval.

[ ]´s




A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#854 Mensagem por A.K. for T-7 » Dom Jul 08, 2007 8:04 pm

Só queria dizer que o pessoal parece que não captou bem: não estou supondo nada, estou relatando....

Por sinal, a noite aqui em Santa Cruz está bem gostosa... nublada, mas de temperatura agradável... 8-]




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#855 Mensagem por Dieneces » Dom Jul 08, 2007 9:22 pm

Brasileiro escreveu:
Dieneces escreveu:Beraldi , nessa hipótese de arranjo aeronáutico , algumas observações :Não parece crível o F-16/60 e sim um F-16Block52+ , com aviônica Israelense (Sufa). A dotação dos GDAs é muito reduzida com 12 aparelhos


Que josta... já caimos pro 52... :?
Tudo bem, se a eletrônica for essa que todos estão falando aí, continuo concordando.
Também sempre achei que 12 caças é uma dotação muito "curta" para um esquadrão. Talvez 14 seja um número razoável, lembrando que o 1ºGDA viveu quase 30 anos com dotação de 16 caças.



abraços]
O Sufa é um "52" , Brasileiro .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Responder