Exatamente como será na FAB e Flygvapnet:
Gripen E
capacete Targo
Tela WAD
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Fev 05, 2021 11:59 am
por cabeça de martelo
Sweden's Bigger Badder Gripen Fighter Packs A Lot Of Punch In An Incredibly Efficient Package Sweden took an evolutionary approach for its next fighter, carefully picking the features that would make it not just relevant, but also affordable.
For a country with a population of just over 10 million people, it’s impressive that Sweden is able to maintain an indigenous fighter aircraft program that is first and foremost designed to meet a domestic need. The Saab Gripen is a small and versatile fighter that meets a very specific Swedish requirement, but its mantra of being “affordable” doesn’t mean it compromises on lethality. In fact, the latest Gripen E variant includes features that could help to inspire others’ future fighter plans.
O Gripen posou no Brasil, e as notícias sobre ele escafederam-se do noticiário e aqui também está indo pelo mesmo caminho!
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Fev 22, 2021 1:35 pm
por Túlio
faterra escreveu: ↑Seg Fev 22, 2021 1:28 pm
O Gripen posou no Brasil, e as notícias sobre ele escafederam-se do noticiário e aqui também está indo pelo mesmo caminho!
Não há muito o que falar, o bicho está fazendo apenas testes; melhora apenas quando chegarem os planejados para este ano, já buscando IOC e com Pilotos treinados (ainda) na Suécia.
Notícia OFICIAL mais nova (de hoje, 22/02) - Os "Dijon Boys" (Mirage III) agora são os "Satenas Boys":
"Os (primeiros dez futuros Instrutores e) Pilotos do F-39E Gripen realizarão o Convertion Training (Treinamento de Conversão) e o Combat Readiness Training (Treinamento de Prontidão para Combate) nas aeronaves JAS-39 C/D da Força Aérea Sueca. Após a capacitação, retornarão para o 1° GDA, situado na Ala 2, em Anápolis (GO), para dar continuidade à implantação operacional do F-39 Gripen, que tem data de recebimento prevista para outubro desse ano."
Poderiam me informar como ficará a organização de bases e esquadrões do Gripen? Somente Anápolis? Caso seja, quantos esquadrões e quais seriam os mesmos?
Abraço a todos!
"Carcará" Mascarenhas
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Fev 26, 2021 12:11 am
por JavaLindo66
A equipe da Revista ASAS apurou que o primeiro F-39E Gripen deve chegar ao Brasil em outubro. Porém, a aeronave ainda não será entregue à Força Aérea Brasileira: seguirá para a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde continuará o programa de testes de voo, sob responsabilidade da equipe da empresa brasileira.
A primeira entrega para a Força Aérea Brasileira acontecerá no próximo ano. A FAB já prepara a Base Aérea de Anápolis (GO), seus pilotos e seus mecânicos para a futura aeronave. O 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) será o primeiro esquadrão a operar a aeronave. Quando a entrega das 36 estiver concluída, o que é previsto para ocorrer em 2026, devem ser dois esquadrões equipados com o F-39: o 1º GDA e o Esquadrão Adelphi, ambos da Ala 2, em Anápolis. (...)
Saab no Brasil entrega primeiro par de freios aerodinâmicos para o Gripen A fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil concluiu a produção do primeiro par de freios aerodinâmicos do Gripen E. A peça será enviada para Linköping, na Suécia, no início de abril, conforme o cronograma de produção da empresa.
Primeiro par de freios aerodinâmicos do Gripen E produzido na Saab Aeronáutica Montagens (SAM), em São Bernardo
“Este é um grande marco, que representa também um aquecimento para o início da produção de pacotes de trabalho mais complexos, como a fuselagem traseira. Esta entrega comprova que nosso processo está maduro e mostra para o Governo Brasileiro e a Força Aérea Brasileira que estamos prontos para os próximos passos”, ressaltou Alexandre Barbosa, gerente de Engenharia na fábrica brasileira da Saab.
Feito a partir da união de peças de ligas de alumínio e fibra de carbono, a produção deste par de freios aerodinâmicos começou em outubro de 2020. No total, serão produzidos 72 unidades, dos quais 36 vão ser utilizados no Gripen E/F adquiridos pela Força Aérea Brasileira.
Não é coincidência que os dois primeiros pacotes de trabalho tenham sido os freios aerodinâmicos e o cone de cauda, entregue em dezembro de 2020, uma vez que estas são partes menos complexas comparadas com os próximos pacotes que a Saab irá produzir no Brasil, permitindo a consolidação do processo de produção com um todo.
“Consolidar o processo no início faz com que economizemos tempo na implementação da produção dos demais pacotes de trabalho, como a fuselagem traseira e dianteira e o caixão das asas, porque já teremos implementado o fluxo em operações menos complexas”, explicou Ola Rosén, diretor de Operações da fábrica.
Única fábrica de aeroestruturas do Gripen fora da Suécia, todo processo é monitorado de perto pela Saab, em Linköping, para dar suporte para os profissionais daqui. Ao mesmo tempo, a análise de riscos realizadas pelos engenheiros brasileiros contribuem para melhorias e novas formas de trabalho não só na fábrica brasileira, como também na sueca.
Não sei se entendi mas creio que concordo, até já falei a respeito, transferir tecnologia PARA O BRASIL não é o mesmo que PARA OS BRASILEIROS. Aliás, mesmo caso da AEL, entre outras, mas também creio que com a DASSAULT daria na mesma...
Não sei se entendi mas creio que concordo, até já falei a respeito, transferir tecnologia PARA O BRASIL não é o mesmo que PARA OS BRASILEIROS. Aliás, mesmo caso da AEL, entre outras, mas também creio que com a DASSAULT daria na mesma...
O AMX que o diga, nos custaram o mesmo que 120 F-16.
Um abraço e t+
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Mar 01, 2021 9:02 pm
por Túlio
Pablo Maica escreveu: ↑Seg Mar 01, 2021 8:54 pm
O AMX que o diga, nos custaram o mesmo que 120 F-16.
Um abraço e t+
Sim, só que apenas poderíamos mexer no F-16 sob tutela dos ianques se e quando eles deixassem. E, como ex-integrante da FAB, deves saber muito bem o que o AMX significou para ela.