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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 1:42 pm
por Wardog
To em choque.... [002]

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 1:44 pm
por Matheus
czarccc escreveu:Acredito que o quador é o seguinte. O executivo sueco quer desenvolver o NG. O parlamento não. Acha que é jogar dinheiro fora em um projeto caro que não tem clientes. Qual seria a tática? Vencendo o FX2 o executivo ia ter bala na agulha, quebrando um dos argumentos do parlamento. Consideram que vencendo aqui dobram o parlamento. Por isso dizem que se o Brasil comprar a Suécia compra. Mas isso é uma projeção, uma aposta do executivo sueco. Não há garantias de que isso se sucederá. É ver pra crer (na verdade não quero ver!). :twisted:

Críticas?
seus comentários são sempre bastante lógicos.

Penso que a Suécia teria mais chances em implacar seus caças se oferecesse o Gripen C/D com os aviôncios previstos para o NG mais o CFT; enfatizando o custo de operação e compra substancialmente menor que os concorrentes e com bons off-sets. Talvez por este lado compensaria a neutralidade geopolítca da opção, que também não depende somente da compra dos caças. Acho até que já fizemos esta opção geopolítica quando optamos pelos subs e helicópteros, sem falar que ainda há a definição das escoltas da MB.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 2:00 pm
por AlbertoRJ
gomugomu escreveu:To em choque.... [002]
Pois é, tanta coisa fica na "promessa".
Eu não me surpreendi.

[]'s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 2:09 pm
por czarccc
AlbertoRJ escreveu:
gomugomu escreveu:To em choque.... [002]
Pois é, tanta coisa fica na "promessa".
Eu não me surpreendi.

[]'s
Rapaz, de inocente nessa história nem a Maísa (Aquela menina me da medo! :shock: )
De americano nos já estamos escaldados. Não vem código fonte nem que a vaca tussa no meio de duplo twist carpado (dos Santos!). Os suecos tão fazendo esse jogo de cena aí. Será que da parte dos franceses o único porém é o preço salgado (lembrando que o preço fly-away do Rafale não é alto, mas os franceses já adimitiram que tem a proposta mais cara do FX2)?
Teoria da conspiração mode on! Idéias?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 2:55 pm
por ninjanki
Oque eu entendi não é que o governo sueco quer apenas engabelar o governo brasileiro. Oque eu entendi é que, por enquanto, tudo oque se propõe é em função da negociação com o governo brasileiro, ou seja, o governo sueco está dando apoio ao projeto do NG, e se compromentendo a compra-lo, mesmo sem ter ainda discutido ou aprovada a idéia no parlamento, para fortalecer a proposta ao governo brasileiro. Se a proposta for aceita, e o Brasil comprar o NG, aí a Suécia embarca no projeto, faz a discussão que tiver que ser feita, mas eu duvido que haja muita oposição havendo compradores para a nova versão do caça. Entendam que com o Brasil à bordo, a perspectiva é de produzir no mínimo 120 aviões do novo modelo no médio prazo. Isso dá ganho de escala, e a compra ajuda a financiar o desenvolvimento que falta do novo avião, de forma que fica muito mais barato para os suecos fazerem a troca de sua frota pelo modelo novo, que de outro modo teria de ter financiado o seu desenvolvimento com recursos limitados, e portanto demoraria muito mais para ficar pronto...
O resumo, pelo que eu entendí, é que a Suécia depende das decisões de Brasil e Índia para produzir o Gripen NG, pelo menos no curto prazo. Em longo prazo, se tudo mais falhar, podem até fazer o projeto sozinhos, mas só se tiver grana, e se convencerem o parlamento, algo que ainda não é certo.

Allan

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 2:59 pm
por AlbertoRJ
Tipo, comprem o Gripen NG e depois nós tentaremos convencer o Parlamento Sueco a fazer o mesmo?
Foi isso que disseram?

[]'s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 3:31 pm
por Alfredo762
Vai começar tudo de novo...


Alfredo

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 3:35 pm
por AlbertoRJ
Olá Alfredo,

Só isso?

[]'s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 3:48 pm
por Strike7
Matheus escreveu:
czarccc escreveu:Acredito que o quador é o seguinte. O executivo sueco quer desenvolver o NG. O parlamento não. Acha que é jogar dinheiro fora em um projeto caro que não tem clientes. Qual seria a tática? Vencendo o FX2 o executivo ia ter bala na agulha, quebrando um dos argumentos do parlamento. Consideram que vencendo aqui dobram o parlamento. Por isso dizem que se o Brasil comprar a Suécia compra. Mas isso é uma projeção, uma aposta do executivo sueco. Não há garantias de que isso se sucederá. É ver pra crer (na verdade não quero ver!). :twisted:

Críticas?
seus comentários são sempre bastante lógicos.

Penso que a Suécia teria mais chances em implacar seus caças se oferecesse o Gripen C/D com os aviôncios previstos para o NG mais o CFT; enfatizando o custo de operação e compra substancialmente menor que os concorrentes e com bons off-sets. Talvez por este lado compensaria a neutralidade geopolítca da opção, que também não depende somente da compra dos caças. Acho até que já fizemos esta opção geopolítica quando optamos pelos subs e helicópteros, sem falar que ainda há a definição das escoltas da MB.
Isto não seria possível.

O Gripen NG será 100% novo, mesmo sendo uma evolução do Gripen C/D. Explico, à época, quando desenvolvido, o gripen A/B utilizou as mais modernas tecnologias existentes. Depois de modernizado o C/D recebeu as atualizações necessárias e se transformou em um avião ainda mais moderno. O Gripen ''Demo'' é apenas um demonstrador, é uma base para o futuro caça, porém nada foi feito de maneira correta. Não há nada projetado para durar X horas por exemplo. A asa não possui os compostos mais avançados e não foi desenhada de maneira correta. Os tanques internos por exemplo terão acrescimo X, mas o do DEMO é Y ( O do DEMO é maior ). O Gripen NG terá o conceito do Gripen C/D. Mas terá sistemas e tecnologias novas. Que terão que ser compartilhadas com o Brasil (Akaer, Aeroeletrônica, Embraer, etc..)

O caça tem sim algumas peças a serem importadas. Isto é fato, assim como se importa para se fazer o ST e como se importará para fazer o KC-390. Quem sabe no futuro não possamos desenvolver nossa turbina?

O NG ou E/F foi pensado primeiramente para receber apenas novas tecnologias. Mas ai sentiu-se necessário aumentar a capacidade de voo, com o acréscimo de combustivel, porém o caça perdeu potência, então a instalação de um novo motor era necessário. Ai notou-se que instalar equipamentos mais novos, atuais, deixaria o caça mais barato, além de deixa-lo com um custo de manutenção menor.

O Gripen NG não nasceu ao acaso, ele foi desenvolvido para ser uma evolução do C/D, mas hoje ele pode ser considerado um novo Gripen.

Com relação ao F-X, esta viagem do Lula pode abrir sua mente até então contaminada pelo NJ e sua preferência pelo Rafale, quem sabe ele não volte de lá se reuna com as empresas nacionais e não entre na reunião coma FAB apoiando o gripen e por fim aceite compra-lo???

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 5:02 pm
por hbfontes
Strike7 escreveu:
Matheus escreveu: seus comentários são sempre bastante lógicos.

Penso que a Suécia teria mais chances em implacar seus caças se oferecesse o Gripen C/D com os aviôncios previstos para o NG mais o CFT; enfatizando o custo de operação e compra substancialmente menor que os concorrentes e com bons off-sets. Talvez por este lado compensaria a neutralidade geopolítca da opção, que também não depende somente da compra dos caças. Acho até que já fizemos esta opção geopolítica quando optamos pelos subs e helicópteros, sem falar que ainda há a definição das escoltas da MB.
Isto não seria possível.

O Gripen NG será 100% novo, mesmo sendo uma evolução do Gripen C/D. Explico, à época, quando desenvolvido, o gripen A/B utilizou as mais modernas tecnologias existentes. Depois de modernizado o C/D recebeu as atualizações necessárias e se transformou em um avião ainda mais moderno. O Gripen ''Demo'' é apenas um demonstrador, é uma base para o futuro caça, porém nada foi feito de maneira correta. Não há nada projetado para durar X horas por exemplo. A asa não possui os compostos mais avançados e não foi desenhada de maneira correta. Os tanques internos por exemplo terão acrescimo X, mas o do DEMO é Y ( O do DEMO é maior ). O Gripen NG terá o conceito do Gripen C/D. Mas terá sistemas e tecnologias novas. Que terão que ser compartilhadas com o Brasil (Akaer, Aeroeletrônica, Embraer, etc..)

O caça tem sim algumas peças a serem importadas. Isto é fato, assim como se importa para se fazer o ST e como se importará para fazer o KC-390. Quem sabe no futuro não possamos desenvolver nossa turbina?

O NG ou E/F foi pensado primeiramente para receber apenas novas tecnologias. Mas ai sentiu-se necessário aumentar a capacidade de voo, com o acréscimo de combustivel, porém o caça perdeu potência, então a instalação de um novo motor era necessário. Ai notou-se que instalar equipamentos mais novos, atuais, deixaria o caça mais barato, além de deixa-lo com um custo de manutenção menor.

O Gripen NG não nasceu ao acaso, ele foi desenvolvido para ser uma evolução do C/D, mas hoje ele pode ser considerado um novo Gripen.

Com relação ao F-X, esta viagem do Lula pode abrir sua mente até então contaminada pelo NJ e sua preferência pelo Rafale, quem sabe ele não volte de lá se reuna com as empresas nacionais e não entre na reunião coma FAB apoiando o gripen e por fim aceite compra-lo???
X2 muito bom post, parabens.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 5:20 pm
por henriquejr
Sobre os motores, a alguns anos atrás eu vi uma reportagem (acho que na RFA) na qual a SAAB estava fazendo estudos para dotar a nova geração do Gripen (NG?) com uma turbina RR-200, igual as que estão em uso nos EF-2000, inclusive informando que essa nova motorização daria capacidade de Super-Cruzeiro ao Gripen. Alguem tem mais informações sobre isso?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 5:27 pm
por Alitson
Já pensei nisso varias vezes, mas já me disseram que uma EJ-200 custa um montão, por isso o uso da GE-414. :shock: :shock:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 5:35 pm
por FIGHTERCOM
edit

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 5:40 pm
por FIGHTERCOM
Magnus conta: “A Volvo tinha planos próprios para estender a potência do motor RM-12 mas acabamos optando por usar um motor original da GE. O novo motor GE F414G (“G” de Gripen) conta com 22.500 lbs de potência contra os 18.000 lbs do Volvo RM-12 usado no modelo anterior. O novo motor incorpora alterações de FADEC (software de controle da turbina) desenvolvidas pela Volvo anteriormente. Perguntado sobre propulsões alternativas para o Gripen, Magnus contou que o atual EuroJet 200 usado no Eurofighter não dispõe de margem de crescimento e que o novo EJ230 tem potência suficiente mas tem um custo demasiadamente caro.
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... -do-gripen


Abraços,

Wesley

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Out 07, 2009 5:47 pm
por Alitson
GE-414
General characteristics
Type: Afterburning turbofan
Length: 154 in (3,912 mm)
Diameter: 35 in (889 mm)
Dry weight: 2,445-lb (1,109 kg)
Dry thrust: 14,000 lbf (62.3 kN) each
Thrust with afterburner: 22,000 lbf (97.9 kN) each

EJ-200

General characteristics
Type: Turbofan
Length: 157 inches (4.0 m)
Diameter: 29 inches (0.737 m)
Dry weight: 2,180 lbs (989 kg)
Dry thrust: 60 kN (13,500 lbf) each
Thrust with afterburner: 90 kN (20,000 lbf) each

Não é muita diferença, apenas o o GE-414 é mais largo e tem um peso maior, cerca de 120kg a mais.

[]s

:wink: :wink: