TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83311 Mensagem por Túlio » Sex Set 25, 2020 12:02 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Qui Set 24, 2020 11:08 pm
Estavam igual nós aqui no DB, esperando para ver se era verdade que isso ia se concretizar :lol:
Não, sob este aspecto a única dúvida deles ou nossa é se estaríamos vivos pra ver: vimos. E tem muita coisa pra ver ainda, logo, segue esta dúvida e apenas ela. Punto (by Degan). :mrgreen:
Marcelo Ponciano escreveu: Qui Set 24, 2020 11:08 pm Especialmente no caso deles cuja resposta envolve ter que botar a mão no bolso. Mas agora que viram, ano que vem eles vão recorrer aos cumpinchas Yankies para pedir brinquedo novo com condições especiais.
O brabo é de onde tirar. Desde outubro passado tá assim de neguim tacando fogo, saqueando e invadindo tudo lá e o governo não tem pulso pra segurar nada. Se formos falar apenas em estragos econômicos propositais, a "pandemia" lá começou antes da própria China! Pior, ninguém sabe quando nem onde vai parar. Mesmo os "cuMpinchas" ianques não fazem as coisas de graça, y la plata, ¿donde?
Marcelo Ponciano escreveu: Qui Set 24, 2020 11:08 pm Quem vai surtar mesmo e não vai poder fazer nada são nossos Hermanos :roll: :twisted:
Não é o que tenho visto, a maioria (Entusiastas em Defesa) acha bacana o que estamos fazendo/obtendo, adorariam ter o mesmo para si mas, no momento, sua situação já passou de crítica, mal têm ainda Força Aérea. Creio que se incomodariam mesmo só se o Uruguay comprasse uma esquadrilha de, sei lá, YAK-130 com radar, HMS e R-73 ou algo equivalente, aí sim, seria para nós como se o Paraguay comprasse 108 F-22 e 36 B-2 ainda por cima...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83312 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sex Set 25, 2020 12:14 pm

Túlio escreveu: Sex Set 25, 2020 12:02 pm
Marcelo Ponciano escreveu: Qui Set 24, 2020 11:08 pm Quem vai surtar mesmo e não vai poder fazer nada são nossos Hermanos :roll: :twisted:
Não é o que tenho visto, a maioria (Entusiastas em Defesa) acha bacana o que estamos fazendo/obtendo, adorariam ter o mesmo para si mas, no momento, sua situação já passou de crítica, mal têm ainda Força Aérea. Creio que se incomodariam mesmo só se o Uruguay comprasse uma esquadrilha de, sei lá, YAK-130 com radar, HMS e R-73 ou algo equivalente, aí sim, seria para nós como se o Paraguay comprasse 108 F-22 e 36 B-2 ainda por cima...
Sabendo que as forças armadas brasileiras vivem fazendo doações ao Uruguai (aquela nossa província rebelde), será que eles serão os herdeiros naturais de algumas unidades do F5-BR?




Editado pela última vez por Marcelo Ponciano em Sex Set 25, 2020 12:55 pm, em um total de 1 vez.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83313 Mensagem por Túlio » Sex Set 25, 2020 12:29 pm

NovaTO escreveu: Sex Set 25, 2020 8:21 am O que seria melhor para a FAB a seguir ? Segundo lote (+36 Gripen E), um drone de combate nível NeuroN/X47 ou um FS 2020(F5050)? Fica ae o debate. :mrgreen:

Minha opinião: Um lote adicional de 36 Gripen E MKII e início para desenvolvimento de um drone-wingman multiplicador de forças. Mesmo motor do Gripen E, mas com a furtividade de 5ª++ geração. :twisted:
IMHO, primeiro se assegurar que o Gripen E/F chegue pelo menos ao mínimo recomendado (36 x 3), depois um UCAV para substituir o AMX (para mim é o único tipo de aeronave que pode cumprir TODAS as missões dele) e nesse meio tempo aumentar e bem a frota AEW/AWACS, porque é muito caça (pior ainda se tiver UCAV) pra pouco avião-radar. Só aí já surge um novo tema para debate, pois o ERJ-145 já saiu de linha e não basta pegar uns usados e mandar pra EMBRAER botar uns consoles dentro e um Erieye fora, tiveram praticamente que redesenhar o avião, vai saber o quanto custaria fazer isso hoje com avião usado (se é que é possível, o bichim já voa hoje - MLU - praticamente no limite).

E teria ainda muito mais mas é cedo para se entusiasmar tanto, a realidade é que recebemos apenas um protótipo para testes, tem muito feijão que comer e muito chão para andar ainda para chegar à NCW do século XXI, como outros tipos de drones, satélites, etc...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83314 Mensagem por Túlio » Sex Set 25, 2020 12:40 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Sex Set 25, 2020 12:14 pm
Sabendo que as forças armadas brasileiras vive fazendo doações ao Uruguai (aquela nossa província rebelde), será que eles serão os herdeiros naturais de algumas unidades do F5-BR?
Duvido. Mesmo no cenário mais risonho, se quisermos 108 Gripen (ou mais) sem quebrar o País vamos ter que usar o F-5 (e AMX, aliás) até o osso, pois vamos estar recebendo (e modernizando em tranches, blocks ou marks) caças na próxima década ainda. Os que forem sendo dados de baixa será por não terem mais condições de voo e aí creio que servirão de fuente de repuestos para os que ainda voam. Não, acho brabo o caso do Uruguay...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83315 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 25, 2020 12:56 pm

Se chegarmos em 2026 com 36 Gripen E/F e 28 KC-390 na rampa, todos operacionais e com recursos para voarem mais do que o mínimo básico necessário como é hoje, já vai estar de bom tamanho. E se por tabela tivermos um novo cargo leve saindo do forno para substituir o restante da frota de transporte, melhor ainda.
Os E/R-99 ainda vão durar aí mais 15 anos, pelo menos. Pensar em substituição é um trabalho para depois que o descrito acima estiver garantido, inclusive lotes subsequentes do Gripen.
E ainda tem a questão dos P-3 a serem substituídos a partir do 2028, segundo a FAB. Sem falar no MLU dos A-29, substituição de T-25/27 na AFA, mais helos para os esquadrões do 8o Gav, e assim vamos.
Estes projetos de substituição e/ou modernização de meios que vão além de 2030.
Muita calma neste hora. Não temos recursos assegurados nem para metade disso aí. Um passo de cada vez agora é o melhor planejamento que podemos ter.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83316 Mensagem por Túlio » Sex Set 25, 2020 1:13 pm

FCarvalho escreveu: Sex Set 25, 2020 12:56 pm Se chegarmos em 2026 com 36 Gripen E/F e 28 KC-390 na rampa, todos operacionais e com recursos para voarem mais do que o mínimo básico necessário como é hoje, já vai estar de bom tamanho. E se por tabela tivermos um novo cargo leve saindo do forno para substituir o restante da frota de transporte, melhor ainda.
Os E/R-99 ainda vão durar aí mais 15 anos, pelo menos. Pensar em substituição é um trabalho para depois que o descrito acima estiver garantido, inclusive lotes subsequentes do Gripen.
E ainda tem a questão dos P-3 a serem substituídos a partir do 2028, segundo a FAB. Sem falar no MLU dos A-29, substituição de T-25/27 na AFA, mais helos para os esquadrões do 8o Gav, e assim vamos.
Estes projetos de substituição e/ou modernização de meios que vão além de 2030.
Muita calma neste hora. Não temos recursos assegurados nem para metade disso aí. Um passo de cada vez agora é o melhor planejamento que podemos ter.

abs
É nisso que dá "aprender" tudo com "ixpecialixta" de filminho do YT. [003] [003] [003] [003]

Alhos e bugalhos, o tópico aqui é específico sobre o FX e seus desdobramentos; se chegarmos a 2026 sem sequer uma nova encomenda de Gripen, podemos dar adeus ao Programa como "também nosso" e dar razão às pragas do Cb_Lima, que jurava que ia ser um outro "F-32" (quem debatia aqui na época sabe do que falo).

Não falei em SUBSTITUIR AEW e sim em AUMENTAR A FROTA! Alhos e bugalhos, repito.

Lembrança ao Caiafa véio, tomara que já saiba o calibre do ADEN... [082] [082] [082] [082]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83317 Mensagem por Wolfgang » Sex Set 25, 2020 1:28 pm

Uma versão do KC-390 AEW seria show.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83318 Mensagem por Túlio » Sex Set 25, 2020 1:45 pm

Wolfgang escreveu: Sex Set 25, 2020 1:28 pm Uma versão do KC-390 AEW seria show.
Acho brabo, seria usar uma célula extremamente resistente para transportar e operar rotineiramente equipamentos delicadíssimos, ou seja, se teria que pagar os diversos custos adicionais de se ter uma aeronave tão robusta mas ter que usá-la muito aquém de suas possibilidades. Por mim iria desde aquela versão do Praetor até alguma coisa mais ambiciosa, como algo baseado no E2; ambos são otimizados para operar nos ambientes e altitudes de um AEW, não de um Cargo médio.

EDIT - Um dado que creio que explica melhor uma das diferenças em custos operacionais: o peso VAZIO do 390 é cerca de 13% menor que o peso MÁXIMO da maior versão do E2, o 195...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83319 Mensagem por Wolfgang » Sex Set 25, 2020 1:58 pm

Túlio escreveu: Sex Set 25, 2020 1:45 pm
Wolfgang escreveu: Sex Set 25, 2020 1:28 pm Uma versão do KC-390 AEW seria show.
Acho brabo, seria usar uma célula extremamente resistente para transportar e operar rotineiramente equipamentos delicadíssimos, ou seja, se teria que pagar os diversos custos adicionais de se ter uma aeronave tão robusta mas ter que usá-la muito aquém de suas possibilidades. Por mim iria desde aquela versão do Praetor até alguma coisa mais ambiciosa, como algo baseado no E2; ambos são otimizados para operar nos ambientes e altitudes de um AEW, não de um Cargo médio.

EDIT - Um dado que creio que explica melhor uma das diferenças em custos operacionais: o peso VAZIO do 390 é cerca de 13% menor que o peso MÁXIMO da maior versão do E2, o 195...
Índio véio, talvez um E-190E2, mas e sonda de reabastecimento? Acha que seria uma adaptação tranquila? oU seria dispensável? O alcance do 190 é muito bom, acho bacana.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83320 Mensagem por Túlio » Sex Set 25, 2020 2:33 pm

Wolfgang escreveu: Sex Set 25, 2020 1:58 pm

Índio véio, talvez um E-190E2, mas e sonda de reabastecimento? Acha que seria uma adaptação tranquila? oU seria dispensável? O alcance do 190 é muito bom, acho bacana.
Sei lá eu, cupincha, diria que sonda faz sentido no ERJ (tanto que a Índia mandou botar nos deles) e provavelmente no Praetor, já aviões maiores nem precisam disso, creio...

Já agora, duas curiosidades sobre o Gripen:

:arrow: Não é a primeira vez que vem ao Brasil, E SEMPRE DE NAVIO: em 2000 estiveram aqui também, rumo ao Chile mas claro que foram demonstrados à FAB, pois o FX já estava em andamento; daquela vez desembarcaram no RJ.

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:arrow: Sobre o IRST, creio que o @Juliano Lisboa tem razão: Gripen E Sueco e Brasileiro voando juntos (ou seja, atuais), ambos sem IRST:

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É, parece que o cupincha tinha razão, afinal, são todos PROTÓTIPOS, cada um cumpre funções diferentes, testando sistemas diferentes em situações diferentes. Basta notar que o Sueco está com um par de Iris-T e todos os pilones, ou seja, está testando sistemas de armas, o brazuca ainda não sei.

EDIT - Quis dizer PRÉ-SÉRIE, os protótipos usam números como 39-8, 39-9 & quetales, notar que os das fotos já usam seriais das respectivas Forças Aéreas, ou seja, futuramente serão aeronaves operacionais.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83321 Mensagem por Juliano Lisboa » Sex Set 25, 2020 2:59 pm

Túlio escreveu: Sex Set 25, 2020 2:33 pm
Wolfgang escreveu: Sex Set 25, 2020 1:58 pm

Índio véio, talvez um E-190E2, mas e sonda de reabastecimento? Acha que seria uma adaptação tranquila? oU seria dispensável? O alcance do 190 é muito bom, acho bacana.
Sei lá eu, cupincha, diria que sonda faz sentido no ERJ (tanto que a Índia mandou botar nos deles) e provavelmente no Praetor, já aviões maiores nem precisam disso, creio...

Já agora, duas curiosidades sobre o Gripen:

:arrow: Não é a primeira vez que vem ao Brasil, E SEMPRE DE NAVIO: em 2000 estiveram aqui também, rumo ao Chile mas claro que foram demonstrados à FAB, pois o FX já estava em andamento; daquela vez desembarcaram no RJ.

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:arrow: Sobre o IRST, creio que o @Juliano Lisboa tem razão: Gripen E Sueco e Brasileiro voando juntos (ou seja, atuais), ambos sem IRST:

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É, parece que o cupincha tinha razão, afinal, são todos PROTÓTIPOS, cada um cumpre funções diferentes, testando sistemas diferentes em situações diferentes. Basta notar que o Sueco está com um par de Iris-T e todos os pilones, ou seja, está testando sistemas de armas, o brazuca ainda não sei.

EDIT - Quis dizer PRÉ-SÉRIE, os protótipos usam números como 39-8, 39-9 & quetales, notar que os das fotos já usam seriais das respectivas Forças Aéreas, ou seja, futuramente serão aeronaves operacionais.

Pois é heheheheh.

O Gripen já esteve em Anápolis e o Su-35 também. Mandei as fotos pra fazerem uma matéria no poder áereo.

https://www.aereo.jor.br/2014/04/13/gri ... o-de-2001/

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83322 Mensagem por J.Ricardo » Sex Set 25, 2020 3:19 pm

Esses F-5 até que deram uma pernada para acompanhar o Gripen, de Florianópolis até Gavião Peixoto deve dar uns 900 km?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83323 Mensagem por saullo » Sex Set 25, 2020 4:06 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Set 25, 2020 3:19 pm Esses F-5 até que deram uma pernada para acompanhar o Gripen, de Florianópolis até Gavião Peixoto deve dar uns 900 km?
Medi aqui no Google Earth e são 650 Km em linha reta.

Abraços




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83324 Mensagem por Túlio » Sex Set 25, 2020 5:17 pm

Aparentemente algumas das atividades/capacidades a serem desenvolvidas com o Gripen E 4100 voando no Brasil incluem experimentos e adaptações nos sistemas tipo FMS e AC, bem como testar o comportamento do caça nas nossas condições climáticas tropicais, o que me parece ótima notícia para o nosso véio @FCarvalho, pois o bicho vai ter que aparecer na BAMN ou nem vai saber direito o que é operar no calor e umidade extremos. Além dos ensaios normais do Programa, provavelmente vão testar também características especificamente solicitadas pela FAB para as nossas versões, tipo integração de Mun e o tale de Link BR2 - que não sei até hoje se é apenas software com o mesmo hardware dos demais Gripen ou se é também outro hardware. Não duvido nada que a AEL esteja de olho em tirar mais alguma lasca.

E tem ainda um outro treco em que a SAAB anda falando, para além da parte externa (em pods) do AREXIS:

https://www.airforce-technology.com/new ... %20project.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83325 Mensagem por gabriel219 » Sex Set 25, 2020 7:43 pm

Penso que o número de Gripens poderia ser reduzido para 96, sendo 54 Gripen E + 42 Gripen F. Faria um arranjo de 18 caças por GDA, sendo GDA's em Manaus, Anápolis e Canoas, sendo 18 caças Echo e 6 caças Foxtrot em cada esquadrão. Um esquadrão separado com 24 Foxtrot, servindo para missões de ataque, controlando drones UCAV para tal função, além de servir como um "Growler" e demais funções, inclusive ar-ar, caso necessário.

São 24 caças por GDA e 24 caças em um Esquadrão de ataque, com 48 UCAV's furtivos.

Depois disso, desenvolver um UCAV supersônico para acompanhar os GDA's, controlados pelos Foxtrot, equipados com sensores passivos, como IRST e RWR, capazes de disparar mísseis Meteor...

É um conjunto feroz e dá pra desenvolver em parceria com alguém, talvez Tio Jacó.




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