TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fab-Wan
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 156
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 11:17 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83266 Mensagem por Fab-Wan » Qua Set 23, 2020 1:37 pm

FCarvalho escreveu: Qua Set 23, 2020 12:25 pm
J.Ricardo escreveu: Qua Set 23, 2020 11:50 am Se formos seguir seu raciocínio o Gripen também não é uma boa compra, pois já exitem 5G operacionais no mundo (EUA, Rússia e China), existem dois consórcio europeus já trabalhando em 6g (inclusive com a participação sueca), americanos já com protótipo de 6g voando...
Caças de 5a G realmente operacionais existem apenas o F-22 e F-35, e este último com cada vez mais problemas. E não são a maioria.
O J-20 chinês é um incógnita, enquanto o Su-57 ainda está em fase de pré-produção, não tendo passado ainda dos protótipos.
Se tornarão operacionais de verdade apenas apenas na próxima década. E ambos ainda estão em desenvolvimento neste momento.
A imensa maioria dos países - inclusive as grandes potencias militares - seguem operando e equipado com caças de 4,5a G, ou ainda com 3a G e 4a G de segunda mão.
Na Europa, Rafale e Typhoon ainda dominarão os céus por duas década ao menos antes de qualquer projeto de 5a ou 5a G começar a tomar-lhes o lugar.
Neste aspecto, caças como o Su-35/30, MIG-35, J-10, FC-1, e outros, também continuam sendo a base da frota e de venda de seus respectivos países, junto com F-16, F-18, F-15 e JAS-39 Gripen.
Assim sendo, o nosso F-39E é sim um caça equivalente ao que há de melhor no mundo por aí. E não deve nada a ninguém, Nem mesmo aos de 5a G, cujo único aspecto diferencial concreto é a capacidade steathl, com o caça sueco possuindo capacidades de apor e utilizar todos os sistemas de C4ISR que estes, principalmente no que diz respeito a operar em um ambiente NCW, fato que ainda estamos a dever e oferecer a ele no país.
Para o passo seguinte, que é a 5a ou 6a G, se fôssemos um país sério, e que levasse Defesa a sério, já deveríamos estar a esta altura envidando o planejamento para participar de algum programa de desenvolvimento destes caças como os suecos, ao invés de estarmos tentando segurar as pontas para introduzir, somente agora, um caça de 4,5a G na força aérea.
Enfim, do ponto de vista do que existe hoje e que domina a cena do combate aéreo, o Gripen E foi a melhor escolha que fizemos. Ele não é apenas uma compra de prateleira. Compramos um pacote tecnológico e não um simples avião. A ideia segue sendo dar ao país a capacidade no futuro de obter as condições para além de operar, identificar, planejar, definir, desenvolver e adquirir um caça sob seu critério, como fazem as grandes potências.
Se vamos conseguir atingir este objetivo na íntegra, só o tempo dirá.

abs
Mas essa sua resposta aqui, praticamente contradiz quase tudo que escrevestes na anterior.

Na época do IIIE, o Viggen e o Mig-23 mal haviam atingido o IOC..o Mirage F1 recém estava começando a ser entregue, não esqueça que ser entregue não signifca estar operacional.

O F-4E estava pro IIIE na época, assim como F-15E (e derivados) estão pro Gripen E/F hj, projetos mais antigos, mas superiores por serem aeronaves de categorias diferentes. E ainda temos os "5gs".

Acho complicado classificar por gerações apenas, devemos ter em mente o tipo de vetor tbm.

Acho que na categoria dele, (caças multifuncionais leves 4,5/4,5+) o Gripen promete sim, ser o que haverá de melhor no mundo, comparado com F-16, J-10, Mig-35 etc...é inclusive um adversário duro para outros maiores, como Rafale, Eurofighter, Flanker, F-15, Super Hornet etc..., nisso EU CONCORDO PLENAMENTE com você.

Só não concordo com relação a não colocação do Mirage IIIE a sua época, principalmente quando você cita o P-40 lá na segunda Guerra, que já estavam completmanete obsoletos quando chegaram.




Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83267 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qua Set 23, 2020 4:53 pm

Túlio escreveu: Qua Set 23, 2020 12:53 pm
FCarvalho escreveu: Qua Set 23, 2020 12:41 pm
Podemos, e provavelmente vamos, ter bem poucos Gripen E/F. Com muita sorte chegaremos as tais 108 undes propaladas pela FAB. Mas se junto com isso oferecermos um ambiente completo e de excelência em NCW para a qual o caça sueco foi projetado para atuar em sua máxima capacidade, então estamos bem em nosso entorno estratégico, e quiçá a nível mundial.
Mas esse é um dever de casa que ainda estamos devendo a ele fazer.

abs
Meu cupincha, eu não sei se vamos ter 36 (ou menos) ou 360 (ou mais) Gripen E/F, o mundo tá ficando bem ESTRANHO ultimamente, e não me parece ser para melhor. De qualquer modo, NCW não é mais como antigamente, caças compartilhando dados entre si e com AEW/AWACS, hoje tem que ter satélite de observação e drone (e estes não só para combate mas para observação, detecção, decoy) no meio; pior, ainda tem que juntar tudo que tem em terra e na água na mesma rede.

Tecnologia temos, a josta é ter grana para cumprir o "dever de casa" do qual tanto gostam de falar os jornas da moribunda grobo e do resto da Lame$tream.
O Brasil conta com a sorte de que sempre os poderosos do Ocidente estarão do lado nosso quando os tempos estranhos ficarem ainda mais nublados. Mas eu não conto com isso.

Satélite de comunicação militar proveniente de país europeu pra mim nem de graça. Temos plena capacidade de fazer o nosso próprio e encomendar o lançamento pela Rússia ou China.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61276
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83268 Mensagem por Túlio » Qua Set 23, 2020 5:01 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Qua Set 23, 2020 4:53 pm
O Brasil conta com a sorte de que sempre os poderosos do Ocidente estarão do lado nosso quando os tempos estranhos ficarem ainda mais nublados. Mas eu não conto com isso.
A "sorte" é eles precisarem de comida e nós produzirmos muito mais do que precisamos.
Marcelo Ponciano escreveu: Qua Set 23, 2020 4:53 pm Satélite de comunicação militar proveniente de país europeu pra mim nem de graça. Temos plena capacidade de fazer o nosso próprio e encomendar o lançamento pela Rússia ou China.
De acordo. Alternativamente, EUA e...ARGENTINA estão aí também... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83269 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qua Set 23, 2020 5:12 pm

Túlio escreveu: Qua Set 23, 2020 5:01 pm
Marcelo Ponciano escreveu: Qua Set 23, 2020 4:53 pm Satélite de comunicação militar proveniente de país europeu pra mim nem de graça. Temos plena capacidade de fazer o nosso próprio e encomendar o lançamento pela Rússia ou China.
De acordo. Alternativamente, EUA e...ARGENTINA estão aí também... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Dá vontade de sentar e chorar. Mas é verdade. Não precisa ir muito longe para lança um satélite por aqui. Se bobear os hermanos ainda fazem o agrado de lançar de Alcântara para dar um ar mais patriótico ao lançamento.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61276
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83270 Mensagem por Túlio » Qua Set 23, 2020 5:17 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Qua Set 23, 2020 5:12 pm
Dá vontade de sentar e chorar. Mas é verdade. Não precisa ir muito longe para lança um satélite por aqui. Se bobear os hermanos ainda fazem o agrado de lançar de Alcântara para dar um ar mais patriótico ao lançamento.
Eu não. EL TRONADOR sempre terá um desempenho melhor saindo de Alcântara, e de quebra nós estamos fazendo motor de IRBM e bobear até ICBM como se fosse pra foguete de sondagem e tudo tri, ninguém reclama; xingues agora a "anta" e o "cachaceiro"... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1317
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 475 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83271 Mensagem por Cassio » Qua Set 23, 2020 5:18 pm

Gripen já fez teste de giro de motor no aeroporto de Navegantes. A decolagem para GPX se aproxima.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83272 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 23, 2020 5:47 pm

Túlio escreveu: Qua Set 23, 2020 12:53 pm
FCarvalho escreveu: Qua Set 23, 2020 12:41 pm Podemos, e provavelmente vamos, ter bem poucos Gripen E/F. Com muita sorte chegaremos as tais 108 undes propaladas pela FAB. Mas se junto com isso oferecermos um ambiente completo e de excelência em NCW para a qual o caça sueco foi projetado para atuar em sua máxima capacidade, então estamos bem em nosso entorno estratégico, e quiçá a nível mundial.
Mas esse é um dever de casa que ainda estamos devendo a ele fazer.
abs
Meu cupincha, eu não sei se vamos ter 36 (ou menos) ou 360 (ou mais) Gripen E/F, o mundo tá ficando bem ESTRANHO ultimamente, e não me parece ser para melhor. De qualquer modo, NCW não é mais como antigamente, caças compartilhando dados entre si e com AEW/AWACS, hoje tem que ter satélite de observação e drone (e estes não só para combate mas para observação, detecção, decoy) no meio; pior, ainda tem que juntar tudo que tem em terra e na água na mesma rede.
Tecnologia temos, a josta é ter grana para cumprir o "dever de casa" do qual tanto gostam de falar os jornas da moribunda grobo e do resto da Lame$tream.
Em um outro tópico quando alguém perguntou o que seria a prioridade para a defesa, eu votei nos sistemas de vigilância que cada força possui /ou está desenvolvendo. Pelo pouco que sei do conteúdo de NCW do Sigaaz e Sisfront, além do próprio Sisceab, todos tem como cerne operar com os meios necessários a melhor utilização deste tipo guerra, incluindo vetores e sistemas que hoje não possuímos.
Sei que o IFF/Link BR estão em vias de se tornar uma realidade efetiva, assim como na seara de VANT e satélites estamos dando passos curtos mas mais seguros do que antes. A FAB em seu planejamento institucional pretende desenvolver uma série de radares que cobrem todo o espectro de suas necessidades - defesa, Vigilância e controle aéreo- assim como suas tecnologias podem ser adaptadas às necessidades da MB e em certa medida também ao EB. Além disso, trabalha-se com o conceito de integração de rede entre os sistemas das forças, algo que pelo menos a meu ver deve dar-nos alguma logística comum entre eles, o que ajuda muito na hora de controlar custos;
Enfim, em que pese a necessidade enorme que temos por modernizar e/ou substituir os mais diferentes tipos de vetores de combate e/ou apoio ao combate, sou de opinião que a integralização em tempo hábil e de médio prazo deveria ser a nossa maior prioridade. Não mais acredito em quantidades realmente adequadas, ou mínimas que sejam, de navios, CC ou caças e cargueiros para as ffaa's em tempo previsível. Ao que parece o pessoal se rendeu ao fato de que não mudamos nada em termos de mentalidade sobre a Defesa como assunto de Estado, e menos ainda sobre a responsabilidade da sociedade e classe política no tema. Assim, os planos concorrem apenas para conseguir emplacar as capacidades almejadas na PND/END mas sem maiores compromissos concretos com orçamento, prazos e quantidades.
Se vislumbram um futuro onde o "toma lá dá cá" ou "o que cair na rede é peixe" seguem sendo a referência para modernização das ffaa's, prefiro gastar tempo e dinheiro no que realmente nos importa, que é ter o máximo de consciência situacional, levando em conta que podemos, ou pelo menos em tese temos condições, de construir a maior parte desta consciência em reais. Me parece uma boa alternativa as indefectíveis importações que continuaremos a fazer ainda por muito tempo de material militar no país. E das quais nada ou quase nada ganhamos em competência tecnológica, industrial e p&d.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83273 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 23, 2020 6:09 pm

Fab-Wan escreveu: Qua Set 23, 2020 1:37 pm Mas essa sua resposta aqui, praticamente contradiz quase tudo que escrevestes na anterior.
Na época do IIIE, o Viggen e o Mig-23 mal haviam atingido o IOC..o Mirage F1 recém estava começando a ser entregue, não esqueça que ser entregue não signifca estar operacional.
O F-4E estava pro IIIE na época, assim como F-15E (e derivados) estão pro Gripen E/F hj, projetos mais antigos, mas superiores por serem aeronaves de categorias diferentes. E ainda temos os "5gs".
Acho complicado classificar por gerações apenas, devemos ter em mente o tipo de vetor tbm.
Acho que na categoria dele, (caças multifuncionais leves 4,5/4,5+) o Gripen promete sim, ser o que haverá de melhor no mundo, comparado com F-16, J-10, Mig-35 etc...é inclusive um adversário duro para outros maiores, como Rafale, Eurofighter, Flanker, F-15, Super Hornet etc..., nisso EU CONCORDO PLENAMENTE com você.
Só não concordo com relação a não colocação do Mirage IIIE a sua época, principalmente quando você cita o P-40 lá na segunda Guerra, que já estavam completmanete obsoletos quando chegaram.
O caças projetados nos anos 50/60 do século passado tinham o "defeito" de serem feitos para durar apenas uma década, sendo substituídos logo depois por modelos poucos mais avançados do que eles. Mas isso era uma cultura da época. Nada a desabonar. Conquanto, o Mirage III no começo dos anos 1970 já não era para a própria França o que havia de melhor, embora a frota de Mirae III C/E ainda fosse a maioria. Em 1969 quando foi tomada a decisão por ele, o seu substituto já estava voando na França. Mas enfim, é mera questão de opinião.
No caso do P-40, ele foi a base da USAAF até 1943, quando começou de fato a ser substituído em massa pelas versões iniciais dos mais famosos P-38/47/51, além dos navais Gruman F-6F Hellcat, Vouglth F-4U Corsair. No Brasil eles foram os primeiros caças modernos de fato a serem recebidos, dado que o que tínhamos aqui eram resquícios do que foi recebido nos anos 1920/1930. Para a nossa realidade e a de muitos aliados, o P-40 foi o que de mais moderno se voou naquele conflito, E até por isso, a grande quantidade de variantes dele sustentou esse caça em voo até o final da guerra, inclusive na URSS. Mas esse é também um papo muito legal para outro tópico.
Enfim, o nosso pequeno caça inteligente vai estar à altura do desafio que lhe foi proposto. Resta-nos dar-lhe as boas vindas e as mais que merecidas atenções. Ele vai precisar. Afinal, um só grupo de caça não vence nenhuma guerra.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83274 Mensagem por Guilherme » Qua Set 23, 2020 7:33 pm





Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83275 Mensagem por Guilherme » Qua Set 23, 2020 9:08 pm

Outro ângulo:





Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83276 Mensagem por Guilherme » Qui Set 24, 2020 7:55 am





Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 997 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83277 Mensagem por J.Ricardo » Qui Set 24, 2020 10:56 am

Pra falar de Draken e Viggen, temos que falar de política da Suécia na guerra fria, ela só vendia para países declaradamente neutros, isso limitava o mercado para seus produtos.

Pra mim, só tivemos o melhor da indústria em três momentos, quando operamos o P-47 (que era inferior ao P-51), quando compramos o Mirage III (Mirage F-1 ainda não era operacional e era caro, e F-4 não era para cucaracha e era mais caro ainda...), e agora com o Gripen E (que em tese, só paga pau para os 5G).




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61276
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83278 Mensagem por Túlio » Qui Set 24, 2020 12:13 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Set 24, 2020 10:56 am Pra falar de Draken e Viggen, temos que falar de política da Suécia na guerra fria, ela só vendia para países declaradamente neutros, isso limitava o mercado para seus produtos.
Não era só isso, pois neutros também éramos. Tinha muita frescura, não é à toa que até hoje se veem aos traques para conseguir exportar, deixaram a estrada livre aos outros por décadas a fio (no nosso caso podiam ter vendido Draken mas fizeram nojinho e deixaram a porta escancarada pro Françuá vender Mirage), não é só ter um excelente produto, precisa ser conhecido também. A meu ver, este é OUTRO dos pontos fortes de sua associação com a conhecidíssima EMBRAER, que vende e oferece assistência no mundo inteiro faz quase meio século.
J.Ricardo escreveu: Qui Set 24, 2020 10:56 am Pra mim, só tivemos o melhor da indústria em três momentos, quando operamos o P-47 (que era inferior ao P-51), quando compramos o Mirage III (Mirage F-1 ainda não era operacional e era caro, e F-4 não era para cucaracha e era mais caro ainda...), e agora com o Gripen E (que em tese, só paga pau para os 5G).
Nem comparação, além de que o Gripen vai ser feito aqui, foi desenvolvido a partir de certo ponto com a colaboração de Engenheiros e Técnicos do Brasil e tendo que considerar as especificações da FAB. Não é o caso - nem perto - dos outros dois citados, que eram modernos mas, no caso do Thunderbolt, a FAB teve que se adaptar a ele, especificado pelo USAAC, e no do Mirage, apenas escolher entre o que o Françuá oferecia como plus (radar doppler, p ex) mas JAMAIS algo como o radar AI-23 da Ferranti (nem comparação com aquele trambolho chamado Cyrano II) ou o AAM Red Top da Hawker Siddeley (mil vezes mais capaz que aquele lixo chamado R-530), p ex.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83279 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 24, 2020 12:16 pm

Bem, eu fico com P-47 e Gripen E. Mas isso não muda nada a nossa história atual. Com ou sem Mirage III no meio.
Fato é que levamos quase vinte anos para decidir a simples aquisição de um novo caça para a FAB, a fim de equipar um único esquadrão, que na época era o GDA, e agora temos um caça que irá substituir todos os atuais.
Seja 70 ou 40 anos, não é mais admissível que este tipo de acontecimento ocorra novamente.
Do contrário, o Gripen vai ficar por aí até o séc XXII...

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 997 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83280 Mensagem por J.Ricardo » Qui Set 24, 2020 2:50 pm

Estava apenas em relação ao material, quanto ao conjunto, nada, em absolutamente nenhum momento da história a FAB teve algo como o Gripen em matéria de tecnologia.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder