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Re: A-12

Enviado: Ter Ago 03, 2010 11:57 pm
por brisa
Se voce falou....... :shock:

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 12:12 am
por Penguin
cb_lima escreveu:Olha... eu sei que a explicação foi dada... e entendo e é claro que faz sentido...

Mas isso é fumaça para diabo!!

Imagino como deve ter sido dentro do PA caso ainda existam vazamentos nas tubulações...

Sei lá... desculpem, mas acho que tem como entender que para o "leigo" foi bastante fumaça mesmo!

Espero que compreendam o meu ponto de vista.

[]s
CB_Lima
Parece um vulcão!

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 2:30 am
por PRick
Trata-se de uma matéria da Revista Isto É, datada de 19 de abril de 2000. Vejam a parte destacada por mim, isso na época rendeu um debate dos diabos. Quem entende mais de caldeiras à vapor pode explicar porque quando recém ligadas e a baixa velocidade, a quantidade de fumaça tende a ser maior.

Depois que aquecem e são reguladas, a fumaça fica quase imperceptível.

[]´s
Edição: 1594 | 19.Abr - 10:00

Marinha da sucata
Compra do velho porta-aviões francês Foch para substituir o Minas Gerais cria polêmica

"Brasil já vai à guerra, comprou porta-aviões. Coitado, coitadinho, do povo do Brasil.” Os versos irônicos do menestrel Juca Chaves davam bem o tom de chacota que cercava a compra do porta-aviões Minas Gerais. Adquirido da Inglaterra, em 1956, depois de participar da Segunda Guerra, o “Minas” já na época era considerado sucata e sua compra foi muito questionada. A partir de 1965, quando o presidente Castello Branco baixou um decreto que proibia a Marinha de usar aviões militares, o Minas Gerais passou a ter uma função meramente secundária. Serviu até de palco para festas. Em 1997, a Marinha pôde finalmente comprar seus aviões: foram 23 jatos A4 Skyhawk, adquiridos do Kuwait por US$ 83 milhões. Como o Minas Gerais está no limite de sua vida útil, oficiais da Marinha defendem a idéia de que o País precisa ter um novo (nem por isso tão jovem) porta-aviões para abrigar seus (nem tão modernos) jatos.
Foi neste contexto que teve início a novela envolvendo o Foch, um porta-aviões francês construído no início dos anos 60, utilizado recentemente na Guerra do Kosovo. A França se esforça para vendê-lo porque em outubro deverá lançar ao mar o Charles de Gaulle, movido à propulsão nuclear. O Foch aportou no Rio na semana passada e, ao partir, na quarta-feira 12, além da polêmica sobre a conveniência de sua compra, deixou um imenso rastro de fumaça negra, que teria sido causada pela queima de óleo usado para aquecer a água que movimenta as turbinas. O Corpo de Bombeiros foi acionado. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tentou, em vão, notificar os responsáveis.
A bordo estiveram dezenas de oficiais e especialistas da Marinha, escalados para checar as condições do navio. O objetivo era verificar se o Foch poderá ser operacional ao Brasil durante pelo menos 15 anos. Os que defendem a compra alegam, sobretudo, que se trata de uma pechincha. Os franceses estariam pedindo US$ 60 milhões, mas há quem afirme que o negócio pode ser fechado por US$ 35 milhões. Um navio novo, deste porte, pode chegar a US$ 400 milhões. “O Foch serve perfeitamente para operarmos os A4”, alega o almirante Armando Vidigal, consultor da Escola de Guerra Naval. O ex-ministro da Marinha, almirante Mário Cesar Flores, é contra: “É melhor esperar mais dez anos para termos um porta-aviões novo, e deixar esse assunto com o Congresso.” O almirante Hernani Fortuna, do Conselho Estratégico da Escola Superior de Guerra, polemiza. “O Foch, além de não ser sucata, é um porta-aviões que pode modernizar a Marinha; é muito melhor comprá-lo pelo preço módico oferecido pela França do que esperar dez anos por um navio a ser construído no Brasil ou no Exterior.”
http://www.istoe.com.br/reportagens/344 ... ternalPage

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 7:58 am
por Marino
Já expliquei a questão.
As caldeiras foram retubuladas, as canalizações de vapor trocadas, etc.
Entendam:
- o óleo necessita ser pré-aquecido;
- a pressão precisa ser regulada;
- os vazamentos nas tubulações novas, após acesas as caldeiras, devem ser reparados, pois a dilatação ocorre e com material novo tudo deve ser pesquisado;
- queimadores precisam ser regulados;
- bicos injetores de combustível precisam ser regulados;
- a mistura de ar e combustível precisa ser regulada;
- etc.
O que aconteceu é que a mistura de ar e óleo não estando regulada, foi injetado mais óleo que ar, fazendo a fumaça preta.
Se fosse ao contrário, a fumaça seria branca.
Esta é uma fase normal do fim do reparo.
Para leigos, um incêndio no navio.
Para os DBistas, espero, uma boa notícia, a de que o navio está voltando como programado.

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 8:12 am
por cabeça de martelo
E eu que não sou Brasileiro nem estive na Marinha já percebi isso... :roll:

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 8:59 am
por PRick
Marino escreveu:Já expliquei a questão.
As caldeiras foram retubuladas, as canalizações de vapor trocadas, etc.
Entendam:
- o óleo necessita ser pré-aquecido;
- a pressão precisa ser regulada;
- os vazamentos nas tubulações novas, após acesas as caldeiras, devem ser reparados, pois a dilatação ocorre e com material novo tudo deve ser pesquisado;
- queimadores precisam ser regulados;
- bicos injetores de combustível precisam ser regulados;
- a mistura de ar e combustível precisa ser regulada;
- etc.
O que aconteceu é que a mistura de ar e óleo não estando regulada, foi injetado mais óleo que ar, fazendo a fumaça preta.
Se fosse ao contrário, a fumaça seria branca.
Esta é uma fase normal do fim do reparo.
Para leigos, um incêndio no navio.
Para os DBistas, espero, uma boa notícia, a de que o navio está voltando como programado.

Pois é, eu apenas coloquei a deixa. :wink: Mas não deixa de ser engraçado, segundo a Revista Isto É teve gente que acionou o Corpo de Bombeiros em 2000! :lol: :lol:

[]´s

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 1:34 pm
por Carlos Lima
Perfeito Marino!! [100] [009]

Entendo e concordo, só realmente fiz referência ao fato que para o pessoal "a paisana" e jornais e afins atrás de notícias realmente chamou atenção.

No mais... explicação mais do que assimilada entre o "tico e o teco" (meus 2 neurônios) ... :lol: :lol:

[]s
CB_Lima

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 1:37 pm
por Marino
:lol: :lol: :lol:

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 1:45 pm
por talharim
O Sampa vai pegar 40 nós facil de agora em diante.

O problema é que nenhuma escolta vai ter velocidade para acompanhar o Sampa.

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 2:09 pm
por prp
:shock: :shock: [018] [018] [018]
Sério?

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 3:25 pm
por joao fernando
Sei que se as catapultas forem a 100%, os A4 perdem as asas e acabam descendo lá na Africa. Procede? :twisted:

Pows negada, teste de caldeira é um saco. Só não entendo como a MB não pensou num sistema automatico para regular a queima, para ter um desempenho 100%.

Se tal sistema existe, retiro o comentario :roll:

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 3:28 pm
por DELTA22
Deixa o bicho (A-12) limpar a garganta, POWS!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]'s a todos.

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 3:37 pm
por wagnerm25
joao fernando escreveu:Sei que se as catapultas forem a 100%, os A4 perdem as asas e acabam descendo lá na Africa. Procede? :twisted:
Imagem

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 3:59 pm
por talharim
Poderiam fazer aquele teste de catapulta que os americanos fazem........com um veiculo.

Aproveita e bota dentro os 5 últimos comandantes da TAB.

Re: A-12

Enviado: Qua Ago 04, 2010 4:05 pm
por Skyway
A MB faz esses testes, e fez ao menos uma bateria de lançamentos desses veículos amarelinhos ano passado.

É muito legal de assistir. :D