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Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Jan 25, 2014 4:36 pm
por Marino
Corveta “Barroso” lança míssil “EXOCET” durante “ASPIRANTEX/2014”
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=36526

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Jan 25, 2014 4:37 pm
por Marino
Exercícios de ameaça aérea e tiro sobre granada iluminativa
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=36529

Re: NOTICIAS

Enviado: Sáb Jan 25, 2014 11:37 pm
por FCarvalho
25 de janeiro de 2014
Novas fragatas italianas

Imagem

A Itália pretende comprar até oito fragatas multifuncionais na próxima década. O objetivo final é comprar até 12 navios. As novas fragatas irão substituir as atuais fragatas em operação que devem dar baixa na próxima década.

O conceito básico é de um navio com um canhão de 127mm na proa e um de 76mm na popa, hangar para dois helicópteros NH90 e lançadores verticais para mísseis superfície-ar Aster 30, com opção de levar o míssil cruise Scalp Naval. Cada uma deve custar 350 milhões de Euros. A Itália já confirmou a compra da sétima e oitava fragata FREMM de 10 planejadas.

http://www.naval.com.br/blog/2014/01/25 ... italianas/

Re: NOTICIAS

Enviado: Ter Jan 28, 2014 1:10 am
por lobo_guara
FCarvalho escreveu:Mais um texto sensacional. Não deixem de ler. [009]

22 de janeiro de 2014
Almirante Mario Cesar Flores: A solução está com o povo

http://www.naval.com.br/blog/2014/01/22 ... om-o-povo/

abs.
Texto digno de um ministro do governo Collor e que atualmente presta seus serviços ao Instituto Millenium mantido entre outras pela editora Abril.

Re: NOTICIAS

Enviado: Ter Jan 28, 2014 1:20 am
por lobo_guara
Marino escreveu:Achei:
talharim escreveu:DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL

CENTRO DE PROJETOS DE NAVIOS

RESULTADO DE HABILITAÇÃO
CONCORRÊNCIA Nº 1/2013
Objeto: Serviços de engenharia específicos e especializados, conforme
tarefas acessórias relacionadas e definidas no item 4.2 do
anexo A do Edital 001/2013, a fim de que seja elaborado o projeto de
um navio derivado da Corveta Classe Barroso.A Comissão Permanente de Licitações decidiu HABILITAR
as empresas PROJEMAR Engenharia e Participações S/A (CNPJ
17.105.165/0001-20); e VARD Niterói S/A (CNPJ 01.143.390/0001-
11). Decidiu INABILITAR as empresas Exactum Consultoria e Projetos
Ltda (CNPJ 04.188.826/0001-87) e Doris Engenharia Ltda
(CNPJ 08.133.475/0001-68).
Cmg (Rm1-T) ALUÍZIO FERRO MARINS NETO
Presidente da Comissão de Licitação

Marino,

Que empresas de projeto são estas?

Imaginei que o projeto das novas corvetas já estivesse sendo elaborado pela ENGEPRON.

Qual a know-how destas empresas?

Re: NOTICIAS

Enviado: Ter Jan 28, 2014 2:56 pm
por Marino
Lobo, a Emgepron nao é uma empresa de engenharia naval.
Ela gerencia diversos projetos, como uma main contractor.
Estas empresas acima sao empresas de engenharia naval, que se apresentaram para a licitação, foram habilitadas (e para isso devem ter sido inspecionadas pela MB), e vão participar de fases da elaboração do projeto do novo escolta.

Re: NOTICIAS

Enviado: Qua Jan 29, 2014 10:55 am
por Hammer-Nikit
Edição nova de BaseMilitar está no ar! Vá com ALIDE até o outro lado do mundo!

www.basemilitar.com.br

O 1o centenário da Real Marinha Australiana
Pacific 2013: Oportunidades bilionárias na Austrália
Hobart e Canberra: a vitória dupla da Navantia na Austrália
CEAFAR o radar australiano que invadiu o Prosuper
Exercício Felino 2013
A primeira Passex chinesa no Brasil

Não deixem de conferir!

Re: NOTICIAS

Enviado: Qua Jan 29, 2014 10:56 am
por Hammer-Nikit
Tenho certeza que a matérias do IFR e a do radar CEAFAR vão agradar ao publico daqui!

[]s Hammer

Re: NOTICIAS

Enviado: Qua Jan 29, 2014 11:03 am
por Lucas Lasota
Excelente, Hammer! Muito obrigado!

Re: NOTICIAS

Enviado: Qua Jan 29, 2014 11:11 am
por J.Ricardo
FCarvalho escreveu:25 de janeiro de 2014
Novas fragatas italianas

Imagem

A Itália pretende comprar até oito fragatas multifuncionais na próxima década. O objetivo final é comprar até 12 navios. As novas fragatas irão substituir as atuais fragatas em operação que devem dar baixa na próxima década.

O conceito básico é de um navio com um canhão de 127mm na proa e um de 76mm na popa, hangar para dois helicópteros NH90 e lançadores verticais para mísseis superfície-ar Aster 30, com opção de levar o míssil cruise Scalp Naval. Cada uma deve custar 350 milhões de Euros. A Itália já confirmou a compra da sétima e oitava fragata FREMM de 10 planejadas.

http://www.naval.com.br/blog/2014/01/25 ... italianas/
Não consigo vislumbrar dois NH-90 neste hangar...
Mas que este navio tem uma cara de substituto para as Niterois isso tem...

Re: NOTICIAS

Enviado: Qua Jan 29, 2014 11:11 pm
por FCarvalho
Devem ser, penso, navios mais em conta do que as FREEM italianas atuais. Para comprar 12, e ainda por cima custar "apenas" 350 milhões de euros...
Em todo caso, será um bom modo de equilibrar a balança dos quadros navais da marinha italiana.
Como estamos começando a fazer por aqui.
Ainda bem.

abs.

Re: NOTICIAS

Enviado: Qui Jan 30, 2014 3:00 pm
por Marino
Leiam e tenham um gozo de satisfação. :lol: :lol: :lol: :twisted:

Uma oportunidade de ouro
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=36748

Re: NOTICIAS

Enviado: Qui Jan 30, 2014 5:35 pm
por J.Ricardo
:shock: :shock: :shock:

:mrgreen:

Re: NOTICIAS

Enviado: Qui Jan 30, 2014 10:04 pm
por FCarvalho
Esta aí a cereja que faltava no nosso bolo. :lol:
E se essa conversa do CPN estar projetando, ou tem a intenção de, um NaPaOc a partir da experiência com a CV03, tudo agora fica mais fácil.
Vamos aguardar os próximos capítulos, visto que, se tudo o que pudermos tirar de proveito desta situação for mesmo como está no texto, talvez até a necessidade de compra de uma nova classe de NaPaOc no Prosuper seja relativizada, ou talvez até desnecessária.
Afinal, o GF iria amar essa justificativa de podermos projetar, construir e operar nossos próprios navios patrulha oceânicos. Ainda mais se forem provindo de um projeto nacional de corvetas. Ganhamos em qualidade, e em quantidade, já que 12 NaPaOc é apenas um número meramente representativo do que precisamos dispor.
A ver.

abs.

Re: NOTICIAS

Enviado: Sex Jan 31, 2014 1:46 am
por lobo_guara
Marino escreveu:Lobo, a Emgepron nao é uma empresa de engenharia naval.
Ela gerencia diversos projetos, como uma main contractor.
Estas empresas acima sao empresas de engenharia naval, que se apresentaram para a licitação, foram habilitadas (e para isso devem ter sido inspecionadas pela MB), e vão participar de fases da elaboração do projeto do novo escolta.

Marino,
Fico grato pelo esclarecimento, agora entendi como funciona.
Deve ser semelhante a área de projeto de uma empresa estatal. Onde se elabora os Estudos de Concepção, as Especificações Técnicas e a contratação do projeto, e posteriormente também realiza o acompanhamento das fases de elaboração do projeto e o seu aceite após a análise e revisão do mesmo. Por fim, de posse do projeto esta passa a fase de viabilizar a execução do mesmo e aí já é outra história...