Novo Fuzil para o EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
- Sênior
Re: Novo Fuzil para o EB
Zero4,
Se você está falando do 6,5mm Grendel, ele usa na realidade um estojo similar a um estojo de 7,62x51mm OTAN, só que encurtado de 51mm de comprimento para 39mm. E trocando a espoleta por uma do tipo small. Tanto que só cabem 25 a 26 cartuchos 6,5mm num carregador tipo AR-15/M-16 modificado.
Para usar no AR-15/M-16, você precisa de uma cabeça de ferrolho nova, com base mais larga (de 9 para 11mm), com as modificações correspondentes no extrator e ejetor. O carregador precisa de lábios e elevador modificados. Para mudar uma MINIMI para o 6,5mm Grendel também daria trabalho, pois precisaria de um retrator de cinta novo e de novos elos de munição, se bem que acho ser possível usar os do 7,62 OTAN. Acho que seria mais fácil converter uma MK 48 para o Grendel...
Se você está falando do 6,5mm Grendel, ele usa na realidade um estojo similar a um estojo de 7,62x51mm OTAN, só que encurtado de 51mm de comprimento para 39mm. E trocando a espoleta por uma do tipo small. Tanto que só cabem 25 a 26 cartuchos 6,5mm num carregador tipo AR-15/M-16 modificado.
Para usar no AR-15/M-16, você precisa de uma cabeça de ferrolho nova, com base mais larga (de 9 para 11mm), com as modificações correspondentes no extrator e ejetor. O carregador precisa de lábios e elevador modificados. Para mudar uma MINIMI para o 6,5mm Grendel também daria trabalho, pois precisaria de um retrator de cinta novo e de novos elos de munição, se bem que acho ser possível usar os do 7,62 OTAN. Acho que seria mais fácil converter uma MK 48 para o Grendel...
Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
-
- Sênior
O Exército dos EUA está testando uma nova munição 5,56 com o projétil SS109 ou L110 totalmente encapsulado dentro de um estojo de polímero, usando uma pólvora mais potente. A munição é cerca de 2 cm mais curta que o 5,56x45 OTAN e pesa 30% a menos. Não tem problemas de cook-off como as munições convencionais, e já foram disparados mais de 100 mil tiros em testes. Já tem até uma fábrica de munição de testes em funcionamento na ATK.
A fase 2 está usando uma munição 5,56 caseless, derivada do projeto do G11, só que com uma munição de seção redonda, ao invés de quadrada, para poder ser usada em carregadores bifilares. Usa o mesmo projétil convencional SS109 ou L110 traçante.
Parece que os EUA vão continuar com o projétil calibre 5,56 SS109 de 62 grains voando a 900-950 m/s por muito tempo ainda...
A fase 2 está usando uma munição 5,56 caseless, derivada do projeto do G11, só que com uma munição de seção redonda, ao invés de quadrada, para poder ser usada em carregadores bifilares. Usa o mesmo projétil convencional SS109 ou L110 traçante.
Parece que os EUA vão continuar com o projétil calibre 5,56 SS109 de 62 grains voando a 900-950 m/s por muito tempo ainda...
Não é o Grendel não Beraldi. É o 6.5 MPC...
http://www.sskindustries.com/6_5mpc.htm
Acho que é um potencial substituto... mas esses testes de novas munições em 5,56 parecem interessantes.
Acho que é um potencial substituto... mas esses testes de novas munições em 5,56 parecem interessantes.
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
-
- Sênior
Excelente este 6,5mm MPC. Não conhecia. O que eu gostei é que ele mantém a balística do 6,5mm Grendel, só que com um estojo de 5,56x45mm: ele lança o mesmo projétil de 120 grains a cerca de 740 m/s. Só não sei se o coeficiente balístico deste projétil do 6,5 MPC é o mesmo do Grendel, mas creio que é. O fato de o cartucho como um todo ser mais afilado e de diâmetro quase uniforme, ou seja, com menos "ponta" protuberante deve também reduzir a possibilidade de negas do tipo "chaminé", ou problemas de munição "sambando" dentro do carregador...ZeRo4 escreveu:Não é o Grendel não Beraldi. É o 6.5 MPC...
É, esta é a terra do 2nd Amandment: toda semana os caras inventam algo novo... Uma potencial solução para problemas de todo tipo a cada dia: 6,8mm SPC, 6,5mm Grendel e MPC, Robinson XCR e Masada, Fuzis Sniper de todo o tipo com calibres "wildcat" cada vez mais doidos (estes dias vi um com um projétil .338 Lapua enfiado numa cápsula de .50 BMG. Resultado: performace de 0.5 MOA a mais de 2.000m. Isto equivale a acertar um alvo de 30x30cm a mais de 2km..) Já aqui, dependemos de um pequeno grupo de gênios...
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 504 vezes
Acredito que sempre houve uma infinidade de cartuchos experimentais, sendo que um elevado número chegou a ser comercializado. Antes da segunda guerra cada país possuia um calibre próprio, conforme exemplos abaixo:
7 x 57mm ou 7mm Mauser.
O Brasil, México, Espanha e outros;
6,5 x 55mm Carcano
Itália;
6,5mm e 7,7mm Arisaka
Japão;
.303 - 7,7 x 56mm Britisch
Inglaterra e comunidade;
7,62mm mosin Nagant
Russia;
6,5 x 54mm Manlicher Dutch
Holanda e Romenia.
Com o fim da guerra e a formação de blocos, OTAN x Pacto de Varsóvia, houve a unificação dos calibres. Até quando isto vai durar num mundo fragmentado? Haverá novamente a possibilidade de alguns países adotarem um calibre próprio, fora dos blocos?
O Brasil poderia adotar um calibre próprio, fora dos padrões OTAN ou Varsóvia? São questões teóricas a serem estudadas pois a história não anda em linha reta e, muitas vezes, retorna a velhas soluções.
saudações
7 x 57mm ou 7mm Mauser.
O Brasil, México, Espanha e outros;
6,5 x 55mm Carcano
Itália;
6,5mm e 7,7mm Arisaka
Japão;
.303 - 7,7 x 56mm Britisch
Inglaterra e comunidade;
7,62mm mosin Nagant
Russia;
6,5 x 54mm Manlicher Dutch
Holanda e Romenia.
Com o fim da guerra e a formação de blocos, OTAN x Pacto de Varsóvia, houve a unificação dos calibres. Até quando isto vai durar num mundo fragmentado? Haverá novamente a possibilidade de alguns países adotarem um calibre próprio, fora dos blocos?
O Brasil poderia adotar um calibre próprio, fora dos padrões OTAN ou Varsóvia? São questões teóricas a serem estudadas pois a história não anda em linha reta e, muitas vezes, retorna a velhas soluções.
saudações
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Beraldi,
Também achei o 6.5 MPC bem interessante... pelo que andei lendo na internet o 6.5 Grendel ainda é balisticamente superior, mas o fato do 6.5 MPC necessitar apenas da troca de cana representa um custo-benefício imbatível.
Delmar,
Eu acho difícil, mesmo com a fragmentação, que os paísea adotem calibres próprios... até mesmo fora da OTAN! talvez um ou outro caso, como os Chineses! Tirando isso, acho que os países pobres vão continuar com o AK-47 e derivados durante muito tempo ainda e os países ocidentais vão embarcar na onda dos EUA.
Também achei o 6.5 MPC bem interessante... pelo que andei lendo na internet o 6.5 Grendel ainda é balisticamente superior, mas o fato do 6.5 MPC necessitar apenas da troca de cana representa um custo-benefício imbatível.
Delmar,
Eu acho difícil, mesmo com a fragmentação, que os paísea adotem calibres próprios... até mesmo fora da OTAN! talvez um ou outro caso, como os Chineses! Tirando isso, acho que os países pobres vão continuar com o AK-47 e derivados durante muito tempo ainda e os países ocidentais vão embarcar na onda dos EUA.
-
- Sênior
X2...ZeRo4 escreveu:Beraldi,
Delmar,
Porém o 6,8mm SPC já está pegando bem mais do que o esperado. Além de estar em uso com umas unidades SF dos EUA, já foi adquirido também por unidades SF do Canadá, Holanda e Noruega. Já está em testes na Austrália e Alemanha. E hoje é praticamente mandatório que todo o fuzil 5,56x45mm lançado nos EUA tenha também uma versão em 6,8x43mm SPC, ou, no mínimo, um kit de conversão para tal...
Hehehehe o 6,8 SPC tem a Remington por trás! ai a coisa muda de figura... bem diferente do 6.5 Grendel e MPC! vms aguarda "cenas do próximo capítulo" ;D
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Mas pô, essa história da Policia Carioca quanto o fuzil é foda. Um é o FAL gigantesco e outro é a M-4 Commando de cano curto, daí não dá mesmo pra comparar. Dá pra um policial desse um G-36 cano médio ou longo, até mesmo uma M-16A2, a opinião do cara sobre o 5,56mm vai mudar completamente. A M-4 Commando tem uma precisão boa até uns 50 metros, depois disso fica difícil e o cara não vai ter outra escolha a não ser partir para FAL e G3, porque é o que resta, a única opção para suprir a falta de precisão do fuzilzinho da Colt. Se o cara tivesse um portfolio maior de armas, tipo a família G36 inteira, com todos os canos, como é em algumas polícias nos EUA, o 5,56mm iria imperar nas Forças de Segurança.ZeRo4 escreveu:Eu acho que o CIGS é um caso a parte... concordo muito com o que o Beraldi falou e por experiência vejo o mesmo pensamento tanto na PCERJ quanto na PMERJ. Os policiais que saem com M16/M4 se sentem em inferioridade em relação a vagabundagem que normalmente adota o FAL e o G3 ou o AK-47... mas esquecem do menor peso e do menor recúo do conjunto! o "cabum" realmente faz a diferença... é uma coisa tão ignorante que certa vez num vídeo que os colegas de farda do meu irmão fizeram, traficantes do Morro dos Macacos chegavam a zuar os PMs dizendo que eles estavam dando tiro de "estalinho".
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
A M4 Commando ou mesmo as outras 5,56 de cano curto, tem uma boa precisao muito alem dos 50mts. Em maioria dos casos estas armas agrupa muito melhor do que um atirador medio pode conseguir.
Ate uns 400mts, AR-15 tende a ser mais precisa mesmo compara com as FAL ou G3, sem contar que na pratica o calibre menor e muito mais facil de atirar.
Ate uns 400mts, AR-15 tende a ser mais precisa mesmo compara com as FAL ou G3, sem contar que na pratica o calibre menor e muito mais facil de atirar.
Alguém sabe que fim levou os testes na Alemanha da muniçõa sem estojo? Aquelas encapsuladas com o próprio propelente.
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Acho que o G3 é o mais preciso. No mais, concordo com tudo.Ate uns 400mts, AR-15 tende a ser mais precisa mesmo compara com as FAL ou G3, sem contar que na pratica o calibre menor e muito mais facil de atirar.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
-
- Sênior
Bolovo,Bolovo escreveu:Mas pô, essa história da Policia Carioca quanto o fuzil é foda. Um é o FAL gigantesco e outro é a M-4 Commando de cano curto, daí não dá mesmo pra comparar. Dá pra um policial desse um G-36 cano médio ou longo, até mesmo uma M-16A2, a opinião do cara sobre o 5,56mm vai mudar completamente. A M-4 Commando tem uma precisão boa até uns 50 metros, depois disso fica difícil e o cara não vai ter outra escolha a não ser partir para FAL e G3, porque é o que resta, a única opção para suprir a falta de precisão do fuzilzinho da Colt. Se o cara tivesse um portfolio maior de armas, tipo a família G36 inteira, com todos os canos, como é em algumas polícias nos EUA, o 5,56mm iria imperar nas Forças de Segurança.ZeRo4 escreveu:Eu acho que o CIGS é um caso a parte... concordo muito com o que o Beraldi falou e por experiência vejo o mesmo pensamento tanto na PCERJ quanto na PMERJ. Os policiais que saem com M16/M4 se sentem em inferioridade em relação a vagabundagem que normalmente adota o FAL e o G3 ou o AK-47... mas esquecem do menor peso e do menor recúo do conjunto! o "cabum" realmente faz a diferença... é uma coisa tão ignorante que certa vez num vídeo que os colegas de farda do meu irmão fizeram, traficantes do Morro dos Macacos chegavam a zuar os PMs dizendo que eles estavam dando tiro de "estalinho".
Precisa a 50m é minha Beretta 92. Se o cabõclo não agrupar no garrafão com uma M-4 a 200m... Pede pra sair!!!!
-
- Sênior
Eu acho o 5,56 naturalmente mais preciso até uns 250/300m. Não é achismo infundado. Cansei de atirar de FAL, antes e depois do EB, e tive um G3 por dois anos. Atirei bastante com os dois nestas distâncias. Já de 5,56, nestas distâncias na faixa de 200 a 300m, pude atirar, com o M-16A1, A2, a M-4 da Colt e da Bushmaster, o G-36k, o Imbel MD-2, o Steyr AUG, o Mini-14 e o Sig 551. Sem sombra de dúvida que atiro (eu, particularmente) melhor com o 5,56, fazendo agrupamentos mais fechados com os 5,56, a exceção do Mini-14 e do M-4 da Bushmaster. Em todos os casos, só usei munição CBC, então, acho uma comparação válida. Agora, passados os 300m, acho que a balística do 7,62 faz toda a diferença. Mas, de qualquer maneira, passados os 300m não é mais assunto para fuzil de assalto...rodrigo escreveu:Acho que o G3 é o mais preciso. No mais, concordo com tudo.Ate uns 400mts, AR-15 tende a ser mais precisa mesmo compara com as FAL ou G3, sem contar que na pratica o calibre menor e muito mais facil de atirar.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2847 vezes
A.K. for T-7, O Exército Português experimentou as duas espingardas-automáticas na Guerra do Ultramar (G-3 e FAL), eles acharam a mais fiável e a FAL mais precisa. Por isso escolheram a G-3. De acordo com a sua experiência esta análise está correcta?