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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 13, 2018 9:24 pm
por knigh7
No novo vídeo da série, o Presidente da COPAC diz como a FAB vê o emprego da versão biposta.


Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Dez 13, 2018 10:26 pm
por Carlos Lima
Prioridade treinamento?

:|

[]CB

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Dez 14, 2018 12:46 am
por FCarvalho
Carlos Lima escreveu: Qui Dez 13, 2018 10:26 pm Prioridade treinamento?
:|
[]CB
Treinamento faz parte do pacote, mas não será o único como no caso do F-5 F.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Dez 14, 2018 4:10 am
por Carlos Lima
FCarvalho escreveu: Sex Dez 14, 2018 12:46 am
Carlos Lima escreveu: Qui Dez 13, 2018 10:26 pm Prioridade treinamento?
:|
[]CB
Treinamento faz parte do pacote, mas não será o único como no caso do F-5 F.
Veja o vídeo...

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[]s
CB

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Dez 14, 2018 3:00 pm
por Túlio
Quando a gente não gosta até qualidade é defeito... :roll: :roll: :roll: :roll:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Dez 14, 2018 3:35 pm
por FCarvalho
Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 4:10 am
FCarvalho escreveu: Sex Dez 14, 2018 12:46 am Treinamento faz parte do pacote, mas não será o único como no caso do F-5 F.
Veja o vídeo...
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[]s
CB
Vi e revi Carlos, e continuo com a mesma compreensão. O F será utilizado, também, como uma aeronave de conversão operacional. ou nas palavras do oficial, treinamento.
Me parece que a FAB, neste momento, ainda não acredita que seja possível passar direto do Super Tucano para o modelo Gripen E sem um processo de conversão operacional.
Isso revela indiretamente as controvérsias internas no alto comando sobre a necessidade de um Lift a jato ou não. Esse assunto apesar de não estar no planejamento, continua latente em termos de debates na FAB.
Acredito que só vamos ter uma resposta mais concreta para essa situação na segunda metade da próxima década quando todos os Gripen E/F estiverem entregues e com horas de voo suficientes para subsidiar uma decisão sobre a necessidade ou não de conversão operacional para os Gripen, e se o atual modelo de formação é suficiente para atender as demandas atuais e futuras para a qualificação dos caçadores da FAB.
A ver.

abs.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Dez 14, 2018 3:40 pm
por Túlio
FCarvalho escreveu: Sex Dez 14, 2018 3:35 pm

Vi e revi Carlos, e continuo com a mesma compreensão. O F será utilizado, também, como uma aeronave de conversão operacional. ou nas palavras do oficial, treinamento.
Me parece que a FAB, neste momento, ainda não acredita que seja possível passar direto do Super Tucano para o modelo Gripen E sem um processo de conversão operacional.
Isso revela indiretamente as controvérsias internas no alto comando sobre a necessidade de um Lift a jato ou não. Esse assunto apesar de não estar no planejamento, continua latente em termos de debates na FAB.
Acredito que só vamos ter uma resposta mais concreta para essa situação na segunda metade da próxima década quando todos os Gripen E/F estiverem entregues e com horas de voo suficientes para subsidiar uma decisão sobre a necessidade ou não de conversão operacional para os Gripen, e se o atual modelo de formação é suficiente para atender as demandas atuais e futuras para a qualificação dos caçadores da FAB.
A ver.

abs.
Não sou nem de longe o maior fã de LIFTs a jato mas me parece que acabaremos por comprar. Ou fazer aqui. Ou vai saber.

É que a experiência com o Gripen pode ensejar algum projeto derivado mais simples, que caberia direitinho no conceito de Trainer...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Dez 14, 2018 4:09 pm
por FCarvalho
Túlio escreveu: Sex Dez 14, 2018 3:40 pm
FCarvalho escreveu: Sex Dez 14, 2018 3:35 pm Vi e revi Carlos, e continuo com a mesma compreensão. O F será utilizado, também, como uma aeronave de conversão operacional. ou nas palavras do oficial, treinamento.
Não sou nem de longe o maior fã de LIFTs a jato mas me parece que acabaremos por comprar. Ou fazer aqui. Ou vai saber.
É que a experiência com o Gripen pode ensejar algum projeto derivado mais simples, que caberia direitinho no conceito de Trainer...
Tendo a crer que mantendo-se o atual cenário tal como se configura, a trilogia Boeing + Embraer + SAAB irá nos render um lift novinho.
Se fabricado aqui ou lá fora, bem, vamos ter que esperar mais um pouco para saber.

abs.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Dez 14, 2018 5:46 pm
por Carlos Lima
Esse $$$$ todo para 8 aeronaves de treinamento. :|

Me reservo o direito de achar isso nem de longe o ideal. E em um mercado saturado de LIFTs, colocar mais um é realmente jogar $$$ no lixo.

Eu sou da opinião que essa aeronave poderia ter outro propósito "principal" (como citado na entrevista) ao invés de treinamento, mas esse sou eu.

[]s
CB

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Dez 14, 2018 11:08 pm
por FCarvalho
Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 5:46 pm Esse $$$$ todo para 8 aeronaves de treinamento. :|
Me reservo o direito de achar isso nem de longe o ideal. E em um mercado saturado de LIFTs, colocar mais um é realmente jogar $$$ no lixo.
Eu sou da opinião que essa aeronave poderia ter outro propósito "principal" (como citado na entrevista) ao invés de treinamento, mas esse sou eu.
[]s
CB
No planejamento da FAB não serão apenas 8 aeronaves. Há ainda a ideia de um segundo e terceiro lotes. Portanto, em tese, a frota pode chegar a 24 unidades, ou mais, dependendo das condições de novas encomendas.
A FAB é uma força aérea que ainda está aprendendo a ser moderna em termos de guerra aérea. O Gripen E/F faz parte desse processo de aprendizagem.
Hoje o que ela sabe de um caça biplace é que ele serve para treinamento e conversão operacional. O tempo e o avanço nas operações do caça dirão à ela o que mais ela poderá fazer com o modelo biplace. Isso vai levar uns anos. Na teoria já se sabe. Mas há uma diferença entre teoria e prática.
Quanto a um possível jato lift, se essa for a opção no futuro, bem, acho muita difícil outro tipo que não seja o Boeing/Saab T-X.
Mas tudo isso são coisas para o futuro.

Abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Dez 14, 2018 11:10 pm
por Carlos Lima
Tem que aprender muito rápido pelo visto.

Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.

Deitado eternamente em berço esplêndido...

[]s
CB

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Dez 14, 2018 11:17 pm
por FCarvalho
:cry:
Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 11:10 pm Tem que aprender muito rápido pelo visto.
Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.
Deitado eternamente em berço esplêndido...
[]s
CB
Eu acredito que como a FAB está envolvida até o pescoço com o desenvolvimento do Gripen E/F junto a Embraer e Saab, é possível que este aprendizado se dê realmente mais rápido do que se possa imaginar. Afinal, somos nós os responsáveis pelo modelo F.
Então, vamos poder atestar isso lá por 2025 quando todos os caças estiverem totalmente operacionais.

Abs

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Dez 15, 2018 12:51 am
por knigh7
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Dez 15, 2018 1:25 am
por gabriel219
Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 11:10 pm Tem que aprender muito rápido pelo visto.

Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.

Deitado eternamente em berço esplêndido...

[]s
CB
Bom mesmo era comprar caças da década de 80 travestidos de século XXI ou pagar propina pra ter o Abrams de Asa, conhecido como Rafale?

Tudo bem, eu concordo com a demora, poderia ter colocado leasing de Gripen C/D - com um desconto, claro - enquanto os E/F não chegassem, mas isso me parece viuvisse.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sáb Dez 15, 2018 5:26 am
por Carlos Lima
gabriel219 escreveu: Sáb Dez 15, 2018 1:25 am
Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 11:10 pm Tem que aprender muito rápido pelo visto.

Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.

Deitado eternamente em berço esplêndido...

[]s
CB
Bom mesmo era comprar caças da década de 80 travestidos de século XXI ou pagar propina pra ter o Abrams de Asa, conhecido como Rafale?

Tudo bem, eu concordo com a demora, poderia ter colocado leasing de Gripen C/D - com um desconto, claro - enquanto os E/F não chegassem, mas isso me parece viuvisse.
Bom

Aeronave de combate da década de 80 travestda de sec XXI?! Bom... o Gripen e uma aeronave da década de 80 travestida de sec XXI.

Vou parar por aqui porque honestamente não vem ao caso.

O meu ponto é ter uma aeronave como essa é te-lá como função primária LIFT e para quem tem muita grana mesmo sobrando.

O que isso tem a ver com a escolha do projeto? Poderia ser qualquer outro avião. Essas aeronaves biplace são muito valiosas para serem relegadas a tomar pancada de aluno.

Enfim.

[]s
CB