TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18192
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2280 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82246 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 13, 2018 9:24 pm

No novo vídeo da série, o Presidente da COPAC diz como a FAB vê o emprego da versão biposta.





Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82247 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 13, 2018 10:26 pm

Prioridade treinamento?

:|

[]CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36773
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3165 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82248 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 14, 2018 12:46 am

Carlos Lima escreveu: Qui Dez 13, 2018 10:26 pm Prioridade treinamento?
:|
[]CB
Treinamento faz parte do pacote, mas não será o único como no caso do F-5 F.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82249 Mensagem por Carlos Lima » Sex Dez 14, 2018 4:10 am

FCarvalho escreveu: Sex Dez 14, 2018 12:46 am
Carlos Lima escreveu: Qui Dez 13, 2018 10:26 pm Prioridade treinamento?
:|
[]CB
Treinamento faz parte do pacote, mas não será o único como no caso do F-5 F.
Veja o vídeo...

:|

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60796
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6410 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82250 Mensagem por Túlio » Sex Dez 14, 2018 3:00 pm

Quando a gente não gosta até qualidade é defeito... :roll: :roll: :roll: :roll:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36773
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3165 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82251 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 14, 2018 3:35 pm

Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 4:10 am
FCarvalho escreveu: Sex Dez 14, 2018 12:46 am Treinamento faz parte do pacote, mas não será o único como no caso do F-5 F.
Veja o vídeo...
:|
[]s
CB
Vi e revi Carlos, e continuo com a mesma compreensão. O F será utilizado, também, como uma aeronave de conversão operacional. ou nas palavras do oficial, treinamento.
Me parece que a FAB, neste momento, ainda não acredita que seja possível passar direto do Super Tucano para o modelo Gripen E sem um processo de conversão operacional.
Isso revela indiretamente as controvérsias internas no alto comando sobre a necessidade de um Lift a jato ou não. Esse assunto apesar de não estar no planejamento, continua latente em termos de debates na FAB.
Acredito que só vamos ter uma resposta mais concreta para essa situação na segunda metade da próxima década quando todos os Gripen E/F estiverem entregues e com horas de voo suficientes para subsidiar uma decisão sobre a necessidade ou não de conversão operacional para os Gripen, e se o atual modelo de formação é suficiente para atender as demandas atuais e futuras para a qualificação dos caçadores da FAB.
A ver.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60796
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6410 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82252 Mensagem por Túlio » Sex Dez 14, 2018 3:40 pm

FCarvalho escreveu: Sex Dez 14, 2018 3:35 pm

Vi e revi Carlos, e continuo com a mesma compreensão. O F será utilizado, também, como uma aeronave de conversão operacional. ou nas palavras do oficial, treinamento.
Me parece que a FAB, neste momento, ainda não acredita que seja possível passar direto do Super Tucano para o modelo Gripen E sem um processo de conversão operacional.
Isso revela indiretamente as controvérsias internas no alto comando sobre a necessidade de um Lift a jato ou não. Esse assunto apesar de não estar no planejamento, continua latente em termos de debates na FAB.
Acredito que só vamos ter uma resposta mais concreta para essa situação na segunda metade da próxima década quando todos os Gripen E/F estiverem entregues e com horas de voo suficientes para subsidiar uma decisão sobre a necessidade ou não de conversão operacional para os Gripen, e se o atual modelo de formação é suficiente para atender as demandas atuais e futuras para a qualificação dos caçadores da FAB.
A ver.

abs.
Não sou nem de longe o maior fã de LIFTs a jato mas me parece que acabaremos por comprar. Ou fazer aqui. Ou vai saber.

É que a experiência com o Gripen pode ensejar algum projeto derivado mais simples, que caberia direitinho no conceito de Trainer...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36773
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3165 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82253 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 14, 2018 4:09 pm

Túlio escreveu: Sex Dez 14, 2018 3:40 pm
FCarvalho escreveu: Sex Dez 14, 2018 3:35 pm Vi e revi Carlos, e continuo com a mesma compreensão. O F será utilizado, também, como uma aeronave de conversão operacional. ou nas palavras do oficial, treinamento.
Não sou nem de longe o maior fã de LIFTs a jato mas me parece que acabaremos por comprar. Ou fazer aqui. Ou vai saber.
É que a experiência com o Gripen pode ensejar algum projeto derivado mais simples, que caberia direitinho no conceito de Trainer...
Tendo a crer que mantendo-se o atual cenário tal como se configura, a trilogia Boeing + Embraer + SAAB irá nos render um lift novinho.
Se fabricado aqui ou lá fora, bem, vamos ter que esperar mais um pouco para saber.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82254 Mensagem por Carlos Lima » Sex Dez 14, 2018 5:46 pm

Esse $$$$ todo para 8 aeronaves de treinamento. :|

Me reservo o direito de achar isso nem de longe o ideal. E em um mercado saturado de LIFTs, colocar mais um é realmente jogar $$$ no lixo.

Eu sou da opinião que essa aeronave poderia ter outro propósito "principal" (como citado na entrevista) ao invés de treinamento, mas esse sou eu.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36773
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3165 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82255 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 14, 2018 11:08 pm

Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 5:46 pm Esse $$$$ todo para 8 aeronaves de treinamento. :|
Me reservo o direito de achar isso nem de longe o ideal. E em um mercado saturado de LIFTs, colocar mais um é realmente jogar $$$ no lixo.
Eu sou da opinião que essa aeronave poderia ter outro propósito "principal" (como citado na entrevista) ao invés de treinamento, mas esse sou eu.
[]s
CB
No planejamento da FAB não serão apenas 8 aeronaves. Há ainda a ideia de um segundo e terceiro lotes. Portanto, em tese, a frota pode chegar a 24 unidades, ou mais, dependendo das condições de novas encomendas.
A FAB é uma força aérea que ainda está aprendendo a ser moderna em termos de guerra aérea. O Gripen E/F faz parte desse processo de aprendizagem.
Hoje o que ela sabe de um caça biplace é que ele serve para treinamento e conversão operacional. O tempo e o avanço nas operações do caça dirão à ela o que mais ela poderá fazer com o modelo biplace. Isso vai levar uns anos. Na teoria já se sabe. Mas há uma diferença entre teoria e prática.
Quanto a um possível jato lift, se essa for a opção no futuro, bem, acho muita difícil outro tipo que não seja o Boeing/Saab T-X.
Mas tudo isso são coisas para o futuro.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82256 Mensagem por Carlos Lima » Sex Dez 14, 2018 11:10 pm

Tem que aprender muito rápido pelo visto.

Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.

Deitado eternamente em berço esplêndido...

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36773
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3165 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82257 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 14, 2018 11:17 pm

:cry:
Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 11:10 pm Tem que aprender muito rápido pelo visto.
Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.
Deitado eternamente em berço esplêndido...
[]s
CB
Eu acredito que como a FAB está envolvida até o pescoço com o desenvolvimento do Gripen E/F junto a Embraer e Saab, é possível que este aprendizado se dê realmente mais rápido do que se possa imaginar. Afinal, somos nós os responsáveis pelo modelo F.
Então, vamos poder atestar isso lá por 2025 quando todos os caças estiverem totalmente operacionais.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18192
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2280 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82258 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 15, 2018 12:51 am

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13620
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2333 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82259 Mensagem por gabriel219 » Sáb Dez 15, 2018 1:25 am

Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 11:10 pm Tem que aprender muito rápido pelo visto.

Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.

Deitado eternamente em berço esplêndido...

[]s
CB
Bom mesmo era comprar caças da década de 80 travestidos de século XXI ou pagar propina pra ter o Abrams de Asa, conhecido como Rafale?

Tudo bem, eu concordo com a demora, poderia ter colocado leasing de Gripen C/D - com um desconto, claro - enquanto os E/F não chegassem, mas isso me parece viuvisse.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82260 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Dez 15, 2018 5:26 am

gabriel219 escreveu: Sáb Dez 15, 2018 1:25 am
Carlos Lima escreveu: Sex Dez 14, 2018 11:10 pm Tem que aprender muito rápido pelo visto.

Claro que sempre podemos continuar curtindo o nosso atraso. Não tem pressa... somos pacificos.

Deitado eternamente em berço esplêndido...

[]s
CB
Bom mesmo era comprar caças da década de 80 travestidos de século XXI ou pagar propina pra ter o Abrams de Asa, conhecido como Rafale?

Tudo bem, eu concordo com a demora, poderia ter colocado leasing de Gripen C/D - com um desconto, claro - enquanto os E/F não chegassem, mas isso me parece viuvisse.
Bom

Aeronave de combate da década de 80 travestda de sec XXI?! Bom... o Gripen e uma aeronave da década de 80 travestida de sec XXI.

Vou parar por aqui porque honestamente não vem ao caso.

O meu ponto é ter uma aeronave como essa é te-lá como função primária LIFT e para quem tem muita grana mesmo sobrando.

O que isso tem a ver com a escolha do projeto? Poderia ser qualquer outro avião. Essas aeronaves biplace são muito valiosas para serem relegadas a tomar pancada de aluno.

Enfim.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder