Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Out 03, 2017 12:52 pm
Ainda bem que não somos inimigos dos EUA, Rússia nem China (pelo contrário, aliás). Assim, 4,5G tá mais do que bueno.
Esses dias tivemos na televisão o Comandante do Exército (e não eu, Bolovo, o petralha de merda) falando de ameaça a soberania nacional citando nominalmente chefes de estado europeus, de países que hoje já contam com caças de quinta geração.Túlio escreveu:Ainda bem que não somos inimigos dos EUA, Rússia nem China (pelo contrário, aliás). Assim, 4,5G tá mais do que bueno.
Falamos da mesma pessoa? A que conheço tem um subordinado que dia desses abriu o berreiro por GOLPE MILITAR e não foi sequer repreendido. Repito: falamos da mesma pessoa?Bolovo escreveu: Esses dias tivemos na televisão o Comandante do Exército (e não eu, Bolovo, o petralha de merda) falando de ameaça a soberania nacional citando nominalmente chefes de estado europeus, de países que hoje já contam com caças de quinta geração.
Sim, da mesma pessoa. Isso invalida algo?Túlio escreveu:Falamos da mesma pessoa? A que conheço tem um subordinado que dia desses abriu o berreiro por GOLPE MILITAR e não foi sequer repreendido. Repito: falamos da mesma pessoa?Bolovo escreveu: Esses dias tivemos na televisão o Comandante do Exército (e não eu, Bolovo, o petralha de merda) falando de ameaça a soberania nacional citando nominalmente chefes de estado europeus, de países que hoje já contam com caças de quinta geração.
Porque se é o caso, que credibilidade tem?
Você continua EDIT MOD - Túlio. Termo exclusivo da Moderação.Marechal-do-ar escreveu:"designers of ... claims" isso não veio da Sukhoi, eu dizer que alguém da Sukhoi me disse algo não faz dessa informação oficial, seria muito melhor se você pudesse falar nome e cargo de quem disse isso, ou melhor, antes manda um email para ele perguntando isso.knigh7 escreveu:Ora, eu havia deixado bem destacado no livro e copiado embaixo da imagem de onde veio a informação. Veio da Sukhoi. 30 vezes menor que o Su-27, sendo aliás na página seguinte o autor discrimina o Su-35 do Su-27.
Olá Luís Henrique,Luís Henrique escreveu:
Manuel, bom dia.
Os dados de 1,2 m² do F-16,
0,75 m² para Super Hornet
0,50 m² para Eurofighter
0,20 m² para Rafale
0,10 m² para Gripen NG
são TODOS ESTIMATIVAS não confirmadas, se referem ao RCS FRONTAL e não ao RCS médio e são estimativas do MELHOR CASO, obviamente DESARMADOS.
O Su-35 com RCS médio de 2 m² e RCS FRONTAL de 1m² é EQUIVALENTE aos demais caças de 4ª geração PLUS.
http://www.defesabrasil.com/forum/posti ... &p=5477768Penguin escreveu:By Signatory do Key Publishing Ltd Aviation Forums, responsável pelo Gripen News (http://gripennewsthread.blogspot.com.br/ e https://twitter.com/GripenNews)
The Swedish defence research agency names the average rcs of Gripen A to 0.1m2
http://forum.keypublishing.com/archive/ ... 85882.htmlGripen has very small Infra-red and radar signature. This has been further reduced for each new version. Gripen has less than 1/10th the average RCS of a F-16C and most likely the lowest RCS and IR signature of any non-stealth fighter today. A new Volvo Aero radial flame holder has significantly reduced the IR signature from the engine section. The aircraft has a innovative air/fuel distribution system with a set of heat exchangers, ram air intakes, shoulder placed exchaust ducts and computerized control to cool down the aircraft. When fuel reach a specified temperature from a heat source it is replaced by cooler fuel that has been distributed through these systems. The flash protection has been replaced in 39C to be a conductive paint as opposed to the metallic stripes this has both lowered rcs and support costs. Lights has been changed from bulbs to LED and there's also infra-red lights on the aircraft for lo-vis night flights so FAC's or wingmen with NVG can see the aircraft in the night.
Signature reductions was part of design start, reduced for 39C and will according to the SwAF be further reduced for the Gripen NG.
A base é o livro da KeyPublishing. Mas a Ria Novosti acaba batendo com a informação.Luís Henrique escreveu:
Se todos os RCS dos caças citados são ESTIMADOS, você acha que o RCS do Su-57 está disponível na internet ?
Há o Mirage 2000, o Mirage 2000-5 e o Mirage 2000-9.Luís Henrique escreveu: Quando a Dassault diz que o Rafale possui RCS 10 ou 15x menor que o Mirage 2000, esta falando de qual VERSÃO do Mirage 2000? Esta falando do RCS médio? Está falando do RCS frontal?
Esta falando do MELHOR caso ou do PIOR caso?
Observa também no caso do Su-35 e do Su-57 que eles usam como comparação a versão básica (Su-27).Luís Henrique escreveu: O mesmo te pergunto sobre o Su-57.
30 x menor que o Su-27.... estão falando do Su-27 original? Do Su-27 modernizado? De um Su-27 com algo como o Sky Glass do F-16? Ou se referia ao Su-35 que é uma profunda modernização do Su-27?
Ele se referia ao RCS médio, frontal, ou a que?
Era o MELHOR caso ou o PIOR?
É claro que são muitas as variáveis a começar com a própria frequência do radar.Luís Henrique escreveu: Enfim. São MUITAS variáveis para saber exatamente ao certo.
10x vezes já é uma ordem de magnitude. A Sukhoi conseguiu desenvolver um caça com um rcs 30 vezes menor. É ótimo pra ela.Luís Henrique escreveu:
O que a literatura nos diz é isso:
Caças de 5ª geração, para serem considerados como tal, precisam ser FURTIVOS.
Os caças de 4ª geração PLUS NÃO SÃO furtivos. São DISCRETOS.
Existe uma DIFERENÇA DE ORDEM DE MAGNITUDE.
Portanto comparar o RCS das 2 gerações é SEM SENTIDO.
Vc várias vezes citou a redução do rcs do Su-35 frente ao Su-27.Luís Henrique escreveu:
INDEPENDENTE do que a Sukhoi diz, ou o especialista X disse, NINGUÉM vai falar o RCS real, é muita contra-informação.
Sem dúvida o design do Pak Fa conseguiu fazer com que um caça grande, com 2 turbinas enormes e sem dispores de gases e com metade do disco das palhetas aparecendo ficasse com rcs próximo a 2 caças caça bem menores e com soluções para furtividade que o próprio Pak Fa não tem. O disco das palhetas não aparecem no Rafale e Gripen.Luís Henrique escreveu: É só olhar o design do Su-57 e olhar os 4ª geração PLUS, é só colocar MÍSSEIS E ARMAMENTOS nos 4ª geração, que este debate perde o sentido.
Não é o caso de imcompetência. O Pak Fa mesmo compartilhando tecnologia desenvolvida para o Su-35, está sendo gasto pouco no desenvolvimento em comparação com o f-22.Luís Henrique escreveu:
Parece que os russos são INCOMPETENTES.
Eles tiveram que produzir um 5ª geração, limitar a carga de armas do caça com BAIAS INTERNAS, desenvolver TUDO novo. Gastar BILHÕES e levar ANOS E ANOS de desenvolvimento, para apresentar um resultado que os Europeus já possuem há DÉCADAS.
Vou pinçar só essa frase e lançar um desafio:knigh7 escreveu:Luís Henrique, vc não vai encontrar nenhum analista sério nivelando a furtividade do Pak Fa ao F-22.
Sim, Lima, eu concordo com vc, que o executivo vai puxar sardinha para o lado do produto da empresa.Carlos Lima escreveu:Os UCAVs ajudam um pouco, mas não resolvem o problema. Esse papo de UCAV resolve o problema contra sistemas de mísseis complexos é de uma simplificação sem tamanho.knigh7 escreveu:Você não leu uma parte do que eu escrevi. No futuro o ataque em locais protegidos como pela Flygvapnet será realizado pelos UCAVs, como o nEUron.
Faltou eu acrescentar que é realizados também por armamento stand-off.
Na opinião do executivo na SAAB com quem eu conversei no fim de semana, o Gripen precisa de casulos como o WEP para armamento ar-ar. Mas ainda não houve requerimento de uma Força Aérea usuária do caça casulos desse tipo.
Mesmo os operadores de aeronaves furtivas contam com um certo número de perdas em caso de conflito, mesmo eles sabem que UCAVs não resolvem problemas.
Os casulos WEP ajudam um pouquinho, mas as características aerodinâmicas da aeronaves e aquele monte de anteninhas e mísseis na ponta das asas colocam tudo a perder. Problema que é só piorado com pods, tanques de combustível, etc.
Obviamente que o Executivo da SAAB tem que vender o peixe dele, afinal seria muito bobo ele dizer que o avião dele sofreria.
Sendo assim qual a ""solução"" que ele sugere? Oferecer a compra de UCAVs produzidos pela SAAB!
A máxima continua válida... levou penduricalhos, não tem o perfil correto, vai levar muita desvantagem.
[]s
CB