sapao escreveu:Primeiro, eu sou pró armamento americano, nem por isso critico a compra dos Mi-35, pois realmente não temos dinheiro para operar AH-64 Apache, nem Tiger, nem Mangusta.
Temos sim, e da maneira como é colocada parace que a hora de vôo do Sabre custa 1/10 do que destes helis!
Acredite, a hora de vôo dele não é tão mais barata assim, porem não se define o vetor pelo preço da hora de vôo.
Sim, se o colega desejar continuar a acreditar nisso, é da sua liberdade pensar assim. E não, eu não quis dizer que a hora de voo do SABRE custa 1/10 do Apache, Tiger ou Mangusta, mas também não custa 9/10, nem muito menos quis definir sua qualidade pelo seu custo. É uma simples comparação realista sobre nosso poder de compra e operação.
sim porque acredito que a função do Mi-35 é compatível com o EB, não com a FAB,
Sugiro primeiro a leitura da DMA 1-1, Doutrina Básica da Força Aérea Brasileira e depois a Doutrina Militar Terrestre do Exercito Brasileiro, para que seu argumento possa ter "valor agregado" (essa moda pega), porque achar você pode achar o que quiser mas lembre-se que para cada coisa nas FFAA existe um objetivo, uma missão.
Ninguem compra ou define algo por ser bonito ou por achar que fica legal, para saber o que definir tem que saber o que atingir, e sem a leitura de pelo menos esse dois documentos temos apenas opiniões pessoais.
Opiniões são validas, mas não necessariamente consistentes.
Pois, a FAB pode alterar como quiser suas funções, desde que justifique suas ações. Isso não está ao nosso alcance. Mas não consegue alterar o proposto de uma aeronave como o Mi-35. Mas deixa isso pra lá
mas a compra foi feita pela FAB justamente por acreditarem que tudo o que voa, deve ser da FAB prioritariamente, assim como aconteceu com os P3 onde ainda existem intendidos que justificam a ida para a FAB, sem perceber a tamanha besteira que estão a justificar.
Justificar a quem?
Você viu alguma nota do CECOMSAER ou do MD justificando alguma coisa?
A compra foi feita pela FAB, com autorização do MD, porque a patrulha maritima É missão da FAB.
Por mais que você ache que a FAB manda em tudo, existem entendidos acima e ao redor dela que querem que continue assim, e assim vai ser.
Pois, as outras marinhas estão erradas em pensar que patrulhar o mar é função delas. Como eu já disse, desde que justifique seus interesses e ações, qualquer missão aérea é missão da FAB, mas nem por isso somos obrigado a concordar com os "entendidos".
Ou o resto das principais marinhas mundiais estão erradas, e deveriam aprender com nossos experts... é como um virgem a ensinar como se levar uma mulher pra cama...
O restante das marinhas mundiais está preocupadas com os problemas delas, o que é bom para o Brasil sabemos NÓS.
A US NAVY por exemplo manteve a patrulha após a II WW, pois o processo de formação da USAF foi diferente que aqui.
Aqui, quando da criação da FAB TODOS os meios aéreos foram alocados a ela, pois existia um conflito e a melhor solução a epoca se achou que era essa.
E assim permanece até hoje, não sei se funcionaria na Holanda, mas funciona muito bem aqui.
Algums paises como a Noruega utilizam o P-3 na propria força aérea, outros como Israel colocam tudo que voa sob o comando da força aerea e aqui no Brasil se decidiu manter o P-3 na FAB.
Cuidado ao escolher ir pelo caminho do mais utilizado por outros, você pode acabar tendo que aprender com o Brasil como se faz um centro integrado de defesa aerea.
E sobre o virgem que você citou, caso você não saiba a Patrulha foi a primeira aviação de combate da FAB, sendo responsavel por entrar na guerra, antes mesmo da aviação de caça.
De Virgem a Patrulha talvez tenha o signo...
Eu sei sobre a história, mas nem por isso justifica o facto de estar a cumprir funções que cabem a MB porque sempre foi assim. Pode ser que uma FAer aqui ou ali opere no mar, mas isso não quer dizer que tal seja a melhor opção, pois podemos buscar exemplos em FFAA's que tem muita experiência em combate, que mostram que cada um tem que exercer e esforçar-se ao máximo as tarefas que lhe são dadas, nos meios que mais estão adaptados. Dá para se ter muitos exemplos nisso, basta pensar um pouco fora da bolha...
Segundo, acredito que a compra dos Mi-35, num primeiro momento, foi equivocada, pois deveriam ter introduzido o Mi-28 Havoc, um Helicóptero de Ataque puro, único concorrente directo com o AH-64 Apache. Justificar a compra do Mi-35 com a sua ínfima capacidade de transporte de carga/tropas é uma besteira sem tamanho, senão, todos Helicópteros de Ataque teriam o mesmo.
E quem justificou a compra dele pela capacidade de carga?
Como você sabe que o MI-28 ou o AH-64 são mais aconselhaveis para a FAB do que o MI-35?
Voce leu o grafico de performance deles para comparar?
Falou com os pilotos e mantenedores deles?
E porque foi criado o Apache e o Havoc, se havia uma opção melhor no mercado, como o Hind para Heli de Ataque? Bom, não é preciso ser um especialista, ou um super-entendido com um o poder de um milêncio de experiência no comando das FFAA's para perceber que como ataque, o Havoc é melhor opção do que um Multi-Propósito como o Mi-35. Mas aí volta a baila a velha história do dinheiro... será que teríamos dinheiro para operar os 2 vetores? Mi-35 e Mi-28? Pra mim, a única justificativa para iniciarmos pelo Mi-35 é o facto dele ser multi-propósito, e poder transportar também, pois se fosse o propósito de atacar apenas, talvez a compra não teria saído agora. Estamos a iniciar na operação de meios tão avançados ainda. Mas veja lá, isso é a minha opinião, baseada no meu raciocínio... não precisa comparar minha opinião com a dos anciões das nossas FFAA's (desculpa pelo tom de brincadeira)
Não, o Mi-35 não é um Helicóptero de Ataque puro, ele deriva do Mi-24 Hind, que foi criado para ajudar as tropas de solo (e caçar tanques) da ex-USSR, que na sua maioria massiça era composta por meios terrestres. E quem possui tropas terrestres nas FFAA Brasileiras? O Exército Brasileiro.
Sim, ele é sim um helicoptero de ataque puro.
O conceito pode ser antigo, mas não quer dizer que é obsoleto, assim como o B-52 e o A-10.
E a URSS era composta majoritariamente por meios terrestres porque seu exercito possuia o maior efetivo, como em qualquer lugar do mundo.
Mesmo assim sua força aerea e de submarinos eram tão ou mais perigosos que as forças terestres.
Mas a intenção por detrás da criação do Hind não era um Heli de Ataque puro, e pra isso foram criados 2 outros depois, e seu conceito não tem relação com o B-52 nem com o A-10. O A-10 está mais para o Havoc do que para o Hind... E o B-52 não está para nenhum. Desculpe se percebi mal a comparação. Aonde o Hind precisava operar, os submarinos não faziam diferença, e a FAer não era suficiente, por isso ele foi introduzido no Exército.
Agora, se a compra fosse feita pelo EB, e não pela FAB, imagina como ficaria a alta cúpula do MD, a explicar para a FAB que a prioridade para uma aeronave, primeira do tipo na história do Brasil, iria para o EB,
A velha teoria do poste mijando no cachorro.
Aonde, em que situação você acha que o NJ ou o Lula iam ter que "explicar" suas decisões para um subordinado?
Pois, é a história da mordaça. Recebe o presente, e não reclame, se não nunca mais ganha...
e eles ainda se veriam obrigados a formar pilotos em todas etapas de aprendizado para operar tal aeronave?
E você acha que por serem da FAB os pilotos pularam alguma etapa do processo?
Não percebeu o que eu quis dizer. Disse que além de não receberem, ainda se veriam obrigado a treinar os pilotos do EB. Mas isso não vem ao caso, por isso excusa-se de comentar.
Ah, deixem de ser ingênuos, pois todos sabemos que esse tipo de "ciúmes" existe em todas forças no mundo...
Com certeza, pois as FFAA são formadas por seres humanos e todos padecemos disso; mas dai a fazer que você diz já vai para a irresponsabilidade e orgulho.
Já citei varios exemplos de cooperação entre as forças, você teria uma exemplo desse ciume que fosse concreto?
Anos sem a MB poder operar um meio aéreo não orgânico, ou não poder operar aeronaves de asas fixas no seu NAe valem como alguma coisa? Ou há justificativa pra tudo?
A mesma coisa aconteceu com os P-3, que foram directo pra FAB. Podem até ter perguntado a MB, mas do mesmo jeito que uma criança oferece doce ao amiguinho: "-Você não quer esse avião não, né?" e pronto, lá está a FAB a operar uma aeronave de patrulha marítima, com a desculpa de que a MB não suportaria os custos, mas a mesma força que ainda voa F-5BR tem $ para comprar e operar tais meios, que para a MB seriam caríssimos...
E você acha que a reunião entre os comandantes com o NJ é coordenada por quem?
A Tia Lalá?
A Xuxa?
Que fica esse papinho de um oferecer para o outro, ai eu não sei, será que devo...
Faça-me o favor e tenha um pouco mais de respeito, se não for pelos mais de 40 anos de serviço que cada um, que seja pelo menos pela idade avançada deles.
Você acha que o estado maior do EB e da MB é formado por um bando de bunda mole que só sabe dizer amém para a FAB, que por sinal só tem gente orgulhosa e egoista que não quer se sentir milindrado na imagem, nem que para isso o país se dane.
Se essa é a sua impressão das FFAA, lhe garanto que quem vai voar o que é o menor dos problemas...
Volto a perguntar: aonde a MB vai tirar 40 pilotos para o esquadrão?
Pois, para poder achar justificativa pra esse comentário há que se esforçar e tentar transformá-la numa forma de desrespeito, para poder desculpar-se... mas lembre, eu não sou militar, e nem ao menos moro no Brasil. Não devo nada a militar nenhum, pelo menos nada que eles não devam a mim também. E os pilotos do VF-1, surgiram por um passe de mágica? Com a ajuda da Tia Lalá? Da Xuxa? Quem os ensinou a operar embarcados? Nossos mestres dos magos? Querer dizer que em nossas FFAA's não existe lobby e orgulho é algo que não consigo... pois é muito transparente...
essas mesmas pessoas que aplaudem toda e qualquer decisão sobre as nossas FFAA's estão no bolo dos culpados por estarmos assim, no estado que estamos. Sempre a baixar a cabeça e aplaudir as erradas decisões dos nossos mestres dos magos...
Assim como existem aqueles que criticam não em prol de um desmepenho futuro, mas simplimsnte por não terem suas vontades vislumbrados por pelas decisões de outros e que por essa razão acham que todos os demais estão errados.
Sim, esses são os culpados... Pra tudo existe um polo positivo e um negativo, um Yin Yang.
Viva nossos caças, viva nossos meios navais, tudo fruto da grande experiência militar que possuímos... Podiamos ter várias Corvetas Barroso, mas temos apenas 1, podíamos ter varios Osórios da falida Engesa, mas só temos um protótipo, podíamos ter aprendido a fazer caças de ataque, mas temos menos de meia centena de AMX, que somente agora serão modernizados... é assim mesmo, aplaudam nossos líderes com suas sábias escolhas, engulam suas opiniões, porque aqui, ninguém sabe nada sobre nada...
Ninguem tem que apludir ninguem, basta votar e aceitar as regras do jogo. Quem comprou o Sabre fomos nos, quem mantem a patrulha na FAB somos nos. Por mais que gostemos de culpar os outros...