Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#811 Mensagem por Pablo Maica » Sex Fev 05, 2010 4:46 pm

Hehehehe daqui um pouco vão querer enquadrar o pessoal que volta do haiti tbm hehehehe!! :lol:


Um abraço e t+ :D




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#812 Mensagem por Enlil » Sex Fev 05, 2010 8:27 pm

Skyway escreveu:Que mané contrabando pô...os caras aproveitam que estão na cidade e compram coisas pra consumo próprio. Contrabando seria se eles estivessem comprando pra revender ou colocando através dos vôos a mercadoria em território nacional, mas como não é nada disso...sem problemas.
n substantivo masculino
1 Rubrica: termo jurídico.
ato de importar ou exportar mercadorias proibidas
2 Rubrica: termo jurídico.
importação clandestina de mercadorias estrangeiras sem pagar os devidos tributos

3 Derivação: por extensão de sentido.
qualquer comércio proibido por lei; tráfico ilegal
Ex.: c. de órgãos humanos
4 Derivação: por metonímia.
mercadoria contrabandeada

5 Derivação: sentido figurado. Uso: informal.
ato irregular ou praticado às escondidas
Ex.: desviar gêneros do almoxarifado é c.
6 Derivação: por extensão de sentido. Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
pessoa com quem se mantêm relações amorosas irregulares ou clandestinas
Ex.: passa as tardes com o c.

Fonte: Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa.
>

Tenho minhas dúvidas. Veja as acepções jurídicas. Os caras estão usando um A-29B para transportar COMPRAS PARTICULARES q fizeram no Paraguai. No mínimo é falta de ética usar uma aeronave ESTATAL para isso. O q tu acha de um servidor público federal usar um automóvel oficial ou policiais usarem uma viatura para transportar suas compras PARTICULARES? É o famoso "jeitinho" com q muito oportunista usa o Estado em proveito próprio. Sinceramente essa foto me indignou. Na boa Skyway, para mim não têm a mínima diferença com os outros dois casos exemplificados.




Editado pela última vez por Enlil em Sex Fev 05, 2010 10:20 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3216
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 216 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#813 Mensagem por jumentodonordeste » Sex Fev 05, 2010 9:09 pm

Enlil,

Meu comentário na última página foi técnico. Assim sendo, não expressei minha opinião sobre o fato.
Mas concordo com você. Esse é um dos casos que, sendo verdadeiro, é ao mesmo tempo imoral e ilegal. Isso compromete não só o piloto, mas também a formação, instituição e, por conseguinte, a nação. Acredito que essa atitude é incompatível com o decoro militar que sua função exige. Quando fardado, ele representa uma instituição militar, que por sua vez representa o povo Brasileiro. Povo esse que coloca o restante de suas esperanças de decência e probidade nas instituições militares, pois em todas as outras áreas essas esperanças já viraram nostalgia dos tempos áureos em que o verde da esperança brilhava mais que o amarelo da vergonha, quando "Ordem e Progresso" significavam exatamente isso e, como não poderia deixar de ser, exatamente nessa ordem.




Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#814 Mensagem por R.A.Barros » Sex Fev 05, 2010 9:29 pm

Enlil,
Não é contrabando, pois qualquer pessoa tem uma cota de 500$, junta dois pilotos a cota sobe para 1000$. Eu sinceramente fiz uma brincadeira em relação a compra no Shopping China. Pra quem não conhece, o Shopping China fica na cabeceira da pista do aeroporto.

A foto é bem velhinha, hoje ta bem maior, é o maior shopping de importados das américas.

Imagem



Abraços




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#815 Mensagem por Enlil » Sex Fev 05, 2010 10:14 pm

jumentodonordeste escreveu:Enlil,

Meu comentário na última página foi técnico. Assim sendo, não expressei minha opinião sobre o fato.
Mas concordo com você. Esse é um dos casos que, sendo verdadeiro, é ao mesmo tempo imoral e ilegal. Isso compromete não só o piloto, mas também a formação, instituição e, por conseguinte, a nação. Acredito que essa atitude é incompatível com o decoro militar que sua função exige. Quando fardado, ele representa uma instituição militar, que por sua vez representa o povo Brasileiro. Povo esse que coloca o restante de suas esperanças de decência e probidade nas instituições militares, pois em todas as outras áreas essas esperanças já viraram nostalgia dos tempos áureos em que o verde da esperança brilhava mais que o amarelo da vergonha, quando "Ordem e Progresso" significavam exatamente isso e, como não poderia deixar de ser, exatamente nessa ordem.
Perfeito Jumento do Nordeste. É exatamente disso q estou falando. Juridicamente pode não ser contrabando mas não deixa de ser falta de decoro, moral e ética por parte de militares q representam o Brasil. Ele estão FARDADOS, de SERVIÇO, USANDO aeronaves da FORÇA AÉREA BRASILEIRA para TRANSPORTAR COMPRAS PARTICULARES. É o famoso "jeitinho".

Como disse no post anterior, não vejo nenhuma diferença desse ato em relação a um servidor público ou policial q usam um automóvel oficial ou viatura para transportar compras particulares ou outros usos q não sejam da alçada oficial.

Na boa, será q estou exagerando mesmo? Não há nenhum mal nisso? Já q é hábito por lá? Sou um otário ou trouxa como já ouvi quando trabalhava no setor jurídico de um banco ESTATAL? Por não querer participar da farra de fim de ano? Quando de escriturários temporários a advogados encomendavam caixas de espumante para si na cota do banco para as festas do ano q se findava? E ainda usavam vale-táxi do banco para levar para casa? Sinceramente não vejo diferença nos casos em voga, para mim são um bando de oportunistas, são quem atrasam e sabotam este país. Não participo e muito menos legitimo esse tipo de atitude. Se ser honesto em um "país de malandros" é ser "otário", "trouxa", então sou um com muito orgulho, podem até me dar uma placa q ando com ela pindurada debaixo do pescoço na rua.

Se eu fosse comandante dessa unidade suspendia imediatamente esse dois dos planos de voo e dava advertência por escrito no currículo.

Mas esse sou eu, não mando em nada nem em ninguém, logo segue o "velho Brasil", o dos hábitos do passado, o Brasil da reprodução do atraso, sobretudo de mentalidade, de visão de mundo. Sigo aqui, trouxamente almejando um ideário de Brasil do futuro, o q se veste e se honra a camiseta. O q se canta o hino nacional até debaixo de bombardeio aéreo (vide tópico sobre o Hino Nacional criado pelo Marino nas Gerais).

Enfim, um grande [] de um "otário brasileiro".




Editado pela última vez por Enlil em Sex Fev 05, 2010 10:20 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3216
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 216 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#816 Mensagem por jumentodonordeste » Sex Fev 05, 2010 10:17 pm

Tenha o seu comentário, na íntegra, como se fosse meu.

Sou também um "otário Brasileiro" e, felizmente, quero continuar assim.




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#817 Mensagem por Enlil » Sex Fev 05, 2010 10:18 pm

R.A.Barros escreveu:Enlil,
Não é contrabando, pois qualquer pessoa tem uma cota de 500$, junta dois pilotos a cota sobe para 1000$. Eu sinceramente fiz uma brincadeira em relação a compra no Shopping China. Pra quem não conhece, o Shopping China fica na cabeceira da pista do aeroporto.

A foto é bem velhinha, hoje ta bem maior, é o maior shopping de importados das américas.

Imagem



Abraços
Sendo contrabando ou não R.A.Barros o problema para mim é outro. Expliquei o meu ponto de vista no post anterior para o Jumento do Nordeste.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#818 Mensagem por Skyway » Sex Fev 05, 2010 10:24 pm

Vocês tão de sacanagem né?

Bom, vou explicar então... É normal no mundo inteiro pilotos e tripulação levar bens pessoais na aeronave. O A-1 tem um compartimento a direita e abaixo da cabine que cabe uma mala de viagem daquelas de rodinha! Um C-130 então, nem comento!

Se o cara vai a uma cidade, e compra o que ele pode e tem o direito de comprar, qual o problema nisso?
Ta, podem discutir ai por 500 páginas se é mesmo legal ou não o militar comprar algo numa cidade fronteiriça com o Paraguai...mas discutir o uso da aeronave da FAB para transporte dos mesmos é perda de tempo, uma vez que isso é muito mais normal do que pensam, e no mundo inteiro! Os americanos então são mestres...usam até um tanque externo convertido pra "porta-malas" nos F-16 e F-15. E é equipamento orginial, não é gambiarra.

E Enlil, no mesmo post meu que vc destacou, meu segundo exemplo é justamente o que você explicou em seu post... :wink:

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#819 Mensagem por Enlil » Sex Fev 05, 2010 10:26 pm

Para mim existe um diferença abissal entre bagagem e compras. Mas tá bleza, não vou extender mais esse assunto.




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#820 Mensagem por Thor » Sex Fev 05, 2010 10:48 pm

jumentodonordeste escreveu:
R.A.Barros escreveu: É pra consumo próprio mesmo.
Mas são bem espertos, ouvi uma história que o T-25 da BACG é um carrinho de compras.
Creio que, como estudante de direito, estou habilitado para essa resposta.
Realmente o piloto não poderia ser enquadrado por contrabando. Só poderia ser condenado assim se o produto que ele está trazendo ao país for proibido aqui dentro.

O delito do piloto é conhecido como "DESCAMINHO" um crime de ordem tributária, que pode ser resolvido simplesmente pagando o valor do tributo. Mas também pode dar reclusão de até 4 anos, depende muito das circunstâncias.
Caso seja comprovado algum tipo de facilitação por parte da Força Aérea- oficiais superiores da base- isso poderia ser explorado por um promotor para autuar a instituição (Art.318-CPB).

Alguns trechos interessantes no Art.334-CPB.
Contrabando ou descaminho

Art. 334 Importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria:

Pena - reclusão, de um a quatro anos.

c) vende, expõe à venda, mantém em depósito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedência estrangeira que introduziu clandestinamente no País ou importou fraudulentamente ou que sabe ser produto de introdução clandestina no território nacional ou de importação fraudulenta por parte de outrem; (Incluído pela Lei nº 4.729, de 14.7.1965)

d) adquire, recebe ou oculta, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedência estrangeira, desacompanhada de documentação legal, ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos. (Incluído pela Lei nº 4.729, de 14.7.1965)

§ 3º - A pena aplica-se em dobro, se o crime de contrabando ou descaminho é praticado em transporte aéreo. (Incluído pela Lei nº 4.729, de 14.7.1965)
Como diz meu professor de direito penal: "Um bom promotor é capaz de destruir instituições sólidas como a própria nação".

EDIT:

Lembrei da frase:

"Um bom promotor é capaz de destruir instituições sólidas como a própria nação, utilizando apenas uma gota d'agua"
Isso é uma prática comum. A maioria dos Esquadrões têm que fazer missões de navegação por instrumentos, principalmente os de instrução (A-29, T-25 e T-27). É comum os pilotos escolherem circuitos maiores, dentre eles por que não ir a Porã e aproveitar e comprar uma lembrança para as crianças?
Nessas fotos, essa sacola é uma quantidade exorbitante de mercadorias para duas pessoas...acho que eles vão abrir uma loja lá em Natal com isso. :P
Quem conhece a casa China, sabe que as compras são feitas com nota fiscal e que na saída da cidade tem um posto da Receita Federal, bem como o aeroporto de Ponta Porã é internacional, ou seja, possui posto da Receita também.
É praticamente impossível ir a Porã e não comprar alguma coisa lá...é muito bom, show de bola.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#821 Mensagem por binfa » Sex Fev 05, 2010 10:57 pm

T 27 EDA (EMBRAER EMB 312 TUCANO)
http://farm5.static.flickr.com/4036/4332510374_644b59cab7_o.jpg




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#822 Mensagem por Thor » Sex Fev 05, 2010 11:00 pm

Enlil escreveu:
jumentodonordeste escreveu:Enlil,

Meu comentário na última página foi técnico. Assim sendo, não expressei minha opinião sobre o fato.
Mas concordo com você. Esse é um dos casos que, sendo verdadeiro, é ao mesmo tempo imoral e ilegal. Isso compromete não só o piloto, mas também a formação, instituição e, por conseguinte, a nação. Acredito que essa atitude é incompatível com o decoro militar que sua função exige. Quando fardado, ele representa uma instituição militar, que por sua vez representa o povo Brasileiro. Povo esse que coloca o restante de suas esperanças de decência e probidade nas instituições militares, pois em todas as outras áreas essas esperanças já viraram nostalgia dos tempos áureos em que o verde da esperança brilhava mais que o amarelo da vergonha, quando "Ordem e Progresso" significavam exatamente isso e, como não poderia deixar de ser, exatamente nessa ordem.
Perfeito Jumento do Nordeste. É exatamente disso q estou falando. Juridicamente pode não ser contrabando mas não deixa de ser falta de decoro, moral e ética por parte de militares q representam o Brasil. Ele estão FARDADOS, de SERVIÇO, USANDO aeronaves da FORÇA AÉREA BRASILEIRA para TRANSPORTAR COMPRAS PARTICULARES. É o famoso "jeitinho".

Como disse no post anterior, não vejo nenhuma diferença desse ato em relação a um servidor público ou policial q usam um automóvel oficial ou viatura para transportar compras particulares ou outros usos q não sejam da alçada oficial.

Na boa, será q estou exagerando mesmo? Não há nenhum mal nisso? Já q é hábito por lá? Sou um otário ou trouxa como já ouvi quando trabalhava no setor jurídico de um banco ESTATAL? Por não querer participar da farra de fim de ano? Quando de escriturários temporários a advogados encomendavam caixas de espumante para si na cota do banco para as festas do ano q se findava? E ainda usavam vale-táxi do banco para levar para casa? Sinceramente não vejo diferença nos casos em voga, para mim são um bando de oportunistas, são quem atrasam e sabotam este país. Não participo e muito menos legitimo esse tipo de atitude. Se ser honesto em um "país de malandros" é ser "otário", "trouxa", então sou um com muito orgulho, podem até me dar uma placa q ando com ela pindurada debaixo do pescoço na rua.

Se eu fosse comandante dessa unidade suspendia imediatamente esse dois dos planos de voo e dava advertência por escrito no currículo.

Mas esse sou eu, não mando em nada nem em ninguém, logo segue o "velho Brasil", o dos hábitos do passado, o Brasil da reprodução do atraso, sobretudo de mentalidade, de visão de mundo. Sigo aqui, trouxamente almejando um ideário de Brasil do futuro, o q se veste e se honra a camiseta. O q se canta o hino nacional até debaixo de bombardeio aéreo (vide tópico sobre o Hino Nacional criado pelo Marino nas Gerais).

Enfim, um grande [] de um "otário brasileiro".
Peraí Enlil,
Eu sou piloto, por exemplo.
Quer dizer que se eu for fazer uma missão operacional, de treinamento e pousar em qualquer aeródromo, não posso comprar nada nesse local e incorporar na minha bagagem pessoal??
Quando qualquer funcionário, exemplo, alguém do PT ou o próprio presidente em suas viagens internacionais, comprar alguma lembrança não pode embarcar no avião??
Não entendi...
Talvez você esteja querendo dizer que eles estão trazendo material proibido, ou que tenham burlado a receita federal na saída ou no aeroporto, ai concordo contigo.
Não sei qual sua profissão, mas na próxima vez que viajar a serviço de sua empresa, só leve o uniforme, o laptop e os papéis, e por favor não compre nem uma lembrança no shopping para sua filha ou esposa, combinados??
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#823 Mensagem por R.A.Barros » Sex Fev 05, 2010 11:05 pm

Thor, você é da BACG?
Abraços




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#824 Mensagem por Thor » Sex Fev 05, 2010 11:16 pm

R.A.Barros escreveu:Thor, você é da BACG?
Abraços
Não, mas vou muito aí e nas minhas folgas dava um pulo aí em Porã e aumentava minha bagagem de tripulante.... Não sabia que não era permitido ou anti-ético.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Acervo Fotográfico - Força Aerea Brasileira (FAB)

#825 Mensagem por Enlil » Sex Fev 05, 2010 11:17 pm

Thor escreveu:
Enlil escreveu: Perfeito Jumento do Nordeste. É exatamente disso q estou falando. Juridicamente pode não ser contrabando mas não deixa de ser falta de decoro, moral e ética por parte de militares q representam o Brasil. Ele estão FARDADOS, de SERVIÇO, USANDO aeronaves da FORÇA AÉREA BRASILEIRA para TRANSPORTAR COMPRAS PARTICULARES. É o famoso "jeitinho".

Como disse no post anterior, não vejo nenhuma diferença desse ato em relação a um servidor público ou policial q usam um automóvel oficial ou viatura para transportar compras particulares ou outros usos q não sejam da alçada oficial.

Na boa, será q estou exagerando mesmo? Não há nenhum mal nisso? Já q é hábito por lá? Sou um otário ou trouxa como já ouvi quando trabalhava no setor jurídico de um banco ESTATAL? Por não querer participar da farra de fim de ano? Quando de escriturários temporários a advogados encomendavam caixas de espumante para si na cota do banco para as festas do ano q se findava? E ainda usavam vale-táxi do banco para levar para casa? Sinceramente não vejo diferença nos casos em voga, para mim são um bando de oportunistas, são quem atrasam e sabotam este país. Não participo e muito menos legitimo esse tipo de atitude. Se ser honesto em um "país de malandros" é ser "otário", "trouxa", então sou um com muito orgulho, podem até me dar uma placa q ando com ela pindurada debaixo do pescoço na rua.

Se eu fosse comandante dessa unidade suspendia imediatamente esse dois dos planos de voo e dava advertência por escrito no currículo.

Mas esse sou eu, não mando em nada nem em ninguém, logo segue o "velho Brasil", o dos hábitos do passado, o Brasil da reprodução do atraso, sobretudo de mentalidade, de visão de mundo. Sigo aqui, trouxamente almejando um ideário de Brasil do futuro, o q se veste e se honra a camiseta. O q se canta o hino nacional até debaixo de bombardeio aéreo (vide tópico sobre o Hino Nacional criado pelo Marino nas Gerais).

Enfim, um grande [] de um "otário brasileiro".
Peraí Enlil,
Eu sou piloto, por exemplo.
Quer dizer que se eu for fazer uma missão operacional, de treinamento e pousar em qualquer aeródromo, não posso comprar nada nesse local e incorporar na minha bagagem pessoal??
Quando qualquer funcionário, exemplo, alguém do PT ou o próprio presidente em suas viagens internacionais, comprar alguma lembrança não pode embarcar no avião??
Não entendi...
Talvez você esteja querendo dizer que eles estão trazendo material proibido, ou que tenham burlado a receita federal na saída ou no aeroporto, ai concordo contigo.
Não sei qual sua profissão, mas na próxima vez que viajar a serviço de sua empresa, só leve o uniforme, o laptop e os papéis, e por favor não compre nem uma lembrança no shopping para sua filha ou esposa, combinados??
Abraços
Vejo uma grande diferença entre incoporar dentro da bagagem de adjascente a ela. O Estado não é um empresa; uma empresa não transporta seus funcionários através das FAs mas sim através de outras empresas. O assunto para mim está encerrado. O q eu tinha para dizer está nos posts acima. Não sou casado, não tenho filhos. [].




Responder