F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#811 Mensagem por Moccelin » Dom Jul 08, 2007 12:53 am

Na minha opínião de pouco conhecedor da rotina de um piloto eu não acredito que coloquem os F-16 no 1ºGDA... Imagina... Fazer a transiçao para um vetor e pouquíssimo tempo depois pra outro... Não só os pilotos, mas os mecânicos etc... Sem contar que o M2000 ainda é um interceptador mais capaz que o F-16 a meu ver... Se colocarmos um "radarzinho" lá do povo de Davi então... Sei lá... EU (como uma pessoa que gosta, mas não entende muito de aviões) daria uma modernizadinha básica nos M2000...
Alguém sabe de alguma Força Aérea que o fez??? Quanto custou, se aumentou muito a capacidade "eletrônica" do vetor etc???




The cake is a lie...
marcelosobrado
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 134
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 12:31 am

#812 Mensagem por marcelosobrado » Dom Jul 08, 2007 1:04 am

Luís Henrique escreveu:Eu tb estou pensando onde a FAB vai colocar os F-16....

O 1 GDA vai passar para F-16 e em alguns anos para Rafale???

Ou os F-16 ficam na Amazonia e os M2000 continuam no 1GDA até a chegada dos Rafale???

:?


Ñ gosto da idéia de colocar o caças mais modernos na Amazonia, com os Su-30 da FAV por perto é melhor manter distância, manda pra lá os M2000 ou os F-5.
Eu digo isso por se a FAV realizar um ataque preventivo/surpresa e os F-16 estiverem baseados por lá podemos ficar em maus lençóis.
*
*
*
*




marcelosobrado
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 134
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 12:31 am

#813 Mensagem por marcelosobrado » Dom Jul 08, 2007 1:08 am

PRick escreveu:
A-29 escreveu:
PRick escreveu:Com a hipótese, de termos uns 24 F-16I, 12 M-2000C, 45 F-5M e 54 AMX´s, fora os R-99 e ALX´s, somados aos 23 AF-1 e uns 14 F-18A(MLU com radar APG-73)ou F-18C. Ficaríamos com sobras em relação a qualquer País da AL.

[ ]´s


Oi Prick!

Pela lógica acredito que não haveria como os F-16 simplesmente se somarem ao que temos hoje. Se a compra for realmente para ontem, e as entregas realmente forem para menos de dois anos, algo que me custa a acreditar, isso significa que não seria possível criar um esquadrão novo para receber os caças. Para mim, significa dizer que eles viriam substituir ou ou M2000, ou os AMX ou os F-5.

Não acredito na substituição imediata dos F-5, pois apesar de limitado o resultado não ficou ruim, e tem se investido muito no treinamento dos esquadrões, inclusive pelos dois poderosos simuladores já instalados.

Substituir os M2000 é possível, mas acho que sobrecarregaria o GDA, que ainda nem recebeu o lote todo, além de permitir a chiadeira (com razão) da oposição, já que estaríamos trocando um vetor recém recebido. Como o governo justificaria os mais de R$ 200 mi gastos nesses Mirage?

Por isso acredito que a solução mais lógica seria substituir os AMX, mais especificamente os de Santa Cruz, ao mesmo tempo em que se preparava a transferência do esquadrão para a região norte.

Os AMX desativados de Santa Cruz dariam uma folga para escolher os melhores disponíveis (aí incluídos os de Santa Maria), que seriam submetidos a uma modernização menos ambiciosa para servirem de LIFT em Natal no lugar dos xavantes, começando a sair da linha de frente da FAB.

E, dando crédito aos boatos, logo em seguida viria outro lote de F-16, que serviriam para substituir os AMX de Santa Maria, dos quais, havendo interesse, poderiam ser destinados mais alguns para modernização e LIFT em Natal.

E ainda teríamos uma boa desculpa para jogar para a "torcida" bolivariana: "Mas só estamos substitindo um jato de ataque por outro" :lol:

Mas isso tudo aí em cima não passa de um pequeno exercício de lógica. Ainda não estou lá muito convencido da conveniência da aquisição desses F-16 :?


O galho todo é que os contratos dos F-5M e AMX-M já foram assinados, os empréstimos contratados e estão em execução. Vale dizer, multas contratuais e ainda prejuízos para a estrutura montada, para equipar os F-5, AMX e ALX com aviônica muito próxima.

Se tivesse que apostar em alguma coisa, seria a aponsentadoria dos XAVANTES/IMPALAS.

Acho bem provável que fiquemos com F-5M e AMX-M armazenados depois de modernizados.

Os M-2000C vamos ter que pedir licença para revender a terceiros. Os A-4 tb não serão faceis de revender.

E se o quadro for de instabilidade e tensão com algum vizinho ou vizinhos, não custa nada ter material estocado, pronto para ser usado em caso de crise.

[ ]´s


E se a FAB repasa-se os M2000 para a Marinha ñ seria interessante?
A Marinha poderia usa-los como interceptador e para ataque naval, depois de uma pequena modernização, com o Exocet.
O que acham?
*
*
*
*




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#814 Mensagem por Moccelin » Dom Jul 08, 2007 1:14 am

MB operando um caça que nem versão naval tem!!! Pouco provável...
É mais fácil o Brasil ligar para a França e pedir que em vês de Mirages venham Super Étendard... :P




The cake is a lie...
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#815 Mensagem por Sniper » Dom Jul 08, 2007 9:52 am

marcelosobrado escreveu:
Luís Henrique escreveu:Eu tb estou pensando onde a FAB vai colocar os F-16....

O 1 GDA vai passar para F-16 e em alguns anos para Rafale???

Ou os F-16 ficam na Amazonia e os M2000 continuam no 1GDA até a chegada dos Rafale???

:?


Ñ gosto da idéia de colocar o caças mais modernos na Amazonia, com os Su-30 da FAV por perto é melhor manter distância, manda pra lá os M2000 ou os F-5.
Eu digo isso por se a FAV realizar um ataque preventivo/surpresa e os F-16 estiverem baseados por lá podemos ficar em maus lençóis.
*
*
*
*


Assino embaixo.

Eu proponho uma defesa aérea em camadas, com 2 esequadrões de Mirage 2000C baseados na Amazônia como a "linha de frente". :wink:

Mais detalhes nesse post meu em outro tópico: http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... 68#4635168




Imagem
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#816 Mensagem por WalterGaudério » Dom Jul 08, 2007 10:17 am

vilmarmoccelin escreveu:Na minha opínião de pouco conhecedor da rotina de um piloto eu não acredito que coloquem os F-16 no 1ºGDA... Imagina... Fazer a transiçao para um vetor e pouquíssimo tempo depois pra outro... Não só os pilotos, mas os mecânicos etc... Sem contar que o M2000 ainda é um interceptador mais capaz que o F-16 a meu ver... Se colocarmos um "radarzinho" lá do povo de Davi então... Sei lá... EU (como uma pessoa que gosta, mas não entende muito de aviões) daria uma modernizadinha básica nos M2000...
Alguém sabe de alguma Força Aérea que o fez??? Quanto custou, se aumentou muito a capacidade "eletrônica" do vetor etc???


Onde eu assino?

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#817 Mensagem por alex » Dom Jul 08, 2007 10:18 am

Desde o começo eu achava que só haveria 02 aviões para atender a Fab o Su-3X ou o Typhoon. Os dois foram fabricados em quantidades suficientes para diminuir custos de seus sobressalentes e tecnicamente, bem , não há o que falar.Os outros aviões propostos F-16 e Mig-29 já eram projetos velhos, o Gripen tinha pouco alcance e o Rafale..... Nunca entendi a vontade de adquirir um caça de um país que não permitia a manutenção de motores(obsoletos) do velhusco Mirage 3 e com componentes carissimos, portanto não acreditei na boa vontade de fabricação de tudo no Brasil.
A compra de F-16 é uma boa opção hoje e não será no amanhã próximo.
É um desatre de um país que não tem planejamento nenhum e um atestado de estupidez para a FAb.
Agora só me resta esperar a chegada deste vetor e acompanhar aqui no fórum as pessoas que falavam pro Degan "não compramos F-16 poque não queremos ficar de rabo preso com os EUA" dizer " que avião lindo".
Igual ao acontecido com o M2000.
Meus pesames.




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#818 Mensagem por Sniper » Dom Jul 08, 2007 10:31 am

cicloneprojekt escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Na minha opínião de pouco conhecedor da rotina de um piloto eu não acredito que coloquem os F-16 no 1ºGDA... Imagina... Fazer a transiçao para um vetor e pouquíssimo tempo depois pra outro... Não só os pilotos, mas os mecânicos etc... Sem contar que o M2000 ainda é um interceptador mais capaz que o F-16 a meu ver... Se colocarmos um "radarzinho" lá do povo de Davi então... Sei lá... EU (como uma pessoa que gosta, mas não entende muito de aviões) daria uma modernizadinha básica nos M2000...
Alguém sabe de alguma Força Aérea que o fez??? Quanto custou, se aumentou muito a capacidade "eletrônica" do vetor etc???


Onde eu assino?

sds

Walter


Aonde eles irão enfiar os F-16 então? :shock: :roll:

Qual será a função dos F-16 na FAB então? Bombardeiro?

Tudo isso sem comprar um interceptador para o GDA e modernizando A-1 e F-5...

Que bagunça! :evil:




Imagem
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#819 Mensagem por Moccelin » Dom Jul 08, 2007 10:42 am

Sniper escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Na minha opínião de pouco conhecedor da rotina de um piloto eu não acredito que coloquem os F-16 no 1ºGDA... Imagina... Fazer a transiçao para um vetor e pouquíssimo tempo depois pra outro... Não só os pilotos, mas os mecânicos etc... Sem contar que o M2000 ainda é um interceptador mais capaz que o F-16 a meu ver... Se colocarmos um "radarzinho" lá do povo de Davi então... Sei lá... EU (como uma pessoa que gosta, mas não entende muito de aviões) daria uma modernizadinha básica nos M2000...
Alguém sabe de alguma Força Aérea que o fez??? Quanto custou, se aumentou muito a capacidade "eletrônica" do vetor etc???


Onde eu assino?

sds

Walter


Aonde eles irão enfiar os F-16 então? :shock: :roll:

Qual será a função dos F-16 na FAB então? Bombardeiro?

Tudo isso sem comprar um interceptador para o GDA e modernizando A-1 e F-5...

Que bagunça! :evil:


Ué... A minha idéia é a seguinte... M2000 pra INTERCEPTADORES PUROS... Um caça que vai chegar rapidinho onde tem que chegar, vai acelerar muito mais rápido que qualquer F-16... Armado só com mísseis ar-ar... Já os F-16 seriam o TOP DO TOP no quesito multirole-fighter... Ou, F/A-16... Cumprindo com excelência qualquer missão que lhe seja passada, INCLUSIVE interceptações, caso necessário... E bombardeios onde haja mais inimigos voando... Os F-5M seriam nossos Multirole-fighters 'LOW' e os A-1 nosso bombardeiro puro, sendo pra isso modernizados, podendo lançar bombas inteligentes...
Agora imaginem tudo isso (F16Br, M2000M, F-5M e A-1M) vetorado por R-99s!!!

Ah, os M2000 ficariam na ativa até a chegada dos Rafales (ou Tiffies, ou Sukhoys, afinal viajar na maionese é preciso hehehehehe). Os Rafales, por exemplo, teriam que ser comprados em quantidades suficientes para substituir os Mirage... Depois os F-5M... E depois os A-1M, sendo os Mirage passados para a Argentina, caso eles queiram, ou estocados numa 'reserva ativa'...
No final das contas teríamos F-16 e o novo caça... Cumprindo TODAS as funções... A lá Armé De L'Air (que daqui a um tempo só terão Rafales).
Acredito que isso seja possível caso as verbas saim do jeito que todos aqui estão esperando para um futuro próximo.




The cake is a lie...
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#820 Mensagem por Sniper » Dom Jul 08, 2007 11:31 am

Não sería mais fácil a FAB se concentrar no seu real problema que é a falta de um interceptador para o GDA?

Os Mirage 2000 são bons caças, porém tem mais de 5.000 (alguns beiram as 6.000) horas de vôo. Estão no seu último suspiro e diría que aguentam mais 6/8 anos.

Nos já temos mais de 40 Bombardeiros que são os AMX, que inclusive estão sendo modernizados. Pra que modernizar um caça ainda muito efetivo para a AL como o AMX e ainda comprar mais F-16 Block 50 a um preço elevado e isso tudo sem resolver o maior problema da falta de um interceptador ?

Tudo isso sem falar na total descomunalidade da cadeia logística (4 aviões diferentes cumprindo somente 2 funções) e aeronaves REVO "exclusivas" para os F-16.

Não tenho nenhuma "má vontade" quanto ao F-16 Block 50, que é um grande caça, mas infelizmente, ele não irá resolver os problemas da FAB. Se a compra fosse a 5 anos atrás, antes da modernização dos F-5 e dos AMX, ótimo, a FAB estaría de parabéns, más comprar F-16 e continuar operando outros 3 caças (fora os Xavante, ALX e tucanos) é sucídio para uma força com recursos escaços como é a FAB.

Saudações!




Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#821 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jul 08, 2007 11:44 am

Sniper, acho que "interceptadores puros" não são mais cogitados por ninguém. Os M2000 são uma exceção porque vieram preencher uma lacuna depois que o GDA ficou sem avião.
Não sei o que será deles, o armamento vai perder a validade em breve, o Magic II e o S530 serão substituído na França pelo MICA, vai ficar no 1º GDA só os com canhões? Devem ser encostados.

P.S. Pessoalmente não acredito na compra de outro caça pela FAB tão cedo e nem mais na modernização dos M2000.

[]'s




Alberto -
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#822 Mensagem por Sniper » Dom Jul 08, 2007 11:50 am

projeto escreveu:Sniper, acho que "interceptadores puros" não são mais cogitados por ninguém.

E quem falou em interceptadores puros?

Existem ao menos 3 ou 4 opções de caças Multirole disponíveis com uma real capacidade de interceptação (motores, teto operacional, alcance, armamentos, etc.).

projeto escreveu:Os M2000 são uma exceção porque vieram preencher uma lacuna depois que o GDA ficou sem avião.

Exato, são caças com prazo de validade (curto por sinal) determinado.

projeto escreveu:Não sei o que será deles, o armamento vai perder a validade em breve, o Magic II e o S530 serão substituído na França pelo Mica, vai ficar no 1º GDA só os com canhões? Devem ser encostados.

[]'s


Concordo plenamente!

Aí eu pergunto: Qual devería ser a maior preocupação da FAB, um caça Multirole porém com uma ótima capacidade de interceptação ou um caça Multirole que não atenda plenamente sua necessidade primordial (interceptação) sobrepondo outros vetores recém modernizados em funções onde já estamos muito bem supridos? :roll:

Abraço!




Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#823 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jul 08, 2007 11:54 am

Sniper escreveu:Aí eu pergunto: Qual devería ser a maior preocupação da FAB, um caça Multirole porém com uma ótima capacidade de interceptação ou um caça Multirole que não atenda plenamente sua necessidade primordial (interceptação) sobrepondo outros vetores recém modernizados em funções onde já estamos muito bem supridos? :roll:

Abraço!


Um caça Multirole com maior capacidade de interceptação, concordo contigo.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#824 Mensagem por Plinio Jr » Dom Jul 08, 2007 12:01 pm

Os Mirages 2000 poderiam continuar sendo utilizados no GDA, poderia-se adquirir outro lote e formar um segundo GDA, fazer uma modernização básica, para torna-lo efetivo até a chegada de um novo vetor (Rafale ??) ..mesmo com poucas horas de voo disponiveis, a utilização destas aeronaves por aqui não é tão intensa ...poderiamos aproveita-los ainda por um bom tempo...

Os novos F-16s poderiam substituir/complementar a frota de F-5s e A-1s, que mesmo modernizados, são aeronaves limitadas, principalmente o F-5....boa parte da frota de A-1s ou mesmo de F-5s, poderia ser utilizada para LIFT...aposentando Impalas e Xavantes....




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#825 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jul 08, 2007 12:09 pm

Plinio Jr escreveu:Os Mirages 2000 poderiam continuar sendo utilizados no GDA, poderia-se adquirir outro lote e formar um segundo GDA, fazer uma modernização básica, para torna-lo efetivo até a chegada de um novo vetor (Rafale ??) ..mesmo com poucas horas de voo disponiveis, a utilização destas aeronaves por aqui não é tão intensa ...poderiamos aproveita-los ainda por um bom tempo...

Os novos F-16s poderiam substituir/complementar a frota de F-5s e A-1s, que mesmo modernizados, são aeronaves limitadas, principalmente o F-5....boa parte da frota de A-1s ou mesmo de F-5s, poderia ser utilizada para LIFT...aposentando Impalas e Xavantes....


Talvez, uma modernização básica dos M2000 como a India pretende fazer se comprarmos mais um lote, padronizando algumas coisas, com ajuda israelense.
Talvez não seja mesmo boa idéia ter apenas um fornecedor.
Mas sou pessimista quanto a outro vetor novo a curto prazo.

[]'s




Alberto -
Responder