TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceram: 4 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu pincei parte do testo para poder responde de forma mais específica:
As suas perguntas:
Vamos começar assim:
Qual é a missão?
Defender o Brasil e os brasileiros, sua constituição e seus interesses em todo o mundo. Evitar conflitos por meio da DISSUASÃO e caso entre em um conflito, sair vitorioso.
Muito bem, você foi sucinto, não é esta a resposta. Que tipo de estratégia teremos? ofensiva, defensiva. Quais nossas área se interesse? Como protege-las, quais os possíveis cenários e Tos de um hipotético conflito?
Teriam mais uma centena de perguntas a serem feitas, eu apenas fiz meia para exemplificar. E isto até hoje não está escrito
De que meios necessitamos para cumpri-la?
Dos mesmos meios que o resto do mundo: Caças, navios escolta, submarinos, helicópteros, carros de combate, artilharia, mísseis antiaéreos, mísseis de cruzeiro, e uma infinidade de outros meios. Em quais QUANTIDADES? Na mesma quantidade que países com poder ECONÔMICO, POPULACIONAL e tamanho geográfico SEMELHANTE ao nosso possuem, justamente para atingirmos o objetivo do poder de DISSUASÃO. Do jeito que estamos HOJE só evitamos conflitos por meio da DIPLOMACIA e pelo nosso poder econômico, precisamos dar um passo adiante e evitar conflitos com potências militares TAMBÉM por causa do nosso PODER DE DISSUASÃO.
LH, tamanho geográfico e poder econômico não dimensionam tamanho e qualidade FAs, isto é determinado principalmente pelo TO que e o país em questão está inserido. Pela tua linha de raciocínio, Israel deveria ter FAs menores que o Uruguai e a realidade é bem outra, porque?
Por causa do To e da geopolítica que estão inseridos.
De que recursos necessitamos para comprar, manter e operar estes meios?
O mesmo que o resto do mundo. Se o objetivo é tornar uma super-potência militar, tem que alocar em torno de 5% do PIB para as forças armadas, como fazem os EUA (um pouco menos) e a Rússia (um pouco mais). Se o objetivo é seguir o exemplo do BRIC, devemos alocar 3,3% do PIB que é a média do grupo, excluindo o anão militar chamado Brasil.
Agora, se o objetivo é MENOS AMBICIOSO, podemos fazer o que o MUNDO faz, a MÉDIA é 2,2% do PIB revertido para o orçamento da Defesa.
Eu ainda vou além, digo que podemos até arredondar para BAIXO, colocar 2% do PIB para a Defesa E REMOVER o pagamento de inativos do orçamento, assim como EUA, Austrália e outros países fazem...
Muito bem, de onde saíram os teus cálculos para isto, tu tens os números, as planilhas de custos e ainda tu perguntou se a missão é esta e se todo mundo concorda???
Tirar os inativos do Mindef e botar aonde LH????
LH, dinheiro não dá arvore, não cai do céu, se tu tirares isto e colocar previdência, vais ter convencer os milicos que um General, um Almirante, ou um Brigadeiro quando se aposentar vai ganhar R$ 5.000,00 de aposentadoria, ou seja, mais ou menos um terço do que ganha na ativa, e ainda vias ter que dizer para o Ministério da Fazenda qual espaçonave alienígena que vai trazer todos os meses o din din que vai falta no caixa da previdência para pagar os militares, pois hoje, eles não contribuem para isto.
De onde sairão estes recursos?
Exclusivamente do Governo Federal, através de arrecadação de impostos. Como chegaremos em 2% do PIB? Através de aumentos GRADATIVOS. Não seria de um ano para o outro.
Posso colocar um Plano em seguida sobre estes aumentos se quiser...
LH ! NÃO EXISTE DINHEIRO DO GOVERNO FEDERAL, EXISTE DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES BRASILEIROS, tenha isto por norte.
Uhh, interessante, tu só podes aumentar um orçamento quando tens aumento geral de arrecadação, e como tu bem sabes o Brasil faz horas bateu no teto da capacidade arrecadar com tributos, a propósito ela vem caindo fruto do nível alto desta carga tributária.
Qual é a mágica então????
A Sociedade civil organizada concorda com estes números???
É EXATAMENTE ESTE O MEU PONTO. Não sou infantil ou abobado. Sei precisamente que o pagamento de Inativos sairia da pasta da Defesa e teria que ser pago do mesmo jeito.
Mas a GRANDE SACADA deste posicionamento é justamente CONSEGUIR O APOIO POPULAR, DA MÍDIA E DOS GOVERNANTES.
Lamento te informar que ninguém neste país vai concordar em aumentar percentual de gastos com defesa, sem, a não ser que haja um crescimento do bolo por alguns anos e este possa ser redistribuído, porque:
1 porque enquanto necessidades prementes básicas como Saúde, Saneamento básico, educação e principalmente segurança pública não estiverem resolvidos, ninguém neste mundo de deus vai levantar esta bandeira, pode até algum louco tentar mas vão enfia-la naquela lugar...
2. ao abrir a caixa preta chamada orçamento de defesa os contribuintes vão é querem diminuir o percentual, porque:
Explico;
Porque o orçamento do Mindef, se não me engano hoje, é o segundo em valor, e o gasto é de péssima qualidade, mas porque que é:
Porque o processo administrativo e estrutural das Fas é a casa da Mãe Joana na maioria dos casos e no dia que isto vir a público o escândalo da JBS vai parecer um roubo de galinha.
Todo mundo na FAB sabe que o 295 não cumpre a missão, o que fizeram:
pegaram parte da DIRMA levaram para a fábrica da Airbosta na Espanha, passaram um "mel" nos Brigadeiros, como direito a puteiro com perereca espanhola e tudo mais, logo depois compraram mais duas merdas destas, e os caras do PAMA se fundend..... com aqueles put, aeula viadagem lá de Sevilha para dar disponibilidade nestas merdas.
Kombi, é a FAB que está gerenciando, este vetor vai dar o maior prejuízo financeiro as forças da história deste país, e a Copac ao invés de cobrar uma solução definitiva da Faz de conta copter, faz cara de paisagem , como se tudo estivesse as mil maravilhas e nós vamos tomar uma entrolhada daquelas, se não morrer gente naquela armadilha voadora.
Hoje dentro do EB tem um clubinho do fornecimento de caminhões, aonde o lobbý faz a volta e cada ano u vende com o preço que quer, resultado: Temos uma das maiores anarquias logísticas de transporte com cinco ou seis modelos cumprindo a mesma missão, e com os preços mais caros da galáxia. Não vou falar de jipes e vts levar, porque se não vai dar ânsia de vômito
O ano passado tu deves ter acompanhado o descomissionamento do NDD Ceará que após seu PMG ser dado como pronto pelo AMRJ, passar pelos "testes marionáuticos astrolábicos nunca antis vistus", na sua primeira missão, que era levar suprimento para o Haiti, deu "piti", perdeu o turbo gerador principa e os GGs diesel não entraram, o navio ficou a deriva e a sorte protegeu os marinheiros, pois se fosse emeio a um tempo ruim poderia ser uma tragédia. foram gastos mais de 60 milhões de reais neste navio, durante uns cinco anos, e ele sequer conseguiu cumprir uma missão, sendo descomissionado em seguida, porque???
Porque o nível do trabalho feito foi tão ruim, tão matado, tão mal executado, mas a Marinha pagou tudinho, e amais de ano, nem uma investigação, um IPM, nada de nada...
O que eu quero te dizer com isto?
Que tu podes dar 10% do PIB para eles, que passado algum tempo, vão achar que é pouco, porque:
Porque a qualidade do gasto deles é extremamente ruim.
LH, um dia, assim como estão vindo a tona os desmandos da área política, do executivo, do judiciário, a limpeza vai chegar na caserna e aí tu vais ver o tal índice de confiança dos militares passar para baixo da bunda do cachorro.
Se tu me deres para administrar este galinheiro chamado Mindef com carta branca, só vai ter dois tipos de oficiais generais:
Os conformados com as mudanças e os reformados e em dois anos em boto ordem naquele pardieiro sem aumento de gastos, muito pelo contrário, vamos reduzir os gastos e direcioná-los para o objetivo do negócio;
Manter e operar.
G abraço
As suas perguntas:
Vamos começar assim:
Qual é a missão?
Defender o Brasil e os brasileiros, sua constituição e seus interesses em todo o mundo. Evitar conflitos por meio da DISSUASÃO e caso entre em um conflito, sair vitorioso.
Muito bem, você foi sucinto, não é esta a resposta. Que tipo de estratégia teremos? ofensiva, defensiva. Quais nossas área se interesse? Como protege-las, quais os possíveis cenários e Tos de um hipotético conflito?
Teriam mais uma centena de perguntas a serem feitas, eu apenas fiz meia para exemplificar. E isto até hoje não está escrito
Dos mesmos meios que o resto do mundo: Caças, navios escolta, submarinos, helicópteros, carros de combate, artilharia, mísseis antiaéreos, mísseis de cruzeiro, e uma infinidade de outros meios. Em quais QUANTIDADES? Na mesma quantidade que países com poder ECONÔMICO, POPULACIONAL e tamanho geográfico SEMELHANTE ao nosso possuem, justamente para atingirmos o objetivo do poder de DISSUASÃO. Do jeito que estamos HOJE só evitamos conflitos por meio da DIPLOMACIA e pelo nosso poder econômico, precisamos dar um passo adiante e evitar conflitos com potências militares TAMBÉM por causa do nosso PODER DE DISSUASÃO.
LH, tamanho geográfico e poder econômico não dimensionam tamanho e qualidade FAs, isto é determinado principalmente pelo TO que e o país em questão está inserido. Pela tua linha de raciocínio, Israel deveria ter FAs menores que o Uruguai e a realidade é bem outra, porque?
O mesmo que o resto do mundo. Se o objetivo é tornar uma super-potência militar, tem que alocar em torno de 5% do PIB para as forças armadas, como fazem os EUA (um pouco menos) e a Rússia (um pouco mais). Se o objetivo é seguir o exemplo do BRIC, devemos alocar 3,3% do PIB que é a média do grupo, excluindo o anão militar chamado Brasil.
Agora, se o objetivo é MENOS AMBICIOSO, podemos fazer o que o MUNDO faz, a MÉDIA é 2,2% do PIB revertido para o orçamento da Defesa.
Eu ainda vou além, digo que podemos até arredondar para BAIXO, colocar 2% do PIB para a Defesa E REMOVER o pagamento de inativos do orçamento, assim como EUA, Austrália e outros países fazem...
Muito bem, de onde saíram os teus cálculos para isto, tu tens os números, as planilhas de custos e ainda tu perguntou se a missão é esta e se todo mundo concorda???
LH, dinheiro não dá arvore, não cai do céu, se tu tirares isto e colocar previdência, vais ter convencer os milicos que um General, um Almirante, ou um Brigadeiro quando se aposentar vai ganhar R$ 5.000,00 de aposentadoria, ou seja, mais ou menos um terço do que ganha na ativa, e ainda vias ter que dizer para o Ministério da Fazenda qual espaçonave alienígena que vai trazer todos os meses o din din que vai falta no caixa da previdência para pagar os militares, pois hoje, eles não contribuem para isto.
Exclusivamente do Governo Federal, através de arrecadação de impostos. Como chegaremos em 2% do PIB? Através de aumentos GRADATIVOS. Não seria de um ano para o outro.
LH ! NÃO EXISTE DINHEIRO DO GOVERNO FEDERAL, EXISTE DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES BRASILEIROS, tenha isto por norte.
Uhh, interessante, tu só podes aumentar um orçamento quando tens aumento geral de arrecadação, e como tu bem sabes o Brasil faz horas bateu no teto da capacidade arrecadar com tributos, a propósito ela vem caindo fruto do nível alto desta carga tributária.
É EXATAMENTE ESTE O MEU PONTO. Não sou infantil ou abobado. Sei precisamente que o pagamento de Inativos sairia da pasta da Defesa e teria que ser pago do mesmo jeito.
Mas a GRANDE SACADA deste posicionamento é justamente CONSEGUIR O APOIO POPULAR, DA MÍDIA E DOS GOVERNANTES.
Lamento te informar que ninguém neste país vai concordar em aumentar percentual de gastos com defesa, sem, a não ser que haja um crescimento do bolo por alguns anos e este possa ser redistribuído, porque:
1 porque enquanto necessidades prementes básicas como Saúde, Saneamento básico, educação e principalmente segurança pública não estiverem resolvidos, ninguém neste mundo de deus vai levantar esta bandeira, pode até algum louco tentar mas vão enfia-la naquela lugar...
2. ao abrir a caixa preta chamada orçamento de defesa os contribuintes vão é querem diminuir o percentual, porque:
Explico;
Porque o orçamento do Mindef, se não me engano hoje, é o segundo em valor, e o gasto é de péssima qualidade, mas porque que é:
Porque o processo administrativo e estrutural das Fas é a casa da Mãe Joana na maioria dos casos e no dia que isto vir a público o escândalo da JBS vai parecer um roubo de galinha.
pegaram parte da DIRMA levaram para a fábrica da Airbosta na Espanha, passaram um "mel" nos Brigadeiros, como direito a puteiro com perereca espanhola e tudo mais, logo depois compraram mais duas merdas destas, e os caras do PAMA se fundend..... com aqueles put, aeula viadagem lá de Sevilha para dar disponibilidade nestas merdas.
Kombi, é a FAB que está gerenciando, este vetor vai dar o maior prejuízo financeiro as forças da história deste país, e a Copac ao invés de cobrar uma solução definitiva da Faz de conta copter, faz cara de paisagem , como se tudo estivesse as mil maravilhas e nós vamos tomar uma entrolhada daquelas, se não morrer gente naquela armadilha voadora.
Hoje dentro do EB tem um clubinho do fornecimento de caminhões, aonde o lobbý faz a volta e cada ano u vende com o preço que quer, resultado: Temos uma das maiores anarquias logísticas de transporte com cinco ou seis modelos cumprindo a mesma missão, e com os preços mais caros da galáxia. Não vou falar de jipes e vts levar, porque se não vai dar ânsia de vômito
O ano passado tu deves ter acompanhado o descomissionamento do NDD Ceará que após seu PMG ser dado como pronto pelo AMRJ, passar pelos "testes marionáuticos astrolábicos nunca antis vistus", na sua primeira missão, que era levar suprimento para o Haiti, deu "piti", perdeu o turbo gerador principa e os GGs diesel não entraram, o navio ficou a deriva e a sorte protegeu os marinheiros, pois se fosse emeio a um tempo ruim poderia ser uma tragédia. foram gastos mais de 60 milhões de reais neste navio, durante uns cinco anos, e ele sequer conseguiu cumprir uma missão, sendo descomissionado em seguida, porque???
Porque o nível do trabalho feito foi tão ruim, tão matado, tão mal executado, mas a Marinha pagou tudinho, e amais de ano, nem uma investigação, um IPM, nada de nada...
Que tu podes dar 10% do PIB para eles, que passado algum tempo, vão achar que é pouco, porque:
LH, um dia, assim como estão vindo a tona os desmandos da área política, do executivo, do judiciário, a limpeza vai chegar na caserna e aí tu vais ver o tal índice de confiança dos militares passar para baixo da bunda do cachorro.
Se tu me deres para administrar este galinheiro chamado Mindef com carta branca, só vai ter dois tipos de oficiais generais:
Os conformados com as mudanças e os reformados e em dois anos em boto ordem naquele pardieiro sem aumento de gastos, muito pelo contrário, vamos reduzir os gastos e direcioná-los para o objetivo do negócio;
Manter e operar.
G abraço
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6346 vezes
- Agradeceram: 6692 vezes
- Contato:
Thor escreveu:Túlio, se isso realmente ocorreu como você está dizendo, ou seja, as Forças não terem ao menos consultado a outra sobre seus projetos, concordo contigo.
Não pesquisei sobre o assunto, mas acredito pouco provável que a FAB, por exemplo, com a necessidade de adquirir tecnologia para mísseis Ar-Ar (sua real afinidade), tenha entrado no projeto A-darter sem que a MB ou EB soubesse disso, haja vista termos inúmeros contatos, reuniões, ligações sistêmicas, o próprio MD, etc... Só para exemplificar, de onde nascem os projetos (COPAC) existem militares da MB e EB com estreita ligação com seus respectivos Estados-Maiores, e com conhecimento de causa. Eu já prefiro acreditar que, além de terem sidos coordenados pelo MD de quem seria a atribuição para tocar esses projetos, dada a miséria atual das Forças, poderiam também não serem prioritários para as outras forças e não haveria condições alguma de alocar recursos financeiros e humanos, e se futuramente houvesse interesse, seria aproveitado o trabalho de outra força para benefício próprio. Exemplo, se a MB quiser, terá a sua disposição mísseis ar-ar para seus A-4M, com verba e trabalho da FAB. Desconheço a prioridade da MB e EB quanto a seus projetos, que pudesse permitir priorizar um míssil da FAB.
Mas se suas premissas forem verdadeiras, concordo 100% contigo.
Experimente buscar alguma declaração do MD sobre o A-darter sobre a quem foi atribuída a competência para tocar o projeto que poderá ser utilizado pelas demais forças, talvez tenha alguma coisa.
Apenas para conhecimento, apenas há poucos anos o MD criou um setor para aquisições conjuntas, incluindo nomeando o Brig Crepaldi para tentar definir o modus operandi, com sua experiência da COPAC, mas foi substituído por um civil, indicado por competência e questões políticas. A parte militar do MD está desde 2016 coordenando um extenso trabalho de sistemática de planejamento baseado em capacidades conjuntas, o que vai balizar futuras aquisições conjuntas.
Abraços
Mestre, apenas mostrei uma análise fácil de pesquisar, tanto para insiders quanto para outsiders. Há erros de lógica ou de pesquisa?
Devo ainda lembrar que, quando fazia parte da mídia, não me comportava como os "dizedores de amém", o que me rendeu montes de infos (e outros tantos desafetos). Até hoje tem 4 stars na MB que prefere ver a diabo a me ver.
Porque, ao contrário da esmagadora maioria, tenho treinamento e prática em Inteligência. Não me limito a ouvir e anotar, VEJO quem está falando e o que quer dizer. NUNCA deveriam me deixar perto de quem decide algo ou sabe como isso é feito. FATO!
Anyway, errei em algo na avaliação que fiz? E me limitei a MÍSSEIS. Se for além, ainda bem que pouca gente lê o DB. Mas sempre tem o FB, o TWT, o IGM, etc...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Aliás, e em se tratando de um Mestre, reli de modo crítico meu próprio post: sério que o MANSUP e o AV-TM (MB/EB) não poderiam ser o resultado do mesmíssimo Programa? E com a vantagem para a FAB de ter um Msl de Cruzeiro aerolançado?
Mas tá tri, quem aí pensa assim?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Carlos Lima escreveu:E compramos o Harpoon...
[]s
CB
Calma, cupincha, ainda vem o RBS-15+++...
A culpa é minha, falei a PILANTRAGEM (MINHA) de que as FFAA não conversam entre si, tri, cadeia ni mim.
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Veio...Túlio escreveu:Carlos Lima escreveu:E compramos o Harpoon...
[]s
CB
Calma, cupincha, ainda vem o RBS-15+++...
A culpa é minha, falei a PILANTRAGEM (MINHA) de que as FFAA não conversam entre si, tri, cadeia ni mim.
"pRanejamento".
Vou parar por aqui porque vou caminhar para o Off-topic.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Aqui tá off-topic faz tempo, truta, não aparece novidade do Gripen mesmo.
-
- Sênior
- Agradeceram: 4 vezes
Pois é né, a MB também comprou o Exocet né, ou ia esperar até o dia de são nunca para desenvolver uma MAN sub lançado e a FAB iria esperar o dia que a galinha criar dente para o desenvolvimento do MAN aero lançado???Carlos Lima escreveu:E compramos o Harpoon...
[]s
CB
g abraço
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
PQP, tá sodas...
- Thor
- Sênior
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
De maneira alguma, por isso concordo contigo. Só expus minha opinião, pois nunca participei nem tive curiosidade de pesquisar especificamente sobre esses assuntos, e comentei como eu vejo que talvez tenha ocorrido, haja vista o trabalho transparente entre as forças, mas que não conseguem nem fazer uma modernização pequena, etc.Túlio escreveu:
Anyway, errei em algo na avaliação que fiz? E me limitei a MÍSSEIS. Se for além, ainda bem que pouca gente lê o DB. Mas sempre tem o FB, o TWT, o IGM, etc...
Brasil acima de tudo!!!
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Quantas vezes já falei que os programas de mísseis são uma zona?Túlio escreveu:Aliás, e em se tratando de um Mestre, reli de modo crítico meu próprio post: sério que o MANSUP e o AV-TM (MB/EB) não poderiam ser o resultado do mesmíssimo Programa? E com a vantagem para a FAB de ter um Msl de Cruzeiro aerolançado?
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Thor escreveu: De maneira alguma, por isso concordo contigo. Só expus minha opinião, pois nunca participei nem tive curiosidade de pesquisar especificamente sobre esses assuntos, e comentei como eu vejo que talvez tenha ocorrido, haja vista o trabalho transparente entre as forças, mas que não conseguem nem fazer uma modernização pequena, etc.
OK, Mestre. Fico por aqui, acho que o recado foi dado, e nem é direcionado a ti, tem gente acima de nós lendo. Que entendam ou vão ler ainda mais coisa que não gostam na web, me encarregarei pessoalmente disso.
Grande abraço e obrigado pela atenção e Amizade.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5764 vezes
- Agradeceram: 3283 vezes
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Apresentação interessante:Penguin escreveu:Luís Henrique escreveu: Entendi perfeitamente Tulio,
Só estou de saco cheio de continuarmos sendo comparados aos demais países da América do Sul.
O Brasil não pode ser comparado com nenhum país sério, simplesmente porque sempre vai aparecer alguém, como o Penguim fez, e vai dizer que aquele país precisa porque tem inimigo X, o outro porque está na região Y, e assim por diante.
O fato é que só existem 4 países com território maior que o nosso para proteger.
Desses 4, apenas 2 possuem população maior que a nossa.
No poder econômico, mesmo com os últimos 2 anos de crise braba, ainda somos a 7a maior economia do mundo. Ou seja, apenas 6 países produzem mais que nós.
E não podemos ter poder militar comparável ao de Israel, porque ele está no meio do caldeirão. Não podemos ter poder militar comparável ao da Coreia do Sul, porque ela tem a Coreia do Norte de vizinho. Não podemos ter poder militar comparável ao da Turquia, porque ela está em uma zona quente. Não podemos nem ter poder militar comparável à Austrália, porque ela faz parte da OTAN.
É uma piada.
Enfim, é o CONFORMISMO. Nós somos MEDÍOCRES e temos que nos conformar com isso, afinal nossa região é pacífica, portanto nossos políticos podem roubar BILHÕES, mas nosso orçamento de 1,3% do PIB com quase 50% indo para pagamento de INATIVOS está de muito bom tamanho. É só administrar melhor e comprar aquilo que da.
Pois eu digo que NÃO tem milagre. Não adianta administrar melhor, vai melhorar mas NÃO vai RESOLVER.
Temos que AUMENTAR os investimentos para 2% do PIB. Fazer uma reforma na previdência militar, de preferência retirar do orçamento da defesa.
E temos sim que ter capacidades semelhantes às da Alemanha, Israel e Japão.Infelizmente isso é mesmo chato, mas sem esse entendimento, sem objetivos claros na área de defesa, fica complicado justificar perante a sociedade investir mais em canhões e menos em educação, saúde, segurança, saneamento, etc.O Brasil não pode ser comparado com nenhum país sério, simplesmente porque sempre vai aparecer alguém, como o Penguim fez, e vai dizer que aquele país precisa porque tem inimigo X, o outro porque está na região Y, e assim por diante.
Embora nossa economia seja grande, nossa população também é. E pior, ela é majoritariamente pobre. Assim, as necessidades não atendidas em educação, saúde, segurança, saneamento, etc também são enormes e os gastos e investimentos nessas áreas ficam sempre aquém do que deveriam ser. Os investimentos per capita do Brasil nessas áreas são pequenos em qualquer ranking mundial. Com a área de defesa dificilmente seria diferente.
Por outro lado, a Geopolítica tem um peso alto nas necessidades militares dos países. Para a nossa sorte como nação, vivemos em uma área relativamente pacífica em termos de defesa externa. Isso deveria ajudar no nosso desenvolvimento.
Lamentavelmente, não sabemos tirar proveito desse fator, devido principalmente à nossa falta de capacidade de gerir bem os recursos. Se tivéssemos uma capacidade melhor de gestão, os recursos atuais destinados ao setor de defesa seriam suficientes para muito mais do que conseguimos fazer.
Quando há percepção de perigo, de ameaça, a sociedade aceita investimentos em defesa mais pesados, mesmo sacrificando outras necessidades. Caso não exista essa percepção, ninguém aceita abrir mão de nada. Experimenta criar uma “CPMF” ou um imposto para custear programas militares...
Forças Armadas, Base Industrial de Defesa e política industrial de defesa
PETERSON FERREIRA DA SILVA
Doutor em Relações Internacionais (USP)
Ver pág. 21: PERCEPÇÃO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS BRASILEIROS (CNI, 2015)
http://www.dct.eb.mil.br/images/conteud ... UT2016.pdf
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Juarez, eu concordo que o TO é fundamental para definir o quanto um determinado país investirá em Defesa. Países em TOs perigosos tenderão a se esforçar mais, farão maiores sacrifícios, simplesmente porque sentem MAIOR necessidade de Defesa.juarez castro escreveu:Eu pincei parte do testo para poder responde de forma mais específica:
As suas perguntas:
Vamos começar assim:
Qual é a missão?
Explico;
Manter e operar.
G abraço
Mas os outros 3 pontos que eu abordei não podem ser totalmente ignorados.
Tamanho geográfico maior IMPLICA em maiores áreas para proteger. Problemas maiores de logística. Necessidade de equipamentos em maior número para cobrir uma área maior. Necessidade de vetores com maior alcance, entre outros.
Tamanho populacional maior IMPLICA que você possui mão-de-obra mais numerosa para PRODUÇÃO. Existem obviamente diferenças tecnológicas e diferenças significativas de produção per capita, certos países são muito mais produtivos que outros em termos proporcionais por pessoa, mas no geral, um país com grande população acaba produzindo mais que um país com população pequena.
Tamanho Econômico maior IMPLICA em mais dinheiro para manter forças armadas com equipamentos, homens, etc. Creio que essa questão seja a prioritária dentre as 3. Com um PIB pequeno, você terá um orçamento pequeno, número de militares reduzido e quantidade pequena de equipamentos militares, com um PIB grande, você possui CAPACIDADE econômica para possuir forças maiores e melhor equipadas.
Mas claro, tudo depende de quanto em termos PERCENTUAIS, você investe na área.
O exemplo que você deu sobre Israel e Uruguai não é totalmente válido porque se enquadra APENAS na questão territorial.
O Uruguai é quase 9x MAIOR que Israel em tamanho territorial. Porém Israel possui uma população bem maior, mais que o dobro e um PIB 7x maior. Precisaria de 7 países como o Uruguai para igualar o poder econômico de Israel. E claro, investir bem mais de 5% do PIB em defesa, como faz Israel.
Por outro lado, quando a comparação é com o Brasil, as coisas mudam de figura de forma significativa.
Nosso país não é 9x maior que Israel, nosso país equivale a 410 x o tamanho de Israel.
Nossa população não é menos da metade da de Israel, como a Uruguaia, pelo contrário, nossa população é 26 x maior que a população de Israel.
E nosso PIB não é 7 x MENOR que o PIB de Israel, como o do Uruguai, ao contrário, nosso PIB é 10 x MAIOR que o PIB israelense.
Claro, estamos em um TO muito mais pacífico, mas veja:
1) Não digo para termos forças armadas 410 x maiores e mais poderosas que às de Israel por causa da nossa diferença de tamanho geográfico;
2) Não digo para termos forças armadas 26 x maiores e mais poderosas por causa da diferença de tamanho da nossa população;
3) Não digo para termos forças armadas 10 x maiores e mais poderosas por causa da diferença no PIB.
Levo em conta que eles estão inseridos em um TO muito mais perigoso que o nosso. Por isso eles investem bem acima de 5% do PIB e ainda contam com alguns bilhões de ajuda norte-americana.
Mas, se o Brasil fizesse a sua parte, se o Brasil fizesse um esforço moderado, igual à média mundial, não igual Israel, um esforço BEM MENOR, de 2% do PIB para a Defesa, nós teríamos OBRIGAÇÃO de ter forças armadas mais poderosas que às de Israel.
As nossas diferenças econômicas, territoriais e populacionais são gigantescas. Deveria dar vergonha nos brasileiros comparar nossas forças armadas com as deles.
Sobre a má administração e a corrupção é realmente uma lástima.
O maior problema do Brasil é a IMPUNIDADE que gera uma corrupção generalizada e níveis altíssimos de criminalidade. Acaba com nosso país. Não vamos chegar a lugar nenhum sem resolver este problema.
O código penal diz que a pena para crime de corrupção é de 8 meses à 2 anos de cadeia.
É uma PIADA. Na China é Pena de Morte. Teria que ser enquadrado como crime hediondo. O Corrupto deveria devolver toda a quantia envolvida no ato criminoso, com juros, correção e uma pesada MULTA. Além disso deveria pegar alguns anos de cadeia. Já o CORRUPTOR deveria perder TODO seu patrimônio, não apenas o valor envolvido no ato criminoso, mas todo o patrimônio, como também seus familiares se envolvidos e todos os laranjas. E deveria pegar, não alguns, mas MUITOS anos de cadeia.
As polícias estaduais e a polícia federal deveriam ser fortalecidas com forças tarefas especialmente equipadas e treinadas para descobrir e fiscalizar este tipo de crime.
Ai, após estas reformas, a corrupção continuará existindo, mas será como nos países desenvolvidos, ou seja, será praticada por uma MINORIA, e o país suportará. Do jeito que estamos hoje, a corrupção é praticada pela grande MAIORIA, de forma generalizada. Assim, nenhum país sobrevive.
Abraço.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.