TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80506 Mensagem por Penguin » Seg Mai 29, 2017 10:31 am

F-35 An Option As Germany Looks To Replace Tornado
May 29, 2017 James Drew | Aviation Week & Space Technology

USAF Senior Airman Christine Groening
The German air force is seriously interested in the Lockheed Martin F-35 Lightning II as the central node of its future networked strike complex...
http://aviationweek.com/combat-aircraft ... ce-tornado

Esse pode ser um caminho para a FAB quando chegar a hora de substituir os AMX modernizados.
Dependerá de 2 coisas: ter $$$ e os EUA liberarem.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60774
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6404 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80507 Mensagem por Túlio » Seg Mai 29, 2017 11:12 am

FCarvalho escreveu: Eu tendo a crer, particularmente, que a FAB já superou isso de usar Lift como avião de ataque leve operacional.Principalmente depois do advento do A-1. Mesmo que os atuais modelos o possam fazer com melhor qualidade que os antigos treinadores.

O problema central, pelas discussões que consigo acompanhar, é em relação mesmo ao preparo e treinamento dos pilotos para o Gripen E/F. Tem uma turma bem grande que acha que o ST dá conta, mas tem um pessoal que, embora minoria, tem feito uma grita muito grande dentro da FAB em defesa deste modelos de transição. E tem um outro grupo que defende os simuladores mais ST ou Lift. e por aí vai.

Objetivamente, se voltarmos algum dia a usar aviões Lift, estes se restringirão a Natal. Ou quem sabe até ao 3o Gav. De qualquer forma, não mais que entre 30 e 50 undes seriam adquiridas.

abs.
Se queres saber, eu já largaria perguntando se A SUÉCIA usa alguma coisa que possa ser classificada como LIFT para treinar seus Pilotos de Gripen. Que eu saiba os caras treinam num avião dos tempos (e nível tecnológico) do Xavante, o Saab 105 (SK 60), ou seja, inferiores ao Super Tucano no que realmente interessa na formação atual de Pilotos de Caça, que é o emprego da tecnologia embarcada. E para isso os Suecos usam simulador.

Assim, se quem usa o avião desde o final dos 90 nunca se interessou por LIFT, por que nós? A ÚNICA resposta que me ocorre é a que já mencionei: fazer HI-LO-MIX de pobre... :roll: :roll: :roll: :roll:

Penguin escreveu:
F-35 An Option As Germany Looks To Replace Tornado
May 29, 2017 James Drew | Aviation Week & Space Technology

USAF Senior Airman Christine Groening
The German air force is seriously interested in the Lockheed Martin F-35 Lightning II as the central node of its future networked strike complex...
http://aviationweek.com/combat-aircraft ... ce-tornado

Esse pode ser um caminho para a FAB quando chegar a hora de substituir os AMX modernizados.
Dependerá de 2 coisas: ter $$$ e os EUA liberarem.

Desse jeito no Litening II arrisca a ser chamado de A-35: primeiro a USN escolhe a versão C para ATAQUE, mantendo o F-18 (e encomendando mais) como seu caça; agora vem a alemoada com a mesma ideia, vai que pega e...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80508 Mensagem por Penguin » Seg Mai 29, 2017 1:09 pm

Túlio escreveu:
FCarvalho escreveu: Eu tendo a crer, particularmente, que a FAB já superou isso de usar Lift como avião de ataque leve operacional.Principalmente depois do advento do A-1. Mesmo que os atuais modelos o possam fazer com melhor qualidade que os antigos treinadores.

O problema central, pelas discussões que consigo acompanhar, é em relação mesmo ao preparo e treinamento dos pilotos para o Gripen E/F. Tem uma turma bem grande que acha que o ST dá conta, mas tem um pessoal que, embora minoria, tem feito uma grita muito grande dentro da FAB em defesa deste modelos de transição. E tem um outro grupo que defende os simuladores mais ST ou Lift. e por aí vai.

Objetivamente, se voltarmos algum dia a usar aviões Lift, estes se restringirão a Natal. Ou quem sabe até ao 3o Gav. De qualquer forma, não mais que entre 30 e 50 undes seriam adquiridas.

abs.
Se queres saber, eu já largaria perguntando se A SUÉCIA usa alguma coisa que possa ser classificada como LIFT para treinar seus Pilotos de Gripen. Que eu saiba os caras treinam num avião dos tempos (e nível tecnológico) do Xavante, o Saab 105 (SK 60), ou seja, inferiores ao Super Tucano no que realmente interessa na formação atual de Pilotos de Caça, que é o emprego da tecnologia embarcada. E para isso os Suecos usam simulador.

Assim, se quem usa o avião desde o final dos 90 nunca se interessou por LIFT, por que nós? A ÚNICA resposta que me ocorre é a que já mencionei: fazer HI-LO-MIX de pobre... :roll: :roll: :roll: :roll:

Penguin escreveu: http://aviationweek.com/combat-aircraft ... ce-tornado

Esse pode ser um caminho para a FAB quando chegar a hora de substituir os AMX modernizados.
Dependerá de 2 coisas: ter $$$ e os EUA liberarem.

Desse jeito no Litening II arrisca a ser chamado de A-35: primeiro a USN escolhe a versão C para ATAQUE, mantendo o F-18 (e encomendando mais) como seu caça; agora vem a alemoada com a mesma ideia, vai que pega e...
Ser capaz de penetrar no território inimigo e destruir alvos chaves como baterias SAM, sistemas de radares e C3 é função nobre e cada vez mais difícil para aeronaves tradicionais. O F-35 se encaixa bem nessa função.
Óbvio que a necessidade depende do cenário de cada país. No caso da Alemanha, eles precisam destruir alvos na Rússia. Israel no Irã e outros países da região. O Japão na Coreia do Norte, Rússia e China. E o Brasil?




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80509 Mensagem por Boss » Seg Mai 29, 2017 8:16 pm

Os maiores inimigos do Brasil ultimamente estão dentro dele, não fora.

Dá pra eliminá-los com Super Tucano mesmo. :twisted:




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36693
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3162 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80510 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 29, 2017 9:26 pm

Um Litf na FAB hoje só faz sentido como um treinador avançado. Por causa do Gripen E/F.

Os ST continuariam fazendo o mesmo trabalho que fazem hoje. Os simuladores seriam um complemento, mas não um substituto de ambas aquelas aeronaves.

No mais, os Tucano não vão durar muito mais. O ST, em certo sentido, poderia ser uma saída para a sua substituição. Da mesma forma que o Tx-c seria para os T-25.

A solução para a FAB sempre vai levar em consideração a questão de custo x benefício. E para a nossa realidade, um misto de ST, Lift e Gripen já daria conta do recado sem maiores problemas.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7523
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80511 Mensagem por J.Ricardo » Ter Mai 30, 2017 10:35 am

Não gosto dessa idéia não, a opção mais barata vai acabar se tornando o padrão.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80512 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 30, 2017 11:43 am

Penguin escreveu:
Túlio escreveu: Se queres saber, eu já largaria perguntando se A SUÉCIA usa alguma coisa que possa ser classificada como LIFT para treinar seus Pilotos de Gripen. Que eu saiba os caras treinam num avião dos tempos (e nível tecnológico) do Xavante, o Saab 105 (SK 60), ou seja, inferiores ao Super Tucano no que realmente interessa na formação atual de Pilotos de Caça, que é o emprego da tecnologia embarcada. E para isso os Suecos usam simulador.

Assim, se quem usa o avião desde o final dos 90 nunca se interessou por LIFT, por que nós? A ÚNICA resposta que me ocorre é a que já mencionei: fazer HI-LO-MIX de pobre... :roll: :roll: :roll: :roll:


Desse jeito no Litening II arrisca a ser chamado de A-35: primeiro a USN escolhe a versão C para ATAQUE, mantendo o F-18 (e encomendando mais) como seu caça; agora vem a alemoada com a mesma ideia, vai que pega e...
Ser capaz de penetrar no território inimigo e destruir alvos chaves como baterias SAM, sistemas de radares e C3 é função nobre e cada vez mais difícil para aeronaves tradicionais. O F-35 se encaixa bem nessa função.
Óbvio que a necessidade depende do cenário de cada país. No caso da Alemanha, eles precisam destruir alvos na Rússia. Israel no Irã e outros países da região. O Japão na Coreia do Norte, Rússia e China. E o Brasil?
O Brasil não precisa de nada. Tem toda razão.
Vamos fechar a FAB.

Ai o dia que precisar, é só assinar a rendição.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80513 Mensagem por Penguin » Ter Mai 30, 2017 1:11 pm

Luís Henrique escreveu:
Penguin escreveu: Ser capaz de penetrar no território inimigo e destruir alvos chaves como baterias SAM, sistemas de radares e C3 é função nobre e cada vez mais difícil para aeronaves tradicionais. O F-35 se encaixa bem nessa função.
Óbvio que a necessidade depende do cenário de cada país. No caso da Alemanha, eles precisam destruir alvos na Rússia. Israel no Irã e outros países da região. O Japão na Coreia do Norte, Rússia e China. E o Brasil?
O Brasil não precisa de nada. Tem toda razão.
Vamos fechar a FAB.

Ai o dia que precisar, é só assinar a rendição.
A FAB tem que fazer o que cabe no orçamento.
Se não cabe no orçamento vira planos não executáveis e sonhos.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60774
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6404 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80514 Mensagem por Túlio » Ter Mai 30, 2017 1:27 pm

Verdade. Mas acho que o Luís Henrique apenas não entendeu direito o sentido dos posts que quotou (um dos quais meu). Aliás, este debate em torno de LIFT vem desde os começos do DB, já faz uns 14 anos, e na FAB acabou ainda no século passado, é Super Tucano e simulador (como por enquanto é F-5 e AMX, há ainda um terceiro passo, que é usar a versão biplace para conversão operacional, o que, com o Gripen, será desnecessário, sendo o F destinado a SPECOPS).

Quem - na FAB, não no DB - ainda advoga em favor de LIFT, mesmo com a melhor das intenções, na verdade está prestando um desserviço: ajudar a criar o HI-LO-MIX de pobre¹. Para mim, e caso o A-35² venha a prestar, poderia ser usado aqui do mesmo modo que na USN, ou seja, 4,5G (eles F-18, nós Gripen) para funções de caçador e 5G (A-35) para ataque, que é igualmente uma função nobre.

NOTAS:

1 - Exceto se juntássemos o aporte tecnológico que vem com o Gripen com o que já temos para desenvolver nosso próprio LIFT com capacidades tanto de caça quanto de ataque, e a um preço razoável. Uma espécie de Super Tucano a jato e com capacidade supersônica. Mas mesmo isso eu acho brabo, ia competir por verbas até com o -390, modernização dos -99 & quetales.

2 - Desde a década passada falo em desenvolver um substituto para o AMX (A-1); a EMBRAER sabe TUDO sobre o avião e a FAB já desenvolveu tanto RAM quanto tinta furtiva. Um suposto AMX-2 (A-2), furtivo, propelido por uma versão sem PC da F-414 e tendo outras comunalidades logísticas com o Gripen sairia provavelmente mais barato que o A-35, com a vantagem de que poderíamos mexer nele o quanto quiséssemos (no outro até para girar um parafuso precisaríamos de permissão escrita). Novamente, no entanto, faltaria verba, pois competiria com outros programas em andamento.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80515 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 30, 2017 2:22 pm

Túlio escreveu:Verdade. Mas acho que o Luís Henrique apenas não entendeu direito o sentido dos posts que quotou (um dos quais meu). Aliás, este debate em torno de LIFT vem desde os começos do DB, já faz uns 14 anos, e na FAB acabou ainda no século passado, é Super Tucano e simulador (como por enquanto é F-5 e AMX, há ainda um terceiro passo, que é usar a versão biplace para conversão operacional, o que, com o Gripen, será desnecessário, sendo o F destinado a SPECOPS).

Quem - na FAB, não no DB - ainda advoga em favor de LIFT, mesmo com a melhor das intenções, na verdade está prestando um desserviço: ajudar a criar o HI-LO-MIX de pobre¹. Para mim, e caso o A-35² venha a prestar, poderia ser usado aqui do mesmo modo que na USN, ou seja, 4,5G (eles F-18, nós Gripen) para funções de caçador e 5G (A-35) para ataque, que é igualmente uma função nobre.

NOTAS:

1 - Exceto se juntássemos o aporte tecnológico que vem com o Gripen com o que já temos para desenvolver nosso próprio LIFT com capacidades tanto de caça quanto de ataque, e a um preço razoável. Uma espécie de Super Tucano a jato e com capacidade supersônica. Mas mesmo isso eu acho brabo, ia competir por verbas até com o -390, modernização dos -99 & quetales.

2 - Desde a década passada falo em desenvolver um substituto para o AMX (A-1); a EMBRAER sabe TUDO sobre o avião e a FAB já desenvolveu tanto RAM quanto tinta furtiva. Um suposto AMX-2 (A-2), furtivo, propelido por uma versão sem PC da F-414 e tendo outras comunalidades logísticas com o Gripen sairia provavelmente mais barato que o A-35, com a vantagem de que poderíamos mexer nele o quanto quiséssemos (no outro até para girar um parafuso precisaríamos de permissão escrita). Novamente, no entanto, faltaria verba, pois competiria com outros programas em andamento.
Entendi perfeitamente Tulio,

Só estou de saco cheio de continuarmos sendo comparados aos demais países da América do Sul.

O Brasil não pode ser comparado com nenhum país sério, simplesmente porque sempre vai aparecer alguém, como o Penguim fez, e vai dizer que aquele país precisa porque tem inimigo X, o outro porque está na região Y, e assim por diante.

O fato é que só existem 4 países com território maior que o nosso para proteger.
Desses 4, apenas 2 possuem população maior que a nossa.
No poder econômico, mesmo com os últimos 2 anos de crise braba, ainda somos a 7a maior economia do mundo. Ou seja, apenas 6 países produzem mais que nós.

E não podemos ter poder militar comparável ao de Israel, porque ele está no meio do caldeirão. Não podemos ter poder militar comparável ao da Coreia do Sul, porque ela tem a Coreia do Norte de vizinho. Não podemos ter poder militar comparável ao da Turquia, porque ela está em uma zona quente. Não podemos nem ter poder militar comparável à Austrália, porque ela faz parte da OTAN.

É uma piada.

Enfim, é o CONFORMISMO. Nós somos MEDÍOCRES e temos que nos conformar com isso, afinal nossa região é pacífica, portanto nossos políticos podem roubar BILHÕES, mas nosso orçamento de 1,3% do PIB com quase 50% indo para pagamento de INATIVOS está de muito bom tamanho. É só administrar melhor e comprar aquilo que da.
Pois eu digo que NÃO tem milagre. Não adianta administrar melhor, vai melhorar mas NÃO vai RESOLVER.
Temos que AUMENTAR os investimentos para 2% do PIB. Fazer uma reforma na previdência militar, de preferência retirar do orçamento da defesa.
E temos sim que ter capacidades semelhantes às da Alemanha, Israel e Japão.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60774
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6404 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80516 Mensagem por Túlio » Ter Mai 30, 2017 3:12 pm

Luís Henrique escreveu:
Entendi perfeitamente Tulio,

Só estou de saco cheio de continuarmos sendo comparados aos demais países da América do Sul.

O Brasil não pode ser comparado com nenhum país sério, simplesmente porque sempre vai aparecer alguém, como o Penguim fez, e vai dizer que aquele país precisa porque tem inimigo X, o outro porque está na região Y, e assim por diante.
Não obstante, convenhamos que ele tem lá sua razão, é a desculpa perfeita para mantermos o nosso eterno nanismo em Defesa.
Luís Henrique escreveu:O fato é que só existem 4 países com território maior que o nosso para proteger.
Desses 4, apenas 2 possuem população maior que a nossa.
No poder econômico, mesmo com os últimos 2 anos de crise braba, ainda somos a 7a maior economia do mundo. Ou seja, apenas 6 países produzem mais que nós.

E não podemos ter poder militar comparável ao de Israel, porque ele está no meio do caldeirão. Não podemos ter poder militar comparável ao da Coreia do Sul, porque ela tem a Coreia do Norte de vizinho. Não podemos ter poder militar comparável ao da Turquia, porque ela está em uma zona quente. Não podemos nem ter poder militar comparável à Austrália, porque ela faz parte da OTAN.

É uma piada.

Enfim, é o CONFORMISMO. Nós somos MEDÍOCRES e temos que nos conformar com isso, afinal nossa região é pacífica, portanto nossos políticos podem roubar BILHÕES,
Repito, para quem está de má vontade (politiqueiros e AC das FFAA), é motivo mais do que suficiente. Juntando a isso um Povo que crê piamente que NUNCA vai acontecer nada de ruim e que Defesa é coisa de quem não tem o que fazer, temos toda a justificativa para manter o status quo.

Luís Henrique escreveu:mas nosso orçamento de 1,3% do PIB com quase 50% indo para pagamento de INATIVOS está de muito bom tamanho. É só administrar melhor e comprar aquilo que da.

Pois eu digo que NÃO tem milagre. Não adianta administrar melhor, vai melhorar mas NÃO vai RESOLVER.
Temos que AUMENTAR os investimentos para 2% do PIB. Fazer uma reforma na previdência militar, de preferência retirar do orçamento da defesa.
E temos sim que ter capacidades semelhantes às da Alemanha, Israel e Japão.

Eis aí um ponto que tenho seguido com interesse (é, não estás escrevendo para o nada, leio e reflito a respeito disso, achando inclusive que és um pouco TÍMIDO nas propostas). Algumas ilações:

1 - Por que citas apenas a Previdência? Vejamos nas Províncias e citando a minha como exemplo: há dois tipos de Servidor Público, o Civil e o Militar. Como são pagos? Há um órgão chamado IPERGS que paga a folha dos Ativos e um subordinado chamado IPERGS-Previdência que paga a folha dos Inativos. Civis E Militares, ou seja, não há separação, nem o salário do Ativo nem a pensão do Inativo da BM (Militar) sai do orçamento da Instituição ou do da SSP, é tudo com o IPERGS. Assim, o que tiver de orçamento para a BM será usado em treinamentos, aquisições, manutenção, operações, inteligência, etc. Bueno, se funciona nas Províncias, por que não funcionaria na República?

2 - Mas não é só por isso que acho tuas propostas meio que TÍMIDAS: é que há muito mais do que salários e pensões na mesa. Por exemplo, quando botarão na mesa uma proposta para unificar de vez não apenas as compras mas até a P&D nas 3 Forças? Vou te dar um par de exemplos, e tenho certeza de que poderias citar muitos outros.

:arrow: Na época em que a FAB propôs participar do Programa A-Darter com a África do Sul, não teria sido melhor se isso tivesse ocorrido, com intermediação do MD, em uma série de reuniões OBRIGATÓRIAS entre representantes das 3 Forças? Tratando-se de um Msl capaz de abater aviões, todas elas teriam interesse, não? O resultado mais provável seria participar, mas já com interesse em um conceito como o do CAMM, que não é mais do que uma evolução do ar-ar WVR IR ASRAAM, com funções em aeronaves de combate, belonaves e defesas AAe. Um Programa para as 3 Forças, em suma. Mas não, é um Programa SÓ DA FAB e as outras 2 Forças o ignoram olimpicamente, com o EB tendo pensado no citado CAMM (versão terrestre, via Avibrás/MBDA) para seu uso e a MB no Sea Ceptor (outra versão do CAMM mas diretamente importado, sem, ao menos que eu saiba, nada a ver com a Avibrás, que trabalharia com o Astros - EB). Que desperdício, não? Uma família de mísseis para as 3 Forças e com tudo para deslanchar, pois seriam muito mais encomendas do que apenas a FAB pode fazer.

:arrow: MANSUP - É um Msl AN SÓ DA MB que arca com os custos e faz toda a P&D. Queria só ver a FAB encomendar versão aerolançada ou o EB uma versão de Defesa Costeira. Mas nem que a vaca tussa! É coisa que vivo dizendo, a rivalidade é tanta que nossas FFAA são, no melhor caso, inimigas cordiais entre si. Podem vir aqui e jurar que não mas acredito menos em palavras do que em FATOS! E é o que estou expondo. Agora imagines, na proposição pela MB do MANSUP, aquela mesma reunião de que falei no A-Darter, com o Ministro iniciando com "ou VOSMEÇÊS se entendem e trabalham juntos ou não sai nada". Bueno, barateia o desenvolvimento por vários Institutos de P&D trabalhando cada um no seu quadrado para o desenvolvimento da versão inicial e das específicas para cada um e repartindo os custos, além de todos encomendando quando estiver pronto. Seria outra coisa, não?

E, a seguir essa mentalidade de RIVAIS, ignorando-se cordialmente, o problema da Defesa será por muito tempo o mesmo, temo eu...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80517 Mensagem por Penguin » Ter Mai 30, 2017 3:21 pm

Luís Henrique escreveu:
Túlio escreveu:Verdade. Mas acho que o Luís Henrique apenas não entendeu direito o sentido dos posts que quotou (um dos quais meu). Aliás, este debate em torno de LIFT vem desde os começos do DB, já faz uns 14 anos, e na FAB acabou ainda no século passado, é Super Tucano e simulador (como por enquanto é F-5 e AMX, há ainda um terceiro passo, que é usar a versão biplace para conversão operacional, o que, com o Gripen, será desnecessário, sendo o F destinado a SPECOPS).

Quem - na FAB, não no DB - ainda advoga em favor de LIFT, mesmo com a melhor das intenções, na verdade está prestando um desserviço: ajudar a criar o HI-LO-MIX de pobre¹. Para mim, e caso o A-35² venha a prestar, poderia ser usado aqui do mesmo modo que na USN, ou seja, 4,5G (eles F-18, nós Gripen) para funções de caçador e 5G (A-35) para ataque, que é igualmente uma função nobre.

NOTAS:

1 - Exceto se juntássemos o aporte tecnológico que vem com o Gripen com o que já temos para desenvolver nosso próprio LIFT com capacidades tanto de caça quanto de ataque, e a um preço razoável. Uma espécie de Super Tucano a jato e com capacidade supersônica. Mas mesmo isso eu acho brabo, ia competir por verbas até com o -390, modernização dos -99 & quetales.

2 - Desde a década passada falo em desenvolver um substituto para o AMX (A-1); a EMBRAER sabe TUDO sobre o avião e a FAB já desenvolveu tanto RAM quanto tinta furtiva. Um suposto AMX-2 (A-2), furtivo, propelido por uma versão sem PC da F-414 e tendo outras comunalidades logísticas com o Gripen sairia provavelmente mais barato que o A-35, com a vantagem de que poderíamos mexer nele o quanto quiséssemos (no outro até para girar um parafuso precisaríamos de permissão escrita). Novamente, no entanto, faltaria verba, pois competiria com outros programas em andamento.
Entendi perfeitamente Tulio,

Só estou de saco cheio de continuarmos sendo comparados aos demais países da América do Sul.

O Brasil não pode ser comparado com nenhum país sério, simplesmente porque sempre vai aparecer alguém, como o Penguim fez, e vai dizer que aquele país precisa porque tem inimigo X, o outro porque está na região Y, e assim por diante.

O fato é que só existem 4 países com território maior que o nosso para proteger.
Desses 4, apenas 2 possuem população maior que a nossa.
No poder econômico, mesmo com os últimos 2 anos de crise braba, ainda somos a 7a maior economia do mundo. Ou seja, apenas 6 países produzem mais que nós.

E não podemos ter poder militar comparável ao de Israel, porque ele está no meio do caldeirão. Não podemos ter poder militar comparável ao da Coreia do Sul, porque ela tem a Coreia do Norte de vizinho. Não podemos ter poder militar comparável ao da Turquia, porque ela está em uma zona quente. Não podemos nem ter poder militar comparável à Austrália, porque ela faz parte da OTAN.

É uma piada.

Enfim, é o CONFORMISMO. Nós somos MEDÍOCRES e temos que nos conformar com isso, afinal nossa região é pacífica, portanto nossos políticos podem roubar BILHÕES, mas nosso orçamento de 1,3% do PIB com quase 50% indo para pagamento de INATIVOS está de muito bom tamanho. É só administrar melhor e comprar aquilo que da.
Pois eu digo que NÃO tem milagre. Não adianta administrar melhor, vai melhorar mas NÃO vai RESOLVER.
Temos que AUMENTAR os investimentos para 2% do PIB. Fazer uma reforma na previdência militar, de preferência retirar do orçamento da defesa.
E temos sim que ter capacidades semelhantes às da Alemanha, Israel e Japão.
O Brasil não pode ser comparado com nenhum país sério, simplesmente porque sempre vai aparecer alguém, como o Penguim fez, e vai dizer que aquele país precisa porque tem inimigo X, o outro porque está na região Y, e assim por diante.
Infelizmente isso é mesmo chato, mas sem esse entendimento, sem objetivos claros na área de defesa, fica complicado justificar perante a sociedade investir mais em canhões e menos em educação, saúde, segurança, saneamento, etc.

Embora nossa economia seja grande, nossa população também é. E pior, ela é majoritariamente pobre. Assim, as necessidades não atendidas em educação, saúde, segurança, saneamento, etc também são enormes e os gastos e investimentos nessas áreas ficam sempre aquém do que deveriam ser. Os investimentos per capita do Brasil nessas áreas são pequenos em qualquer ranking mundial. Com a área de defesa dificilmente seria diferente.

Por outro lado, a Geopolítica tem um peso alto nas necessidades militares dos países. Para a nossa sorte como nação, vivemos em uma área relativamente pacífica em termos de defesa externa. Isso deveria ajudar no nosso desenvolvimento.
Lamentavelmente, não sabemos tirar proveito desse fator, devido principalmente à nossa falta de capacidade de gerir bem os recursos. Se tivéssemos uma capacidade melhor de gestão, os recursos atuais destinados ao setor de defesa seriam suficientes para muito mais do que conseguimos fazer.

Quando há percepção de perigo, de ameaça, a sociedade aceita investimentos em defesa mais pesados, mesmo sacrificando outras necessidades. Caso não exista essa percepção, ninguém aceita abrir mão de nada. Experimenta criar uma “CPMF” ou um imposto para custear programas militares...




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80518 Mensagem por Penguin » Ter Mai 30, 2017 3:41 pm

Voltando a aviação militar...
Caso a situação econômica do país melhore, será perfeitamente factível adquirir um 2º ou até mesmo um 3º lote de Gripen.
E nada impede, caso haja necessidade e capacidade de investimento, de adquirirmos em paralelo ao Gripen, um lote de um caça mais avançado que depois seria o sucessor do Gripen.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7523
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80519 Mensagem por J.Ricardo » Ter Mai 30, 2017 4:37 pm

Dinheiro tem, é só recuperar o que foi roubado por esses malditos investigados pela Lava Jato que até a 2ª esquadra sai do papel!

Aliás, só o que o maldito Cabral roubou do RJ, já dava pra transformar a "pérola do Atlântico" na maravilha que foi um dia...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80520 Mensagem por Penguin » Ter Mai 30, 2017 4:46 pm

J.Ricardo escreveu:Dinheiro tem, é só recuperar o que foi roubado por esses malditos investigados pela Lava Jato que até a 2ª esquadra sai do papel!

Aliás, só o que o maldito Cabral roubou do RJ, já dava pra transformar a "pérola do Atlântico" na maravilha que foi um dia...
Muito foi roubado, verdade.
Mas supondo que esse dinheiro volte, ele será disputado a tapa pelos diversas atores públicos.
Como as demandas são grandes em todas as áreas, não sobrará nada para a defesa.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder