luis Cláudio escreveu:
Dou meu braço direito se eu perder que o A-1M não seja substituído por um UCAV. Eles têm a mesma função dos esquadrões do A-1, são relativamente baratos e será a combinação da Força Aérea Sueca para o futuro.
Cuidado, arriscas a ficar ALEIJADO...
Em meu ponto de vista, o substituto (gradualmente) do AMX será o Gripen F. Muito superior, aliás, considerando que a própria FAB já mencionou que um dos usos para este modelo seria similar ao do Growler.
De resto, o nEUROn pode ser tudo menos BARATO! Um UCAV subsônico altamente furtivo, é na verdade apenas um
demonstrador de tecnologia, com vistas a ulteriores desenvolvimentos. Basta ver que, para um peso de decolagem na faixa das 6/7 tons, pode entregar apenas cerca de meia tonelada de bombas ou mísseis (tudo guiado, claro). Talvez uma versão derivada, num futuro mais distante, possa ser monitorada (na verdade poderia ser um pequeno grupo de UCAVs) pelo 2P de um Gripen F - no nosso caso - mas não é para logo.
A questão é simples, no fundo: desenvolver uma versão F só para adquirir OITO unidades e ficar nisso é ilógico. Assim, a substituição do AMX cairia como uma luva, arriscando-me a dizer que um possível segundo lote seria baseado principalmente em Gripens F.