TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80401 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 22, 2017 1:32 am

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Como todas as referências à Elbit deixam claras, a AEL é uma fachada Verde, Amarela com o Azul e Branco Made in Israel.
Temos que aceitar os fatos pelo que são.
[]s
CB
Com relação a isso Carlos, estamos naquela situação de sempre: melhor um na mão do que dois voando.
Não fosse a AEL - antiga Aeroeletrônica - seria bem pior. Importação massiva e intensiva com as suas consequentes dependências externas.

Mas vamos continuar dependentes! Sim, vamos, mas ao menos a dependência será relativizada ao que pudermos investir na formação e manutenção da mão de obra nacional ali existente. A Elbit não veio aqui apenas fazer ctl C + Ctl V, esse não é bem o estilo deles. Tanto que hoje a empresa já conta com vários engenheiros brasileiros em seus projetos, aprendendo, e também solucionando questões relativas aos seus produtos.

Infelizmente como defesa no Brasil não dá voto e nem chama a atenção, a BID não tem cabide de emprego e nem arrego para justificar o interesse de quem assina o cheque, cada um então se vira como pode.

Já fizemos muito, mas muito mesmo, conseguindo manter alguma coisa funcionando neste meio tempo na BID. Para nós, só o fato de conseguirmos ter empresas nacionais aqui que investem nesta área, já pode ser considerado um pequeno grande milagre.

Imaginas agora o que não deve ser mantê-las vivas e funcionando sem apoio prático nenhum do Estado ou das ffaa's? :roll:

abs.
Mas quem disse não importamos massivamente? :|

Agora é fácil importer e trocar o selo e dizer que é Made in Brazil.

Tudo bem que o Estado não investe e a coisa é uma bagunça, mas achar que esse modelo é 'bom'? Esse modelo é bom para empresários e lobistas.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80402 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 22, 2017 1:33 am

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Exato. Competência não falta. Esse nunca foi o problema.
O nosso planejamento é uma piada de mal gosto e isso se reflete no está por vir por aí. Aviônicos de Israel disfarçado de Brasil, "desenhos" de asas aonde não temos a propriedade intelectual e de fato não vamos fabricas asas no Brasil e Kits que serão montados na Embraer e que serão devidamente cobertos de ufanismo ao invés de realismo.
Isso sem contar que por conta da diversidade de fornecedores, tem gente na FIESP & Cia que vai deitar e rolar com esse programa.
O avião vai voar e fazer o seu trabalho até porque a Suécia precisa dele e sem isso a SAAB "Aeronáutica" entra na lista de espécies em extinção na Europa (torcendo para o T-X da USAF dar frutos), mas esses exageros ufanistas tupiniquins, me desculpem depois de anos de AM-X eu me reservo o direito a só acreditar vendo.
[]s
CB
Fato é que no Brasil em relação aos assuntos da defesa a coisa sempre foi assim que nem S. Tomé: só dá para acreditar vendo.

Eu torço e acredito que o projeto do NG foi a nossa melhor escolha porque o pessoal da FAB pensa mais longe do que a próxima eleição. E também porque a FAB vai continuar aí tendo de fazer o seu trabalho de qualquer jeito, seja lá quem estiver sentado na cadeira do rei.

E assim a gente vai levando a vida.

abs.
Quem dera que pensassemos longe assim...

Infelizmente não é essa a realidade.

:|

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80403 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2017 12:33 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Com relação a isso Carlos, estamos naquela situação de sempre: melhor um na mão do que dois voando.
Não fosse a AEL - antiga Aeroeletrônica - seria bem pior. Importação massiva e intensiva com as suas consequentes dependências externas. Mas vamos continuar dependentes! Sim, vamos, mas ao menos a dependência será relativizada ao que pudermos investir na formação e manutenção da mão de obra nacional ali existente. A Elbit não veio aqui apenas fazer ctl C + Ctl V, esse não é bem o estilo deles. Tanto que hoje a empresa já conta com vários engenheiros brasileiros em seus projetos, aprendendo, e também solucionando questões relativas aos seus produtos. Infelizmente como defesa no Brasil não dá voto e nem chama a atenção, a BID não tem cabide de emprego e nem arrego para justificar o interesse de quem assina o cheque, cada um então se vira como pode. Já fizemos muito, mas muito mesmo, conseguindo manter alguma coisa funcionando neste meio tempo na BID. Para nós, só o fato de conseguirmos ter empresas nacionais aqui que investem nesta área, já pode ser considerado um pequeno grande milagre. Imaginas agora o que não deve ser mantê-las vivas e funcionando sem apoio prático nenhum do Estado ou das ffaa's? :roll:
abs.
Mas quem disse não importamos massivamente? :|
Agora é fácil importar e trocar o selo e dizer que é Made in Brazil.
Tudo bem que o Estado não investe e a coisa é uma bagunça, mas achar que esse modelo é 'bom'? Esse modelo é bom para empresários e lobistas.
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O modelo não é bom, com certeza, mas para a nossa realidade, tal como ela sempre foi, com certeza ele é efetivamente o menos ruim.
Se vamos produzir alguma coisa aqui, o tempo dirá como e de que forma isso se dará.
Não esqueças que há off set's a serem cumpridos. É acompanhar e verificar in loco o que realmente está sendo feito.
Como disse, já é um milagre termos empresas aqui no Brasil com foco em produtos de defesa. Não fosse isso, seríamos como uma Arábia Saudita da vida, só que sem um tostão no bolso.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80404 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2017 12:41 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Fato é que no Brasil em relação aos assuntos da defesa a coisa sempre foi assim que nem S. Tomé: só dá para acreditar vendo. Eu torço e acredito que o projeto do NG foi a nossa melhor escolha porque o pessoal da FAB pensa mais longe do que a próxima eleição. E também porque a FAB vai continuar aí tendo de fazer o seu trabalho de qualquer jeito, seja lá quem estiver sentado na cadeira do rei. E assim a gente vai levando a vida.
abs.
Quem dera que pensassemos longe assim...
Infelizmente não é essa a realidade.
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Não se pode negar que historicamente no planejamento estratégico das ffaa's via de regra geral sempre houve essa preocupação com o longo prazo.
O que nós nunca tivemos foram as condições objetivas de manter este tipo de planejamento em dia, que mal ou bem, sempre foi alterado ao bel prazer e pequenos interesses do planalto central e mesmo dos militares.
Planejamento, afinal, nunca foi bem o nosso forte.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80405 Mensagem por J.Ricardo » Seg Mai 22, 2017 3:07 pm

Uma das únicas vezes que houve comprometimento a longo prazo da FA foi com o ST, e veja sucesso que esta sendo.
No entanto não se pode comparar o investimento do ST com o de um caça no esta do arte.




Não temais ímpias falanges,
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80406 Mensagem por Penguin » Seg Mai 22, 2017 3:37 pm

J.Ricardo escreveu:Uma das únicas vezes que houve comprometimento a longo prazo da FA foi com o ST, e veja sucesso que esta sendo.
No entanto não se pode comparar o investimento do ST com o de um caça no esta do arte.
Pois, o KF-X da Coreia do Sul tem o desenvolvimento estimado em USD 8 a 10 bilhões. Com turbina importada, assim como outros sistemas. Valores nessa magnitude estão fora de nossa realidade. Com ou sem Hellmans.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80407 Mensagem por joao fernando » Ter Mai 23, 2017 10:45 am

osolamaalua escreveu:Pessoal, o modo de fazer é o maior aprendizado. Do AMX vieram os EMB 145 que salvaram a Embraer. Do Gripen podem vir outras coisas muito boas em termos de técnicas construtivas. Tem muita gente boa em São José dos Campos e com ideias excelentes. Faltam investimentos.
Lá já foram feitos projetos que o povo nem imagina que o Brasil teria capacidade de fazer. A pena é que não existe vontade política de investir em pesquisa. Povo inteligente=povo questionador. Se o que houve ontem ocorresse num País com vergonha na cara estaria todo mundo arrancando essa cambada de bandido no tapa.
145 é um Brasilia com motor a jato. A idéia inicial era manter a asa, e colocar o motor SOBRE a mesma. Não tem nada a ver com o AMX




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80408 Mensagem por J.Ricardo » Ter Mai 23, 2017 11:23 am

Penguin escreveu:
J.Ricardo escreveu:Uma das únicas vezes que houve comprometimento a longo prazo da FA foi com o ST, e veja sucesso que esta sendo.
No entanto não se pode comparar o investimento do ST com o de um caça no esta do arte.
Pois, o KF-X da Coreia do Sul tem o desenvolvimento estimado em USD 8 a 10 bilhões. Com turbina importada, assim como outros sistemas. Valores nessa magnitude estão fora de nossa realidade. Com ou sem Hellmans.
Por isso disse que não dá para comparar.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80409 Mensagem por Túlio » Ter Mai 23, 2017 1:01 pm

joao fernando escreveu:
145 é um Brasilia com motor a jato. A idéia inicial era manter a asa, e colocar o motor SOBRE a mesma. Não tem nada a ver com o AMX
No duro? De onde vieram os hipersustentadores, aqueles flaps articulados das asas? A ideia de usar motores SOBRE as asas era um modismo na época, todo mundo testava protótipo, pois prometia fazer a mesma coisa que o hipersustentador - até mais, tinha gente que dizia que iria DOBRAR a capacidade de carga - só que, analisando de perto, a EMBRAER logo notou que o fluxo de ar da turbina gerava um vórtice muito perigoso sobre a asa, descartando a ideia e passando a usar flap articulado. Que tinham experimentado pela primeira vez no AMX.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80410 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 23, 2017 2:08 pm

Senhores, o investimento que hora está sendo feito no Gripem NG - e que todos aqui concordam demorou demais para ser feito - só pode ser entendido em um contexto de longo prazo, pois é neste que a FAB adotou o projeto.

Ele tem dois princípios primários: um, tecnológico e desenvolvimentista, voltado à nossa capacitação em P&D com consequências industriais e comerciais para o país e pessoal que atua no setor; e dois, militar, que é dotar a FAB de um vetor que seja ao mesmo tempo moderno e econômico, tendo em vista as históricas limitações que lhes são impostas pelo Estado brasileiro.

O Gripen E/F, terá um papel duplo e fundamental para a industria aeroespacial brasileira, assim como a seu tempo tiveram o Xavante, o Bandeirante e o Tucano.

Não adianta querer ou esperar dele o que ele não é e jamais será na FAB, ou seja, um resolvedor de todos os nossos problemas com a defesa aérea do país. Ele é apenas somente parte da resposta. Outros atores tem responsabilidades, quiçá, ainda maiores que o Gripen E/F nesta seara, e mormente não costumam fazer a sua parte. Defesa aérea não é um assunto exclusivo da FAB, pelo contrário, é pertinente a todos, pois não se faz defesa aérea apenas com caças. Eles são apenas a parte visível, e mais crítica, do sistema.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80411 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 23, 2017 2:17 pm

Penguin escreveu:
J.Ricardo escreveu:Uma das únicas vezes que houve comprometimento a longo prazo da FA foi com o ST, e veja sucesso que esta sendo.
No entanto não se pode comparar o investimento do ST com o de um caça no esta do arte.
Pois, o KF-X da Coreia do Sul tem o desenvolvimento estimado em USD 8 a 10 bilhões. Com turbina importada, assim como outros sistemas. Valores nessa magnitude estão fora de nossa realidade. Com ou sem Hellmans.
Estes US 8 a 10 bilhões é o que nós vamos ter que despender aqui no médio/longo prazo só para conseguir substituir a atual frota de F-5 e A-1 com o mesmo Gripen E/F. Isso considerando que não faremos tal substituição na proporção 1x1, mas apenas para tentar chegar nos tais 108 caças que a FAB se propôs.

Se formos considerar que o Gripen E/F será o nosso caça padrão pelos próximos 40 anos, é de se prever que outros US 5 a 10 bilhões terão de ser gastos para projetar e certificar um caça de 5a G que eventualmente venha a ser formulado como objetivo industrial e político do país. Se vamos gastar isso sozinhos ou em parceria, só o tempo dirá.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80412 Mensagem por Penguin » Ter Mai 23, 2017 5:17 pm

joao fernando escreveu:
osolamaalua escreveu:Pessoal, o modo de fazer é o maior aprendizado. Do AMX vieram os EMB 145 que salvaram a Embraer. Do Gripen podem vir outras coisas muito boas em termos de técnicas construtivas. Tem muita gente boa em São José dos Campos e com ideias excelentes. Faltam investimentos.
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145 é um Brasilia com motor a jato. A idéia inicial era manter a asa, e colocar o motor SOBRE a mesma. Não tem nada a ver com o AMX
A participação direta no desenvolvimento do Programa AMX também permitiu à Embraer absorver tecnologias avançadas nas áreas da propulsão a jato, sistema de comando de voos fly-by-wire, sistema de controle de armas e pontaria, barramento digital e desenvolvimento de softwares embarcados. Este legado foi imprescindível para o desenvolvimento do jato regional ERJ 145, avião que marcou a história da Embraer e elevou a indústria aeronáutica brasileira à condição de líder mundial. Além das inovações tecnológicas, o AMX também legou à Embraer a experiência em desenvolvimento integrado do produto com parceiros internacionais. Este modelo de gestão foi ampliado e aplicado em diversos programas da Embraer, como o próprio ERJ 145 e a família de jatos comerciais E-Jets.
http://www.revistaoperacional.com.br/20 ... deu-certo/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80413 Mensagem por joao fernando » Ter Mai 23, 2017 5:23 pm

Oras, mas não é a mesma SAAB que compra isso de prateleira? O próprio Ozires criticou o projeto no livro dele...alias a Embraer sempre comprou tudo de prateleira.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80414 Mensagem por Túlio » Ter Mai 23, 2017 5:26 pm

joao fernando escreveu:Oras, mas não é a mesma SAAB que compra isso de prateleira? O próprio Ozires criticou o projeto no livro dele...alias a Embraer sempre comprou tudo de prateleira.

Exceto muita coisa, acima citada.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80415 Mensagem por J.Ricardo » Ter Mai 23, 2017 6:12 pm

Muito mais de prateleira, seria optar pelo Rafale, F-18.
Não ponho o Su-35 no mesmo balaio por estar em desenvolvimento na época, poderia também ter sido uma boa escolha, mas o Gripen também foi.




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