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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Abr 22, 2011 1:23 pm
por Gerson Victorio
sapao escreveu:
Mas a realidade é que quando a compra foi oferecida as FFAA, a FAB definiu como PRIORIDADE efetuar o negocio e para isso alocar parte de sua verba para essa compra, diferente da MB e do EB, que tinham outras PRIORIDADES.

Veja bem, a FAB não comprou porque PODE ou QUIS, e muito menos o EB e a MB deixaram de comprar porque NÃO PODIAM ou NÃO QUISERAM.
A FAB comprou porque DECIDIU comprar e a MB e o EB não compraram porque decidiram NÃO comprar.

Ao decidir comprar teve que compromer seu orçamento com isso em detrimento de outros projetos, e o EB e a MB ao decidirem não comprar alocaram o que iriam gastar na compra em outros projetos.
sapao,

O quote acima desmistifica muita coisa.... 8-]

sobre o AH-2...desde o início eu fui a favor da compra do MI-35 pela FAB...tive até uns arraca-rabos por isso... :lol: ....existem vários tipos de missões, algumas especializadas, se você tiver o equipamento certo, poupa recursos e o trabalho de muita gente...missões especiais não se improvisa.

abraços

Gerson

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Abr 22, 2011 3:21 pm
por sapao
Vamos viajar na maionese um pouco então:
-Quanto deve pesar, aproximadamente, o MAR?
-Qual a capacidade de carga dos cabides do Sabre?
-Cite 2 dos maiores problemas, na sua opinião, de se fazer uma AAe de ponto com misseis IR?
-Quantos homens são necessarios para iluminar um alvo no solo?
-Como fazer para fugir de uma aeronave interceptadora com performance melhor que a sua?
-Como operar em um ambiente de alta probabilidade de fogo por armas leves?
-Como fazer uma defesa AAe de ponto sensivel?

O SABRE não foi comprado por capricho e nem por orgulho, ele TEM muito o que fazer na FAB. Gostaria que ele fizesse parte de um pacote maior para as FFAA, mas infelizmente existem outras prioridades atualmente.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Abr 22, 2011 3:30 pm
por Enlil
Pois é, a questão está mais para NOVAS possibilidades inexploradas por nossas forças para vetores inéditos do que a falta de utilidades para eles...


Ouvimos muito isso, q determinadas aeronaves não atenderiam a doutrinas "clássicas" de nossas FAs, enquanto são utilizadas em uma variado leque de missões em inúmeras outras FAs nos mais variados cenários possíveis.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Abr 22, 2011 3:34 pm
por Carlos Mathias
Eu sempre achei a FAB uma "porta de entrada" mais natural para estes helis.
O povo lá já é mais traquinado na operação de helis, já tem alguma doutrina C-SAR e etc...

Seria como começar o BVR pela MB, quando seus A-4 ainda nem voam.

Depois de iniciada a operação, acho que a Força indutora pode irradiar para as outras suas experiências. :)

Mas isso só depois que acabarem as cachaçadas, puteiros e serralherias de fundo de quintal. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Agora o Sapão me mata! :mrgreen:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Abr 22, 2011 6:25 pm
por sapao
CM,
sabe que até hoje eu não sei dessa historia da serralheria!

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Abr 22, 2011 6:39 pm
por Carlos Mathias
CM,
sabe que até hoje eu não sei dessa historia da serralheria!
É que eu sou um mala mesmo, deixa prá lá. :mrgreen:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Abr 22, 2011 6:58 pm
por sapao
rsrsrsrs
ta bom então!

Sobre a parte de desenvolvimento de doutrina é bastante viavel, a verdade é que uma FFAA sempre está buscando aprender com a outra.
Para quem não sabe, toda a doutrina de vôo NOE hoje da FAB veio do vôo tatico do EB, assim como grande parte da operação de sistemas de guerra eletronica veio da MB.
Em compensação muito da operação da asa fixa do MB foi ensinada pela FAB que teve inclusive por alguns anos um oficial destacado no VF-1 e hoje tem oficiais da MB sendo formados lider de esquadrilha nos terceiros, e o EB aprendeu tudo de võo de recebimento e segurança de vôo na FAB.

Para mim o ideal seria um intercambio entre oficiais, e se não me engano ja está sendo discutido algo neste sentido la no Poti; porque por mais que a FAB saiba operar a maquina só um piloto do EB ou da MB pode dizer como operar a maquina no contexto deles.

Sobre a FAB ser a porta de entrada, acho que qualquer uma das 3 forças teria condições de recebe-la. Basta ver o exemplo que o EB transformou o CIAVEX ou como a MB está controlando o processo de recebimento dos SH-60 mais de perto do que a FAB e o EB, com uma comissão LÁ na fabrica!

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Abr 22, 2011 6:59 pm
por Gerson Victorio
sapao escreveu:Vamos viajar na maionese um pouco então:
-Quanto deve pesar, aproximadamente, o MAR?
-Qual a capacidade de carga dos cabides do Sabre?
-Cite 2 dos maiores problemas, na sua opinião, de se fazer uma AAe de ponto com misseis IR?
-Quantos homens são necessarios para iluminar um alvo no solo?
-Como fazer para fugir de uma aeronave interceptadora com performance melhor que a sua?
-Como operar em um ambiente de alta probabilidade de fogo por armas leves?
-Como fazer uma defesa AAe de ponto sensivel?

O SABRE não foi comprado por capricho e nem por orgulho, ele TEM muito o que fazer na FAB. Gostaria que ele fizesse parte de um pacote maior para as FFAA, mas infelizmente existem outras prioridades atualmente.
sapao,

boiei!!!...esse post foi pra mim?

Gerson

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Abr 22, 2011 7:01 pm
por Carlos Mathias
Sim, sim, apenas quis dizer que seria uma porta "mais natural", digamos assim.
Mas todos podem fazê-lo afinal.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Abr 22, 2011 7:06 pm
por sapao
Gerson Victorio escreveu:
sapao escreveu:Vamos viajar na maionese um pouco então:
-Quanto deve pesar, aproximadamente, o MAR?
-Qual a capacidade de carga dos cabides do Sabre?
-Cite 2 dos maiores problemas, na sua opinião, de se fazer uma AAe de ponto com misseis IR?
-Quantos homens são necessarios para iluminar um alvo no solo?
-Como fazer para fugir de uma aeronave interceptadora com performance melhor que a sua?
-Como operar em um ambiente de alta probabilidade de fogo por armas leves?
-Como fazer uma defesa AAe de ponto sensivel?

O SABRE não foi comprado por capricho e nem por orgulho, ele TEM muito o que fazer na FAB. Gostaria que ele fizesse parte de um pacote maior para as FFAA, mas infelizmente existem outras prioridades atualmente.
sapao,

boiei!!!...esse post foi pra mim?

Gerson
Sim Gerson, e para mais alguem que quiser comentar!
Na verdade eu iria ilustrar alguns exemplos de missões que eu acho que são muito mais viaveis de serem executadas por um helicoptero do que um avião, e mais ainda se ele for de ataque.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Abr 22, 2011 7:58 pm
por Gerson Victorio
sapao escreveu:
Gerson Victorio escreveu: sapao,

boiei!!!...esse post foi pra mim?

Gerson
Sim Gerson, e para mais alguem que quiser comentar!
Na verdade eu iria ilustrar alguns exemplos de missões que eu acho que são muito mais viaveis de serem executadas por um helicoptero do que um avião, e mais ainda se ele for de ataque.
sapao,

sou da opnião que o MI-35 veio para revolucionar a FAB...vou torcer por isto!!. [100]

Gerson

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sex Abr 22, 2011 10:21 pm
por sapao
Tem razão, me empolguei e fui generico demais...
Vou ser mais especifico.
-Quanto deve pesar, aproximadamente, o MAR?
-Qual a capacidade de carga dos cabides do Sabre?

Sobre o MAR acho que é esse peso mesmo, e sobre a carga a ser levada pode considerar que ele sempre vai voar baixo, em algumas horas a 50ft do solo.
Portanto deve ter a capacidade de carga disponivel no maximo ou bem proximo disso.

Cite 2 dos maiores problemas, na sua opinião, de se fazer uma AAe de ponto com misseis
Sobre a defesa com os misseis IR na verdade existem algumas limitações graves: o atirador tem que presumir a distancia do alvo o que diminui a probabilidade de acerto, e depois de rompido o cilindro de nitrogenio ele tem que atirar ou trocar após esvaziar ficando em uma sinuca de bico. Por isso o atirador tem que ter treinamento para isso, muito mais do que a grande maioria imagina.
Com uma aeronave que possa ter a distancia correta e uma carga maior de nitrogenio o indice de acerto deve aumentar bastante.
Além de capacidade maior de misseis disponiveis e a mobilidade.

-Quantos homens são necessarios para iluminar um alvo no solo?Sobre iluminar seriam poucos, não mais que quatro eu diria.
Vamos colocar um H-60L ou um 725 dentro das linhas inimigas para levar 04 militares?
Se não tiver alternativa sim, mas...

-Como fazer para fugir de uma aeronave interceptadora com performance melhor que a sua?
Sobre o fugir de uma aeronave interceptadora, se você tentar colocar o maximo de velocidade vai virar corrida de avião, mas lembre-se que o concorrente corre mais que você. Ou seja, é uma questão de tempo até ser alcançado.
Já se vocêvoar o mais devagar possivel provavelmente (e na grande maioria dos casos) o intercepdador não vai conseguir acompanha-lo devido a velocidade de estol dele, e se for jato ainda vai ter o alto consumo junto.
Por isso que a FAB coloca um helicoptero para interceptar outros helicopteros, porque é muito dificil mesmo um A-29 perseguir um heli e mesmo uma aeronave de pequeno porte.

-Como operar em um ambiente de alta probabilidade de fogo por armas leves?
Bingo! Blindagem, coisa que a maioria dos heli de ataque não tem, não no padrão do Sabre.

-Como fazer uma defesa AAe de ponto sensivel?
Colocando o defensor o mais proximo do ponto, agora como fazer isso com uma avião? Fazendo uma PAC em vôo.
Agora imagina o consumo e a confusão de fazer isso em uma região habitada, como SP ou RJ?
Ja com um helicoptero você pode deixar ele acionado no solo ao lado do ponto e ele vai estar fazendo uma PAC da mesma maneira!

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 23, 2011 12:04 am
por AlbertoRJ
sapao escreveu:
Gerson Victorio escreveu:Sapão,
se possível, poderia confirmar um boato....
numa conversa com um piloto da AvEx, ele deixou escapolir uma informação que o EB teria solicitado à FAB os C-115 remanescente... então descarregados, porém, a FAB teria "negado" tal solicitação, não informando o motivo...É certo que a legislação atual ainda não permite esse tipo de operação pelo EB(asa fixa), seguindo a conversa, o EB também teria se interessado pelo Caravam C-98... existiu algo realmente nesse sentido?
Gerson
Gerson,
sobre a lei essa é a coisa mais facil de se mudar, basta a autoridade acima das forças querer; e para isso basta um assessoramento do EB ou da MB que tenho certeza que a FAB não vai ser contra.
Antigamente existia essa "ilusão" de que se certas missões fossem passadas a FAB iria perder prestigio e hora de vôo, mas isso felizmente é passado.
Hoje a FAB sabe mais que ninguem que existe muito mais demanda do que gente/vetor e a necessidade de especialização é imensa.

Bom, sobre o C-115 acho que se houve essa negativa ela veio de cima.
As aeronaves foram DOADAS para alguma nação amiga (brasileiro é tão bonzinho), e talvez por já ter esse destino selado politicamente tenha havido essa negativa.
Pode ser que o contrato de compra tenha alguma restrição quanto a isso, não sei.
Da Brigada Pára-quedista aos Pelotôes de Fronteira, o C-115 era muito estimado no EB, apesar da velhice e do pouco conforto.
Desculpem pelo off-topic.

[]'s

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 23, 2011 12:23 am
por knigh7
sapao escreveu:CM,
sabe que até hoje eu não sei dessa historia da serralheria!
É que reza a lenda (bota lenda nisso) que em os mecânicos da FAB em Porto Velho tiveram que sair pela cidade procurando chave de boca e outros quetales que eram compatíveis com a medida métrica dos MI 35... :lol:
Coisa de gente que não tem o que fazer e fica botando pilha... :lol:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 23, 2011 12:42 am
por sapao
AlbertoRJ escreveu:
sapao escreveu: Gerson,
sobre a lei essa é a coisa mais facil de se mudar, basta a autoridade acima das forças querer; e para isso basta um assessoramento do EB ou da MB que tenho certeza que a FAB não vai ser contra.
Antigamente existia essa "ilusão" de que se certas missões fossem passadas a FAB iria perder prestigio e hora de vôo, mas isso felizmente é passado.
Hoje a FAB sabe mais que ninguem que existe muito mais demanda do que gente/vetor e a necessidade de especialização é imensa.

Bom, sobre o C-115 acho que se houve essa negativa ela veio de cima.
As aeronaves foram DOADAS para alguma nação amiga (brasileiro é tão bonzinho), e talvez por já ter esse destino selado politicamente tenha havido essa negativa.
Pode ser que o contrato de compra tenha alguma restrição quanto a isso, não sei.
Da Brigada Pára-quedista aos Pelotôes de Fronteira, o C-115 era muito estimado no EB, apesar da velhice e do pouco conforto.
Desculpem pelo off-topic.

[]'s
Não é só lá não, na FAB tambem deixou muita saudade...