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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Mar 06, 2017 12:04 pm
por Luís Henrique
juarez castro escreveu:
FCarvalho escreveu:Eu hoje penso o seguinte. A defesa não é, e nem será mais contemplada em nada que não diga repeito a GLO e segurança pública pelos próximos vinte anos. Isso significa que todos os projetos dos últimos anos terão de ser cancelados ou revistos para menos. Simples assim. Cada força vai ter que se virar com o que tem, e dane-se o resto.

E se o pessoal que chegou a cadeira do rei por agora conseguir se manter por lá mais uns 10 anos, de acordo com as novas regras das eleições, se hoje nós já estamos achando ruim, esperem então para ver o que vem pela frente.

abs.[/quote

Carvalho, eu concordo parcialmente contigo, a lei dos gastos é boa, e vai servir para mostrar aquilo que sabemos em casa, que, quem gasta mais do ganha quebra. As três FAs tem ainda muitas ações a fazer que propiciariam uma redução substancial nos gastos com pessoal e custeio, algumas destas ações travam dentro do próprio meio militar, porque assim como no funcionalismo público, ninguém quer perder "certos privilégios" e outras são travadas por questões políticas, como a recente reestruturação da FAB que a duras penas se conseguiu uns 50% do que se pretendia em termos de fechamento do OMs. por pura pressão de políticos cujas cidades sediam estas.
Eu acredito que vem muito mais racionalizações ai pela frente porque como tu bem colocou, daqui por diante não vai ter espaço, para erros, projetos mirabolantes e viagens na maionese, que foram uma característica do desgoverno anterior.

G abraço
Concordo.

O passo que os militares não querem dar e que seria EXTRAORDINÁRIO para as forças armadas, é DESVINCULAR o pagamento de inativos com o orçamento militar.

As pessoas falam que o Japão é um país pacífico, não possui forças armadas, apenas de auto defesa e só investe 1% do PIB.
Pois o Brasil investe apenas 0,7% do PIB. O resto é pagamento de inativos.
Algo que não é CONTABILIZADO na maioria dos países desenvolvidos, como EUA, Austrália, etc.

Os militares devem lutar pelos seus direitos, claro. Mas na reestruturação da previdência, os militares ainda que briguem por melhores condições, deveriam aceitar e até INCENTIVAR que o GF desvincule o pagamento de inativos do orçamento militar.
Esta ação mostraria para a mídia, para a sociedade, para os políticos e para todo o mundo, como o Brasil investe POUCO em defesa.

Seria a BASE para pedir aumentos nos orçamentos dos próximos anos.

O Orçamento da Defesa em 2016 foi de R$ 82 bi. Para a Sociedade, políticos, mídia, etc é um valor MUITO ALTO.
O Brasil sempre aparece naqueles infográficos das 10 maiores potências militares. Eu dou risada quando vejo aquilo...

Dos R$ 82 bi, 47% foi para pagamento de Inativos e Pensionistas. Ou R$ 38,5 bi.

Para pagamento do Pessoal da Ativa foram R$ 22,5 bi

O Brasil investiu em 2016 exatos 0,70% do PIB em Defesa.
Mas para a sociedade é divulgado 1,32% do PIB em Defesa.

SIMPLES de resolver:
1) Remove o pagamento de Inativos do Orçamento.
2) Mostra para a Sociedade, Políticos e Mídia que o Brasil investe 0,70% em Defesa
3) Mostra que a MÉDIA mundial é superior a 2% do PIB
4) Solicita ao GF um AUMENTO, ainda que não chegue em 2%
5) Reduz o Efetivo da Força Aérea em 33%, dos atuais 75 MIL para 50 MIL
6) Reduz o Efetivo da Marinha em 25%, dos atuais 67 MIL para 50 MIL
7) Reduz o Efetivo do Exército em 33%, dos atuais 223 MIL para 150 MIL
8) 31,5% de Redução do Efetivo no Geral das 3 forças representaria em 2016, uma economia de R$ 7,1 bi
9) O pagamento de Ativos cairia de R$ 22,5 bi para R$ 15,5 bi

Caso o pedido das forças para AUMENTO do orçamento fosse atendido PARCIALMENTE e o GF destinasse 1% do PIB,
SEM o pagamento de Inativos e com a redução do Efetivo, teríamos:
Em vez de R$ 82 bi de Orçamento Militar (2016), teríamos um orçamento de R$ 62 bi (O Brasil NÃO figuraria entre as 10 maiores potências nos infográficos, etc)
A SOCIEDADE 'enxergaria' uma redução de R$ 20 bi no orçamento militar.
Mas nós SALTARÍAMOS de R$ 21 bi para custeio e aquisições, etc para aproximadamente R$ 46,5 bi

Isto com APENAS 1% do PIB investido em Defesa.

Em POUCOS anos as 3 forças poderiam substituir TODOS os equipamentos velhos e obsoletos por equipamentos NOVOS, NO ESTADO-DA-ARTE, ainda que não seria suficiente para se tornar uma superpotência militar, mas mesmo com 1% do PIB teríamos condições de possuir forças armadas de 1a linha, sem devaneios.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Mar 06, 2017 5:17 pm
por J.Ricardo
O duro vai ser o velhos generais largarem o osso, parece que gostam muito de manter a previdência dos militares sob suas asas...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Mar 06, 2017 5:33 pm
por Túlio
J.Ricardo escreveu:O duro vai ser o velhos generais largarem o osso, parece que gostam muito de manter a previdência dos militares sob suas asas...

E com ÓTIMA$ RAZÕE$, segundo o sumido GUERRA, que vivia falando sobre isso (e no estilo dele, ou seja, sem papas na língua). Tem, segundo ele, um balaio de R1 e dependentes se dando muito bem do jeito que está, ótimos empregos/salários e a milicada lá, no pesado e se ferrando.

Sem dúvida, nessas horas é tudo questão de AFETO mesmo. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Mar 09, 2017 11:37 am
por arcanjo
8/3/2017
Primeiro exemplar do Gripen brasileiro está em produção na Suécia

Da Redação -

A tradicional fabricante aeronáutica Saab já iniciou em suas instalações em Linköping a produção do primeiro Gripen de testes brasileiro. A empresa confirmou que os trabalhos estão seguindo dentro dos planos e do programado e os resultados obtidos estão dentro das suas expectativas. Enquanto a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Ministério da Defesa se preparam para receber nos próximos anos os primeiros exemplares do jato de combate de 4ª++ geração JAS-39 E/F Gripen, a Saab avança em passo firme nas campanhas de ensaio, testes em solo, em simuladores e desenvolvimento de sistemas do caça que vai equipar as Forças Aéreas do Brasil e da Suécia até o momento.

Desde que o protótipo Gripen E, o “39-8”, foi apresentado oficialmente em maio de 2016, a Saab já conduziu alguns ensaios de acionamento do motor e taxiamento da aeronave. A empresa contará com outros dois protótipos - o “39-9” será usado para desenvolvimento do sistema tático de missão, enquanto o terceiro, “39-10”, para verificação final dos sistemas e estruturas.

O foco da Saab agora está na finalização dos trabalhos e qualificação do sistema Distributed Integrated Modular Avionics (DIMA). Segundo a fabricante, a melhor maneira de descreve-lo, comparando-o com os sistemas tradicionais, é fazendo uma analogia com os telefones celulares de tipo smartphone. Numa suíte de aviônicos tradicional, cada função do sistema trabalha por conta própria, sendo que esses possuem estruturas complexas, impondo um grande desafio na integração para que todos trabalhem juntos. Já no novo modo que a Saab está trabalhando, o DIMA, as mudanças e as integrações futuras serão feitas utilizando aplicativos, os softwares. Assim, não precisarão aplicar mudanças no hardware da aeronave para adicionar uma nova função, apenas farão a atualização ou a instalação de novos aplicativos.

Além de proporcionar uma grande agilidade na hora de atualizar um sistema ou acrescentar novas funcionalidades, investimentos em hardware – que são caros e demorados, não serão mais necessários. Nasce assim uma infinidade de possibilidades.

Trata-se de algo realmente inovador e que permitirá a fácil instalação futura de sistemas que ainda não existem ou não estão disponíveis. Pelo fato de ter sistemas trabalhando isoladamente, a integração de novas funções táticas, por exemplo, pode ser feita sem a necessidade de se requalificar todo o sistema.

http://www.creditorial.com.br/portal/imagens/UpLoadedImages/6285_1.jpg
O primeiro protótipo do Gripen E em ensaios de taxiamento na Suécia. Foto: SAAB

Com o DIMA pronto, a expectativa da empresa é de voar o primeiro protótipo no segundo quadrimestre deste ano.

Mas enquanto os trabalhos progridem na Suécia, aqui no Brasil as atividades também são intensas. Em 22 de novembro de 2016, a Saab inaugurou com a Embraer nas instalações da fabricante brasileira em Gavião Peixoto, no interior paulista, o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (CPDG). Será o hub de desenvolvimento tecnológico do Gripen NG no Brasil para a Saab e a Embraer, junto às empresas e instituições brasileiras parceiras, e a FAB, por meio de sua instituição de pesquisas, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O CPDG contempla o ambiente e os simuladores necessários para o desenvolvimento dos caças. Além disso, está conectado à Saab na Suécia e aos parceiros industriais no Brasil, assegurando transferência de tecnologia e desenvolvimento eficientes.

Até 2024 serão mais de 350 profissionais brasileiros que farão cursos, treinamentos e trabalhos práticos na Suécia, como parte do acordo de transferência de tecnologia no programa do Gripen. Serão mais de 60 projetos com dois anos de duração. Ao final deste processo, a indústria nacional e a FAB terão conhecimentos críticos necessários para iniciar, no futuro, o desenvolvimento de um avião de caça próprio.

Desde outubro de 2015, mais de 120 engenheiros brasileiros da Embraer e das outras empresas brasileiras do programa, seguiram para Linköping. Mais de 30 já voltaram para o Brasil e hoje estão trabalhando no CPDG, junto com profissionais da Saab que estão no Brasil. A expectativa é que o número de profissionais no Centro chegue a 180.

O Brasil escolheu o Gripen como vencedor do programa F-X2 em 18 de dezembro de 2013. Serão 28 Gripen E e oito Gripen F (biplace, de treinamento) que equiparão as unidades de defesa aérea da FAB. E a Suécia já se comprometeu em adquirir 60 Gripen E.

Em julho de 2015, o Brasil e a Suécia chegaram a um acordo sobre a forma de pagamento e as taxas de juros, sendo que em 5 de agosto, o Senado Federal aprovou a compra. Serão oito anos de carência e mais 25 anos para pagar os US$ 4,6 bilhões de dólares por um vetor que ficará à frente da defesa aérea por 30 ou 40 anos.

Dos 36 caças, 15 serão fabricados no Brasil e oito por brasileiros na Suécia. Os outros 13 serão feitos por suecos, mas com acompanhamento de profissionais brasileiros. A expectativa é que o programa gere 14.500 empregos diretos e indiretos, além de R$ 9,1 bilhões em transferência de tecnologia e compensações industriais e comerciais.

Os primeiros exemplares suecos devem chegar aos esquadrões em 2019, para que então a Initial Operating Capability (IOC, capacidade inicial de operação) seja obtida em 2023. No Brasil, até o momento, o Gripen E/F vai equipar duas unidades aéreas, ambas sediadas em Anápolis. O 1º Grupo de Defesa Aérea vai começar a receber os aviões em 2021 e concentrará as missões de defesa aérea. Já o 1º/16º GAV, que estava operando os jatos de ataque Embraer A-1A/B sediado na Base Aérea de Santa Cruz (RJ) e que foi desativado em dezembro passado, será reativado em Anápolis com o Gripen E/F fazendo as missões de ataque ao solo.

http://www.creditorial.com.br/portal/no ... px?id=6285

abs.

arcanjo

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Mar 14, 2017 1:43 pm
por MasterCaiafa


Bastante elucidativo, na parte que concerne ao Brasil...

Sugiro uma atenta audiência.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mar 15, 2017 12:23 pm
por Cougar_PH

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mar 15, 2017 10:44 pm
por juarez castro
Se a moderação achar que tem editar, fiquem a vontade, sei que não e o tópico correto:

RCAF vai de Super Hornet, 18 células, é um sinal, ou apenas uma barrigada como a da RAAF??? Não sei, ainda.

G abraço

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Mar 20, 2017 10:09 am
por Luís Henrique
Cougar_PH escreveu:Seminário Anual SAAB gripen 2017
http://saab-seminar.creo.se/170315/saab ... minar_2017
O que os colegas viram de NOVO no seminário?

Alguma novidade?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mar 22, 2017 3:24 pm
por arcanjo
Publicado em terça-feira, 21 de março de 2017 às 07:00
Saab confirma fábrica de aeroestruturas em S.Bernardo

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC


http://img.dgabc.com.br/Imagens/20173218241.jpg?largura=300

A Saab, fabricante sueca dos aviões-caça Gripen NG, que substituirá a frota de 36 aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) entre 2019 e 2024, confirmou que irá instalar fábrica em São Bernardo. A unidade vai gerenciar a cadeia de suprimentos e produzir partes estruturais da aeronave, como as asas do avião supersônico e as alas traseira e dianteira da fuselagem.

A localização da empresa,que chegou a ser anunciada em São Bernardo, ficou em xeque no fim do ano passado. Durante a inauguração do Centro de Desenvolvimento do Gripen NG em Gavião Peixoto, no Interior, o CEO da Saab, Hakan Buskhe, afirmou que a companhia estava verificando locais para construir a fábrica de aeroestruturas e que, apesar de São Bernardo ser o principal lugar estudado, o endereço seria anunciado apenas no começo de 2017.

“A Saab terá uma fábrica de suprimentos do programa Gripen em São Bernardo. Os detalhes estão sendo finalizados e serão anunciados no devido tempo”, afirmou a fabricante de aviões-caça após questionamento do Diário. O nome da empresa, inclusive, que era SBTA (São Bernardo Tecnologias Aeronáuticas), mudou para SAM (Saab Aeronáutica Montagens).

Na tarde de ontem, o vice-presidente de parcerias industriais da Saab Aeronáutica, Jan Germundsson, esteve em São Bernardo, na CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) da CUT (Central Única dos Trabalhadores), entidade que mantém tratados de cooperação com o Sindicato dos Metalúrgicos Suecos, o IF Metall.

Embora o encontro tenha sido a portas fechadas, o Diário teve acesso ao que foi tratado no local. Germundsson, que durante visita da equipe de reportagem às instalações da Saab na Suécia, em 2014, estimou que a fábrica de aeroestruturas deverá faturar entre US$ 40 milhões e US$ 60 milhões de cinco a sete anos (ou seja, até 2021), disse ontem que o contrato entre a empresa e a FAB (Força Aérea Brasileira), de US$ 5,4 bilhões, se trata do maior contrato na história da indústria sueca.

O vice-presidente garantiu que a SAM começará a produzir as partes estruturais em São Bernardo em 2019, quando a primeira aeronave deve ser entregue. E que ele tem boas perspectivas, já que os prazos estão dentro do cronograma – apesar do atraso de quase um ano na conclusão do convênio entre Saab e FAB, do avanço da crise econômica e da queda das taxas de juros na Europa, além das mudanças de comando nos governos municipal e federal.

Germundsson revelou que recebeu 43 propostas de localização no município da região, sendo que dez já foram visitadas e cinco estão sendo analisadas para que então seja batido o martelo, o que deve ocorrer nos próximos dois meses, depois que a FAB também aprovar o local. O investimento estimado é de US$ 150 milhões.

O executivo disse também que hoje serão entrevistados dois potenciais candidatos para o cargo de gerente geral da SAM. Ele estimou que serão gerados de 200 a 250 empregos diretos entre três e cinco anos. Isso sem contar os indiretos, resultantes dos 25 a 30 fornecedores, que pode incluir industriais da região. Segundo o vice-presidente, não faz sentido importar matéria-prima da Europa e da Suécia enquanto que se pode desenvolver cadeia nacional de suprimentos.

“Em relação ao programa de transferência de tecnologia, 150 engenheiros brasileiros estão em treinamento em Linköping, na Suécia. Outros 34 já voltaram e, até 2024, serão mais de 350 qualificados. O programa de transferência de tecnologia será entregue ao longo de cerca de dez anos e inclui ensino em sala de aula, programas de financiamento estudantil e treinamento prático durante o trabalho na Suécia”, assinalou a Saab.

Ao fim do programa, de acordo com a companhia, o objetivo é que a indústria local e a FAB dominem todo o conhecimento crítico necessário para o desenvolvimento futuro de caças. A Saab quer fazer do Brasil plataforma de exportação para países da América Latina.

http://www.dgabc.com.br/Noticia/2521148 ... s-bernardo

abs.

arcanjo

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Mar 23, 2017 12:26 pm
por Tikuna
Tem SJC aqui, mas tem que pagar a comissão do prefeito lá que viabilizou o negócio.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Mar 23, 2017 1:57 pm
por juarez castro
Tikuna escreveu:Tem SJC aqui, mas tem que pagar a comissão do prefeito lá que viabilizou o negócio.
Isto ainda pode custar caro ao projeto, pode se tornar uma vitória de pirro.........

G abraço

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Mar 27, 2017 7:16 pm
por Penguin
Gripen E e Super Hornet no short list do FX da Malásia.

Rafale, Eurofighter Not Shortlisted In Malaysian MRCA Jet Competition: Defence Minister
http://www.defenseworld.net/news/18828/ ... NnB0xLyuCQ

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Mar 28, 2017 5:51 am
por Marechal-do-ar
Penguin escreveu:Gripen E e Super Hornet no short list do FX da Malásia.

Rafale, Eurofighter Not Shortlisted In Malaysian MRCA Jet Competition: Defence Minister
http://www.defenseworld.net/news/18828/ ... NnB0xLyuCQ
Na realidade, não existe uma "shortlist", o que o ministro fez foi desmentir boatos de que havia uma "shortlist" apenas com Rafale e Eurofighter:
Asked if the ministry would settle for Eurofighter Typhoon by BAE Systems or the Rafale by Dassault Aviation, he said the Boeing F/A-18E/F Super Hornet and the Saab Gripen “are still in the running”.
Quer dizer, todos continuam na competição.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Abr 04, 2017 11:16 pm
por Penguin
Novo caça brasileiro voa pela primeira vez no segundo trimestre

IGOR GIELOW
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

04/04/2017 17h13, http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017 ... stre.shtml

A fabricante sueca Saab confirmou que o primeiro voo do novo modelo do caça Gripen, adquirido pelas Forças Aéreas do país escandinavo e do Brasil, irá ocorrer no segundo trimestre.

Segundo o responsável pelo projeto do Gripen no Brasil, Mikael Franzén, o modelo E, de um lugar, está em fase avançada de testes em solo.

Em apresentação durante feira de defesa no Rio, ele mostrou fotos de pedaços de fuselagem do primeiro dos 36 modelos que foram comprados por 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 13,4 bilhões no câmbio desta terça, 4) pelo Brasil em 2013 -o pagamento se estenderá por mais de 20 anos.

Ele está sendo produzido em Linkoping, na Suécia. Outros cinco aviões serão feitos lá antes de a linha da Embraer em Gavião Peixoto estar pronta para produzir os restantes sob a batuta da Saab.

Em São Bernardo do Campo, a empresa sueca está contratando cerca de 250 funcionários para fabricar, após um treinamento que leva entre um e dois anos, asas, cone da cauda, freios aerodinâmicos e partes da fuselagem do caça. A intenção é que a empresa use partes brasileiras em modelos vendidos na Suécia e eventuais outros clientes externos.

Na apresentação também foi divulgado que a Força Aérea sueca encomendou US$ 360 milhões em mísseis antinavio RBS-15, a serem entregues em nove anos. A Saab gostaria de vender o modelo ao Brasil, que tem carência no setor, mas as Forças Armadas possuem um projeto local de fabricação do mesmo tipo de arma, ainda em desenvolvimento.

Outro entrave na área naval é a versão marítima do caça, o Sea Gripen. Após 12 meses, engenheiros da Embraer e da Saab concluíram em dezembro o desenho das muitas alterações necessárias para que o aparelho pouse e decole em porta-aviões, só que no começo deste ano a Marinha do Brasil aposentou o seu navio do tipo. O modelo aposta suas fichas em um contrato potencial na Índia.

Por outro lado, o time sueco-brasileiro encerrou a fase de desenho do Gripen F, a versão de dois lugares para treinamento do caça. É um modelo exclusivo do Brasil por ora, já que a Suécia usa versões mais antigas do Gripen com dois lugares para treino. Ele será entregue provavelmente mais ao fim do contrato, que prevê a chegada do primeiro avião em 2019 e a do último, em 2024.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Abr 05, 2017 9:14 am
por Duka
Lendo todas as notícias de Gripen BR, me fica a forte impressão que dificilmente no futuro contemos com qualquer caça que não seja em parceria com a SAAB.
OS caras realmente "botaram pra quebrar" no quesito parceria com a indústria nacional ("botar pra quebrar", leia-se: fizeram muito mais que os concorrentes provavelmente fariam).