TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80161 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mar 01, 2017 5:49 pm

A versão mais potente (na realidade, era requisito da M88 original a possibilidade de aumento da patência até 90kN com o mesmo núcleo) ainda está sendo oferecida à quem estiver disposto a pagar, e pelo que li, esse é o problema.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80162 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Mar 01, 2017 6:09 pm

Marechal-do-ar escreveu:A versão mais potente (na realidade, era requisito da M88 original a possibilidade de aumento da patência até 90kN com o mesmo núcleo) ainda está sendo oferecida à quem estiver disposto a pagar, e pelo que li, esse é o problema.
Exatamente, lembro que já faz uns dez anos pelo menos, desde quando eu ainda comprava RFA que essa bendita versão de 90kN é oferecida. Dá pra fazer??? Dá, mas a que custo??? Sendo a M88 significativamente menor (não lembro os dados, alguém olha aí) o caminho é mais tortuoso que o dos concorrentes, que aliás já estão nessa classe de potência, isso sem falar que a GE e a RR aproveitam muita tecnologia desenvolvida em seus outros produtos, a SNECMA é muito mais limitada nesse aspecto.




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80163 Mensagem por Justin Case » Qua Mar 01, 2017 6:12 pm

Juniorbombeiro escreveu:O problema dá M88 é que até agora não saiu a prometida versão mais potente, além de ser caríssima de manter e operar. Das três equivalentes (F-414, EJ200 e M88) ela é a menor em termos de tamanho, esse deve ter sido um dos motivos para o desentendimento com o consórcio Eurofighter, os franceses queriam uma turbina de vant com potência de turbina de F-22, GE e RR foram mais conservadoras, já os franceses, obviamente, acabaram com a menos potente.
Olá, Juniobombeiro,

No meu entender, a situação da M-88 é muito semelhante à da GE-F-414.
Ambas as empresas de motor aplicaram novas técnicas construtivas no seu projeto original. Essas novas tecnologias permitem que se alcance um dos dois resultados:
1. Aumento de potência; ou
2. Aumento de confiabilidade, durabilidade, MTBF (redução de custo).
A opção de aumento de potência requer que sejam realizados ensaios para a abertura de novo envelope de desempenho da aeronave. Se, para aproveitar melhor a maior potência, for decidido aumentar o tamanho da entrada de ar, há custo ainda maior de desenvolvimento. Se for uma frota nova, essa futura entrada de ar não deve variar o custo de produção. Por outro lado, para fazer retrofit em uma frota existente, o trabalho e o custo serão altos.
3. A opção que traz redução de custo operacional praticamente não envolve Boeing e Dassault. Basta incorporar os módulos aperfeiçoados nos motores de produção (novos), ou substituir os módulos dos motores em uso (provavelmente quando o motor for recolhido para uma revisão programada de grande monta).
Tanto para a GE/Boeing como para a Snecma/Dassault, algum cliente tem que pagar a conta de desenvolvimento e os operadores têm que pagar pela solução que vão implementar na sua frota.
Abraço,

Justin




Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80164 Mensagem por jeanscofield » Qui Mar 02, 2017 7:02 am

Apareceu como lembrança do facebook, 4 anos atrás eu postei essa foto lá
Imagem




Imagem
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80165 Mensagem por kirk » Qui Mar 02, 2017 4:54 pm

Marechal-do-ar escreveu:Queria responder antes, tava juntando material e ai cai a luz e... Vou responder por partes, conforme o tempo permite, ficaram muitas arestas nesse tema.
knigh7 escreveu:Marechal, não tem um erro só na frase. Nessa curta frase tem um outro erro grande: o Rafale não chega a mach 2. O máximo é 1.8.
O protótipo chegou a mach 2, a velocidade foi limitada depois devido a limitações de temperatura do material RAM usado nas entradas de ar.

Há outra revista que diz que ele faz supercruise:
http://www.dassault-aviation.com/wp-con ... e_nr_8.pdf
The Rafale is ideal for the job, stresses one of the two duty pilots. It can climb to 40,000 feet in under two minutes and accelerate very rapidly to supersonic speed. More significantly, it can supercruise in dry power, even with four missiles and a belly drop tank.
Mas tem uma coisa que eu acho engrassado, quando há uma informação positiva sobre o Gripen (que é o caça a ter o saco puxado da vez, mas já foi sobre o Super Hornet), mesmo que seja em um blog e sem qualquer base, ela é necessariamente verdade, mas se for sobre outro caça, então é a frase que está errada, por que sempre se assume que qualquer informação positiva sorbe o Gripen é sempre uma verdade inquestionável?

A propósito, ainda lembro quando você insistia que o SH girava a 40° por segundo por causa de um erro de tradução em uma revista asas (ou RFA, ou sei la que revista era aquela, mas o texto estava em português), eu poderia ser chato e insistir que o Rafale faz supercruise a mach 2 poor que isso estava escrito em inglês em um site frances, mas não, não se preocupem, não vou bancar o chato, sei reconhecer quando existe um erro de tradução, alias, reconheço que qualquer coisa escrita pode conter algum erro, acho de extrema ignorância insistir nesse erro sem evidências para corroborar.
knigh7 escreveu:Detalhe: a FAB não deve ter feito o teste com a aeronave "pelada". Pelada serviria para quê?
Por que a FAB teria feito o texto com qualquer configuração que não fosse "pelada"? Alias, é nessa configuração que os pilotos da FAB estão acostumados a voar.

E, se a fonte não informou a configuração (ao contrário do trecho sobre o supercruise do Rafale), por que logo assumir que estava carregada de armas?
knigh7 escreveu:O Rafale voando a mach 2 e a utilização do peso vazio para cálculo da relação potência/peso estão sendo a primeira vez que eu vejo.
Você já participou de uma discussão onde eu e o Leandro usamos o peso vazio e demos o mesmíssimo motivo mencionado agora, só explicando com muito mais detalhes, isso já está virando loop.
Juniorbombeiro escreveu:A M88 é um fiasco, o grande erro dos franceses foi ter pulado fora do caça europeu, deveriam pelo menos ter mantido o motor em comum com o Eurofighter, a EJ200 é muito melhor que a M88, o único problema é que é carríssima, falta escala, talvez algumas centenas de unidades a mais e a participação da SNECMA no consórcio poderia ter criado um rival a altura para a F414.
A M53 é, como os engenheiros chamam, uma merda, mas qual o problema com a M88?

Os franceses poderiam ter usado a F-404, alias, o primeiro voo do Rafale foi com a F-404, mas eles insistem em fabricar o avião inteiro lá...
kirk escreveu:É uma boa informação o aumento de MTOW, sobretudo por poder decolar com mais combustível e uma boa carga bélica ... assim poder alçar voo, podendo ejetar os tanques para o combate ... porém carga bélica de 5/6 toneladas é irreal ... lembro-me de postar um report sobre o Rafale :

Dassault e DGA testam o Rafale em configuração pesadamente armada

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2014/01/Rafale-em-teste-com-seis-AASM-dois-Meteor-quatro-Mica-e-tr%C3%AAs-tanques-de-2000l-foto-Dassault.jpg
http://www.aereo.jor.br/2014/01/23/dass ... te-armada/

O que tem de armamento nessa configuração "pesadamente armada" não passa de 1.800 kg o resto é combustível ...
Contei quase 3 tons de armas, mas ao que importa, quanto o Gripen carrega com 3 tanques de combustível?
Tem razão são 2,8 toneladas de armas, porém na MELHOR das hipóteses, ou seja considerando as bombas mais pesadas da categoria ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18173
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2271 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80166 Mensagem por knigh7 » Sex Mar 03, 2017 2:32 am

Marechal-do-ar escreveu: Queria responder antes, tava juntando material e ai cai a luz e... Vou responder por partes, conforme o tempo permite, ficaram muitas arestas nesse tema.
knigh7 escreveu:Marechal, não tem um erro só na frase. Nessa curta frase tem um outro erro grande: o Rafale não chega a mach 2. O máximo é 1.8.
O protótipo chegou a mach 2, a velocidade foi limitada depois devido a limitações de temperatura do material RAM usado nas entradas de ar.

Há outra revista que diz que ele faz supercruise:
http://www.dassault-aviation.com/wp-con ... e_nr_8.pdf
The Rafale is ideal for the job, stresses one of the two duty pilots. It can climb to 40,000 feet in under two minutes and accelerate very rapidly to supersonic speed. More significantly, it can supercruise in dry power, even with four missiles and a belly drop tank.
Mas tem uma coisa que eu acho engrassado, quando há uma informação positiva sobre o Gripen (que é o caça a ter o saco puxado da vez, mas já foi sobre o Super Hornet), mesmo que seja em um blog e sem qualquer base, ela é necessariamente verdade, mas se for sobre outro caça, então é a frase que está errada, por que sempre se assume que qualquer informação positiva sorbe o Gripen é sempre uma verdade inquestionável?
Calma, eu não neguei que o Rafale faz supercruise. O outro "erro" (além da capacidade de supercruise a mach 2) era que ele não atingia mach 2 em outro regime. Mas logo depois o Luís Henrique com um simples post (este abaixo) me chamou a atenção e eu reconheci e agradeci:
knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Pode pesquisar Manuel.

O Rafale já voou mach 2 durante os testes.

Depois LIMITARAM a velocidade máxima para mach 1.8

Obrigado pela informação Luís Henrique.

Obs: viu que agora o MTOW de 17 ton. do GripenNG se tornou oficial?
http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... tart=80190

Vc está a fim de brigar.
Marechal-do-ar escreveu:
A propósito, ainda lembro quando você insistia que o SH girava a 40° por segundo por causa de um erro de tradução em uma revista asas (ou RFA, ou sei la que revista era aquela, mas o texto estava em português), eu poderia ser chato e insistir que o Rafale faz supercruise a mach 2 poor que isso estava escrito em inglês em um site frances, mas não, não se preocupem, não vou bancar o chato, sei reconhecer quando existe um erro de tradução, alias, reconheço que qualquer coisa escrita pode conter algum erro, acho de extrema ignorância insistir nesse erro sem evidências para corroborar.
Vc insiste em erros sem evidência para corroboroar. E pior de tudo que vc agora está usando um exemplo contra mim de um erro que na verdade vc cometeu. Não tinha erro de tradução na matéria. Pois a matéria não foi traduzida. A Revista Força Aérea faz os testes das aeronaves com os pilotos da reserva da FAB ou da MB: Luciano Melo Ribeiro (teste em helicopteros), Coronel Potengy (caças e aeronaves de transporte), Alfredo Salvatore Leta (caças). O Leta fez os testes dos 3 caças da short-list.

E te dizia aquelas coisas te mostrava isso:
E olha o que vc aprontava respondendo:
knigh7 escreveu: Se, por acaso, você acha que algo que eu coloquei está errado, por que você não coloca o certo? Vamos la, coloque o cenário onde esses 40º/s de razão de curva seriam possíveis.
Marechal-do-ar escreveu: O texto está errado, ponto, acontece, pessoas erram, foi o Alfredo que escreveu? Alguém traduziu? Transcreveu?
knigh7 escreveu:
Vc é do Google mesmo.
Marechal-do-ar escreveu: Estranho você falar isso sem nem me conhecer... Eu podia perguntar qual avião você já pilotou, ou, qual faculdade de engenharia você cursou, mas são perguntas que não ajudam em nada soariam como provocação e além do mais, eu já sei a resposta, ao invés disso uma questão BEM simples, PROVE que os 40º/s de razão de curva são possíveis.
fonte: viewtopic.php?f=1&t=17060&start=2025
Marechal-do-ar escreveu:
knigh7 escreveu:Detalhe: a FAB não deve ter feito o teste com a aeronave "pelada". Pelada serviria para quê?
Por que a FAB teria feito o texto com qualquer configuração que não fosse "pelada"? Alias, é nessa configuração que os pilotos da FAB estão acostumados a voar.
Eu já havia te respondido com a entrevista do então Chefe do Comdabra, Carlos Baptista Jr sobre o FX2, que os testes foram feitos em configuração ar-ar, ar-solo e traslado:



Mas deve ter feito ar-ar sem armamento porque a FAB não usa :roll:
Marechal-do-ar escreveu:
knigh7 escreveu:O Rafale voando a mach 2 e a utilização do peso vazio para cálculo da relação potência/peso estão sendo a primeira vez que eu vejo.
Você já participou de uma discussão onde eu e o Leandro usamos o peso vazio e demos o mesmíssimo motivo mencionado agora, só explicando com muito mais detalhes, isso já está virando loop.
Nesse post estava conversando com o Luís Henrique, algo que foi resolvido pouco depois com ele e mais uma vez vc está fazendo picuinha.
Marechal-do-ar escreveu: Queria responder antes, tava juntando material e ai cai a luz e... Vou responder por partes, conforme o tempo permite, ficaram muitas arestas nesse tema.
Pensei que vc tive deixado de ser irredutível (ou "FACHO" como o Túlio já se referiu sobre vc aqui no fórum). Mas não, é porque estava impossibilitado de responder.

Agora vc vai tentar levar a picuinha adiante porque é evidente que está a fim de brigar com alguém. Aqui para vc:





Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60774
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6404 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80167 Mensagem por Túlio » Sex Mar 03, 2017 1:32 pm

Ei, vamos devagar em me incluir nas picuinhas: TODO O DB SABE que uso os termos FACHOZZZ e COMUNAZZZ de brincadeira (incluindo emots), jamais como termos para depreciação de Colegas. Se tivesse má opinião do Marechal véio nem debateria com ele.

E já é a tua segunda hoje, primeiro me botas como disseminador de mitos la nas Terrestres, agora "isso". Vamos com calma aí...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18173
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2271 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80168 Mensagem por knigh7 » Sex Mar 03, 2017 3:13 pm

Túlio escreveu:Ei, vamos devagar em me incluir nas picuinhas: TODO O DB SABE que uso os termos FACHOZZZ e COMUNAZZZ de brincadeira (incluindo emots), jamais como termos para depreciação de Colegas. Se tivesse má opinião do Marechal véio nem debateria com ele.

E já é a tua segunda hoje, primeiro me botas como disseminador de mitos la nas Terrestres, agora "isso". Vamos com calma aí...
Eu te considero um dos foristas mais sérios, Túlio. De modo algum te considero disseminador de mitos.
O Paulo Bastos e o Caiafa esclarecem várias coisas no DB, e naquele caso, sobre vários pontos envolvendo a concorrência das viaturas blindadas na PMERJ que foram muito além sobre o que vc escreveu. E tiveram outros estavam escrevendo ali sobre o processo e sobre as viaturas.




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80169 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Mar 03, 2017 3:41 pm

Brigadeiro Rossato afirma que apenas 36 Gripens bastam em tempos de paz...

http://www.planobrazil.com/segundo-brig ... os-de-paz/

Quando a Força Aérea Brasileira (FAB) começou o projeto FX-2 para adquirir caças mais modernos, o plano era reequipar a Força com pelo menos mais de 100 aeronaves. Em 2014, o então presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, chegou a afirmar que a FAB estudava adquirir um total de 108 caças para substituir a frota atual de aviões de combate. De lá para cá, a Força fechou contrato com a sueca Saab para apenas 36 caças e não possui previsão para a ampliação da frota. Em entrevista exclusiva ao site Indústria de Defesa & Segurança (ID&S), o Comandante da FAB, Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, detalha o projeto do Gripen e a estratégia de defesa do País com o novo caça.

ID&S: Para que tipo de operações o Gripen será empregado?

Brig. Rossato: O Gripen NG é uma aeronave multimissão, capaz de realizar defesa aérea, ataque à superfície e reconhecimento aéreo. Um dos principais diferenciais da aeronave é inclusive a capacidade de cumprir várias ações distintas em um mesmo voo.

ID&S: A encomenda inicial dos Gripen prevê a entrega de 36 aparelhos, mas há em contrato a possibilidade dessa quantidade ser estendida. Há planos de comprar um número maior de Gripen? Trinta e seis aparelhos são suficientes para a defesa aérea do território brasileiro?


Brig. Rossato: A encomenda de 36 unidades é suficiente para a demanda inicial, de substituir os caças Mirage. Vale salientar que o Gripen irá operar, inicialmente, ao lado dos caças F-5 e A-1. Futuramente estes dois outros modelos precisarão de um substituto.

ID&S: A FAB adquiriu 36 Gripen. Esse número supre a necessidade do Brasil em tempos de paz?


Brig. Rossato: O número é adequado para a atual necessidade operacional, lembrando que essas aeronaves irão operar ao lado das frotas de F-5 e A-1, que futuramente também precisarão de substituição.



ID&S: Em tempos de guerra, quantas aeronaves o Brasil precisaria ter?


Brig. Rossato: A resposta depende fundamentalmente do cenário. No caso, a Força Aérea Brasileira trabalha hoje com uma análise das capacidades específicas, e a concepção estratégica “Força Aérea 100” lista capacidades a serem adquiridas ou mantidas pela FAB, o que tem sido buscado por meio dos diversos projetos de aquisição e modernização.



ID&S: Se o Brasil precisasse aumentar rapidamente o número de Gripen por entrar em algum conflito, isso é possível pelo contrato feito com a Saab?


Brig. Rossato: O Brasil terá capacidade de produzir parcela expressiva das aeronaves Gripen em território brasileiro.

ID&S: A base do Gripen é em Brasília. Caso haja alguma ameaça ao Pré-sal, os caças Gripen teriam condições de rapidamente apoiar a defesa? E para a defesa da Amazônia, esse deslocamento é possível?


Brig. Rossato: A base na realidade fica em Anápolis (GO). Para essa pergunta, é importante ressaltar a mobilidade como uma das principais características de uma força aérea. Uma aeronave Gripen não apenas tem autonomia para combater a cerca de 1.000 km de distância da sua base, mas também pode ser reabastecida em voo e dessa forma multiplicar seu alcance. Além disso, outras pistas de pouso em todo o País, sejam elas de bases aéreas ou não, são adequadas para a operação dos caças, que podem receber apoio em solo com uma infraestrutura transportável em aeronaves de apoio logístico. Tal tipo de deslocamento já é costumeiramente utilizado pela Força Aérea Brasileira com outros modelos de aeronave, já tendo sido realizados, inclusive, exercícios de operação a partir de rodovias. Destaco que uma das características do Gripen é a simplicidade para operar deslocado.

ID&S: Com os caças Gripen, podemos considerar o Brasil o país melhor equipado da América Latina?


Brig. Rossato: Pode-se dizer que o Brasil contará com um caça multimissão de última geração que permitirá o cumprimento de todas as missões da Aviação de Caça.

ID&S: Qual a porcentagem do orçamento da FAB estará comprometido para manter a esquadrilha de Gripen?


Brig. Rossato: O custo de operação de aeronaves militares é uma informação classificada. Contudo, podemos informar que o Gripen se caracteriza por ser uma aeronave de custo operacional dentro da nossa expectativa.

ID&S: O Gripen foi apresentado no ano passado na Suécia e uma réplica foi exposta em vários locais do Brasil. Qual o objetivo da FAB com essas exposições?


Brig. Rossato: Além de divulgar a Força Aérea, o objetivo é demonstrar a alta tecnologia que está em fase de desenvolvimento com a participação brasileira, e os ganhos que trará para a Força Aérea Brasileira e para o País. A compreensão da sociedade sobre a importância do tema Defesa é fundamental para haver o apoio necessário aos projetos estratégicos, por meio do Congresso Nacional.

ID&S: Para o senhor, quais foram os principais avanços do desenvolvimento do projeto do Gripen em 2016? E qual a expectativa para 2017? O corte orçamentário afetou o cronograma do projeto?


Brig. Rossato: O programa avança conforme seu cronograma. Depois da apresentação do primeiro protótipo do Gripen NG, em maio de 2016, ocorrido na Suécia, outro grande passo ocorreu em 22 de novembro, com a inauguração do Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Development Network), na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). É o principal marco no processo de transferência de tecnologia. Trata-se do primeiro da lista de 60 projetos de offset (compensações de natureza industrial, tecnológica ou comercial) avaliados em US$ 9 bilhões. O GDDN deve abrigar em torno de 300 engenheiros e técnicos simultaneamente. Já em 2017 serão ocupadas 150 funções no GDDN. Ao mesmo tempo, há também brasileiros indo para a Suécia. Até 2024 serão 350 profissionais brasileiros com participação ativa no projeto, na Suécia. Cada um deles deve voltar e transmitir seus conhecimentos no GDDN.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80170 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Mar 03, 2017 3:42 pm

Repetido.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18173
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2271 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80171 Mensagem por knigh7 » Sex Mar 03, 2017 3:45 pm

Em tempos de paz como substituto do Mirage e com os F-5 e A-1...
Ilya Ehrenburg escreveu:Brigadeiro Rossato afirma que apenas 36 Gripens bastam em tempos de paz...

http://www.planobrazil.com/segundo-brig ... os-de-paz/

Quando a Força Aérea Brasileira (FAB) começou o projeto FX-2 para adquirir caças mais modernos, o plano era reequipar a Força com pelo menos mais de 100 aeronaves. Em 2014, o então presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, chegou a afirmar que a FAB estudava adquirir um total de 108 caças para substituir a frota atual de aviões de combate. De lá para cá, a Força fechou contrato com a sueca Saab para apenas 36 caças e não possui previsão para a ampliação da frota. Em entrevista exclusiva ao site Indústria de Defesa & Segurança (ID&S), o Comandante da FAB, Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, detalha o projeto do Gripen e a estratégia de defesa do País com o novo caça.

ID&S: Para que tipo de operações o Gripen será empregado?

Brig. Rossato: O Gripen NG é uma aeronave multimissão, capaz de realizar defesa aérea, ataque à superfície e reconhecimento aéreo. Um dos principais diferenciais da aeronave é inclusive a capacidade de cumprir várias ações distintas em um mesmo voo.

ID&S: A encomenda inicial dos Gripen prevê a entrega de 36 aparelhos, mas há em contrato a possibilidade dessa quantidade ser estendida. Há planos de comprar um número maior de Gripen? Trinta e seis aparelhos são suficientes para a defesa aérea do território brasileiro?


Brig. Rossato: A encomenda de 36 unidades é suficiente para a demanda inicial, de substituir os caças Mirage. Vale salientar que o Gripen irá operar, inicialmente, ao lado dos caças F-5 e A-1. Futuramente estes dois outros modelos precisarão de um substituto.

ID&S: A FAB adquiriu 36 Gripen. Esse número supre a necessidade do Brasil em tempos de paz?


Brig. Rossato: O número é adequado para a atual necessidade operacional, lembrando que essas aeronaves irão operar ao lado das frotas de F-5 e A-1, que futuramente também precisarão de substituição.



(...)




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80172 Mensagem por kirk » Sex Mar 03, 2017 3:48 pm

Apresentação dos Gripens tem sido com a tela Wide da AEL

http://www.youtube.com/watch?v=ZrQmOKS7Y-w




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80173 Mensagem por Lord Nauta » Sex Mar 03, 2017 5:22 pm

SEGUNDO BRIGADERIO ROSSATO: 36 Gripen são suficientes para tempos de paz


Excelente pensamento estratégico. O inimigo vai avisar que entrara em guerra contra o Brasil com pelo menos cinco anos de antecedência para que possamos então construir os aviões necessários a nossa defesa. Ótima a fala do Brigadeiro. Outra perola: - Plataformas de petróleo sob bombardeiro ( aviões com capacidade estratégica), naturalmente sem aviso prévio, então vem a resposta da FAB: - Gripen decolando do planalto central, realizando revo para então se dirigir ao local sob ataque no Atlântico Sul. Neste caso e melhor os aviões levarem botes infláveis do que armas.
A frase em destaque e fatídica: Demonstra que o fracasso subiu a cabeça de quem deveria nos defender.


Para mim acabou: - Defesa no Brasil e fanfarronice

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60774
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6404 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80174 Mensagem por Túlio » Sex Mar 03, 2017 5:34 pm

É o problema de não termos inimigos naturais, Nauta véio: se fosse o CHILE, o Brigadeiro ia em cana com certeza (e acho que o repórter junto, nem perguntar sabe)...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18173
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2271 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80175 Mensagem por knigh7 » Sex Mar 03, 2017 5:51 pm

Lord Nauta escreveu:SEGUNDO BRIGADERIO ROSSATO: 36 Gripen são suficientes para tempos de paz


Excelente pensamento estratégico. O inimigo vai avisar que entrara em guerra contra o Brasil com pelo menos cinco anos de antecedência para que possamos então construir os aviões necessários a nossa defesa. Ótima a fala do Brigadeiro. Outra perola: - Plataformas de petróleo sob bombardeiro ( aviões com capacidade estratégica), naturalmente sem aviso prévio, então vem a resposta da FAB: - Gripen decolando do planalto central, realizando revo para então se dirigir ao local sob ataque no Atlântico Sul. Neste caso e melhor os aviões levarem botes infláveis do que armas.
A frase em destaque e fatídica: Demonstra que o fracasso subiu a cabeça de quem deveria nos defender.


Para mim acabou: - Defesa no Brasil e fanfarronice

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

O que o Rossato disse foi descontextualizado para criar sensacionalismo.

Eu destaquei o que ele disse na entrevista acima.




Responder