TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79726 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 02, 2016 1:44 pm

J.Ricardo escreveu:Pra o mim o ideal seria: F-39 mono no lugar do F-5, F-39 biplace+drone furtivo no lugar do A-1.
A FAB, ao menos oficialmente, ainda não definiu de forma clara quais funções os F-39F irão exercer. Elas na verdade seriam muitas, visto as capacidades inerentes ao projeto Gripen NG.

Mas com certeza um dos estudos em voga é o C2 de drones.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79727 Mensagem por Carlos Lima » Sex Dez 02, 2016 2:35 pm

Mais gastos extras... em dólares! (US$ 100 milhões dessa vez).

E não seriam todos os gastos pagos no fim do projeto em Coroas Suecas?

Do Junker no FDP...
Junker escreveu:Data: 17/11/2016
Ação: 14T0 - AQUISICAO DE AERONAVES DE CACA E SISTEMAS AFINS - PROJETO FX-2
Favorecido: EXE0S3627 - SAAB AB - PROJETO GRIPEN
Valor original: USD 87,994,231.41 Valor convertido: R$ 274,709,191.04*
* Conversão realizada com o valor da moeda DOLAR NORTE AMERICANO no dia da emissão do documento: USD 1,00 = R$ 3.1219

FINALIDADE/OBS. CONFORME RELACAO DE SERVICO CONSTANTE DO PROCESSO NR. 16E000942 - REQ. CA-CO, PAG NR. 150824, DE 10SET15

Plano Orçamentário - PO: 0000 - AQUISICAO DE AERONAVES DE CACA E SISTEMAS AFINS - PROJETO FX-2

PN: W/O CONTRATO 003/DCTA-COPAC/2014 - AQUISICAO 28 ANV DE CACA MULTIEMPREGO MONOPOSTO E 8 ANV CACA MULTIEMPREGO BIPOSTO E APOIO LOGISTICO INICIAL. Requisition: CAJ322801CO
http://www.portaltransparencia.gov.br/d ... 16NE000942

Data: 18/11/2016
Favorecido: EXE0S3627 - SAAB AB - PROJETO GRIPEN
Valor original: USD 13,898,008.79 Valor convertido: R$ 43,388,193.64*
* Conversão realizada com o valor da moeda DOLAR NORTE AMERICANO no dia da emissão do documento: USD 1,00 = R$ 3.1219

FINALIDADE/OBS. CONFORME RELACAO DE MATERIAL PERMANENTE CONSTANTE DO PROCESSO NR. 16E000962 - REQ. CA-CO, PAG NR. 150824, DE 10SET15

Plano Orçamentário - PO: 0000 - AQUISICAO DE AERONAVES DE CACA E SISTEMAS AFINS - PROJETO FX-2

PN: W/O CONTRATO 003/DCTA-COPAC/2014 - AQUISICAO 28 ANV DE CACA MULTIEMPREGO MONOPOSTO E 8 ANV CACA MULTIEMPREGO BIPOSTO E APOIO LOGISTICO INICIAL (CONFORME MSG FAX N 199/SDFIN/4649, DE 16 NOV 2016, DA COPAC). Requisition: CAJ323801CO
http://www.portaltransparencia.gov.br/d ... 16NE000962

Data: 21/11/2016
Favorecido: EXE0S3627 - SAAB AB - PROJETO GRIPEN
Valor original: USD 820,341.95 Valor convertido: R$ 2,561,025.53*
* Conversão realizada com o valor da moeda DOLAR NORTE AMERICANO no dia da emissão do documento: USD 1,00 = R$ 3.1219

FINALIDADE/OBS. CONFORME RELACAO DE SERVICO CONSTANTE DO PROCESSO NR. 16E000976 - REQ. CA-CO, PAG NR. 150824, DE 10SET15Plano Orçamentário - PO: 0000 - AQUISICAO DE AERONAVES DE CACA E SISTEMAS AFINS - PROJETO FX-2

PN: W/O CONTRATO 003/DCTA-COPAC/2014 - AQUISIO 28 ANV DE CAA MULTIEMPREGO MONOPOSTO E 8 ANV CAA MULTIEMPREGO BIPOSTO E APOIO LOGSTICO INICIAL (CONFORME FAX N 206/SDFIN/4702, DE 21 NOV 2016, DA COPAC). Requisition: CAJ326801CO
http://www.portaltransparencia.gov.br/d ... 16NE000976

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79728 Mensagem por Penguin » Sex Dez 02, 2016 3:06 pm





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79729 Mensagem por Tikuna » Sex Dez 02, 2016 3:07 pm

Carlos Lima escreveu:Mais gastos extras... em dólares! (US$ 100 milhões dessa vez).

E não seriam todos os gastos pagos no fim do projeto em Coroas Suecas?

Do Junker no FDP...
Junker escreveu:Data: 17/11/2016
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79730 Mensagem por kirk » Sex Dez 02, 2016 3:08 pm

Saab Postpones Gripen E First Flight—for Good Reason
by Chris Pocock
- November 30, 2016, 7:44 AM

The first flight of the Gripen E fighter has been postponed from late this year until the second quarter of 2017. Saab said that the delay is caused by its deliberate decision to fully qualify an innovative avionics and software system before getting airborne. But the Swedish company said that the test aircraft designated 39-8 has now done engine runs, only nine weeks after power-on, compared with 10to 18 months in previous Saab developments. High-speed taxi tests are due soon.

“We are handling the one million lines of code of a new fighter in a logical way,” said Lars Ydreskog, Saab’s head of operations. The company has designed a scaleable and hardware-independent software platform that it has named Distributed Integrated Modular Avionics (DIMA). It is qualifying software to the DD178C standard for commercial aircraft, even though the Gripen E will be limited to military certification. “This is our business decision; it saves time and money, and we can re-use up to 98percent of the initial qualification software in future applications, which is unprecedented,” Ydreskog claimed.

“By separating the flight-critical functions (FCF) from the mission systems, we aim to change or update tactical displays in weeks instead of years,” Ydreskog continued. “With Saab’s help, a customer can add new functionality through applications, similarly to a mobile phone.” Saab began the process of FCF separation 10 years ago, and its software engineers have been automatically compiling code to Level A standard for some years. The results since the rollout of the Gripen E last May are beating expectations, Ydreskog said.

The DIMA system has in fact already flown (in the rear cockpit of two-seat Gripen development aircraft 39-7), running parallel to that aircraft’s legacy avionics and software. Aircraft 39-7 has also test-flown the AESA radar, infrared search and track (IRST) system and new undercarriage of the Gripen E, and has now logged 350 hours. Meanwhile, a ground structural rig for the Gripen E has been testing real hardware for the past six months, achieving 150 landings, and an avionics rig has been operated for more than 500 hours.

Ydreskog expects to reduce the number of test flights for the more powerful Gripen E by one-third, compared with the previous Gripen C/D development program. Fabrication of the first three production aircraft for launch customers Sweden and Brazil has started, with deliveries scheduled for 2019.

On November 22, Saab and Embraer inaugurated the Gripen design and training facility in the latter company’s Gaviao Peixoto facilityin São Paolo, Brazil. It is connected to Saab in Sweden, and parallel development and flight test will take place there, especially of the two-seat Gripen F, as well as final assembly. “We have a long-term commitment to Brazil,” noted Hakan Buske, CEO and president of Saab. About 100 engineers from Embraer, other Brazilian aerospace companies and the Brazilian air force have already undergone training in Sweden, and Saab is now moving 20 of its engineers to the South American facility. Brazil is buying 36 Gripen Es.
http://www.ainonline.com/aviation-news/ ... ood-reason




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79731 Mensagem por Penguin » Sex Dez 02, 2016 3:18 pm

Tikuna escreveu:
Carlos Lima escreveu:Mais gastos extras... em dólares! (US$ 100 milhões dessa vez).

E não seriam todos os gastos pagos no fim do projeto em Coroas Suecas?

Do Junker no FDP...

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Algumas considerações:
- A taxa de juros (2,1% a.a.) começa a ser computada com assinatura do financiamento.
- Nesse arranjo, a amortização começaria no ano 8/9. O pagamento dos juros pode começar com assinatura do contrato de financiamento.
- Não se sabe se o Brasil (MPOG e MF) preferiu esse arranjo de financiamento.




Editado pela última vez por Penguin em Sex Dez 02, 2016 3:34 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79732 Mensagem por Tikuna » Sex Dez 02, 2016 3:23 pm

Sem duvida o ataque da gripe H1n1G deve se postergado o voo por uma boa coisa:


Software é instalegal. dá pra tirar fotos dos pilotos e postar ao vivo . instagram!!!!


Precisamos de uma aeronave que voe pra ser o ganhador do F-X BR

então precisamos esperar até 2020 pra essa aeronave voar


(F-18 e Rafale já estariam voando)




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79733 Mensagem por Carlos Lima » Sex Dez 02, 2016 4:19 pm

Tikuna escreveu:Sem duvida o ataque da gripe H1n1G deve se postergado o voo por uma boa coisa:

Software é instalegal. dá pra tirar fotos dos pilotos e postar ao vivo . instagram!!!!

Precisamos de uma aeronave que voe pra ser o ganhador do F-X BR

então precisamos esperar até 2020 pra essa aeronave voar

(F-18 e Rafale já estariam voando)
Pois 'e... aparentemente s'o foi recentemente descoberto que nao se voa aviao com Software que nao esteja minimamente qualificado...

E da-lhe marketing.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79734 Mensagem por Carlos Lima » Sex Dez 02, 2016 4:22 pm

Penguin escreveu:
Tikuna escreveu: UÉ CB
NÃO ESTAVAM TODOS PAGOS PELA NASA????
Segundo a Saab, sua oferta contemplava isso...
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Algumas considerações:
- A taxa de juros (2,1% a.a.) começa a ser computada com assinatura do financiamento.
- Nesse arranjo, a amortização começaria no ano 8/9. O pagamento dos juros pode começar com assinatura do contrato de financiamento.
- Não se sabe se o Brasil (MPOG e MF) preferiu esse arranjo de financiamento.
Considerando que o extrato esta em Dolares e que foi dito que o programa estaria sendo equalizado em Coroas Suecas, a nao ser que sejamos malucos de converter as moedas 2 vezes, isso esta cheirando a extras e Deus sabe mais la o que, porque 2 dos Extratos nao ajudam muito em termos de detalhes.

E a transparencia... :|

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79735 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Dez 02, 2016 4:50 pm

Sobre esses custos a mais do programa, talvez não se refiram ao contrato com a SAAB? Quero dizer, tem mais um zilhão de empresas brasileiras (e subsidiárias israelenses) envolvidas, será que com elas não há valores a parte?

Mas me preocupa muito isso, daqui a pouco para ter os Gripens teremos pago por Rafales.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79736 Mensagem por Carlos Lima » Sex Dez 02, 2016 5:19 pm

Marechal-do-ar escreveu:Sobre esses custos a mais do programa, talvez não se refiram ao contrato com a SAAB? Quero dizer, tem mais um zilhão de empresas brasileiras (e subsidiárias israelenses) envolvidas, será que com elas não há valores a parte?

Mas me preocupa muito isso, daqui a pouco para ter os Gripens teremos pago por Rafales.
No extrato diz que a "favorecida" 'e a SAAB.

Mesmo que ela venha a pagar outras empresas (o que nao esta claro), a transacao tem cara de extra ja que o relacionamento original desse programa (e um motivo de propaganda a tempos atras) era que por ser em "coroas suecas" nao teriamos que lidar com tanta pressao que o Dolar coloca em projetos como esse.

Pelo visto a realidade nao 'e bem assim.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79737 Mensagem por CFB » Sex Dez 02, 2016 7:49 pm

FCarvalho escreveu:
Tikuna escreveu:Além do mais ele diz 50.
Talvez um lote de 36 caças e 14 lifts?

Eu adoraria ver um lote de Rafales/F-18/Su-35 e demais caças grandes para equipar Anápolis

Os demais outros dois lotes poderiam ser de Gripens, nada contra. Mas vide India. Comprou os 36 Rafale e quer ainda mais um tipo de aeronaves. E outros países também. Confiar a defesa de nosso país à um único caça de defesa aérea seria algo inédito em toda a história da FAB.
Esta é uma tendência mundial que a FAB apenas está seguindo. Ademais, é muito provável que os Gripen E/F tupiniquins recebam outra companhia de 2030 em diante, seja na forma de um 5a G nacional, ou comprado de alguém lá fora, ou desenvolvido em parceria com outros países.

O centro tecnológico aberto entre Embraer e SAAB é uma iniciativa no sentido de propor tal capacidade e condição nos próximos vinte anos.

Se vamos conseguir, aí já é outra coisa. :roll:

abs
Desculpe ter que discordar, meu caro, mas, das grandes potencias, só a França possui uma perspectiva de padronizar suas FAS com apenas um vetor de caça.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79738 Mensagem por kirk » Sex Dez 02, 2016 7:56 pm

Penguin escreveu:
Tikuna escreveu: UÉ CB
NÃO ESTAVAM TODOS PAGOS PELA NASA????
Segundo a Saab, sua oferta contemplava isso...
Imagem

Algumas considerações:
- A taxa de juros (2,1% a.a.) começa a ser computada com assinatura do financiamento.
- Nesse arranjo, a amortização começaria no ano 8/9. O pagamento dos juros pode começar com assinatura do contrato de financiamento.
- Não se sabe se o Brasil (MPOG e MF) preferiu esse arranjo de financiamento.
Carlos Lima escreveu:Considerando que o extrato esta em Dolares e que foi dito que o programa estaria sendo equalizado em Coroas Suecas, a nao ser que sejamos malucos de converter as moedas 2 vezes, isso esta cheirando a extras e Deus sabe mais la o que, porque 2 dos Extratos nao ajudam muito em termos de detalhes.

E a transparencia... :|

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Havia uma parcela em Dólar, US$ 245 milhões desde a assinatura isso foi divulgado.

http://www.ovale.com.br/2.620/suecia-re ... n-1.622959




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79739 Mensagem por kirk » Sex Dez 02, 2016 8:03 pm

CFB escreveu:
FCarvalho escreveu: Esta é uma tendência mundial que a FAB apenas está seguindo. Ademais, é muito provável que os Gripen E/F tupiniquins recebam outra companhia de 2030 em diante, seja na forma de um 5a G nacional, ou comprado de alguém lá fora, ou desenvolvido em parceria com outros países.

O centro tecnológico aberto entre Embraer e SAAB é uma iniciativa no sentido de propor tal capacidade e condição nos próximos vinte anos.

Se vamos conseguir, aí já é outra coisa. :roll:

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Desculpe ter que discordar, meu caro, mas, das grandes potencias, só a França possui uma perspectiva de padronizar suas FAS com apenas um vetor de caça.
Alemanha, Espanha, Suécia, Bélgica, Noruega, Finlândia, Portugal, Itália

Todos em direção a padronização !

Se considerarmos que o Typhoon sofre com os altos custos operacionais e alguns Países como a Austria estão em processo de desativação ... possivelmente teremos Inglaterra incluso nesse "time"




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79740 Mensagem por CFB » Sex Dez 02, 2016 8:11 pm

kirk escreveu:
CFB escreveu: Desculpe ter que discordar, meu caro, mas, das grandes potencias, só a França possui uma perspectiva de padronizar suas FAS com apenas um vetor de caça.
Alemanha, Espanha, Suécia, Bélgica, Noruega, Finlândia, Portugal, Itália

Todos em direção a padronização !

Se considerarmos que o Typhoon sofre com os altos custos operacionais e alguns Países como a Austria estão em processo de desativação ... possivelmente teremos Inglaterra incluso nesse "time"
Bem, estava me referindo aos países que são ou almejam ser grandes potencias militares. E a Grã-Bretanha foi um dos países que desenvloveu o Tyhoon, dúvido muito que vá "largá-lo" assim.




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