TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79591 Mensagem por Penguin » Qua Nov 23, 2016 9:43 am

Valor, 23/11/2016
Saab e Embraer iniciam operação de centro de desenvolvimento em SP

João José Oliveira

GAVIÃO PEIXOTO (SP) - A Saab, empresa sueca de defesa e segurança, e a brasileira Embraer Defesa & Segurança inauguram nesta terça-feira o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design Development Network - GDDN), em Gavião Peixoto (SP).

O GDDN será o hub de desenvolvimento tecnológico do Gripen NG no Brasil para a Saab e a Embraer junto às empresas e instituições brasileiras parceiras: AEL Sistemas, Atech, Akaer e Força Aérea Brasileira, por meio de seu departamento de pesquisa DCTA.

O GDDN contempla o ambiente e os simuladores necessários para o desenvolvimento dos caças. Além disso, o GDDN está conectado à Saab na Suécia e aos parceiros industriais no Brasil, assegurando transferência de tecnologia e desenvolvimento eficientes.

“Temos um compromisso de longo prazo com o Brasil. O lançamento do GDDN é um marco importante no programa brasileiro do Gripen, pois será a base para a transferência de tecnologia e o desenvolvimento dos caças no país”, disse Håkan Buskhe, CEO e presidente da Saab.

“Embraer e Saab têm ambas um histórico longo e comprovado no desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras na indústria aeronáutica. Essa cooperação é fundamental para garantir o melhor apoio às operações da Força Aérea Brasileira pelos próximos anos”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O edifício do GDDN está localizado nas dependências da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde também ficará baseado o Centro de Teste de Voos do Gripen e onde será realizada a montagem final da aeronave.

Entre 2019 e 2024, 36 caças Gripen NG serão entregues à Força Aérea Brasileira. Para cumprir o cronograma, a Saab tem uma forte parceria colaborativa com empresas brasileiras, tais como Embraer, AEL Sistemas, Akaer, Atech, Mectron, Inbra e Atmos.

Entre outubro de 2015 e 2024, mais de 350 profissionais, entre engenheiros, operadores, técnicos e pilotos das empresas parceiras da Saab e da Força Aérea Brasileira, irão à Suécia para participar de cursos e treinamentos.

Habilidades e conhecimentos serão adquiridos pela indústria brasileira, possibilitando um extenso trabalho de desenvolvimento e produção do Gripen, incluindo a montagem final no Brasil. Até hoje, cerca de 100 profissionais brasileiros estiveram na Suécia e começaram a retornar ao Brasil no início deste mês.

O programa de transferência de tecnologia é dividido em 60 projetos-chave, com duração de até 24 meses.

A Embraer desempenhará um papel de liderança na execução do programa e realizará uma grande parte do trabalho de produção e entrega das versões monoposto e biposto do Gripen NG. A empresa será responsável por uma quantidade considerável do trabalho em desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo, montagem final e entregas de aeronaves. Além disso, Embraer e Saab serão responsáveis pelo desenvolvimento completo da versão biposto do Gripen NG.

O programa de transferência de tecnologia para o Brasil cobre quatro áreas que visam fornecer à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o Gripen no Brasil: treinamento teórico, programas de Pesquisa e Tecnologia, treinamento on-the-job na Suécia, desenvolvimento e produção.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79592 Mensagem por Wolfgang » Qua Nov 23, 2016 10:05 am

Está se apresentando com naturalidade a troca de todos F-5 e Amx, totalizando 3 lotes de 36. Isso e bom e nos deixa no meio da tabela das Forças Aéreas. No entanto, a MB possui capacidade absorver 48 aparelhos e a FAB mesmo de trabalhar com 216 e não 108 caças. Depois de infernalidade o processo o custo de cada Gripen deve cair sensivelmente.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79593 Mensagem por brasil70 » Qua Nov 23, 2016 3:42 pm

Pergunta de leigo.
Existe algo que impossibilite que futuros lotes sejam solicitados antes da entrega total do lote atual?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79594 Mensagem por Tikuna » Qua Nov 23, 2016 5:45 pm

Penguin escreveu:
CFB escreveu:Eu nao tenho absolutamente nada contra o Gripen E/F, mas o que me chama muito a atencao sao os valores da negociacao. Salvo melhor informacao, o Brasil estaria pagando a bagatela de 5,4 bilhoes de dolares por 36 aparelhos, o que da um valor de 150 milhoes por caça, o que é muito.
Imagem

http://www.aereo.jor.br/2016/11/22/os-p ... -de-cacas/
Pelo que conta, além dos Rafales, o jornalista esqueceu de descontar ai o preço da FREMM que veio no pacote. E imagino a quantidade de armamento que o Egito não vai comprar. Lá eles não voam pelados como os nossos.

"SIPRI, tther missile orders from Egypt recorded lately include 45 MM-40-3 Exocets for the Gowind and FREMM frigates, and 500 AASMs and 150 MICA air-to-air missiles for the Rafale jets for delivery this year."




Editado pela última vez por Tikuna em Qua Nov 23, 2016 5:48 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79595 Mensagem por CFB » Qua Nov 23, 2016 5:48 pm

[quote="Penguin"][quote="CFB"]Eu nao tenho absolutamente nada contra o Gripen E/F, mas o que me chama muito a atencao sao os valores da negociacao. Salvo melhor informacao, o Brasil estaria pagando a bagatela de 5,4 bilhoes de dolares por 36 aparelhos, o que da um valor de 150 milhoes por caça, o que é muito.[/quote]

[img]http://www.aereo.jor.br/wp-content/uplo ... -costs.png[/img]

http://www.aereo.jor.br/2016/11/22/os-p ... -de-cacas/[/quote]
Ao observar estes precos, alguem sabe quanto é o custo de aquisicao de caças russos, como o SU-35S?




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79596 Mensagem por Energys » Qua Nov 23, 2016 6:20 pm

O protótipo 39-8 começa seus teste em voo ano que vem. Pode ser antes, mas o mais provável é que o primeiro voo aconteça apenas no 2º trimestre de 2017.

Sinceramente, esse atraso não me agrada. :?

Att.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79597 Mensagem por Penguin » Qua Nov 23, 2016 7:09 pm

Tikuna escreveu:
Pelo que conta, além dos Rafales, o jornalista esqueceu de descontar ai o preço da FREMM que veio no pacote. E imagino a quantidade de armamento que o Egito não vai comprar. Lá eles não voam pelados como os nossos.

"SIPRI, tther missile orders from Egypt recorded lately include 45 MM-40-3 Exocets for the Gowind and FREMM frigates, and 500 AASMs and 150 MICA air-to-air missiles for the Rafale jets for delivery this year."
No artigo original do DID eles descontam...


After deducting the 600-million euro cost of the frigate, Egypt is paying 4.6 billion euros (today worth $4.9 billion) for its Rafale package, or about $203 million per aircraft, weapons, training and initial support included.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79598 Mensagem por Diupa » Qua Nov 23, 2016 9:12 pm

Tenho uma dúvida.

- Durante todo o processo foi divulgado que o Brasil só começaria a pagar pelos caças depois de entregue o último dos 36 Gripen.
- O atual ministro da Defesa disse que está separado R$ 1,5 bilhão para que as coisas sigam no cronograma.

Este dinheiro (R$ 1,5 bilhão) é pra quê?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79599 Mensagem por Penguin » Qua Nov 23, 2016 9:59 pm

Energys escreveu:O protótipo 39-8 começa seus teste em voo ano que vem. Pode ser antes, mas o mais provável é que o primeiro voo aconteça apenas no 2º trimestre de 2017.

Sinceramente, esse atraso não me agrada. :?

Att.
http://lentoposti.fi/uutiset/gripen_e_h ... delle_2017




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79600 Mensagem por Energys » Qua Nov 23, 2016 10:45 pm

Penguin escreveu:
Energys escreveu:O protótipo 39-8 começa seus teste em voo ano que vem. Pode ser antes, mas o mais provável é que o primeiro voo aconteça apenas no 2º trimestre de 2017.

Sinceramente, esse atraso não me agrada. :?

Att.
http://lentoposti.fi/uutiset/gripen_e_h ... delle_2017
:?

Att.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79601 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 23, 2016 11:59 pm

Penguin escreveu:Valor, 23/11/2016]
Saab já negocia ampliação da venda de caças Gripen ao Brasil
Por João José Oliveira De São Paulo
Até ordem em contrário, o planejamento da FAB quanto aos F-39E/F continua sendo a compra sucessiva de 3 lotes de 36 caças. O segundo e terceiro se tornarão realidade na medida em que os primeiros 36 tiverem provado a que vieram, e todas as cláusulas do contrato F-X2 terem sido provadas.

Como teremos um hiato entre a entrada em produção/operação do segundo lote de F-39E/F e a aposentadoria dos F-5M, é provável que haja a distribuição dos aviões de Anápolis para os demais esquadrões, até que o segundo lote comece a ser entregue, pela lógica, a partir de 2025, e assim em diante também em relação aos A-1.

Em todo caso, pode ser que os A-1 sejam objeto de discussão sobre a questão de sua substituição, ou não, por um modelo de 5a G tupiniquim, isso non pós-2030.

Até lá, torcemos para que ainda restem alguns F-5 voando em tempo por mais uns 10 anos, a fim de se evitar soluções apressadas e não planejadas.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79602 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 24, 2016 12:08 am

Penguin escreveu:Valor, 23/11/2016
Saab e Embraer iniciam operação de centro de desenvolvimento em SP
João José Oliveira
GAVIÃO PEIXOTO (SP) - A Saab, empresa sueca de defesa e segurança, e a brasileira Embraer Defesa & Segurança inauguram nesta terça-feira o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design Development Network - GDDN), em Gavião Peixoto (SP).
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2013/09/FS-2020-imagem-via-Gripen4Canada.jpg http://media.defenseindustrydaily.com/images/AIR_UAV_nEUROns_Saab_Concept_lg.jpg

A ideia é mais ou menos chegarmos nisso aí um dia. O caminho da parceria é este e, dando certo, é por aí que a FAB pretende comemorar o seu centésimo ano.

A ver.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79603 Mensagem por Penguin » Qui Nov 24, 2016 12:14 am

Caça Saab Gripen E 39-8 em testes para o primeiro voo
http://www.aereo.jor.br/2016/11/23/caca ... meiro-voo/

A Saab divulgou no Twitter fotos do protótipo do Gripen NG (Gripen E 39-8) em testes de solo que antecedem o primeiro voo do caça em Linköping.

Foi informado que os testes de táxi em alta velocidade devem começar em breve.

O primeiro voo está programado para o segundo trimestre de 2017, quando o novo software da aeronave estiver completamente validado.

Fotos do protótipo 39-8 em testes:

Imagem

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79604 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 24, 2016 12:17 am

Wolfgang escreveu:Está se apresentando com naturalidade a troca de todos F-5 e Amx, totalizando 3 lotes de 36. Isso e bom e nos deixa no meio da tabela das Forças Aéreas. No entanto, a MB possui capacidade absorver 48 aparelhos e a FAB mesmo de trabalhar com 216 e não 108 caças. Depois de infernalidade o processo o custo de cada Gripen deve cair sensivelmente.
Opinião particular minha: a FAB não passa do 72 F-39. Se chegarmos a isso, o que vem depois é partir para o 5a G tupiniquim a partir da segunda metade da década de 2030.

A aviação de caça da MB está fadada, com muita sorte, a dispor de um vetor usado para o Nae SP até o final de sua vida útil. Seja ele o A-4, que não dura até 2039, seja ele outro vetor qualquer. Sea Gripen fica só na propaganda. Ao menos do ponto de vista de inciativa própria nossa.

Considero o número de 216 o ponto de maturidade referencial para se aprestar uma FAB que ao mesmo tempo consiga dispor de capacidade e operacionalidade de combate, tecnológica e logístico-industrial, pelo fato de proporcionar uma massa de produção e investimento no setor aeroespacial brasileiro necessário a sua própria existência nos anos vindouros. Seja comprando e vendendo mais F-39 por aí, seja desenvolvendo um programa para um caça de 5a G para a segunda metade deste século.

E se a MB um dia vier a ter um novo Nae, ou quiçá dois, como planeja, melhor ainda.

Mas tudo isso são abstrações, e dependem de como vamos chegar de fato, como país e como sociedade em 2022.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79605 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 24, 2016 12:28 am

brasil70 escreveu:Pergunta de leigo.
Existe algo que impossibilite que futuros lotes sejam solicitados antes da entrega total do lote atual?
Não, nada impede. Na verdade a lógica é que os lotes subsequentes sejam encomendados antes da entrega do último caça de cada um, a fim de manter a linha de produção funcionando, e consequentemente, toda a logística humana, tecnológica, comercial e industrial que a suporta.

Em nosso caso, existem conversações desde agora entre SAAB e FAB sobre a questão tendo em vista a obsolescência em bloco dos F-5EM, que começam a ser retirados de linha já no ano que vem, e duram, se muito, conforme cronograma definido anteriormente, em 2025, com o último a se aposentar.

Não dá para esperar chegar 2025 para poder começar a negociar novos caças. Acredito, neste sentido, que entre 2020 e 2022 já teremos um segundo lote encomendado. Prazos e previsões de entrega deste lote deverão prolongar-se até mais ou menos 2030.

O terceiro lote a mesma coisa.

abs.




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