TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Comprei a Air International e consta uma matéria sobre o Gripen E com várias novidades: redução de peso (equivalente a 3% do MTOW) e outras atualizações do desenvolvimento, mais informações sobre as capacidades do Raven, do IRST, da suíte ECM.
Para quem tiver acesso às grandes bancas que a recebem, recomendo a aquisição.
O projeto do Gripen E lembra muito o que foi o Typhoon. Há sempre matérias sobre a evolução do projeto.
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- Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Exatamente o que eu disse e 'e a minha interpretacao do que seria "Gripen (PPT, Marketing) versus Gripen (realidade voando)".Penguin escreveu:Sim. Qt mais essas promessas se aproximem da realidade melhor.Carlos Lima escreveu:Santiago... so respondi o comentário do FC sobre comparar Gripen com Gripen.
Sou da opinião que devemos comparar as promessas com o que será a realidade.
E e isso aí.
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O inverso, pior.
'E nisso que temos que estar de olho na minha opiniao.
[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Nao podemos esquecer, pois 'e isso o que foi prometido. Obviamente que se recebeu uma atualizacao para melhor (e foi o que eu disse na pagina anterior)... otimo. Senao... 'e problema e temos que ser chatos, pois esse 'e o nosso aviao de combate de 4 geracao no mundo de 2025 em diante!!!!FCarvalho escreveu:Esquece isso de power point e marketing de revista Carlos, e concentre-se em comparar o que era o Gripen antes do NG, e o que ele virá a se tornar com o projeto Gripen E/F para a FAB.Carlos Lima escreveu: Nao sou muito fa da ideia de comparar o Gripen com o Gripen. O mundo nao 'e feito s'o disso.
Mas, se voce quer dizer que temos que comparar o PowerPoint e os marketings da Revista F Aerea e afins versus a realidade do projeto, a'i eu entendo .
No fim, todo mundo 'e livre para gostar ou nao do aviao desde que nao ofendam outras pessoas.
[]s
CB
Tivemos a chance de ter o C/D por aqui no FX-1 e não deu em nada. Agora temos o E/F em co-parceira com todas as limitações e possibilidades deste tipo de negócio.
Vamos tentar tirar o melhor disso então.
O caça que vai estar operacional em 2024 não será o mesmo que voou em 2008. E nem a FAB.
É nisso que temos de nos concentrar agora.
abs.
[]s
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- Ilya Ehrenburg
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Penguin escreveu:Ilya Ehrenburg escreveu:Penguin...
È comovente o seu esforço em defender a SAAB, visto que você apela até para textos do Pepê.
Espero que tenha algum retorno, que não seja em vão. A felicidade alheia não me afeta.
Só rindo desses seus argumentos! Posso citar o texto de quem quiser. PPR, embora seja um crítico do Gripen, produziu um artigo informativo bastante interessante e com detalhes de certas coisas que não se encontra por ai.
O texto do Pepê é informativo, mas não explica o fato de a SAAB ter suas desculpas centradas no software da aeronave, algo que ela sempre disse dominar de olhos fechados e de os tê-los testados à exaustão na empulhação aérea nominada de Gripen DEMO...
E qual o problema de ser um artigo informativo? Muito melhor do que certos artigos opinativos transvestidos de informativo que se lê por ai.
Pelo visto vc nunca entendeu o que foi o Gripen Demo NG e nunca entendeu que o desenvolvimento do Gripen não acabou com o Gripen Demo NG. Muita coisa ainda teria que ser desenvolvida e isso para o Brasil foi e tem sido positivo, pois teria e está tendo a chance de participar do processo.
Até o final do ano faltam ainda 60 dias. Logo não cabem desculpas nesse momento. De qq forma, não faz diferença alguma se o 1o voo ocorre um pouco antes ou um pouco depois.
Agradeço, também, ao fato de ter-me feito rir bastante, ao citar como exemplo para o tempo extenso entre o Roll Out e o primeiro voo, o KC-390, isto, pelo fato dele ter feito o seu Roll Out em outubro, mês 11, e ter realizado o seu voo em fevereiro, mês 2, com as festas de fim de ano no meio... Realmente, que exemplo!
Vc afirmou que nunca tinha visto isso. Está redondamente enganado.
Se vc pesquisar um pouco, aprenderá que isso é bem comum: Rafale, Boeing TX, F-15SE e muitos outros.
O caso do KC390 teve um tempo mais curto, mas também te desmente.
No mais, nada que acrescente às desculpas dadas. Pois, hoje, é de Desculpas que vive a SAAB, visto que os tempos de Papel, Photoshop e Power Point já passaram...
Creio que esse artigo do PPR tenha sido um dos últimos a tratar do desenvolvimento do Gripen E. Ele esteve na Suécia.
Como o projeto está em curso e o final do ano ainda não chegou, suas alucinações sobre desculpas não fazem o menor sentido.
Nunca li nada sobre desculpas, nesse caso, por algo que não aconteceu.
Desculpas preventivas...só rindo mesmo!
Como disse, suas tentativas de salvar a cara da SAAB é de comover. Espero que tenha o devido reconhecimento pela SAAB do seu esforço,
Ademais, o que você espera? Qual entendimento sobre o papel do Gripen DEMO você espera que eu tenha?
Que uma aeronave que voa com restrição extrema de envelope de voo e cargas seja efetiva como laboratório e bancada voadora de testes de sistema de controle?
Obrigado, Penguin...
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
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- FCarvalho
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Acredito que o nosso verdadeiro parâmetro de comparação seja o que foi efetivamente contratado e assinado no papel. Ou seja, os dados informados pela SAAB à Copac e o que foi devidamente avaliado em voo e em documentação oficial durante a concorrência.Carlos Lima escreveu:Nao podemos esquecer, pois 'e isso o que foi prometido. Obviamente que se recebeu uma atualizacao para melhor (e foi o que eu disse na pagina anterior)... otimo. Senao... 'e problema e temos que ser chatos, pois esse 'e o nosso aviao de combate de 4 geracao no mundo de 2025 em diante!!!!FCarvalho escreveu: Esquece isso de power point e marketing de revista Carlos, e concentre-se em comparar o que era o Gripen antes do NG, e o que ele virá a se tornar com o projeto Gripen E/F para a FAB.
Tivemos a chance de ter o C/D por aqui no FX-1 e não deu em nada. Agora temos o E/F em co-parceira com todas as limitações e possibilidades deste tipo de negócio.
Vamos tentar tirar o melhor disso então.
O caça que vai estar operacional em 2024 não será o mesmo que voou em 2008. E nem a FAB.
É nisso que temos de nos concentrar agora.
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Claro que não temos acesso a nada disso, mas podemos usar a propaganda como um genérico, e não determinante, do que foi realmente posto na mesa do comando da FAB.
A FAB sabe exatamente o que quer e o que esperar deste avião. E tem motivos, e instrumentos, agora para poder conferir in loco se o que está sendo oferecido de fato será entregue.
Com o tempo, quando os protótipos começarem a voar e mais informações reais aparecerem e forem sendo divulgadas, vamos poder saber melhor sobre as reais capacidades do projeto.
Duvido que ele esteja pronto já em 2024, pelo contrário, acho até que apenas a partir de um suposto segundo lote é que estes aviões poderão atingir todas as capacidades prometidas pela empresa.
Tem coisas que podem ser feita ainda na fase de desenvolvimento, e tem outras, muitas outras, que só serão sanadas mesmo quando os caças estiverem devidamente operacionais e com alguns anos de uso.
Por isso até creio ser mais importante o que vamos fazer em relação aos lotes posteriores do que no primeiro.
Mas isso é algo que só vamos poder saber mais para frente em uns 10 anos.
Até lá, especulamos, debatemos e apostamos nossas fichas em nossas opiniões.
abs.
Carpe Diem
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não estou tendo tempo de acompanhar o desenvolvimento do Gripen e muito menos os posts recentes aqui. Entretanto, lembro a todos a grande diferença que existe entre o estágio de demonstrador de conceitos, testes operacionais de desenvolvimento, etc E certificação. É aí que a FAB embarcou. É nesse processo, longo e extenso, onde realmente se apreende com as resoluções dos conflitos, os ajustes, os cumprimentos das normas e requisitos, a dinâmica das soluções de engenharia, etc. E a FAB, por meio da escolha do Gripen, estará totalmente envolvida, com acordos do DCTA/IFI etc, o que não ocorreria com outros projetos, e que não agregaria conhecimento aos nossos técnicos e desenvolvedores.
Que eu saiba, desde o início da assinatura do contrato, o primeiro avião a ser entregue ao DCTA para a certificação seria na melhor das hipóteses no final de 2019, com entrega ao Esquadrão em 2021+.
Pode ser que não tenha visto algum post mais elucidativo, mas não entendo a preocupação de "cumprimento de promessas" e "desculpas da SAAB"...tem algo acontecendo diferente do acordado e esperado? Secou a fonte de financiamento do GF?
Abraços
Que eu saiba, desde o início da assinatura do contrato, o primeiro avião a ser entregue ao DCTA para a certificação seria na melhor das hipóteses no final de 2019, com entrega ao Esquadrão em 2021+.
Pode ser que não tenha visto algum post mais elucidativo, mas não entendo a preocupação de "cumprimento de promessas" e "desculpas da SAAB"...tem algo acontecendo diferente do acordado e esperado? Secou a fonte de financiamento do GF?
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
- FCarvalho
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- Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bom... varias dessas informacoes estao por ai e sao inclusive transformadas em argumentos e recortes sobre o que a aeronave é capaz ou não de fazer. Sendo assim são parametros para serem levados em consideração até que provém o contrário.FCarvalho escreveu: Acredito que o nosso verdadeiro parâmetro de comparação seja o que foi efetivamente contratado e assinado no papel. Ou seja, os dados informados pela SAAB à Copac e o que foi devidamente avaliado em voo e em documentação oficial durante a concorrência.
Claro que não temos acesso a nada disso, mas podemos usar a propaganda como um genérico, e não determinante, do que foi realmente posto na mesa do comando da FAB.
A FAB sabe exatamente o que quer e o que esperar deste avião. E tem motivos, e instrumentos, agora para poder conferir in loco se o que está sendo oferecido de fato será entregue.
Com o tempo, quando os protótipos começarem a voar e mais informações reais aparecerem e forem sendo divulgadas, vamos poder saber melhor sobre as reais capacidades do projeto.
Duvido que ele esteja pronto já em 2024, pelo contrário, acho até que apenas a partir de um suposto segundo lote é que estes aviões poderão atingir todas as capacidades prometidas pela empresa.
Tem coisas que podem ser feita ainda na fase de desenvolvimento, e tem outras, muitas outras, que só serão sanadas mesmo quando os caças estiverem devidamente operacionais e com alguns anos de uso.
Por isso até creio ser mais importante o que vamos fazer em relação aos lotes posteriores do que no primeiro.
Mas isso é algo que só vamos poder saber mais para frente em uns 10 anos.
Até lá, especulamos, debatemos e apostamos nossas fichas em nossas opiniões.
abs.
Além disso existe uma diferença entre o esperado e o realmente executado.
Enfim... se você espera que somente a partir de um "Segundo lote" as coisas estejam prontas, realmente nem acho que precisamos de Força Aérea de Combate para ser honesto.
Mas tudo bem, todos nós temos o total direito de termos espectativas diferentes, mas as minhas são definitivamente diferentes e seguem o atual cronograma. Se atrasar ou se não vier o que esperamos, aí vamos ver no que vai dar... até lá... é aguardar mesmo, mas sempre de olho e sempre cobrando, porque pagamos preço quase de 5 geração para termos esse avião em 2020 e poucos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
As vezes todo esse mimimi faz com que a gente não perceba as notícias de REAL RELEVÂNCIA e de grande interesse para o Debate !!!knigh7 escreveu:Comprei a Air International e consta uma matéria sobre o Gripen E com várias novidades: redução de peso (equivalente a 3% do MTOW) e outras atualizações do desenvolvimento, mais informações sobre as capacidades do Raven, do IRST, da suíte ECM.
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O projeto do Gripen E lembra muito o que foi o Typhoon. Há sempre matérias sobre a evolução do projeto.
""redução de peso equivalente a 3% do MTOW"" ... significa redução de praticamente 500kg ... isso sim é importante para o debate sobre o futuro caça da FAB !!!
Grande knigh7, obrigado por postar !
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Com isso o peso vazio desce de 8000kg para 7500kg.kirk escreveu:As vezes todo esse mimimi faz com que a gente não perceba as notícias de REAL RELEVÂNCIA e de grande interesse para o Debate !!!knigh7 escreveu:Comprei a Air International e consta uma matéria sobre o Gripen E com várias novidades: redução de peso (equivalente a 3% do MTOW) e outras atualizações do desenvolvimento, mais informações sobre as capacidades do Raven, do IRST, da suíte ECM.
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""redução de peso equivalente a 3% do MTOW"" ... significa redução de praticamente 500kg ... isso sim é importante para o debate sobre o futuro caça da FAB !!!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Exato e ainda não chegou a fase de "trabalharem" nesse quesito, que segundo informações da Saab acontecerá no 3º protótipo (39-10) !Penguin escreveu:Com isso o peso vazio desce de 8000kg para 7500kg.kirk escreveu: As vezes todo esse mimimi faz com que a gente não perceba as notícias de REAL RELEVÂNCIA e de grande interesse para o Debate !!!
""redução de peso equivalente a 3% do MTOW"" ... significa redução de praticamente 500kg ... isso sim é importante para o debate sobre o futuro caça da FAB !!!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Isso trás consequências positivas.kirk escreveu:Exato e ainda não chegou a fase de "trabalharem" nesse quesito, que segundo informações da Saab acontecerá no 3º protótipo (39-10) !Penguin escreveu: Com isso o peso vazio desce de 8000kg para 7500kg.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Tirei uma foto do trecho que aborda sobre a redução do peso estrutural porque não fica claro se é sobre o projetado:
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- Penguin
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
De quando eh essa revista?knigh7 escreveu:Tirei uma foto do trecho que aborda sobre a redução do peso estrutural porque não fica claro se é sobre o projetado:
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Realmente está escrito que o peso da estrutura foi reduzido em 3% em relação ao MTOW.
E que a estrutura foi mais otimizada que a estrutura do Gripen C.
A ver...
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