TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79501 Mensagem por knigh7 » Ter Nov 01, 2016 6:55 pm

Comprei a Air International e consta uma matéria sobre o Gripen E com várias novidades: redução de peso (equivalente a 3% do MTOW) e outras atualizações do desenvolvimento, mais informações sobre as capacidades do Raven, do IRST, da suíte ECM.

Para quem tiver acesso às grandes bancas que a recebem, recomendo a aquisição.

O projeto do Gripen E lembra muito o que foi o Typhoon. Há sempre matérias sobre a evolução do projeto.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79502 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 01, 2016 7:14 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:Santiago... so respondi o comentário do FC sobre comparar Gripen com Gripen.

Sou da opinião que devemos comparar as promessas com o que será a realidade.

E e isso aí.

[]s
CB
Sim. Qt mais essas promessas se aproximem da realidade melhor.
O inverso, pior.
Exatamente o que eu disse e 'e a minha interpretacao do que seria "Gripen (PPT, Marketing) versus Gripen (realidade voando)".

'E nisso que temos que estar de olho na minha opiniao.

[]s
CB




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79503 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 01, 2016 7:16 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Nao sou muito fa da ideia de comparar o Gripen com o Gripen. O mundo nao 'e feito s'o disso.
Mas, se voce quer dizer que temos que comparar o PowerPoint e os marketings da Revista F Aerea e afins versus a realidade do projeto, a'i eu entendo :) .
No fim, todo mundo 'e livre para gostar ou nao do aviao desde que nao ofendam outras pessoas.
[]s
CB
Esquece isso de power point e marketing de revista Carlos, e concentre-se em comparar o que era o Gripen antes do NG, e o que ele virá a se tornar com o projeto Gripen E/F para a FAB.
Tivemos a chance de ter o C/D por aqui no FX-1 e não deu em nada. Agora temos o E/F em co-parceira com todas as limitações e possibilidades deste tipo de negócio.
Vamos tentar tirar o melhor disso então.
O caça que vai estar operacional em 2024 não será o mesmo que voou em 2008. E nem a FAB.
É nisso que temos de nos concentrar agora.

abs.
Nao podemos esquecer, pois 'e isso o que foi prometido. Obviamente que se recebeu uma atualizacao para melhor (e foi o que eu disse na pagina anterior)... otimo. Senao... 'e problema e temos que ser chatos, pois esse 'e o nosso aviao de combate de 4 geracao no mundo de 2025 em diante!!!!

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79504 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Nov 01, 2016 8:43 pm

Penguin escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:Penguin...
È comovente o seu esforço em defender a SAAB, visto que você apela até para textos do Pepê.
Espero que tenha algum retorno, que não seja em vão. A felicidade alheia não me afeta.

Só rindo desses seus argumentos! Posso citar o texto de quem quiser. PPR, embora seja um crítico do Gripen, produziu um artigo informativo bastante interessante e com detalhes de certas coisas que não se encontra por ai.

O texto do Pepê é informativo, mas não explica o fato de a SAAB ter suas desculpas centradas no software da aeronave, algo que ela sempre disse dominar de olhos fechados e de os tê-los testados à exaustão na empulhação aérea nominada de Gripen DEMO...

E qual o problema de ser um artigo informativo? Muito melhor do que certos artigos opinativos transvestidos de informativo que se lê por ai.
Pelo visto vc nunca entendeu o que foi o Gripen Demo NG e nunca entendeu que o desenvolvimento do Gripen não acabou com o Gripen Demo NG. Muita coisa ainda teria que ser desenvolvida e isso para o Brasil foi e tem sido positivo, pois teria e está tendo a chance de participar do processo.
Até o final do ano faltam ainda 60 dias. Logo não cabem desculpas nesse momento. De qq forma, não faz diferença alguma se o 1o voo ocorre um pouco antes ou um pouco depois.


Agradeço, também, ao fato de ter-me feito rir bastante, ao citar como exemplo para o tempo extenso entre o Roll Out e o primeiro voo, o KC-390, isto, pelo fato dele ter feito o seu Roll Out em outubro, mês 11, e ter realizado o seu voo em fevereiro, mês 2, com as festas de fim de ano no meio... Realmente, que exemplo!
:twisted:

Vc afirmou que nunca tinha visto isso. Está redondamente enganado.
Se vc pesquisar um pouco, aprenderá que isso é bem comum: Rafale, Boeing TX, F-15SE e muitos outros.
O caso do KC390 teve um tempo mais curto, mas também te desmente.


No mais, nada que acrescente às desculpas dadas. Pois, hoje, é de Desculpas que vive a SAAB, visto que os tempos de Papel, Photoshop e Power Point já passaram...

Creio que esse artigo do PPR tenha sido um dos últimos a tratar do desenvolvimento do Gripen E. Ele esteve na Suécia.
Como o projeto está em curso e o final do ano ainda não chegou, suas alucinações sobre desculpas não fazem o menor sentido.
Nunca li nada sobre desculpas, nesse caso, por algo que não aconteceu.
Desculpas preventivas...só rindo mesmo!

:lol: :lol: :lol:

Como disse, suas tentativas de salvar a cara da SAAB é de comover. Espero que tenha o devido reconhecimento pela SAAB do seu esforço,
Ademais, o que você espera? Qual entendimento sobre o papel do Gripen DEMO você espera que eu tenha?
Que uma aeronave que voa com restrição extrema de envelope de voo e cargas seja efetiva como laboratório e bancada voadora de testes de sistema de controle?

[003] [003] [003]

Obrigado, Penguin...




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79505 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 01, 2016 11:14 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: Esquece isso de power point e marketing de revista Carlos, e concentre-se em comparar o que era o Gripen antes do NG, e o que ele virá a se tornar com o projeto Gripen E/F para a FAB.
Tivemos a chance de ter o C/D por aqui no FX-1 e não deu em nada. Agora temos o E/F em co-parceira com todas as limitações e possibilidades deste tipo de negócio.
Vamos tentar tirar o melhor disso então.
O caça que vai estar operacional em 2024 não será o mesmo que voou em 2008. E nem a FAB.
É nisso que temos de nos concentrar agora.
abs.
Nao podemos esquecer, pois 'e isso o que foi prometido. Obviamente que se recebeu uma atualizacao para melhor (e foi o que eu disse na pagina anterior)... otimo. Senao... 'e problema e temos que ser chatos, pois esse 'e o nosso aviao de combate de 4 geracao no mundo de 2025 em diante!!!!
[]s
CB
Acredito que o nosso verdadeiro parâmetro de comparação seja o que foi efetivamente contratado e assinado no papel. Ou seja, os dados informados pela SAAB à Copac e o que foi devidamente avaliado em voo e em documentação oficial durante a concorrência.
Claro que não temos acesso a nada disso, mas podemos usar a propaganda como um genérico, e não determinante, do que foi realmente posto na mesa do comando da FAB.
A FAB sabe exatamente o que quer e o que esperar deste avião. E tem motivos, e instrumentos, agora para poder conferir in loco se o que está sendo oferecido de fato será entregue.
Com o tempo, quando os protótipos começarem a voar e mais informações reais aparecerem e forem sendo divulgadas, vamos poder saber melhor sobre as reais capacidades do projeto.
Duvido que ele esteja pronto já em 2024, pelo contrário, acho até que apenas a partir de um suposto segundo lote é que estes aviões poderão atingir todas as capacidades prometidas pela empresa.
Tem coisas que podem ser feita ainda na fase de desenvolvimento, e tem outras, muitas outras, que só serão sanadas mesmo quando os caças estiverem devidamente operacionais e com alguns anos de uso.
Por isso até creio ser mais importante o que vamos fazer em relação aos lotes posteriores do que no primeiro.
Mas isso é algo que só vamos poder saber mais para frente em uns 10 anos.
Até lá, especulamos, debatemos e apostamos nossas fichas em nossas opiniões.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79506 Mensagem por Thor » Ter Nov 01, 2016 11:15 pm

Não estou tendo tempo de acompanhar o desenvolvimento do Gripen e muito menos os posts recentes aqui. Entretanto, lembro a todos a grande diferença que existe entre o estágio de demonstrador de conceitos, testes operacionais de desenvolvimento, etc E certificação. É aí que a FAB embarcou. É nesse processo, longo e extenso, onde realmente se apreende com as resoluções dos conflitos, os ajustes, os cumprimentos das normas e requisitos, a dinâmica das soluções de engenharia, etc. E a FAB, por meio da escolha do Gripen, estará totalmente envolvida, com acordos do DCTA/IFI etc, o que não ocorreria com outros projetos, e que não agregaria conhecimento aos nossos técnicos e desenvolvedores.
Que eu saiba, desde o início da assinatura do contrato, o primeiro avião a ser entregue ao DCTA para a certificação seria na melhor das hipóteses no final de 2019, com entrega ao Esquadrão em 2021+.
Pode ser que não tenha visto algum post mais elucidativo, mas não entendo a preocupação de "cumprimento de promessas" e "desculpas da SAAB"...tem algo acontecendo diferente do acordado e esperado? Secou a fonte de financiamento do GF?
Abraços




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79507 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 01, 2016 11:24 pm

Perfeito.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79508 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 02, 2016 12:33 am

FCarvalho escreveu: Acredito que o nosso verdadeiro parâmetro de comparação seja o que foi efetivamente contratado e assinado no papel. Ou seja, os dados informados pela SAAB à Copac e o que foi devidamente avaliado em voo e em documentação oficial durante a concorrência.
Claro que não temos acesso a nada disso, mas podemos usar a propaganda como um genérico, e não determinante, do que foi realmente posto na mesa do comando da FAB.
A FAB sabe exatamente o que quer e o que esperar deste avião. E tem motivos, e instrumentos, agora para poder conferir in loco se o que está sendo oferecido de fato será entregue.
Com o tempo, quando os protótipos começarem a voar e mais informações reais aparecerem e forem sendo divulgadas, vamos poder saber melhor sobre as reais capacidades do projeto.
Duvido que ele esteja pronto já em 2024, pelo contrário, acho até que apenas a partir de um suposto segundo lote é que estes aviões poderão atingir todas as capacidades prometidas pela empresa.
Tem coisas que podem ser feita ainda na fase de desenvolvimento, e tem outras, muitas outras, que só serão sanadas mesmo quando os caças estiverem devidamente operacionais e com alguns anos de uso.
Por isso até creio ser mais importante o que vamos fazer em relação aos lotes posteriores do que no primeiro.
Mas isso é algo que só vamos poder saber mais para frente em uns 10 anos.
Até lá, especulamos, debatemos e apostamos nossas fichas em nossas opiniões.

abs.
Bom... varias dessas informacoes estao por ai e sao inclusive transformadas em argumentos e recortes sobre o que a aeronave é capaz ou não de fazer. Sendo assim são parametros para serem levados em consideração até que provém o contrário.

Além disso existe uma diferença entre o esperado e o realmente executado.

Enfim... se você espera que somente a partir de um "Segundo lote" :shock: as coisas estejam prontas, realmente nem acho que precisamos de Força Aérea de Combate para ser honesto.

Mas tudo bem, todos nós temos o total direito de termos espectativas diferentes, mas as minhas são definitivamente diferentes e seguem o atual cronograma. Se atrasar ou se não vier o que esperamos, aí vamos ver no que vai dar... até lá... é aguardar mesmo, mas sempre de olho e sempre cobrando, porque pagamos preço quase de 5 geração para termos esse avião em 2020 e poucos.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79509 Mensagem por kirk » Qua Nov 02, 2016 5:25 pm

knigh7 escreveu:Comprei a Air International e consta uma matéria sobre o Gripen E com várias novidades: redução de peso (equivalente a 3% do MTOW) e outras atualizações do desenvolvimento, mais informações sobre as capacidades do Raven, do IRST, da suíte ECM.

Para quem tiver acesso às grandes bancas que a recebem, recomendo a aquisição.

O projeto do Gripen E lembra muito o que foi o Typhoon. Há sempre matérias sobre a evolução do projeto.
As vezes todo esse mimimi faz com que a gente não perceba as notícias de REAL RELEVÂNCIA e de grande interesse para o Debate !!!

""redução de peso equivalente a 3% do MTOW"" ... significa redução de praticamente 500kg ... isso sim é importante para o debate sobre o futuro caça da FAB !!! 8-]

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Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79510 Mensagem por Penguin » Qua Nov 02, 2016 6:00 pm

kirk escreveu:
knigh7 escreveu:Comprei a Air International e consta uma matéria sobre o Gripen E com várias novidades: redução de peso (equivalente a 3% do MTOW) e outras atualizações do desenvolvimento, mais informações sobre as capacidades do Raven, do IRST, da suíte ECM.

Para quem tiver acesso às grandes bancas que a recebem, recomendo a aquisição.

O projeto do Gripen E lembra muito o que foi o Typhoon. Há sempre matérias sobre a evolução do projeto.
As vezes todo esse mimimi faz com que a gente não perceba as notícias de REAL RELEVÂNCIA e de grande interesse para o Debate !!!

""redução de peso equivalente a 3% do MTOW"" ... significa redução de praticamente 500kg ... isso sim é importante para o debate sobre o futuro caça da FAB !!! 8-]

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Com isso o peso vazio desce de 8000kg para 7500kg.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79511 Mensagem por kirk » Qua Nov 02, 2016 8:14 pm

Penguin escreveu:
kirk escreveu: As vezes todo esse mimimi faz com que a gente não perceba as notícias de REAL RELEVÂNCIA e de grande interesse para o Debate !!!

""redução de peso equivalente a 3% do MTOW"" ... significa redução de praticamente 500kg ... isso sim é importante para o debate sobre o futuro caça da FAB !!! 8-]

Grande knigh7, obrigado por postar ! [009]
Com isso o peso vazio desce de 8000kg para 7500kg.
Exato e ainda não chegou a fase de "trabalharem" nesse quesito, que segundo informações da Saab acontecerá no 3º protótipo (39-10) !




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Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79512 Mensagem por Penguin » Qua Nov 02, 2016 8:21 pm

kirk escreveu:
Penguin escreveu: Com isso o peso vazio desce de 8000kg para 7500kg.
Exato e ainda não chegou a fase de "trabalharem" nesse quesito, que segundo informações da Saab acontecerá no 3º protótipo (39-10) !
Isso trás consequências positivas.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79513 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 02, 2016 9:10 pm

Tirei uma foto do trecho que aborda sobre a redução do peso estrutural porque não fica claro se é sobre o projetado:

Imagemfree photo upload




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79514 Mensagem por Penguin » Qua Nov 02, 2016 11:07 pm

knigh7 escreveu:Tirei uma foto do trecho que aborda sobre a redução do peso estrutural porque não fica claro se é sobre o projetado:

Imagemfree photo upload
De quando eh essa revista?
Realmente está escrito que o peso da estrutura foi reduzido em 3% em relação ao MTOW.
E que a estrutura foi mais otimizada que a estrutura do Gripen C.
A ver...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79515 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 02, 2016 11:18 pm

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