JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#7951 Mensagem por DBader » Sex Set 18, 2009 9:43 am

Wolfgang escreveu:Motor e antena do radar não parte sensíveis? Papagaiada sueca.
Para o quesito transferência de tecnologia não. Por acaso o Brasil vai fabricar motor a jato agora?

[]s,
Douglas Bader




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Re: JAS-39 Gripen

#7952 Mensagem por Wolfgang » Sex Set 18, 2009 9:46 am

DBader escreveu:
Wolfgang escreveu:Motor e antena do radar não parte sensíveis? Papagaiada sueca.
Para o quesito transferência de tecnologia não. Por acaso o Brasil vai fabricar motor a jato agora?

[]s,
Douglas Bader

O fato é que os suecos não dominam porque não é deles a tecnologia. Não foi essa a afirmação?




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Re: JAS-39 Gripen

#7953 Mensagem por DBader » Sex Set 18, 2009 9:51 am

Wolfgang escreveu:
DBader escreveu: Para o quesito transferência de tecnologia não. Por acaso o Brasil vai fabricar motor a jato agora?

[]s,
Douglas Bader
O fato é que os suecos não dominam porque não é deles a tecnologia. Não foi essa a afirmação?
Está correto. Os suecos não fazem motor a jato. E o que isso importa? O Brasil vai querer fazer motor a jato?

[]s,
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Re: JAS-39 Gripen

#7954 Mensagem por Penguin » Sex Set 18, 2009 10:03 am

A pergunta é, a Snecma ou a GE vão transferir tecnologia (de "fabricação" ou "manutenção"?) de suas turbinas para qual empresa brasileira?

A Thales vai transferir as tecnologias do seu radar AESA que ficara pronto em 2012/2013 para a Mectron?

Se isso não ocorrer, a proposta da Saab em termos de ToT fica muito parecida com a da Dassault. A da Saab mais em conta e com mais possibilidades em termos de aprendizado e a da Dasaul mais cara e de menor risco.

[]s

OBS.: Já que ambos liberam a venda para a AL, a Embraer poderia desenvolver uma versão "Unasul", pé-de-boi, com radar e ECM simplificados, para que nossos vizinhos tenham condições de adquiri-lo (com financiamento do BNDES).




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: JAS-39 Gripen

#7955 Mensagem por Wolfgang » Sex Set 18, 2009 10:17 am

Não fica parecida, pelo menos aos olhos do Itamaraty e do MD, que não se recuperaram da negativa americana em relação a venda de S. Tucanos a Venezuela.

P.S. Vocês não sabem se o Brasil quer a tecnologia de motor a jato. E quanto a isso temos projeto de uma turbina nacional que está andando. Será que não interessaria saber nada sobre motores modernos?




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Re: JAS-39 Gripen

#7956 Mensagem por Wolfgang » Sex Set 18, 2009 10:19 am

Só acho que no mundo dos negócios é impossível determinar preço antes do produto estar desenvolvido, ainda que parcialmente.




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Re: JAS-39 Gripen

#7957 Mensagem por DBader » Sex Set 18, 2009 11:18 am

Wolfgang escreveu:Só acho que no mundo dos negócios é impossível determinar preço antes do produto estar desenvolvido, ainda que parcialmente.
Na verdade, no mundo dos negócios, quando você projeta um produto, o preço é uma das primeiras coisas a ser determinada.

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Douglas Bader




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Re: JAS-39 Gripen

#7958 Mensagem por P44 » Sex Set 18, 2009 11:20 am

é mais "estimada"...




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Re: JAS-39 Gripen

#7959 Mensagem por DBader » Sex Set 18, 2009 11:39 am

Sintra escreveu:
DBader escreveu: Torço para que o melhor na análise técnica da FAB seja o vencedor, e este é, sem sombra de dúvidas, o Embraer-SAAB Gripen NG.

[]s,
Douglas Bader
Argumento curioso, "sem sombra de dúvidas" porquê?
Porque é o mais barato para adquirir, o mais barato de manter, o mais moderno, o mais aberto a integrações, o que transfere mais tecnologia, o que vai ser 100% montado no Brasil, ...

[]s,
Douglas Bader




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Re: JAS-39 Gripen

#7960 Mensagem por Wolfgang » Sex Set 18, 2009 12:30 pm

DBader escreveu:
Wolfgang escreveu:Só acho que no mundo dos negócios é impossível determinar preço antes do produto estar desenvolvido, ainda que parcialmente.
Na verdade, no mundo dos negócios, quando você projeta um produto, o preço é uma das primeiras coisas a ser determinada.

[]s,
Douglas Bader
Desculpe, meu caro, mas quem determina preço é o mercado. Ou você vive na China?




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Re: JAS-39 Gripen

#7961 Mensagem por Penguin » Sex Set 18, 2009 12:33 pm

Wolfgang escreveu:Não fica parecida, pelo menos aos olhos do Itamaraty e do MD, que não se recuperaram da negativa americana em relação a venda de S. Tucanos a Venezuela.

P.S. Vocês não sabem se o Brasil quer a tecnologia de motor a jato. E quanto a isso temos projeto de uma turbina nacional que está andando. Será que não interessaria saber nada sobre motores modernos?
Obvio que sem entrar na seara política.

[]s




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Re: JAS-39 Gripen

#7962 Mensagem por PRick » Sex Set 18, 2009 12:38 pm

Sintra escreveu:
PRick escreveu: Você acredita que exista 40% descontos ou mais? Ninguém sabe qual o preço de cada caça oferecido, o único parâmetro que temos são os preços praticados no país de origem, que para o Rafale é algo em torno de 50 milhões de euros, e no caso dos F-18E, 95 milhões de dólares.

Esses são os menores valores que os caças serão oferecidos, não sei de nada de descontos alegados pela mídia, me guio pelo que existe de oficial, o resto é papo, promessa, propaganda de vendedor.

E veja isso é o preço do caça, dado que não vamos comprar nada de pratileira, que teremos contratos adicionais, o preço isolado do contrato dos caças poderá ser o menos importante para saber o preço final. Particurlamente do Gripen, porque o custo de desevolvimento de caça e da produção terá que ser agregado. Portanto, só existe estimativa, e depois tem gente acreditando em 2 por um... 8-] 8-] 8-]

[]´s
50 milhões de Euros e 95 milhões de dolares? Alhos e bugalhos... "Unit Fly away cost" não é comparável com o "Unit total program cost".

Abraço

Pois é,

O importante e preço total do pacote, e não o preço do caça "fly away", ainda mais quando temos um caça ainda que não está pronto, e o MD dá importância maior a items não pratileira, o que torna apenas mais estéril ainda essas noticias de jornais.

[]´s




PRick

Re: JAS-39 Gripen

#7963 Mensagem por PRick » Sex Set 18, 2009 12:46 pm

DBader escreveu:
Sintra escreveu: Argumento curioso, "sem sombra de dúvidas" porquê?
Porque é o mais barato para adquirir, o mais barato de manter, o mais moderno, o mais aberto a integrações, o que transfere mais tecnologia, o que vai ser 100% montado no Brasil, ...

[]s,
Douglas Bader
O Gripen NG pode ser o caça mais barato de construir, porém, não será o mais barato de adquirir, porque não estamos falando de preço fly away, mas de desenvolver e criar a fabricação de um protudo novo. Deve ser o mais barato de manter, porém, se modernidade for tecnologia e performance, ele já nasce pior que o Rafale, nunca terá a mesma porformance, porque é muito mais leve e monoturbina, além de não ter uma versão naval.

Quanto a integrações é impossível dizer qual seria melhor, isso só será descoberto quando fizermos, já quanto a transferência de tecnologia, o Rafale parece ser superior em tudo, porque os Sueco não detém toda a tecnologia do Gripen, nem poderá ser montado 100% aqui, porque isso também não depende dos Suecos.

Que fique claro, os componentes de terceiros no Gripen NG, impedem que os Suecos falem em transferência total de tecnologia e montagem total no Brasil, isso dependerá dos EUA, UK e outros países fornecedores dos Suecos. Dado que existem vários sistema que não são ITAR free.

[]´s




PRick

Re: JAS-39 Gripen

#7964 Mensagem por PRick » Sex Set 18, 2009 12:51 pm

Santiago escreveu:A pergunta é, a Snecma ou a GE vão transferir tecnologia (de "fabricação" ou "manutenção"?) de suas turbinas para qual empresa brasileira?

A Thales vai transferir as tecnologias do seu radar AESA que ficara pronto em 2012/2013 para a Mectron?

Se isso não ocorrer, a proposta da Saab em termos de ToT fica muito parecida com a da Dassault. A da Saab mais em conta e com mais possibilidades em termos de aprendizado e a da Dasaul mais cara e de menor risco.

[]s

OBS.: Já que ambos liberam a venda para a AL, a Embraer poderia desenvolver uma versão "Unasul", pé-de-boi, com radar e ECM simplificados, para que nossos vizinhos tenham condições de adquiri-lo (com financiamento do BNDES).
Não é necessário existir uma empresa, a manutenção das turbinas M-53 foi repassada para a FAB, não podemos esquecer que a FAB tem os PAMAS.

Quanto a Thales já existe a empresa associada a ela, a Omnysis, que já fabrica radares no Brasil, e foi comprada por ela.

[]´s




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Re: JAS-39 Gripen

#7965 Mensagem por Izaias Maia » Sex Set 18, 2009 1:49 pm

Jobim diz desconhecer proposta sueca de venda de caças
18 de setembro de 2009 • 12h46 • atualizado às 13h04

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta sexta-feira que desconhece o teor da proposta sueca de venda de caças ao Brasil, por meio da qual dois aviões seriam oferecidos pela metade do preço apresentado pelos concorrentes franceses e americanos.

Ontem, o vice-ministro de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, afirmou que, se optar pela proposta daquele país, o Brasil poderá comprar dois caças Gripen pelo preço de um Rafale (da França), por exemplo.

Jobim disse que ficou sabendo da notícia pela imprensa e acrescentou: "É venda casada? Compra uma garrafa de cerveja e ganha quatro de guaraná?"

O ministro também afirmou que o prazo para a Suécia, a França e os Estados Unidos apresentarem a proposta de venda dos caças ao governo brasileiro pode ser estendido. Inicialmente, a data final é 21 de setembro.

Nelson Jobim fez as declarações pela manhã, em solenidade de lançamento oficial da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, no Forte São João da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro. A capital fluminense sediará o evento em julho de 2011.

Agência Brasil
http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... cacas.html




A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
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