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Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 11:10 am
por PRick
knigh7 escreveu:
cb_lima escreveu:Olha... a FAB não iria ficar nada mal com um F-18E/F desses...

Radar já está operacional, muitos armamentos integrados, etc.

Enfim... é aguardar e ver mesmo.

[]s
CB_Lima
Gosto do Super Hornet, Lima. Mas prefiro o F-35. A FAB pretende adquirir o escolhido do FX2 em lotes sucessivos até 2023. Por isso, tem mais cara de F-35 ou mix Su35BM + Pak-Fa

Estas opções estão descartadas pelo MU, nada de caças de 5ª geração comprados em prateleiras. Nada de Mix de caças, o que se esta pensando agora são as duas possibilidades.

Construção local de um caça de 4,5 geração, capaz de ser desenvolvido ou a compra de um de 4,5 geração em menor quantidade, compra de prateleira com transferência de tecnologia e desenvolvimento do caça de 5ª geração brasileiro. Esses são os fatos, o resto é boato de torcedores.

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Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 11:32 am
por Carlos Mathias
Prick, você poderia por favor postar a declaração do MU sobre ser um caça de 4,5G? Se não, todo o resto, prá refrescar a memória sobre o que se quer.

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 11:40 am
por brisa
Senhores, a notícia é antiga.........mas....


Brasília, 31 de Janeiro de 2007 - Empreendimento de US$ 750 milhões deve empregar 900 pessoas altamente qualificadas. O governo brasileiro foi procurado por um grupo de investidores estrangeiros interessado em construir no País uma fábrica de componentes para aviões de fabricação da Boeing, confirmaram fontes oficiais a este jornal.
O empreendimento, que prevê US$ 750 milhões em investimentos, deverá empregar 900 pessoas "altamente qualificadas".
O assunto já foi tratado pelo Itamaraty. Os investidores estrangeiros fizeram o primeiro contato com o governo por meio do Ministério das Relações Exteriores. Em seguida, o assunto passou a ser tratado de forma confidencial pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento não confirmam o tema de forma oficial, assim como o Ministério da Defesa e a Aeronáutica.
O grupo de investidores procurou o governo para prospectar potenciais lugares para a construção da fábrica. O empreendimento demanda um local com boas condições logísticas e de infra-estrutura. Deve estar próximo a um aeroporto de grande porte, por exemplo. Durante as conversas entre governo e investidores, as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro foram citadas como locais ideais que poderiam receber a fábrica. As instalações dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em Campinas, já foram inclusive visitadas pelos investidores.
O rumor de que o Brasil é sondado para abrigar uma nova fábrica de fornecedores da Boeing circula no mercado. Um dos mais notáveis executivos da aviação brasileira o escutou e consultou seus amigos na Boeing para verificar a veracidade da informação. Segundo relatou na semana passada a este jornal o engenheiro aeronáutico, que prefere o anonimato, o assunto vazou ao mercado provavelmente por causa da pesquisa mundial feita periodicamente pela Boeing na busca de novos fornecedores. Como o parque aeronáutico nacional está em franco crescimento e dispõe de tecnologia altamente avançada, o Brasil foi incluído no levantamento.
O Brasil detém mão-de-obra qualificada e barata, se comparada aos padrões internacionais. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Faculdade de Engenharia de São Carlos - pertencente à Universidade de São Paulo (USP) - formam técnicos considerados de primeira linha.
Lobbies
O boato de que a Boeing poderia investir no Brasil tem agitado prefeitos e deputados paulistas. Políticos e assessores já realizam lobbies junto ao governador José Serra para tentar atrair os recursos para suas cidades. Instigados por informações divulgadas pelo deputado estadual eleito Roberto Massafera (PSDB-SP), os políticos acreditam que a própria Boeing é quem poderá fazer os investimentos no Brasil. O próprio Massafera revelou, no entanto, que recebeu um comunicado em que a empresa nega o interesse de investir de forma direta no país nos próximos anos.
kicker: Local deve ter grande aeroporto, boa logística e infra-estrutura; Rio, São Paulo eBelo Horizonte são áreas cotadas.

Fonte: Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 3-Fernando Exman.

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 11:54 am
por Dieneces
PRick escreveu:
knigh7 escreveu: Gosto do Super Hornet, Lima. Mas prefiro o F-35. A FAB pretende adquirir o escolhido do FX2 em lotes sucessivos até 2023. Por isso, tem mais cara de F-35 ou mix Su35BM + Pak-Fa

Estas opções estão descartadas pelo MU, nada de caças de 5ª geração comprados em prateleiras. Nada de Mix de caças, o que se esta pensando agora são as duas possibilidades.

Construção local de um caça de 4,5 geração, capaz de ser desenvolvido ou a compra de um de 4,5 geração em menor quantidade, compra de prateleira com transferência de tecnologia e desenvolvimento do caça de 5ª geração brasileiro. Esses são os fatos, o resto é boato de torcedores.

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Não existe decisão sobre isso . Há uma recente entrevista do ministro Nelson Jobim onde ele pondera todas as hipóteses dadas como descartadas e mesmo as que são confirmadas , citadas pelo Prick e não confirma nem desmente qualquer alternativa dessas . Basta ver que se escolherem o F-35 , algo deverá ser adquirido antes...e se ele está descartado , porque então RFI para a LM? Salvo melhor juízo .

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 12:15 pm
por PRick
Segue de novo a entrevista do MU, o bom é que ele foi claro, específico, não tem margens para dúvidas, só se tudo for inventando, como não existiu qualquer desmentido..

Vou repetir as duas hipóteses sendo analisadas são as da entrevista, e segundo ele, a hipótese escolhida deverá figurar no Plano de Defesa, a ser anunciado em 07 de setembro.

Apesar de todas as enrrolações e despistes posteriores, o MU falou demais para o repórter, mas disse tudo, não temos mais o que especular, a direção é clara.

1- Construção e desenvolimento local de um 4,5 geração, totalizando 120 ou mais caças na EMBRAER. Nesse caso teria que ser um caça capaz de sofrer upgrade, reprojeto.

2- Compra de pratileira de um caça de 4,5 geração, em pequena quantidade, com transferência de tecnologia, e depois desenvolver um caça no Brasil, na EMBRAER.

http://www.valoronline.com.br/valorecon ... 61250.html

França e Rússia disputam parcerias em novo plano brasileiro de defesa
Daniel Rittner, De Brasília
28/07/2008


Antonio Cruz/ABr

Ministro Mangabeira Unger, sobre a ampliação de gastos: "Nada é mais caro do que ter independência nacional"
Às vésperas de o Brasil lançar um ambicioso plano de defesa, cujo anúncio parcial está previsto para 7 de setembro, representantes da França e da Rússia intensificam seus contatos com o governo brasileiro para acertar os ponteiros de uma "parceria estratégica" no setor. O novo secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, estará hoje em Brasília para discutir temas como o desenvolvimento conjunto de um veículo lançador de satélites (VLS) e a transferência de tecnologia para a construção de caças supersônicos.

Na semana passada, foi o almirante francês Edouard Guillaud, principal assessor para assuntos militares do presidente Nicolas Sarkozy, quem percorreu gabinetes da capital para especificar os pontos de uma associação com o Brasil.

"Estamos construindo parcerias que talvez não tenham precedentes", afirmou ao Valor o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. Paralelamente, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, percorre até quarta-feira uma série de bases militares americanas. Jobim viajou acompanhado dos comandantes da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, e da Aeronáutica, Juniti Saito, além do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel.

Há poucas possibilidades de uma associação mais ampla, no entanto, devido às resistências americanas em trocar conhecimentos e transferir tecnologia de seus equipamentos para

outros países - uma pré-condição sempre ressaltada por Mangabeira e Jobim.

A preparação do Plano Estratégico de Defesa formula seis hipóteses para o uso das Forças Armadas e define como reconstruí-las, segundo Mangabeira. Para o Exército, deverá haver indicações de reformas estruturais. Hoje, conforme explica o ministro extraordinário, somente 10% do contingente é composto por forças de ação estratégica rápida - militares que podem chegar a qualquer lugar do país em poucas horas.

A idéia será dotar o Exército de maior mobilidade e flexibilidade. Em resumo, fazer com que todo o contingente tenha capacidade de mover-se rapidamente, sem núcleos especializados de elite. Pode haver realocação de pelotões e brigadas, mas o essencial será a rapidez no deslocamento. "O problema não é ter um patrulheiro em cada ponto do país", observou Mangabeira, reconhecendo, sem especificar valores, que a idéia a ser proposta exige um salto orçamentário para o Exército.

Para a Marinha, o programa de reaparelhamento terá como prioridade inicial a "negação do mar", disse o ministro - essencial, segundo ele, para garantir proteção, por exemplo, às plataformas de petróleo em alto mar. Os maiores esforços estarão concentrados na conclusão do submarino nuclear brasileiro, que levará mais sete ou oito anos. O equipamento é considerado fundamental para aumentar o poder dissuasório da Marinha. Também serão reformados os submarinos convencionais. Para a parte não-nuclear dos submarinos, deve ser fechada parceria com a França e criada uma empresa binacional.

Mangabeira disse que a FAB "deverá renovar sua frota de aeronaves de 2015 a 2025 e o Brasil não poderá ter um hiato de falta de proteção aérea". No início das discussões, o governo debateu com a Aeronáutica duas alternativas: comprar caças de quarta geração, tentando negociar transferência de tecnologia, ou buscar o desenvolvimento de um avião de quinta geração com alguma potência bélica. Evoluiu-se em seguida para duas "soluções híbridas" e o plano a ser anunciado em 7 de setembro provavelmente mencionará uma delas. Ambas envolvem o que se chama no jargão aeronáutico de "quarta geração plus".

Ou seja, aviões de ponta - como o russo Sukhoi Su-35 Flanker, o sueco Gripen NG, o francês Dassault Rafale, o europeu Eurofigther e o americano F-18 Super Hornet. Há algumas semanas, a FAB deu o primeiro passo e entregou correspondência aos países fornecedores em busca de informações e cotações de preço para detonar o projeto F-X 2. Na primeira hipótese, o Brasil se colocará como candidato a parceiro para desenvolver em conjunto tecnologias que faltem no futuro avião escolhido pelo plano brasileiro. Por exemplo, aumentar o raio de ação do caça ou aperfeiçoar sua capacidade "stealth" (de confundir os radares inimigos).

Na segunda hipótese, comprará um número "limitado" de aeronaves, exigindo transferência de tecnologia, com a abertura do código-fonte, disse Mangabeira. Isso permitiria à indústria nacional, segundo o ministro, desenvolver seu próprio supersônico. Ele reconheceu que "seria ficção" imaginar uma solução que não passe pela Embraer.


Mangabeira se disse "aflito" por acreditar ainda não ter tido sucesso em "convencer a nação" do projeto de reestruturação das Forças Armadas. Ele sublinhou que o projeto é muito maior que o reaparelhamento. Nas conversas com os representantes estrangeiros, o ministro tenta deixar claro que "o objetivo não é comprar brinquedos caros, num supermercado de caças e de submarinos, mas nos colocarmos em uma trajetória de desenvolvimento tecnológico".


Mangabeira acrescentou não querer que essas parcerias se transformem em algo meramente militar. Há projetos com a França para uma tecnologia similar ao GPS americano e com a Rússia para um mapeamento de patentes que estão registradas mundo pelo afora. São planos de alto custo, mas "nada é mais caro do que ter independência nacional", arremata o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 12:33 pm
por PRick
Por sinal,

A segunda hipótese é pura enrrolação, na verdade teremos a compra de pratileira de 24 a 36 caças 4ª Plus, e com ajuda do fabricante para fazermos as modificações necessárias, o resto é futuro incerto.

Nessa segunda hipótese quase todos os candidatos tem chances. Não é possível fazer uma triagem racional.

No caso da primeira hipótese, só vejo Rafale, SU-35 e Gripen. Sendo que o SU-35 teria menores chances.

[ ]´s

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 1:34 pm
por Carlos Mathias
"deverá renovar sua frota de aeronaves de 2015 a 2025 e o Brasil não poderá ter um hiato de falta de proteção aérea". No início das discussões, o governo debateu com a Aeronáutica duas alternativas: comprar caças de quarta geração, tentando negociar transferência de tecnologia, ou buscar o desenvolvimento de um avião de quinta geração com alguma potência bélica. Evoluiu-se em seguida para duas "soluções híbridas" e o plano a ser anunciado em 7 de setembro provavelmente mencionará uma delas. Ambas envolvem o que se chama no jargão aeronáutico de "quarta geração plus".
O novo secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, estará hoje em Brasília para discutir temas como o desenvolvimento conjunto de um veículo lançador de satélites (VLS) e a transferência de tecnologia para a construção de caças supersônicos.
A solução híbrida é comprar caças de 4ºG agora e partir para parcerias num 5ºG. É só ver quem tem 5ºG prá botar na mesa.

Antes era ou um ou outro, excludente. Agora é um mais o outro, híbrida. Portanto, mais uma vez, 4º+++G agora e 5ºG depois.

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 1:42 pm
por Dieneces
Nada conclusivo...como eu disse . Opções em aberto... :wink:Eu não teria a certeza que os 36 iniciais serão os mesmos 120 vetores definitivos...e não apostaria minhas fichas em nenhum dos vetores já mencionados...até o dispendioso mas convincente EADS Typhoon tá na briga...salvo melhor juízo...

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 2:06 pm
por knigh7
PRick escreveu:
knigh7 escreveu: O Rafale recebe um AIM120C7 (de um Super Hornet) no nariz sem sequer saber de onde veio...
Isso é a sensata declaração de um russófilo com dor de cotovelo, o SLH não concegue nem chegar até o Rafale, assim não vai disparar nada. [000] [000]

[ ]´s
O Super Hornet e o Rafale tem a mesma V.Max. Até foi colocada aqui. E você sabe disso.
Pelo visto você já assumiu(depois de tanto tempo tentando tapar o Sol com a peneira) que o Rafale tem um radarzinho-zinho-zinho-zinho e agora partiu para a distorção da velocidade.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 2:46 pm
por Pepê Rezende
PRick escreveu:
Colocar um radar AESA não fazem um caminhão virar um caça, o SUPER LENTO é ruim, e os próprios americanos sabem disso. Agora, 120 somente com construção local, e isso não vai ocorrer.

[ ]´s
knigh7 escreveu: O Rafale recebe um AIM120C7 (de um Super Hornet) no nariz sem sequer saber de onde veio...
PRick escreveu: Isso é a sensata declaração de um russófilo com dor de cotovelo, o SLH não concegue nem chegar até o Rafale, assim não vai disparar nada. [000] [000]

[ ]´s
A maioria dos combates modernos é proa a proa... O radar do Super Hornet é bem mais efetivo que o RBE2. Sei não.

Pepê

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 2:48 pm
por Carlos Lima
Dieneces escreveu:
cb_lima escreveu:Olha... a FAB não iria ficar nada mal com um F-18E/F desses...

Radar já está operacional, muitos armamentos integrados, etc.

Enfim... é aguardar e ver mesmo.

[]s
CB_Lima
Qual armamento hoje existente no arsenal norte-americano faltaria integrar ao Super Hornet , Cb?
Oi Cara, eu acho que honestamente muito pouco, a SDB (Small Diameter Bomb - mas eu acho que essa ainda está em testes), o SLAM (Harpoon travestido de Missil Cruise) e pelo que me lembre acho que só mesmo (o arsenal dos caras é gigantesco e acho que devem ainda estar faltando umas coisinhas, mas a grande maioria das armas para aeronaves desse porte já está operacional nos F-18 E/F)

[]s
CB_Lima

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 2:51 pm
por Plinio Jr
Creio que praticamente todos os armamentos disponiveis no arsenal americano já foram integrados aos SH. :idea:

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 2:53 pm
por Wolfgang
53 tipos de armamentos.

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 2:55 pm
por Dieneces
Quero crer então que é o único , dentre os concorrentes do FX-(?) , A TER TUDO PRONTO E INTEGRADO em termos de aviônicos e armas...

Re: Super Hornet News

Enviado: Ter Ago 19, 2008 3:06 pm
por joao fernando
Que foi integrado foi, mas serão vendidos a nós? O congresso deles deixaria?