Força Aérea Portuguesa (FAP)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Sintra
- Sênior
- Mensagens: 3902
- Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
- Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra
talharim escreveu:Esses F-16 tem vida útil até quando ?
Um substituto natural seria o Eurofighter Typhoon,um Tranche 4 ou 5 em 2020.
2025
A FAP só irá equipar-se com Typhoon´s numa de duas situações, arrastada aos pontapés e gritos pelo governo Português da altura ou então se o programa F35 for terminado (ou atingir custos incomportáveis) pelo próximo Presidente (Democrata) dos EUA.
Nenhuma das duas me parece muito provável. A FAP já deu a entender a sua preferência à bastante tempo, o F35, com o primeiro a ser entregue lá para 2019/20.
Abraços
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Eu continuo a achar e a defender que 3 ou 4 A-400M não substituem nem acrescentam capacidade à actual frota de 6 C-130H.
É certo que dentro de 10 ou 15 anos teremos que fazer compras.
E nessa altura, ou 3 A-400M (que custam o mesmo que 2 C-17), ou 3 A-1400 + 3 ou 4 C-130 modernizados, para nem falar nos "juliet".
Menos que 6 aviões com alguma capacidade de projecção estratégica, eu eu já acho 6 unidades pouco, é diminuir drásticamente a nossa capacidade expedicionária por ar, por um custo muitio elevado, o custo dos A-400M.
É certo que dentro de 10 ou 15 anos teremos que fazer compras.
E nessa altura, ou 3 A-400M (que custam o mesmo que 2 C-17), ou 3 A-1400 + 3 ou 4 C-130 modernizados, para nem falar nos "juliet".
Menos que 6 aviões com alguma capacidade de projecção estratégica, eu eu já acho 6 unidades pouco, é diminuir drásticamente a nossa capacidade expedicionária por ar, por um custo muitio elevado, o custo dos A-400M.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Os novos P-3C da FAP, para patrulhamento marítimo e luta ASW:
Um dos novos P-3C Orion da FAP:
Texto e dados:
http://www.emfa.pt/www/aeronavesdetalhe
______________________
Dando continuidade, os C-130H da FAP:
___________________________
carro de combate a fogos:
___________________________
os EH 101 Merlin:
____________________________
texto e dados técnicos:
http://www.emfa.pt/www/aeronavesdetalhe
Um dos novos P-3C Orion da FAP:
Motor:
4 motores turbo-hélice ALLISON T-56-A-14
Dimensões:
Envergadura.................. 30,4 m
Comprimento.................. 35,6 m
Altura........................... 10,3 m
Performances:
Velocidade máxima.......... 760 Km/h
Raio de acção................ 3.830 Km
Alcance maximo.............. 9.020 Km
Autonomia maxima........... 16H00
Tecto de serviço............. 8.900 m
Peso máx. descolagem..... 64.410 Kg
Tripulação...................... 12
Combustivel.................... 34.822 litros/liters
Esquadras
Esquadra 601 - "Lobos"
Base Aérea nº 6
O P-3P (o quarto modelo do LOCKHEED ORION) é constituído por uma célula P-3B equipada com um moderno conjunto de sensores, computadores e outro equipamento táctico, que lhe conferem excelentes aptidões para a execução de operações de patrulhamento marítimo com vista à detecção, localização, seguimento e ataque a submarinos e meios de superfície, bem como de missões de busca e salvamento (através do lançamento do avião de equipamento de sobrevivência) e operações de minagem.
Desde Julho de 1992 e durante três anos e meio, a Força Aérea Portuguesa manteve um P-3P em destacamento permanente em SIGONELLA-ITÁLIA, participando no embargo decretado pelo Conselho de Segurança da ONU à ex-Jugoslávia, integrado nas forças da OTAN como "RAPID REACTION FORCE".
O P-3P é operado pela Esquadra 601 da Base Aérea do Montijo.
Texto e dados:
http://www.emfa.pt/www/aeronavesdetalhe
______________________
Dando continuidade, os C-130H da FAP:
Motor:
4 motores Allison T-56-A-15
Dimensões:
Envergadura.................. 40,41 m / 40,41 m
Comprimento.................. 29,79 m / 34,36 m
Altura........................... 11,65 m / 11,65 m
Performances:
Velocidade máxima.......... 589 Km/h / 589 Km/h
Velocidade cruzeiro......... 547 Km/h / 547 Km/h
Raio de acção................ 6.480 Km / 6.480 Km
Tecto de serviço............. 35.000 fts / 35000 fts
Peso vazio..................... 80.000 lbs / 85.000 lbs
Peso máx. descolagem..... 15.5000 lbs /15.5000 lbs
Peso máx. de carga......... 40000 lbs / 35000 lbs
Passageiros.................... 92 / 128
Tropas de infantaria......... 78 / 114
Pára-quedistas................ 64 / 92
Macas/paramédicos..... 70/6 ou 74/2 / 93/8 ou 97/4
Combustivel.................... 64000 lbs / 64000 lbs
Esquadras
Esquadra 501 - "Bisontes" Base Aérea nº 6
O C-130H é um avião quadrimotor, turbo-hélice, de asa alta e trem retráctil.
O acesso ao compartimento de carga na fuselagem é feito pela parte traseira do avião, que se abre em rampa, facilitando, desta forma, não só as operações de carga e descarga, mas também o transporte de cargas volumosas, (p. ex. viaturas pesadas), o lançamento de carga em pára-quedas ou por extracção a baixa altitude e ainda, o lançamento de pára-quedistas.
Na configuração sanitária o C-130H pode transportar até 74 macas e, na versão C-130H-30, poderão ser evacuados até 97 feridos ou doentes.
As suas excepcionais características operacionais (robustez, versatilidade, capacidade, raio de acção e autonomia), garantem à Força Aérea Portuguesa a capacidade para a realização de missões de transporte aéreo táctico e transporte aéreo geral, de patrulhamento marítimo e de busca e salvamento, apoio logístico às Forças Armadas Portuguesas e Forças NATO, operações de combate a incêndios florestais, etc.
A FAP possui três C-130H-30, versão que resulta do alongamento do C-130H, pela introdução na fuselagem de dois anéis, que aumentam o comprimento total da aeronave em 4,572 m, o que lhe confere maior capacidade volumétrica sem lhe alterar significativamente a "perfomance" básica.
O C-130H e o C-130H-30 são operados pela Esquadra 501 da Base Aérea do Montijo.
___________________________
carro de combate a fogos:
___________________________
os EH 101 Merlin:
Motor:
3 motores Rolls Royce Turbomeca RTM 322-MK 250
Dimensões:
Comprimento.................. 19,30 m
Altura........................... 6,61 m
Diâmetro........................ 18,60 m
Performances:
Velocidade máxima.......... 150 kts
Velocidade cruzeiro......... 130 kts
Autonomia maxima........... 08H30
Tecto máximo................. 15.000 fts
Peso máx. descolagem..... 15.600 Kg
Peso máx. de carga......... 4.535 Kg
Passageiros.................... 30
Tropas de infantaria......... 35
Macas/paramédicos..... 16
Esquadras
Esquadra 751 - "Pumas" Base Aérea nº 6
O EH-101 MERLIN é um helicóptero de transporte médio, trimotor, com trem de aterragem triciclo, semi-retráctil, com rodas duplas em cada unidade e rotor principal de 5 pás. A FAP adquiriu 12 EH-101 em três variantes distintas para três tipos de missões diferentes.
A frota consiste em 6 de variante SAR (Busca e Salvamento), 2 de variante SIFICAP (Sistema de Fiscalização das Pescas) e por 4 de variante CSAR (Busca e Salvamento em Combate).
Possui flutuadores de emergência, 2 barcos internos de 20 pessoas, 1 guincho primário e um guincho secundário, NITESUN e FLIR.
É equipado com um RADAR de busca da GALILEO com capacidade de identificar e monitorizar 32 alvos de superfície em simultâneo. Todas as aeronaves têm a capacidade para operarem em ambiente NVG.
A variante CSAR está equipada com “Defensive Aids Suite” (DAS), que consiste num sistema integrado de auto-protecção electrónica, formado pelos seguintes subsistemas: um “Radar Warning Receiver” (RWR), um “Missile Warning System” (MWS) e um “Counter Measures Dispensing System” (CMDS). Tem a capacidade para reabastecimento “Hovering In Flight Refueling” (HIRF) e “Air to Air Refueling” (AAR).
____________________________
texto e dados técnicos:
http://www.emfa.pt/www/aeronavesdetalhe
- Al Zarqawi
- Sênior
- Mensagens: 1828
- Registrado em: Ter Jul 03, 2007 8:07 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Bom
Tudo bem,
Suas fotos são excelentes,Rui Maltez.O P-3 Orion parece estar novo.Fico muito satisfeito,aos poucos vai aprecendo algo.
Abraços,
Suas fotos são excelentes,Rui Maltez.O P-3 Orion parece estar novo.Fico muito satisfeito,aos poucos vai aprecendo algo.
Abraços,
Al Zarqawi - O Dragão!
"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55265
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2753 vezes
- Agradeceram: 2435 vezes
- Fireman Sam
- Júnior
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sex Ago 25, 2006 1:01 pm
- Localização: Portugal
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55265
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2753 vezes
- Agradeceram: 2435 vezes
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55265
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2753 vezes
- Agradeceram: 2435 vezes