eligioep escreveu:Vi o Gladiador II, e realmente é um mock up, em tamanho real, e falta muito para entrar em testes.
Segundo um dos engenheiros responsáveis, ele foi projetado e construído em 4 meses!!!
Para exemplo, ainda não possuía o mecanismo de direção, vulgo "
setor de direção ou caixa da direção".....
Mas impressiona, bem maior que os rivais!
Olá Eligio, acho que vou discordar de suas informações.
Conversei com Jairo Cândido, Presidente do Grupo Inbra, e com Alessandro Vieira, Engenheiro responsável pelo Gladiador, onde fui apresentado ao carro e recebi um convite para visitar a fabrica em três meses e conhecer o veículo operacional, antes dele ser enviado a Marambaia.
O que vi foi uma carroceria monobloco (respondendo ao FCarvalho, ele não tem chassi), com blindagem espaçada, motor MWM, caixa Alison, eixos militares e os mesmos pneus do Cascavel/Urutu. O seu interior é muito espartano, contando apenas com os itens básicos de um veículo e os displays solicitados no ROB, porem esse sim vai deve ser bastante modificado. Como disse ao Tulio, esse carro veio praticamente da linha de produção para a feira, e seu projeto/construção, feito com apoio da MV2 e Agrale, demorou 12 meses para ficar pronto. Não digo que o carro esteja pronto, o que não esta, mas também ele não é um mero mokup como o BLSR apresentado na LAAD 2009. O reparo REMAX estava só de enfeite, para mostrar que sua carroceria o suporta, e não estava conectado ao veículo.
Nessa entrevista fui informado que os trabalhos se iniciaram logo em seguida do Gladiador ser excluído do programa VBMT-LR 4x4 do EB por não atender ao aos requisitos do programa, que ocorreu em maio de 2014, e que em função disso resolveram projetar um veículo baseado 100% nos requisitos do ROB apresentado.
Também de acordo com eles, sua blindagem padrão é padrão STANAG II, podendo chegar a III com a adição de placas extras, cujos pinos de fixação já estavam instalados em sua carroceria. Sua proteção antiminas é padrão 2A, capaz de resistir a 6kg de TNT sobre a roda, podendo chegar a 2B, com o reforço no chassi, que permitiria resistir a 8Kg nas rodas e 6kg diretamente sobre o habitáculo.
Não sei se o veículo corresponderá aos objetivos planejados, mas parece ser um bom projeto. Vamos aguardar para ver se será concretizado!!!
Só mais uma informação, fui informado que foi criada a Inbra Land, com o intuito e produzir os dois Gladiadores, o I e o II, sendo que o I será reprojetado para atender as solicitações de diversas forças parapúblicas que o testaram.
Abraços,
Paulo Bastos