PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39082
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2768 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#796 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 17, 2016 1:40 pm

Tenho uma palavra para o teu texto... lógico, ou melhor duas...racional.

O mais interessante é encaixar o que tu acabaste de escrever com o que eu vejo no Exército Português. De um lado os nossos Batalhões de Infantaria Mecanizada a Rodas da Brigada de Intervenção (a nossa espécie de Brigada Stryker) que nas missões no Kosovo usa o AR4 “Light Ray" para fazer reconhecimento e do outro temos a dita unidade a criar um Grupo de Reconhecimento (unidade de escalão Batalhão) para a dita brigada. Ou seja, nas missões fazem uma coisa, em Portugal investem noutra.

Imagem



O mais caricato disto tudo é que como o contracto foi para as urtigas e houve várias versões dos Pandur que nem sequer foram entregues a segunda fase do programa que seria um novo contracto para a aquisição de trinta e tal Pandur com canhão de 105mm não foi para a frente. Ou seja, têm Pandur com canhões de 30mm, de 12.7mm, viaturas de recuperação, etc, mas nada desse tipo de viatura que tinha sido procurado.

Eu pessoalmente acredito que o Exército continue a adquirir UAV para as suas brigadas, até porque é de uma empresa Portuguesa e que no futuro este tipo de meios serão bastante comuns e usados por a maioria das unidades de Infantaria/Cavalaria e Artilharia de escalão Companhia/Batalhão.




Editado pela última vez por cabeça de martelo em Qui Mar 17, 2016 2:39 pm, em um total de 1 vez.
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#797 Mensagem por Túlio » Qui Mar 17, 2016 1:56 pm

cabeça de martelo escreveu:Tenho uma palavra para o teu texto... lógico, ou melhor duas...racional.

(...)

O mais caricato disto tudo é que como o contracto foi para as urtigas e houve várias versões dos Pandur que nem sequer foram entregues a segunda fase do programa que seria um novo contracto para a aquisição de trinta e tal Pandur com canhão de 105mm não foi para a frente. Ou seja, têm Pandur com canhões de 30mm, de 12.7mm, viaturas de recuperação, etc, mas nada desse tipo de viatura que tinha sido procurado.

Eu pessoalmente acredito que o Exército continue a adquirir UAV para as suas brigadas, até porque é de uma empresa Portuguesa e que no futuro este tipo de meios serão bastante comuns e usados por a maioria das unidades de Infantaria/Cavalaria e Artilharia de escalão Companhia/Batalhão.

Foi, como falei, o que me foi dito pelo então Cmt do C I Bld e alguns de seus Oficiais Instrutores, com base no que observaram e conversaram com integrantes de Bdas Stryker. O conceito por trás da VBR-MR simplesmente não se encaixa mais na Bda (estando ainda em uso o Cascavel simplesmente porque temos e porque o EB está ainda no início de sua transformação; quando estiver completa, Cascavel e Urutu serão apenas enfeite de quartel). No máximo um Guarani artilhado para apoio de fogo e, a se manter essa idéia (péssima) de 6 x 6, concordo com os colegas, torre 90 para cumprir missões semelhantes às do Stryker MGS.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#798 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Mar 17, 2016 9:45 pm

Eu ia fazer um comentário sobre o que o Tulio esta narrando, mas acho melhor ficar quieto. Quem sou eu para dar uma opinião!

Bacchi




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#799 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Mar 17, 2016 9:58 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Eu ia fazer um comentário sobre o que o Tulio esta narrando, mas acho melhor ficar quieto. Quem sou eu para dar uma opinião!

Bacchi
Eu também ia comentar mas meu tempo é escasso hoje (quem sabe amanhã), Bacchi, por favor, nos presenteie com a sua opinião!




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 519
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 87 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#800 Mensagem por Fábio Machado » Sex Mar 18, 2016 12:10 am

Nova imagem do protótipo do centauro 2

Imagem

Fonte: http://www.militarypedia.it/iveco-centauro/




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#801 Mensagem por Túlio » Sex Mar 18, 2016 12:16 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:Eu ia fazer um comentário sobre o que o Tulio esta narrando, mas acho melhor ficar quieto. Quem sou eu para dar uma opinião!

Bacchi
Eu também ia comentar mas meu tempo é escasso hoje (quem sabe amanhã), Bacchi, por favor, nos presenteie com a sua opinião!

Que fique claro, postei o que aprendi com as pessoas que criam a Doutrina de Guerra Blindada no Brasil. Aliás, várias opiniões que tinha sobre o assunto foram literalmente DETONADAS nas vezes em que estive lá (várias visitas entre 2013 e 2014), pois me PROVARAM que eu estava em erro. Assim, se os amigos discordam, não é bem de mim, afinal, apenas adotei como minhas as opiniões de pessoas experientes e estudiosas...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#802 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Mar 18, 2016 3:03 pm

Tulio, comentário sobre duas coisas (não sei se saíram de tua cabeça ou do pessoal do Centro).

A Brigada Stryker (como escrevi no primeiro artigo sobre a mesma escrito no Brasil - Tecnologia & Defesa) foi concebido como uma tropa aero transportada. Já há algum tempo o exercito estadunidense (não norte americano - a America do Norte é composta do Canada, Estados Unidos e México) já tina percebido que numa emergência as tropas aero terrestres (LEVES) lançadas num determinado cenário ficariam sem apoio até a chegada das divisões pesadas, o que levaria algumas semanas. Foi então criada a ideia de uma tropa MEDIA, aero transportada que serviria de reforço imediato as tropas leves inicialmente desdobradas. Todo o equipamento das Brigadas Stryker era para ser transportado em Lockheed C-130.

Outrossim, a Brigada Stryker tem artilharia. Desde o inicio foi previsto um grupo de artilharia inicialmente com os M198 de 155 mm. Imagino que hoje seriam os M777,

Eu não considero uma tropa tão especializada um exemplo a ser seguido cegamente, como parece ser o caso. Deus no Céu e a Brigada Stryker na Terra.

Indo mais longe, eu não considero os exemplos tirados das forças militares estadunidenses, exemplos a serem seguidos.

Trata-se atualmente das forças armadas mais poderosas e bem equipadas do Mundo. Parece até o Brasil!!!

O EB deveria ter feito um estudo serio das tropas medias do Reino Unido, França, Espanha, Itália, Alemanha etc.

Bacchi




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#803 Mensagem por Túlio » Sex Mar 18, 2016 5:01 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Tulio, comentário sobre duas coisas (não sei se saíram de tua cabeça ou do pessoal do Centro).

A Brigada Stryker (como escrevi no primeiro artigo sobre a mesma escrito no Brasil - Tecnologia & Defesa) foi concebido como uma tropa aero transportada. Já há algum tempo o exercito estadunidense (não norte americano - a America do Norte é composta do Canada, Estados Unidos e México) já tina percebido que numa emergência as tropas aero terrestres (LEVES) lançadas num determinado cenário ficariam sem apoio até a chegada das divisões pesadas, o que levaria algumas semanas. Foi então criada a ideia de uma tropa MEDIA, aero transportada que serviria de reforço imediato as tropas leves inicialmente desdobradas. Todo o equipamento das Brigadas Stryker era para ser transportado em Lockheed C-130.

Outrossim, a Brigada Stryker tem artilharia. Desde o inicio foi previsto um grupo de artilharia inicialmente com os M198 de 155 mm. Imagino que hoje seriam os M777,

Eu não considero uma tropa tão especializada um exemplo a ser seguido cegamente, como parece ser o caso. Deus no Céu e a Brigada Stryker na Terra.

Indo mais longe, eu não considero os exemplos tirados das forças militares estadunidenses, exemplos a serem seguidos.

Trata-se atualmente das forças armadas mais poderosas e bem equipadas do Mundo. Parece até o Brasil!!!

O EB deveria ter feito um estudo serio das tropas medias do Reino Unido, França, Espanha, Itália, Alemanha etc.

Bacchi

Mestre, obrigado pelo post. Talvez eu, para variar, tenha me expressado mal: nunca me disseram que iam copiar a Bda Stryker de cabo a rabo, iam é aproveitar o que se pudesse do modelo, dentro da nossa realidade. Ademais, ambos sabemos que um dos ROB do Guarani é precisamente a aerotransportabilidade. Outra, há previsão de Art sim, mas AP, sendo que os caras não escondiam a preferência pelo CAESAR 155, já que um dos requisitos (ao menos à época) para a Bda era que todas as VTRs pudessem usar pontes de, no máximo, categoria 21. Seu único concorrente - novamente, à época - sério era precisamente o M777, com o único problema de ser rebocado e, como falei, queriam AP. Junto com o Astros, claro.

Já carro da categoria do Centauro era descartado imediatamente a cada vez que eu perguntava, e me era repetido ser desnecessário (elenquei algumas razões em post anterior), além de caro. Lembrar que o modelo de Bda a ser desenvolvido para o Brasil não exclui a presença de unidades de CCs sempre que necessário e/ou possível (afinal, não temos sequer perspectiva de possuir aeronaves capazes de transportar um).

CURIOSIDADE: que eu saiba, o requisito original para a dupla Stryker-Hércules era de que este pudesse transportar, operando em pista curta e/ou mal preparada, um Bldo Stryker pronto para operar (tripulação, tanque cheio, munição, etc) à distância de pelo menos mil km. Nunca conseguiram isso, nem com o Juliet. Como sabes bem mais do que eu sobre a Bda Stryker (sério, só sei o que me disseram em Santa Maria e uma que outra pesquisa na net, nunca cheguei perto de um), não dirias que, se ainda existe este requisito, seria uma ótima oportunidade para o KC-390?




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#804 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Mar 18, 2016 7:35 pm

Tulio, pelo que sei a Brigada Stryker hoje, não seria totalmente aero transportável em C-130. Aparentemente os Piranhas receberam tanta blindagem e modificações que hoje seu peso passa do aceitável. para esse avião. Todavia continuaria aero transportável em aviões maiores, coisa que não é considerado ideal.

Bacchi




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#805 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 18, 2016 7:49 pm

Talvez a soluções para tropas aeromóveis leves seja um blindado menor, mais leve, mas bem armado e bem blindado, como um Jaguar mais leve ou o antigo conceito do VBR Guarani 6x6? Morteiros leves AP como o Spear?

Abs




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#806 Mensagem por Túlio » Sex Mar 18, 2016 9:06 pm

Aqui o mais claro que achei sobre a questão Stryker x C-130. É um PDF enviado ao Congresso lá deles:

http://www.gao.gov/new.items/d04925.pdf




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#807 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Mar 18, 2016 10:10 pm

Não ajuda muito. É de 2004.

Em todo caso salvei no meu arquivo. Pode ser útil no futuro.

Obrigado

Bacchi




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#808 Mensagem por ciclope » Sáb Mar 19, 2016 9:23 pm

já disse no outro tópico do guarani.
Para nós um blindado 6x6 com canhão de 90mm esta de muito bom tamanho.
Padroniza a linha de montagem e os custos.
Sé começamos errados terminamos errados. O muno todo usa 8x8 más queremos 6x6.
Então que seja tudo 6x6.
Essa história de um blindado de reconhecimento 8x8 pra ser vendido lá fora não rola. O mercado esta saturado deles.
Sé alguém se interessar pelo guarani pelo mesmo motivo que nós custos de operação será o 6x6.
Se eles quiserem um 8x8 eles vão comprar tudo 8x8.
Aliás uma observação e pergunta. Só o ocidente tem obsessão por blindados sobre rodas com canhão superior ao 30mm, seja para apoio de fogo seja para reconhecimento. Os Russos que tem muita experiencia em guerra urbana sempre adotaram o 30mm. Hoje mesmo os seus futuros blindado o unico com canhão pesado e o MBT. Todos os demais seja sobre rodas ou esteiras tem canhão 30mm.
Eu me lembro que os planos do exercito americano iam nesse sentido também usando blindados sobre rodsa e esteiras muito similares ao feito pelos russos só que com uso extensivo de uavs e ate ucavs aéreos e terrestres.
Será que estamos fadados a sempre ficarmos para trás na evolução militar?




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#809 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Mar 19, 2016 9:36 pm

Ciclope, você divaga e não explica qual é sua pergunta.

Bacchi




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#810 Mensagem por ciclope » Ter Mar 22, 2016 6:23 am

Porque insistimos em ter blindado 6x6?
Por que continuamos a querer um blindado com arma principal e MBT?




Responder