Mensagem
por Lucius Clay » Qua Jan 16, 2008 9:41 am
Caro Orestes,
Desculpe a demora em responder, mas é bom ver que há uma participação tão ativa no fórum...
Realmente como você e o Immortal registraram, não há R$ 9 bi pras forças neste ano, são R$ 10 bi, contudo, o conteúdo do que eu disse foi bem compreendido.
Um ponto que eu destaco e que nós concordamos diz respeito a não haver garantias para os anos seguintes. Agora acho que não há garantias nenhuma pras forças, quanto ao "dinheiro carimbado", me refiro aos projetos que as FAs têm e que não são aprovados pelos Ministérios do Planejamento e da Fazenda, há anos nessa novela, ao contrário, para outras rubricas e ministérios há um valor já estipulado, as forças não têm nem um percentual do orçamento fixo, tudo depende de aprovação dos ministérios, não há verba prórpria. Digo o que há de percentual diz respeito a manutenção de instalações e de pessoal, e de remunerações, fora isso, aquisições é de acordo com o gosto do governo.
Agora me permita uma reflexão pra todos nós, se o governo estivesse preocupado realmente desde o primeiro mandato, o que nós poderíamos ter hoje, me refiro a todos os projetos, quem sabe os submarinos convencionais já estariam aí, os aviões modernos, blindados da Avibrás, mísseis da mectron em testes e em processo de recebimento pelas FAs, Barroso pronta e encomenda de novos navios em andamento, sistemas de defesa antiárea, coisas que o país desse tamanho e magnitude não deveria estar correndo em 2008 somente... Acho um pecado essa demora, principalmente, como falei antes, essas coisas não são pagas a vista, pelo menos, quem exporta sempre tem bancos que financiam.
Atenciosamente,
Lucius Clay
"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)