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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Out 12, 2016 10:29 am
por kirk
mmatuso escreveu:
Bolovo escreveu: Rapaz, eu pediria pra você tomar mais cuidado senão vão te chamar de flooder e vão me mandar te convidar ir para outro fórum (no qual sou assíduo)! [003]
Não pude resistir, o texto do Kirk foi engraçado insinuando que a Saab vai mostrar como fazer TOT. [003]

Como se tivesse um grande histórico disso.

Quanto a me chamar de flooder é um mesmo fã meu que vive me perseguindo pelo forum, algum tipo de paixão platonica não correspondida, apenas ignore como eu faço.
Exatamente nesse Fórum do qual Bolovo é assíduo, pergunte a qualquer um, incluso o Lima aqui do FDB, qual o maior exemplo mundial e universal de ToT ... e tu, sim tu, vai escutar que é a ToT do SU-30 para os indianos, e não adianta negar tá tudo registrado lá no FDP ...

Daí entende-se o meu post acima, nada haver com Saab como exemplo de ToT.

Agora analise, os indianos recebem a maior ToT universal dos russos e não dão conta de fazer operacional o Tejas, pra tu ver o exemplo de ToT que esses caras defendem ... e pior, depois de baterem os pés, brigarem comigo, dizer que eu não sabia nada ... veio uma autoridade indiana à público e disse claramente que a tal ToT universal não passa de montagem de kits CKD vindos da Rússia ...

Então né ? :roll:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Out 12, 2016 10:43 am
por mmatuso
kirk escreveu:
mmatuso escreveu: Não pude resistir, o texto do Kirk foi engraçado insinuando que a Saab vai mostrar como fazer TOT. [003]

Como se tivesse um grande histórico disso.

Quanto a me chamar de flooder é um mesmo fã meu que vive me perseguindo pelo forum, algum tipo de paixão platonica não correspondida, apenas ignore como eu faço.
Exatamente nesse Fórum do qual Bolovo é assíduo, pergunte a qualquer um, incluso o Lima aqui do FDB, qual o maior exemplo mundial e universal de ToT ... e tu, sim tu, vai escutar que é a ToT do SU-30 para os indianos, e não adianta negar tá tudo registrado lá no FDP ...

Daí entende-se o meu post acima, nada haver com Saab como exemplo de ToT.

Agora analise, os indianos recebem a maior ToT universal dos russos e não dão conta de fazer operacional o Tejas, pra tu ver o exemplo dos caras de ToT ... e pior, depois de baterem os pés, brigarem comigo, dizer que eu não sabia nada ... veio uma autoridade indiana à público e disse claramente que a tal ToT universal não passa de montagem de kits CKD vindos da Rússia ...

Então né ? :roll:
Esse ponto do TOT para o FX-2 eu nunca considerei ou considero algo realista o propagado por alguns de transferir quase tudo e sair desenvolvendo projetos no dia seguinte já que tem uma baita cara de conversa de vendedor para conseguir contratos.

Independente de ser SAAB, Boeing, Sukoi Dassault ninguém entregaria 100% de um projeto por um valor desses, só olhar por exemplo quanto deve ter custado para desenvolver o projeto Gripen(não só ng) do inicio, Rafale, SH e o valor do FX-2.

Não existe almoço grátis e nem gente burra nesse meio.

No caso da India, até parece que a Rússia da o projeto do Flanker, deve ser montagem e no máximo alguma manutenção ou integração, concordo contigo...

Lembro de comentários do flanker ofertado, se falaram de tot 100% pode esquecer, outra conversa para fechar contrato...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Out 13, 2016 12:33 pm
por FCarvalho
Bom, até onde posso saber o que a SAAB nos ofereceu em termos de Tot's está bem descrito e registrado nos contratos com a FAB. Ponto. Obvio que a maior parte do que ali está contido será mentido em caráter de sigilo, visto tratar-se de assuntos restritos aos interessados diretos, pois FAB, SAAB e respectivos governos.

No mais, o que temos de fazer aqui neste sentido é implementar e garantir que tenhamos todos os instrumentos necessários para que o que foi acordado nesta matéria seja efetivamente cumprido. E até o presente momento, de público não há nada a desabonar a atitude dos suecos. Mais para frente pode ser diferente... ou não.

Lembrar que a FAB hoje é a maior "marketeira" que o Gripen NG possui no mercado internacional, visto ter sido o primeiro comprador externo do programa. Não seria muito inteligente de parte dos suecos comprometer qualquer das cláusulas assinadas neste negócio, tendo em vista negócios futuros.

A satisfação da FAB com o projeto do Gripen E/F vai determinar, em maior ou menor dimensão, o quão longeva será a vida operacional, e comercial, deste caça. Como também determinar o seu sucesso, ou o contrário disso.

Eu de minha parte, torço muito para que tudo, e mais um pouco, do contrato FX-2 seja posto em prática. Ele envolve bem mais que comprar um novo caça para o GDA. E isso, penso, é mais importante que simplesmente discutir se a SAAB é a maior ou melhor referência no mundo em matéria de tot. No que nos interessa, ela apenas tem de ser competente, e convincente, no que se comprometeu conosco.

Isso, claro, ainda vamos levar um tempo para todos nós aqui sabermos.

ps: com a revisão da organização das bases aéreas do FAB, e da própria constituição de seus grupos de caça, com 36 undes como referencia de constituição/organização (é o que hora se propõe para o GDA), pode-se imaginar que em um futuro a longo prazo a FAB irá demandar cerca de 216 caças, caso ela deseje que cada uma das suas 6 bases aéreas operacionais que existirão disponham de um grupo de caça. Isso nos daria a possibilidade de difundir uma defesa aérea minimamente coerente com a dimensionalidade do espaço que temos de defender. Falou-se muito até aqui de 108 caças. Pode ser que esse seja um número básico para que o projeto do Gripen NG consiga alçar a industria nacional para uma condição maior que a de mero coadjuvante como temos hoje em relação ao desenvolvimento de um futuro FX-3 de 5a G. Este seria um dos objetivos do projeto. Se for alcançado, penso que já terá valido a pena o investimento. Mas isso é uma conversa para daqui uns vinte anos.

abs.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Out 13, 2016 1:01 pm
por kirk
FCarvalho escreveu:Bom, até onde posso saber o que a SAAB nos ofereceu em termos de Tot's está bem descrito e registrado nos contratos com a FAB. Ponto. Obvio que a maior parte do que ali está contido será mentido em caráter de sigilo, visto tratar-se de assuntos restritos aos interessados diretos, pois FAB, SAAB e respectivos governos.

No mais, o que temos de fazer aqui neste sentido é implementar e garantir que tenhamos todos os instrumentos necessários para que o que foi acordado nesta matéria seja efetivamente cumprido. E até o presente momento, de público não há nada a desabonar a atitude dos suecos. Mais para frente pode ser diferente... ou não.

Lembrar que a FAB hoje é a maior "marketeira" que o Gripen NG possui no mercado internacional, visto ter sido o primeiro comprador externo do programa. Não seria muito inteligente de parte dos suecos comprometer qualquer das cláusulas assinadas neste negócio, tendo em vista negócios futuros.

A satisfação da FAB com o projeto do Gripen E/F vai determinar, em maior ou menor dimensão, o quão longeva será a vida operacional, e comercial, deste caça. Como também determinar o seu sucesso, ou o contrário disso.

Eu de minha parte, torço muito para que tudo, e mais um pouco, do contrato FX-2 seja posto em prática. Ele envolve bem mais que comprar um novo caça para o GDA. E isso, penso, é mais importante que simplesmente discutir se a SAAB é a maior ou melhor referência no mundo em matéria de tot. No que nos interessa, ela apenas tem de ser competente, e convincente, no que se comprometeu conosco.

Isso, claro, ainda vamos levar um tempo para todos nós aqui sabermos.

ps: com a revisão da organização das bases aéreas do FAB, e da própria constituição de seus grupos de caça, com 36 undes como referencia de constituição/organização (é o que hora se propõe para o GDA), pode-se imaginar que em um futuro a longo prazo a FAB irá demandar cerca de 216 caças, caso ela deseje que cada uma das suas 6 bases aéreas operacionais que existirão disponham de um grupo de caça. Isso nos daria a possibilidade de difundir uma defesa aérea minimamente coerente com a dimensionalidade do espaço que temos de defender. Falou-se muito até aqui de 108 caças. Pode ser que esse seja um número básico para que o projeto do Gripen NG consiga alçar a industria nacional para uma condição maior que a de mero coadjuvante como temos hoje em relação ao desenvolvimento de um futuro FX-3 de 5a G. Este seria um dos objetivos do projeto. Se for alcançado, penso que já terá valido a pena o investimento. Mas isso é uma conversa para daqui uns vinte anos.

abs.
Belo comentário ! [009]

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qui Out 13, 2016 4:18 pm
por Penguin
NATIONAL

LINKOPING (SWEDEN), October 13, 2016
Updated: October 13, 2016 03:04 IST

Updated: October 13, 2016 03:04 IST
Sweden’s SAAB sweetens deal for Gripen jet

To load the aircraft with latest radar technology and provide design consultancy for developing LCA Mk-1A.

In an aggressive push to capture a share in India’s fighter aircraft market, Swedish aerospace major SAAB has offered its latest radar technology as part of the Gripen fighter package along with significant technology transfer in addition to design consultancy for developing the Light Combat Aircraft (LCA) Mk-1A which the Indian Air Force (IAF) plans to induct in large numbers.

The move comes even as India is looking to select a single engine fighter aircraft to be built in India in large numbers under the ‘Make in India’ initiative.

Explaining the developments in Advanced Electronically Scanned Array (AESA) radar, Lars Tossman, vice-president & Head of Communications of SAAB said that they were the first company to develop an AESA radar with Gallium Nitride which, he said, significantly enhances its efficiency and performance over the current AESA radars.

“We will be willing to share this and transfer the technology to India,” he told a group of visiting Indian journalists. India is looking to select a single engine fighter aircraft to be built in large numbers in India with extensive technology transfer for which the SAAB had offered its latest Gripen E fighter. “Our Transfer of Technology [ToT] is more than just transfer of assembly work aiming for an indigenous system of systems integration capability to create indigenous capabilities,” said Mats Palmberg, heading the SAAB Gripen program for India. Mr. Palmberg said that with AESA radar, stealth was not as important as it was earlier.

Strategic partnership
The company officials said that SAAB was looking for a strategic partner for the Gripen program in the long-term and India and Sweden have good relations without political compulsions.

Officials said Gripen was the first fighter to be integrated with the Meteor, Beyond Visual Range (BVR) missile. India is procuring the Meteor, considered a game changer with its range of 150 km, as part of the Rafale package concluded with France recently.

Hindustan Aeronautics Ltd., which is manufacturing the LCA, is looking for foreign design assistance on the LCA Mk-1A to make specific improvements sought by the IAF which include an AESA radar, mid-air refuelling and improved electronic warfare suite which need design change in addition to other minor improvements.

The SAAB officials said that both the LCA and the Gripen are of similar class and also share the same General Electric engine citing commonality in maintenance and operation. “We have submitted proposals to India on LCA,” Mr. Tossman said.

In addition the SAAB officials offered help in the development of the next-generation Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA) being designed by Aeronautical Design Agency (ADA).

(The writer was in Sweden at the invitation of SAAB)

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Out 14, 2016 6:22 am
por knigh7
mmatuso escreveu:
kirk escreveu: Exatamente nesse Fórum do qual Bolovo é assíduo, pergunte a qualquer um, incluso o Lima aqui do FDB, qual o maior exemplo mundial e universal de ToT ... e tu, sim tu, vai escutar que é a ToT do SU-30 para os indianos, e não adianta negar tá tudo registrado lá no FDP ...

Daí entende-se o meu post acima, nada haver com Saab como exemplo de ToT.

Agora analise, os indianos recebem a maior ToT universal dos russos e não dão conta de fazer operacional o Tejas, pra tu ver o exemplo dos caras de ToT ... e pior, depois de baterem os pés, brigarem comigo, dizer que eu não sabia nada ... veio uma autoridade indiana à público e disse claramente que a tal ToT universal não passa de montagem de kits CKD vindos da Rússia ...

Então né ? :roll:
Esse ponto do TOT para o FX-2 eu nunca considerei ou considero algo realista o propagado por alguns de transferir quase tudo e sair desenvolvendo projetos no dia seguinte já que tem uma baita cara de conversa de vendedor para conseguir contratos.

Independente de ser SAAB, Boeing, Sukoi Dassault ninguém entregaria 100% de um projeto por um valor desses, só olhar por exemplo quanto deve ter custado para desenvolver o projeto Gripen(não só ng) do inicio, Rafale, SH e o valor do FX-2.

Não existe almoço grátis e nem gente burra nesse meio.

No caso da India, até parece que a Rússia da o projeto do Flanker, deve ser montagem e no máximo alguma manutenção ou integração, concordo contigo...

Lembro de comentários do flanker ofertado, se falaram de tot 100% pode esquecer, outra conversa para fechar contrato...
Nós já colocamos aqui por várias vezes uma palestra elucidativa da COPAC detalhando como será a transferência de tecnologia no caso do GripenNG
Tivemos o trabalho de digitalizar revistas como com explanação de comandantes da Força Aérea responsáveis pelo caso falando sobre as transferências.

Não é nada de outro mundo como prometia os franceses em transferência irrestrita de tecnologia do Rafale.

As indústrias de defesa nacionais participaram do requerimento de ToT junto com as áreas tecnológicas da FAB e avaliaram. Eram os polos receptores e dinamizadores das ToTs. Ou seja, quem interesse e quem entende do assunto.

Quando o governo atropelou e escolheu o Rafale em setembro de 2009 todas as federações de empresa nas quais as de defesa eram associadas, menos a Embraer-que permaneceu em silencio) manifestaram apoio a proposta do Gripen.

A qualificação como melhor proposta de ToTs dos suecos pelos que requereram e a avaliaram bem como as apresentações oficiais que eu abordei acima está longe de ser algo não factível. E é muito boa.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Out 14, 2016 6:39 am
por knigh7
Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu:Pessoal,

Uma excelente confirmação.

Na edição impressa da Revista Air Forces Monthly deste mês, numa matéria sobre o Gripen E, na página 11 o jornalista relatou uma conversa com o Major Brigadeiro Crepaldi, no qual ele cita o que a FAB requereu de armamentos para o caça. Além daqueles que já foram reportadas na imprensa (MAR, A-Darter, Spice200, Spice1000, Iris-T) a FAB requereu também o Meteor. Apenas ainda não assinou o contrato por falta de fundos - a FAB está comprando direto com a MBDA.

A FAB está comprando para o GripenNG o melhor míssil ar-ar WVR e melhor míssil BVR e outras bombas que não devem em sofisticação a nenhuma outra dentro de cada classe. O que incluo também a produção dos kits para as Lizards (guiagem laser e IIR) na AEL para bombas de 500lb e 1000lb e a SMKB-82 e SMKB-83 (guiagem pelo GPS e Glonass).

Infelizmente não são em grandes quantidades devido as restrições orçamentárias, mas em termos do armamento em si, estaremos com os melhores de cada categoria.
Excelente notícia Manuel.

Obrigado por compartilha-la.

Gripen E + iris-t + meteor + e-99 aew + kc-390 revo eh uma combinação muito poderosa.
Eh difícil acreditar que um país de 5o mundo terá essa capacidade.
É bom repetir a ressalva que eu fiz pouco tempo após eu ter enviado este post.
Não se trata da edição de outubro da AFM, mas sim da de julho. Como havia várias na Livraria Cultura (pode ser por motivos diversos, sei lá ) eu só me atentei sobre a data da edição no dia seguinte observando os rodapénas páginas.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Sex Out 14, 2016 7:12 am
por Penguin
É importante ressaltar que a Embraer possuía e possui um grande peso na FIESP e CIESP. Especialmente no segmento de defesa/aerospacial.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Out 17, 2016 2:02 pm
por kirk


Algumas considerações :

Imagem

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Out 19, 2016 12:15 am
por Ilya Ehrenburg
Engraçado este Work In Progress que não sai do hangar desde maio...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Out 19, 2016 8:20 am
por Penguin
Ilya Ehrenburg escreveu:Engraçado este Work In Progress que não sai do hangar desde maio...
Contenha sua ansiedade... :D :roll:
Saab Gripen E Fighter First Flight Planned By Year End
May 18, 2016 Tony Osborne | Aerospace Daily & Defense Report
http://aviationweek.com/defense/saab-gr ... d-year-end

LINKOPING, SWEDEN – Saab hopes to fly the first prototype of its JAS 39E Gripen fighter by the end of 2016.
With the glitzy unveiling of the first Gripen E, dubbed 39-8, on May 18, the Swedish manufacturer says it has met all of its contractual milestones so far, and is confident of achieving a flight test program with just one-third of the flying hours taken to test the original Gripen, in part thanks to test rigs and simulation modeling, as well as a reduced need for verification of flight control system software.


Aircraft 39-8 is the first of three single-seat flight test aircraft planned for the Swedish development program. Brazil will also use two aircraft for its development, one single-seat, and one two-seat aircraft. Development of the two-seat Gripen F aircraft will be led by Brazil. Sweden has no plans to introduce the two-seater. The two remaining development aircraft are being assembled as well as several serial production aircraft.

Gripen E is scaled up from the early Gripen C/D with 40% additional fuel capacity, more thrust from its General Electric F414 engine and more weapon stations. Internally the aircraft has been given a new sensor suite, with active electronically scanned array (AESA) radar and infrared search and track (IRST).

Key to the aircraft is a federated software system that separates critical flight control systems from the tactical systems. Saab claims this will make the Gripen E’s avionics and mission systems more easily and quickly upgradable. Just 10% of the aircraft’s system code will be devoted to flight-critical systems; the remaining 90% will be mission-system related. Saab officials say tactical upgrades could be tested and introduced in weeks rather than months.

Sixty aircraft are currently on order from Sweden, while Brazil has contracted for 36 aircraft—28 single seat and eight two-seat aircraft, most of which will be constructed in-country. However, Brazil has ambitions to replace all of its combat aircraft in the coming years and could purchase more than 100. The Swedish government is considering purchasing an additional 10 aircraft.

The aircraft is being widely marketed, potential customers include India, with whom Saab and the Swedish government are courting over the idea of Gripen production there using a similar model to that adopted in Brazil. The same production and offset model potentially could be transplanted into Indonesia and also Finland as that nation looks to replace its legacy F/A-18C/D Hornets.

“More and more countries are evaluating the Gripen to enhance the security of their people and their borders,” Saab CEO Hakan Bushke told visitors at the unveiling.

Maj. Gen. Mats Helgesson, chief of the Swedish air force, said the basis for purchasing the Gripen was the ongoing changes in the regional operational environment, notably the increase in perceived Russian aggression in the Baltic region.

“We can foresee changes in our operational environmental in our neighborhood,” Helgesson said. “When we analyze these changes, we estimate we will need capabilities to operate in a contested environment.”

Swedish defense minister Peter Hultqvist said the aircraft would give Sweden “considerable leverage in the air domain,” at a time when “tension in the Baltic Sea region has increased.”

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Out 19, 2016 11:41 am
por FCarvalho
Por enquanto está tudo dentro do cronograma. Se tudo der certo, vamos receber os nossos em 2019, e em 2020 os primeiros devem chegar por aqui. Ao menos é isso que se diz nos textos que tenho lido por aí.
Esta parte da campanha de desenvolvimento é muito importante para que todos os sistemas sejam efetivamente testados e avaliados ao máximo.
Vamos garantir que o que recebermos esteja completamente dentro do que foi pedido. Isto feito, podemos começar a pensar em reformar a nossa doutrina de defesa aérea.
Já não era sem tempo.

abs.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Out 24, 2016 4:44 pm
por Ilya Ehrenburg
Inventa outra, Penguin.
Aliás, o recorte que você publicou não passa de colar de desculpas da SAAB.
O primeiro protótipo foi montado em maio e até agora não fez o seu primeiro voo. Esta é a pergunta de um milhão de dólares: quando voará o NG?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Out 24, 2016 5:38 pm
por Penguin
Ilya Ehrenburg escreveu:Inventa outra, Penguin.
Aliás, o recorte que você publicou não passa de colar de desculpas da SAAB.
O primeiro protótipo foi montado em maio e até agora não fez o seu primeiro voo. Esta é a pergunta de um milhão de dólares: quando voará o NG?
Por que essa ansiedade ou birra?
Foi dito pela Saab no começo desse ano que ela espera que o 1o voo aconteça até o final do ano.
Isso foi dito publicamente pela Saab e está documentado em diversas fontes, dentre as quais a que colei acima na AW.
Tb foi dito pela Saab que as entregas para a Suécia e o Brasil começam em 2019 e que o IOC será obtido em 2021.
Até informação contrária, é o que está valendo.

O Gripen E deverá necessitar de 1/3 da quantidade de horas de voo de testes necessário para o Gripen original, graças ao avanço nas técnicas modelagem e simulação de sistema empregadas atualmente. Melhor testar e simular o máximo antes do 1o voo. No final se ganhará tempo. Além do mais, os brasileiros estão participando desse processo.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Out 24, 2016 5:57 pm
por Ilya Ehrenburg
Penguin escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:Inventa outra, Penguin.
Aliás, o recorte que você publicou não passa de colar de desculpas da SAAB.
O primeiro protótipo foi montado em maio e até agora não fez o seu primeiro voo. Esta é a pergunta de um milhão de dólares: quando voará o NG?
Por que essa ansiedade ou birra?
Foi dito pela Saab no começo desse ano que ela espera que o 1o voo aconteça até o final do ano.
Isso foi dito publicamente pela Saab e está documentado em diversas fontes, dentre as quais a que colei acima na AW.
Tb foi dito pela Saab que as entregas para a Suécia e o Brasil começam em 2019 e que o IOC será obtido em 2021.
Até informação contrária, é o que está valendo.

O Gripen E deverá necessitar de 1/3 da quantidade de horas de voo de testes necessário para o Gripen original, graças ao avanço nas técnicas modelagem e simulação de sistema empregadas atualmente. Melhor testar e simular o máximo antes do 1o voo. No final se ganhará tempo. Além do mais, os brasileiros estão participando desse processo.
A birra não é minha, é sua.
A minha pergunta é natural: aponte um protótipo que realiza um Roll Out e não voa?
Maio é o quinto mês do ano, estamos em outubro e caminhando para novembro...
De Bengt Jéner escutei desculpas, de você também.
Caso saiba quando o protótipo voará, diga. Se não sabe, contenha-se. Não quero lhe fazer uma pergunta ácida.