TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79411 Mensagem por Penguin » Ter Set 27, 2016 3:49 pm

CFB escreveu:Sobre a maior capacidade de resistencia do A-10 eu já havia falado meu caro Penguim, mas, para mim, a questão que se coloca é que a FAB deve, no futuro, continuar tendo um vetor feito para capacidade primária de ataque aéreo aproximado.
A FAB possui o Mi-35, o A-29 e o AMX que podem realizar essa missão.
Na Itália a função primária do AMX é CAS.

A tendência é que caças multifuncionais absorvam essa missão em cenários não permissivos e aeronaves de baixo custo como o A-29 o façam em cenários permissivos.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79412 Mensagem por kirk » Qui Set 29, 2016 3:14 am

Penguin escreveu:
CFB escreveu:Sobre a maior capacidade de resistencia do A-10 eu já havia falado meu caro Penguim, mas, para mim, a questão que se coloca é que a FAB deve, no futuro, continuar tendo um vetor feito para capacidade primária de ataque aéreo aproximado.
A FAB possui o Mi-35, o A-29 e o AMX que podem realizar essa missão.
Na Itália a função primária do AMX é CAS.

A tendência é que caças multifuncionais absorvam essa missão em cenários não permissivos e aeronaves de baixo custo como o A-29 o façam em cenários permissivos.
A ideia atual é que uma aeronave de baixo custo "complemente" as operações com "baixo custo", assim, vamos usar a guerra do Iraque como exemplo ... os tomawawks destroem a defesa aérea, radares, bases ... caças multmissão arrematam as rebarbas e acabam com tudo que voa ... daí entre o baixo custo, contra insurgência, simplesmente porque é a única resistência que sobrou ...

A grande reclamação à época era sobre a necessidade de manter F-15 e F-16, fazendo o mesmo trabalho que um A-29 faria com uma fração do custo ... após cumpridas as etapas iniciais acima ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7527
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 991 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79413 Mensagem por J.Ricardo » Qui Set 29, 2016 5:09 pm

Esse tópico não é sobre o Gripen?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79414 Mensagem por Tikuna » Qui Set 29, 2016 7:13 pm

knigh7 escreveu: FAB pretende operar ao todo 36 A-1 que são compostos pelo terceiro lote e os 14 modernizados (que não são do terceiro lote) até 2032.

Acho que pelo menos pelos próximos 10-15 anos o desafio mesmo é substituir os F5M e repor a ausência dos Mirage do GDA. Precisa equipar uns 4 esquadrões.
Pelo que sei o Adelphi será desativado nessa reforma da FAB e reativado futuramente em Anápolis

Então está me dizendo que operaremos 41 A-1 em SM?

Se fosse assim não seria melhor a FAB manter os 2 esquadrões?

Eu duvido muito que os números de A-1 cheguem perto disso.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18208
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2292 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79415 Mensagem por knigh7 » Qui Set 29, 2016 8:30 pm

A intenção é operar 36.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79416 Mensagem por joao fernando » Sex Set 30, 2016 9:54 am

knigh7 escreveu:A intenção é operar 36.
Qtos de cada lote? Pelo que sei o terceiro lote já é meio digital




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79417 Mensagem por henriquejr » Sex Set 30, 2016 11:43 am

Se não estou enganado, foram 22 A-1 no 3º lote. Esses A-1 do 3º lote vieram com algumas atualizações, em relação aos dois lotes anteriores. Entre elas, eu lembro a substituição do display CRT monocromático, por um MFD; trilhos das pontas das asas funcionais; e, se não estou enganado, um sistema de CME da Elisra mais atualizado. Com certeza deve ter outras diferenças, pois o 3º lote foi entregue entre o final da década de 90 até o ano de 2002, se não me falha a memória, e muitos sistemas tiveram que ser substituídos em relação aos utilizados pelos dois lotes iniciais. A idéia do projeto era padronizar as aeronaves dos dois primeiros lotes as do 3º, coisa que nunca ocorreu, até o atual programa de modernização.

As aeronaves do 3º lote, lotadas em SM, são relativamente novas, e por isso, acho que dá sim para serem utilizadas até o fim se sua vida útil. Acho que a única modificação que deveria ser feita, seria a instalação do radar SCP-01, que já estava previsto no projeto.




.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18208
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2292 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79418 Mensagem por knigh7 » Sex Set 30, 2016 12:00 pm

joao fernando escreveu:
knigh7 escreveu:A intenção é operar 36.
Qtos de cada lote? Pelo que sei o terceiro lote já é meio digital
A modernização não contemplou o terceiro lote (pelo menos entre os 14).

Segundo a Segurança & Defesa, a FAB tentará conseguir verbas futuramente para modernizar o terceiro lote.

O último lote foi o maior entregue, com 25. A Forca pretende operar 22.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79419 Mensagem por Carlos Lima » Sex Set 30, 2016 12:32 pm

Os únicos A-1 com trilhos das pontas das asas funcionais são os "M" e o "B" que voa no CTA :(

Quem sabe a FAB consegue algum $$ para dar uma garibada mais 'básica' nas aeronaves do 3 lote.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79420 Mensagem por henriquejr » Sex Set 30, 2016 12:45 pm

Carlos Lima escreveu:Os únicos A-1 com trilhos das pontas das asas funcionais são os "M" e o "B" que voa no CTA :(

Quem sabe a FAB consegue algum $$ para dar uma garibada mais 'básica' nas aeronaves do 3 lote.

[]s

CB
Acho que o amigo está enganado. Além dos A-1 de SM (3º lote), alguns do Adelfi (Santa Cruz) tiveram os trilhos ativados, neste caso para poderem participar da Red Flag.




.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18208
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2292 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79421 Mensagem por knigh7 » Sex Set 30, 2016 1:01 pm

Bolovo escreveu:
Penguin escreveu:Saab Says It Is Ready To Produce GaN Radar Sensor
A fighter radar has emerged out of Saab’s gallium-nitride efforts
Dec 10, 2015 Bradley Perrett and Bill Sweetman | Aviation Week & Space Technology

Saab says it is ready for volume production of a fighter radar using gallium-nitride (GaN) technology in an active, electronically scanned array (AESA). The Swedish company appears to be far ahead of competitors, none of which is known to have brought a GaN fighter radar to the same level of maturity. Saab displayed a model of the X-band radar’s antenna at the Seoul ADEX aerospace and defense show in October, promoting the system for South Korea’s proposed KF-X fighter.
Aparentemente esse é o radar que o Pedro Paulo Rezende se refere em sua matéria (Defesanet). Acho que está longe de estar "pronto para produção"...

A Ericsson, uma empresa controlada pelo Grupo SAAB AB, sediada em Gotemburgo, é uma pioneira no desenvolvimento de radares de varredura eletrônica ativa (AESA). (...) O novo produto da Ericsson, ainda em fase de estudos, terá desempenho superior, mas é visto como um programa de médio de longo prazo:

— O desenvolvimento do novo radar vai levar um tempo — disse o executivo para DefesaNet. — A Ericsson está trabalhando com calma e não temos pressa.



Independente disso, o radar do nosso Gripen será o Raven ES-05 com módulos T/R em GaAs. Quem sabe no futuro, numa modernização, venha os módulos GaN.
Entre um jornalista que tem o hábito de implicar com o Gripen NG/SAAB e a informação da empresa sueca para a AviationWeek...

O Raven é um fruto de desenvolvimento conjunto com a SAAB Microwave Systems. O nitrito de gálio para esse radar não é para agora, mas essa notícia é bastante positiva.




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79422 Mensagem por henriquejr » Sex Set 30, 2016 1:22 pm

A-1 na Red Flag

Imagem

Somente os A-1 que possuem os trilhos ativos voam regularmente com MAA-1, deram eles inertes ou não.
Imagem




.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79423 Mensagem por Carlos Lima » Sex Set 30, 2016 4:44 pm

henriquejr escreveu:
Carlos Lima escreveu:Os únicos A-1 com trilhos das pontas das asas funcionais são os "M" e o "B" que voa no CTA :(

Quem sabe a FAB consegue algum $$ para dar uma garibada mais 'básica' nas aeronaves do 3 lote.

[]s

CB
Acho que o amigo está enganado. Além dos A-1 de SM (3º lote), alguns do Adelfi (Santa Cruz) tiveram os trilhos ativados, neste caso para poderem participar da Red Flag.
Naquele caso rolou uma Gambiarrex.

So isso.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18208
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2292 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79424 Mensagem por knigh7 » Sex Out 07, 2016 4:25 am

Pessoal,

Uma excelente confirmação.

Na edição impressa da Revista Air Forces Monthly deste mês, numa matéria sobre o Gripen E, na página 11 o jornalista relatou uma conversa com o Major Brigadeiro Crepaldi, no qual ele cita o que a FAB requereu de armamentos para o caça. Além daqueles que já foram reportadas na imprensa (MAR, A-Darter, Spice200, Spice1000, Iris-T) a FAB requereu também o Meteor. Apenas ainda não assinou o contrato por falta de fundos - a FAB está comprando direto com a MBDA.

A FAB está comprando para o GripenNG o melhor míssil ar-ar WVR e melhor míssil BVR e outras bombas que não devem em sofisticação a nenhuma outra dentro de cada classe. O que incluo também a produção dos kits para as Lizards (guiagem laser e IIR) na AEL para bombas de 500lb e 1000lb e a SMKB-82 e SMKB-83 (guiagem pelo GPS e Glonass).

Infelizmente não são em grandes quantidades devido as restrições orçamentárias, mas em termos do armamento em si, estaremos com os melhores de cada categoria.




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79425 Mensagem por kirk » Sex Out 07, 2016 10:07 am

knigh7 escreveu:Pessoal,

Uma excelente confirmação.

Na edição impressa da Revista Air Forces Monthly deste mês, numa matéria sobre o Gripen E, na página 11 o jornalista relatou uma conversa com o Major Brigadeiro Crepaldi, no qual ele cita o que a FAB requereu de armamentos para o caça. Além daqueles que já foram reportadas na imprensa (MAR, A-Darter, Spice200, Spice1000, Iris-T) a FAB requereu também o Meteor. Apenas ainda não assinou o contrato por falta de fundos - a FAB está comprando direto com a MBDA.

A FAB está comprando para o GripenNG o melhor míssil ar-ar WVR e melhor míssil BVR e outras bombas que não devem em sofisticação a nenhuma outra dentro de cada classe. O que incluo também a produção dos kits para as Lizards (guiagem laser e IIR) na AEL para bombas de 500lb e 1000lb e a SMKB-82 e SMKB-83 (guiagem pelo GPS e Glonass).

Infelizmente não são em grandes quantidades devido as restrições orçamentárias, mas em termos do armamento em si, estaremos com os melhores de cada categoria.
[009]




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder