Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#7876 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 07, 2025 2:17 pm

Embraer e Denel assinam Memorando de Entendimento para cooperação no KC-390 Millennium

https://www.defesanet.com.br/wp-content/uploads/2025/04/2025-FYI-004-XXXXX-04-08.jpg

https://www.defesanet.com.br/defesa/emb ... illennium/

A Denel vive. Só não aproveita quem não quer.




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Re: Sobre o KC-390

#7877 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 08, 2025 3:09 pm

Para quem anda pensando em KC-390 IVR, principalmente para patrulha marítima, o atual radar do avião, o Gabbiano TS pode ser uma opção dada as suas capacidades e versões apresentadas pela Leonardo.

Imagem

https://www.leonardo.us/radar-gabbiano

Além deste modelo, a empresa italiana oferece outros recursos de sensores e radares para plataformas de patrulha aérea naval.

https://www.leonardo.us/radar




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Re: Sobre o KC-390

#7878 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 11, 2025 3:13 pm

Delegação tcheca visita instalações da Embraer e inspeciona produção do C-390 Millennium

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2025/04/Delegacao-tcheca-visita-instalacoes-da-Embraer-e-inspeciona-producao-do-C-390-Millennium-1024x683.jpg

https://www.aereo.jor.br/2025/04/10/del ... illennium/

Eu tenho aqui com os meus botões que húngaros e tchecos ainda vão voltar às compras de KC-390 assim que suas encomendas atuais sejam incorporadas, e o avião atingir o seu FOC nas respectivas forças aéreas.
Quem tem dois, pode ter um, como reza o dito popular.
Áustria e Eslováquia, vizinhos de ambos, vão receber 4 unidades cada, com a Polônia muito provavelmente adquirindo pelo menos 4 a 6 unidades, como fez Portugal, o que permite maior flexibilidade e disponibilidade da frota.
É uma mera questão de matemática.




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Re: Sobre o KC-390

#7879 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 13, 2025 3:07 pm

Segundo o Caiafa em live da semana passada no BMVM, se é que eu ouvi corretamente, a Embraer teria afirmado junto aos poloneses que para a instalação de uma linha de produção no país seria necessário cerca de 30 a 35 unidades do KC-390 a fim de pagar o investimento. Particularmente, não chego a duvidar deste número, dado que as 28 unidades compradas inicialmente pela FAB neste projeto foi o mínimo determinado pela empresa para abrir uma linha de produção em GPX e pagar o investimento, fora as vendas para os 3 países estrangeiros partícipes do projeto.

Pois bem, a Polônia obviamente não precisa, e não irá comprar tantos aviões assim, ao mesmo tempo que os vizinhos próximos estão também interessados, e negociando seus próprios contratos com a Embraer em relação ao KC-390. A demanda europeia hoje é de cerca de 27 unidades entre contratos firmes e aguardando assinatura.

Como se sabe, a Embraer está em negociações com vários países europeus, de forma que as vendas obtidas nos próximos dois anos, pelo menos, podem ser vislumbradas dentro do arcabouço do possível negócio com os poloneses, tendo em vista o tempo necessário para a montagem da cita linha de produção no país. Neste sentido, países com Grécia, Turquia, Finlândia, Dinamarca e Croácia, bem como a própria Polônia, obviamente, já demonstraram interesse no cargo da Embraer, poderão se beneficiar do atual momento em termos financeiros, onde a UE está facilitando financiamento para o setor de defesa. A Suíça pode adquirir o KC-390 por conta própria, conforme o interesse demonstrado pela força aérea do país.

Se cada país acima, por exemplo, comprar uma média de 4 unidades, fora a Polônia, já se teria assegurada a parte financeira do investimento na linha de produção da Embraer naquele país, que presumo, deve buscar uma quantidade suficiente para substituir na proporção 1x1 os atuais 5 C-130H em operação, e que estão substituindo os modelos C-130E empregados até então, podendo mesmo ultrapassar tal quantidade.

Assim, não se pode descartar que a Polônia esteja neste momento negociando paralelamente com seus vizinhos a produção de seus KC-390 no país através das facilidades ofertadas pela UE neste momento. Em termos de recursos para investimento, países como Bulgária, Romênia, Croácia, Grécia, além de países pequenos dos bálcãs, como Albânia, Montenegro e Macedônia, que não tem como adquirir o avião brasileiro por conta própria, seriam beneficiados, caso optassem pelo financiamento do UE.

É de se admitir que aos poloneses interessa, e muito, uma linha de produção no país, tendo em vista o exposto acima. E também deve interessar aos futuros candidatos a operar o KC-390 que ele possa ser produzido na Europa, dado que isto facilitaria o seu acesso aos recursos necessários para sua aquisição. É na verdade um jogo de ganha-ganha, onde basicamente o avião brasileiro não tem competidor real.

A ver.




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Re: Sobre o KC-390

#7880 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 13, 2025 3:49 pm

Vendas e Contratos confirmados na Europa para o KC-390 em Abril 2025:

1. Portugal - 5(6) unidades;
2. Rep Checa - 2 unidades;
3. Hungria - 2 unidades;
4. Holanda - 5 unidades;
5. Áustria - 4 unidades;
6. Eslováquia - 4 unidades;
7. Suécia - 4 unidades;

Total: 26 unidades

Campanhas de Vendas e Países Interessados de conhecimento público na Europa para o KC-390 em Abril 2025 - conforme fontes abertas na internet:

1. Suíça;
2. Croácia;
3. Polônia;
4. Grécia;
5. Turquia;
6. Finlândia;
7. Dinamarca;

Campanhas de Vendas sem confirmação de interesse no KC-390 em Abril 2025 - conforme fontes abertas na internet:

1. Bulgária;
2. Romênia;
3. Noruega;
4. Reino Unido;
5. Irlanda;
6. Itália;
7. Sérvia;
8. Espanha;
9. Alemanha;

Existem casos especiais de países muito pequenos e que não tem condições por si mesmo de bancar a compra do KC-390, mas que eventualmente poderão vir a ser favorecidos nesta questão pela UE, de acordo com os dados abertos na internet.

Tais países seriam as três nações do báltico, se optassem por dispor de tal capacidade, e também os pequenos Estados da região dos Bálcãs, como Albânia, Montenegro, Macedônia do Norte e Bósnia Herzegovina, caso esta tivesse uma força aérea.

Não vejo nenhum destes Estados comprando mais do que 2 unidades do KC-390, se muito, mas já seria um acréscimo fenomenal para a atual capacidade de transporte destas forças aéreas, praticamente inexistente nos dias atuais.

Dos 16 países listados acima dentro das campanhas de venda, com ou sem interesse público manifesto, se considerarmos uma média de 4 unidades vendida por país, isto gera uma perspectiva de negócios no mercado europeu, a curto e médio prazo (5 a 10 anos), de cerca de 64 unidades do KC-390. Claro, não é nem de longe um número impressionante do ponto de vista comercial frente ao C-130 Hércules, mas, levando-se em conta as perspectivas originais de venda do avião no início do projeto, e propostas pela Embraer, é literalmente um verdadeiro milagre comercial - mas principalmente político - chegar a tais quantidades no continente europeu.

Diante do que estamos vendo hoje na atual política de relações militares, diplomáticas, e comerciais entre USA e Europa, presumo que nem nos sonhos mais dantescos dos engenheiros da Embraer que conceberam e projetaram o KC-390 há mais de 10 anos atrás, se vislumbraria o fato concreto desta aeronave poder vir a se tornar de fato o principal vetor tático militar europeu. E estamos falando de algo que pode acontecer até o final desta década, e não nas próximas décadas.

A oferta de uma linha de produção na Polônia com certeza não foi uma jogada a esmo de parte da Embraer.




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Re: Sobre o KC-390

#7881 Mensagem por akivrx78 » Ter Abr 15, 2025 12:55 pm



A Embraer deveria tentar vender o KC-390 para a marinha japonesa que esta com problemas na operação dos seus C-130R, foi relatado na mídia local que os C-130 da marinha estavam todos inoperantes por falta de peças de reposição e que o C-2 não seria uma opção boa por causa do auto custo operacional no transporte de pouca carga no reabastecimento de pequenas ilhas, o C-17 também não seria uma opção viável para operar em pistas com menos de 2000m.

Com o Trump colocando pressão se torna mais complicado, mas quem sabe...




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Re: Sobre o KC-390

#7882 Mensagem por J.Ricardo » Ter Abr 15, 2025 2:18 pm

O motivo dos japoneses irem de C-17 não é nem pela qualidade do produto, que é bom, é mais pra afagar o ego do zé topete que esta pegando pesado com eles nas tarifas.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Sobre o KC-390

#7883 Mensagem por Pablo Maica » Ter Abr 15, 2025 3:57 pm

Não sei não. Com a linha de produção do C-17 fechada há uma década, as aeronaves dos primeiros lotes já precisando de um bom retrofit e a demanda da USAF só aumentando, se desfazer de C-17 agora sem um substituto à vista é mais um problema do que um afago. Agrado ao topete seria se eles comprassem C-130J da LM que está sentada vendo a europa inteira bater na porta da Embraer.


Um abraço e t+ :)




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Re: Sobre o KC-390

#7884 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 16, 2025 12:45 pm

A Embraer esteve há duas semanas atrás com o PR em visita oficial ao Japão. Duvido que os mascates da empresa não tenham conhecimento desta situação. Presumo que devem ter havido conversas de bastidores como em qualquer negociação neste nível.

Podemos esperar que a Embraer faça sua oferta na medida em que conseguir atender aos interesses japoneses, já que a frota de Hércules da força aérea nipônica também está mais para lá do que pra cá. Eles não vão produzir mais C-2 para substituir o modelos antigos e menos ainda os Hércules. O C-17 não está em aberto para negociações, no que depender da USAF.

Na verdade, o problema de vender ao Japão é o mesmo da Coreia do Sul, o fisiologismo da indústria local, aliado aos seus apoios intra governamentais. Mesmo que eles queiram comprar o avião da Embraer, muito provavelmente irão cobrar modificações a perder de vista, a fim de encaixar os interesses da indústria e da política local. Com certeza deixará o avião muito mais caro, em todos os sentidos, mas, dinheiro nunca foi um óbice para eles neste setor.

Aliás, já que estamos falando de KC-390 para o Japão, o país em anos recentes esteve tentando a sorte por aqui vendendo seus produtos. Seria uma boa hora para sentar e conversar de novo.




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Re: Sobre o KC-390

#7885 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 16, 2025 12:53 pm

11 abril, 2025
Embraer C-390 é uma opção estratégica para substituir os antigos C-130R/M das Forças de Autodefesa do Japão

https://www.lrcadefenseconsulting.com/2 ... egica.html

Primeiro, o quão rápido a Embraer consegue entregar seus KC-390 para as forças militares japonesas :?:

Segundo, como aproveitar o momento e atender a todas as demandas de transporte, mas não só elas, leia-se C-390 IVR, do Japão :?:

Terceiro, o Japão continua sendo uma oportunidade de barganhar produtos e soluções para os projetos estratégicos das ffaa's no Brasil.

É a maior frota de Hércules (20 aeronaves) no mercado no extremo oriente. E eles não costumam economizar quando precisam resolver seus problemas de defesa, inclusive com o orçamento sendo aumentado paulatinamente para mais de 2% do PIB nos próximos anos.




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Abr 16, 2025 12:56 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Sobre o KC-390

#7886 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 16, 2025 12:55 pm





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Re: Sobre o KC-390

#7887 Mensagem por Pablo Maica » Qua Abr 16, 2025 6:00 pm

E parece que o C-2 é mais um misread da indústria japonesa e que só vai atender mercado interno. Pequeno demais para ser um C-17, grande demais para operar como um Hércules, caro demais para qualquer categoria.


Um abraço e t+ :)




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Re: Sobre o KC-390

#7888 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 16, 2025 10:07 pm

Se a Embraer conseguir ultrapassar todas as (muitas) barreiras que seriam colocadas para a venda do KC -390 ao Japão, sejam políticas, militares, comerciais, diplomáticas e/ou industriais, praticamente matamos o Hércules no mercado do extremo oriente.
Depois é correr para o abraço, digo, para os futuros clientes na região.




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Re: Sobre o KC-390

#7889 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 20, 2025 7:26 pm

Uma curiosidade a quem quiser responder.

Caso o KC-390 vença o programa MTA para a força aérea indiana, e o governo do país colocar ao Brasil algumas condições no sentido de fechar um contrato, tipo, compra de mim que eu compro de ti, principalmente na seara militar, e o governo de plantão se negar a empenhar um único centavo alegando falta de verba para isso, a Embraer pode ver concretamente o negócio ir para o ralo, ou melhor dizendo, para as mãos da Airbus?

Além de produzir o KC-390 na Índia, a Embraer também estaria propondo a produção dos E-2 no país, os necessários off set, e transferência de tecnologia. Mas tudo isso pode não ser suficiente caso o governo indiano imponha condições que ultrapassem os limites de negócios da empresa brasileira, instando o governo a respaldar a proposta.

Me parece que tal possibilidade deve estar sendo vista pelos maskates da Embraer, já que se trata de um negócio que pode ultrapassar facilmente a casa da dezena de bilhões de dólares em Defesa, o que no Brasil seria considerado literalmente um assalto ao Banco Central.

A ver.




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Re: Sobre o KC-390

#7890 Mensagem por gogogas » Seg Abr 21, 2025 1:25 pm

Um KC-390 da FAB está no México para a Famex




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