JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Antunes
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Re: JAS-39 Gripen

#7846 Mensagem por Antunes » Seg Ago 31, 2009 10:10 pm

soultrain escreveu:Maior invisibilidade a radar

esta também é engraçada, maior comparado com o quê? Um B-52?

[[]]'s
Ahuauhahuhua.... [003] [003] [003] Essa passou batido de tão ridicula!

[]s




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GDA_Fear
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Re: JAS-39 Gripen

#7847 Mensagem por GDA_Fear » Ter Set 01, 2009 2:13 pm

soultrain escreveu:Elson,

O radar proposto pelos franceses e suecos também é AESA, além das características comuns aos três que é basicamente tudo o que cita, não parece bem que o SH tenha um destaque tão grande em relação aos outros dois, sendo que já postou mais que uma vez em outros tópicos a mesmíssima coisa.
Mesmo com o AESA do Rafale o do SH consegue ser superior em alcance e com relação do APG-79 contra RBE-II o :

APG-79 ->180km~210km,acompanha 40 alvos e escolhe os 20 prioritários, e pode ataca 8 simultaneamente, 1100TRM.
RBEII-> 100km~130km, acompanha 40 alvos escolhe 10 prioritários e ataca contra 4, 1.000TRM

Ou seja leve vantagem no número de engages simultaneos do APG-79 e alcance maior, a capacidade de disparo do Rafale COM AESA deve ser aumentada para 6 e o alvos prioritários para 20, e um leve alumento do radar que teria entorno de 150km.




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Re: JAS-39 Gripen

#7848 Mensagem por Sterrius » Ter Set 01, 2009 2:54 pm

O Alcance que vc postou foi o do RBEII Não AESA GDA_Fear.

A versão AESA ganhou melhoria de 50% no alcance. Por sinal o fator alcance era uma das maiores reclamações do radar antigo e logo ganhou-se um foco grande em aumenta-lo.

Até pq. Pouco sentido faria trocar de radar se o problema do alcance continua-se.




PRick

Re: JAS-39 Gripen

#7849 Mensagem por PRick » Ter Set 01, 2009 4:15 pm

GDA_Fear escreveu:
soultrain escreveu:Elson,

O radar proposto pelos franceses e suecos também é AESA, além das características comuns aos três que é basicamente tudo o que cita, não parece bem que o SH tenha um destaque tão grande em relação aos outros dois, sendo que já postou mais que uma vez em outros tópicos a mesmíssima coisa.
Mesmo com o AESA do Rafale o do SH consegue ser superior em alcance e com relação do APG-79 contra RBE-II o :

APG-79 ->180km~210km,acompanha 40 alvos e escolhe os 20 prioritários, e pode ataca 8 simultaneamente, 1100TRM.
RBEII-> 100km~130km, acompanha 40 alvos escolhe 10 prioritários e ataca contra 4, 1.000TRM

Ou seja leve vantagem no número de engages simultaneos do APG-79 e alcance maior, a capacidade de disparo do Rafale COM AESA deve ser aumentada para 6 e o alvos prioritários para 20, e um leve alumento do radar que teria entorno de 150km.
:lol: :lol: :lol: Esses seus dados estão todos errados, e nem sabemos de onde você pegou dados tão equivocados. O radar RDY-2 do M-2000 já tem capacidade para atacar 06 alvos de modo simultâneo. Nos chamados alcances, idem...

[]´s




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Re: JAS-39 Gripen

#7850 Mensagem por GDA_Fear » Ter Set 01, 2009 8:06 pm

Google.com.br

Os dados do SH estão todos corretos, os do RBE-2 também atiram em 4 e na versão AESA vão passar para 8, estão errados porque você quer,ou porque o SH aprensenta vantagens muito significativas quanto ao Radar do Rafale.

Nem adianta discutir pois todo mundo sabe inclusive você embora talvez não queira admitir mas sabe que o APG-79 é o melhor radar da Short-List, e não me venha falar de SPECTRA e bláblá pois os ALE-50/55 com RWR-63(V3) juntamente com os ALQ-214IDECM são um conjunto de sistemas altamente poderosos na interfererência sem contar que pode se colocar mais dois ECM ALQ-99 na ponta das asas.

E a propósito você está errado em relação ao RDY-2

"Já o radar RDY-2 do Mirage é, reconhecidamente, o melhor do mundo em sua classe, capaz de detectar 24 alvos simultâneos, rastrear oito deles continuamente e fazer cálculos de tiro para os quatro prioritários."

Isso era na época do FX-1.

http://defesanet.web.terra.com.br/fx/embraervpdefesa/




Editado pela última vez por GDA_Fear em Ter Set 01, 2009 8:21 pm, em um total de 1 vez.
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Re: JAS-39 Gripen

#7851 Mensagem por Penguin » Ter Set 01, 2009 8:19 pm

PRick escreveu:
Antunes escreveu: O que isso quer dizer???? :?: Acho que qualquer F-X2 tem alpha (angulo de ataque) ilimitado mas as consequencias atingem todos. Para min isso é "baboseira" mas se alguem puder me explicar o que querem dizer ficarei grato, minhas aulas de teoria de voo não foram tão abrangentes.

Abraços

Quer dizer que o piloto, se quiser, pode tentar suicídio com o caça!! [000] [000]

Falando sério, o FCS tem limites para evitar isso, agora, no caso do Rafale você pode desabilitar os limites, creio que no Gripen isso não é possível, não sei no caso do F-18E. Dizem que a queda do Rafale foi por G-Loc, por conta disso o piloto foi fazer das suas, e o caça matou ele.

[]´s
Os Rafalistas se fazem de desentendidos...

O SH não possui limites de AoA (Unlimited angle-of-attack and carefree flying qualities for highly effective combat capability and ease of training:http://www.boeing.com/defense-space/mil ... /index.htm). Graças aos seus grandes LERX que geram um vortex e aumentam sensivelmente a sustentação em regimes de altos AoA e pricipalmente em baixas velocidade.

Os antigos Hornet altrapassavam comumente 50 graus de AoA com cargas externas e o SH é superior a isso.

O FCS do Rafale limita seu AoA em 32 graus (que pode ser cancelado e permitir AoA maior). O F-16 está limitado a 25 graus e o Mig-29 a 45 graus.
EXTREME MANOEUVRES

Boeing's F/A-18E/F Super Hornet is more than just a bigger,
longer-range version of the basic Hornet - it promises to be
one of the better strike fighters of its generation


http://www.flightglobal.com/pdfarchi...0-%200082.html

[...]
BEST OF A GENERATION
My brief introduction to the Super Hornet convinced
me it is one of the best strike fighters of
its generation. Its only real deficiencies are in
transonic acceleration and top speed. The
Super Hornet, however, has extraordinary
high-AoA manoeuvre capabilities, unmatched
by any current Western strike fighter.
Its avionics
are world class, and the planned AESA radar
will only increase its capabilities. The E/F's
design provides room for further upgrades,
helping to maintain its tactical edge for years.
The US Navy got exactly what it asked for
from the Super Hornet programme: an affordable,
capable strike fighter ready for operational
deployment now. The question facing prospective
export buyers of the Super Hornet is less
easily answered, as the F/A-18E/F faces stiff
competition on die international market.
But while aircraft still under development,
such as the Eurofighter Typhoon, may promise
better capabilities at competitive prices, the
Super Hornet is fast becoming a known quantity
- and some operators may be well served by
choosing the sure thing.
A grande maioria dos caça possuem limites de AoA. Nos caças mais antigos o piloto tinha que se manter dentro dos limites de cada caça (devia ser extenuante, principlamente em combate). Acima dos limites de AoA, o comportamento do caça pode se torna instável e perigoso.

Um caça pode estar em alto AoA e baixa carga G:


Outra questão importante e pouco discutida em foruns e da maior relevância na avaliação do desempenho é quando o caça dispara mísseis ese desfaz de cargas externas, geralmente fica com configuração assimétrica de cargas e o envelope de vôo se degrada. O SH é particularmente resistente a essa degradação.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

Re: JAS-39 Gripen

#7852 Mensagem por PRick » Ter Set 01, 2009 9:35 pm

GDA_Fear escreveu:Google.com.br

Os dados do SH estão todos corretos, os do RBE-2 também atiram em 4 e na versão AESA vão passar para 8, estão errados porque você quer,ou porque o SH aprensenta vantagens muito significativas quanto ao Radar do Rafale.[/color]

Nem adianta discutir pois todo mundo sabe inclusive você embora talvez não queira admitir mas sabe que o APG-79 é o melhor radar da Short-List, e não me venha falar de SPECTRA e bláblá pois os ALE-50/55 com RWR-63(V3) juntamente com os ALQ-214IDECM são um conjunto de sistemas altamente poderosos na interfererência sem contar que pode se colocar mais dois ECM ALQ-99 na ponta das asas.

E a propósito você está errado em relação ao RDY-2

"Já o radar RDY-2 do Mirage é, reconhecidamente, o melhor do mundo em sua classe, capaz de detectar 24 alvos simultâneos, rastrear oito deles continuamente e fazer cálculos de tiro para os quatro prioritários."

Isso era na época do FX-1.

http://defesanet.web.terra.com.br/fx/embraervpdefesa/

Não, está errado, quanto ao RBE-2 PESA, veja na lingua que você gosta a explicação.
the 4 targets of the RBE-2 are not a limitation of the radar but of the number of data link tracks

the RBE-2 can engage 8 targets simultaneously...but only 4 with data link....
Deu para entender, a limitação não é do radar, mas do números de canais do datalink. Assim, é só aumentar os canais de datalink. Essa limitação também ocorre com o RDY-2 pelo que me falaram.

[]´s




PRick

Re: JAS-39 Gripen

#7853 Mensagem por PRick » Ter Set 01, 2009 9:45 pm

Santiago escreveu:
PRick escreveu:
Quer dizer que o piloto, se quiser, pode tentar suicídio com o caça!! [000] [000]

Falando sério, o FCS tem limites para evitar isso, agora, no caso do Rafale você pode desabilitar os limites, creio que no Gripen isso não é possível, não sei no caso do F-18E. Dizem que a queda do Rafale foi por G-Loc, por conta disso o piloto foi fazer das suas, e o caça matou ele.

[]´s
Os Rafalistas se fazem de desentendidos...

O SH não possui limites de AoA (Unlimited angle-of-attack and carefree flying qualities for highly effective combat capability and ease of training:http://www.boeing.com/defense-space/mil ... /index.htm). Graças aos seus grandes LERX que geram um vortex e aumentam sensivelmente a sustentação em regimes de altos AoA e pricipalmente em baixas velocidade.

Os antigos Hornet altrapassavam comumente 50 graus de AoA com cargas externas e o SH é superior a isso.

O FCS do Rafale limita seu AoA em 32 graus (que pode ser cancelado e permitir AoA maior). O F-16 está limitado a 25 graus e o Mig-29 a 45 graus.
EXTREME MANOEUVRES

Boeing's F/A-18E/F Super Hornet is more than just a bigger,
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http://www.flightglobal.com/pdfarchi...0-%200082.html

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transonic acceleration and top speed. The
Super Hornet, however, has extraordinary
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by any current Western strike fighter.
Its avionics
are world class, and the planned AESA radar
will only increase its capabilities. The E/F's
design provides room for further upgrades,
helping to maintain its tactical edge for years.
The US Navy got exactly what it asked for
from the Super Hornet programme: an affordable,
capable strike fighter ready for operational
deployment now. The question facing prospective
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But while aircraft still under development,
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A grande maioria dos caça possuem limites de AoA. Nos caças mais antigos o piloto tinha que se manter dentro dos limites de cada caça (devia ser extenuante, principlamente em combate). Acima dos limites de AoA, o comportamento do caça pode se torna instável e perigoso.

Um caça pode estar em alto AoA e baixa carga G:

Outra questão importante e pouco discutida em foruns e da maior relevância na avaliação do desempenho é quando o caça dispara mísseis ese desfaz de cargas externas, geralmente fica com configuração assimétrica de cargas e o envelope de vôo se degrada. O SH é particularmente resistente a essa degradação.

[]s
Estas confudindo AoA sustendado, com AoA instantâneo, o AoA sustentado máximo do Rafale está acima de 32 graus, dizem que é de 35 graus. Porém, no FCS está limitado em 29 graus(que pode ser quebrado caso o piloto queira), quanto ao AoA instatâneo é de mais de 100 graus. Ou dizem não tem limite, como no caso do F-18E, porém, como o F-18E tem limites severos de puxada g´s, isso acaba por limitar o AoA instantâneo máximo. Assim, todos os caças modernos possuem limites de AoA dado pelo FCS, mesmo que possam ir além, porém, alguns sistemas FCS permitem a quebra do limite fixado. :wink:

Em resumo, fazer um AoA ilimitado instantâneo é o de menos, agora fazer isso dento do limites g´s, suportado pela FCS e pelo piloto é que são elas, em geral, para fazer uso desses AoA muito elevados, as velocidades são muito baixas, quer dizer, inviáveis para o combate aéreo, você pode fazer em shows aéreos, porém, não tem uso prático.

[]´s




Bender

Re: JAS-39 Gripen

#7854 Mensagem por Bender » Ter Set 01, 2009 9:54 pm

Embriagado, :mrgreen: eu venho aqui perguntar:voces ainda estão discutindo a taxa de sustentação do AoA não sei das quantas,aos quarenta e oito minutos do segundo tempo,de um jogo que vai ser decidido graças a Deus no tapetão?PARA COM ISSO GENTE,vamos tomar uma gelada,pra "sustentação" melhorar.Po..a PRick pega a bengala e vai pro boteco véio! :mrgreen:

Sds.




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Re: JAS-39 Gripen

#7855 Mensagem por soultrain » Ter Set 01, 2009 9:56 pm

Prick,

Os dados postados pelo GDA acerca do RDY-2 estão correctos.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
PRick

Re: JAS-39 Gripen

#7856 Mensagem por PRick » Ter Set 01, 2009 10:02 pm

Bender escreveu:Embriagado, :mrgreen: eu venho aqui perguntar:voces ainda estão discutindo a taxa de sustentação do AoA não sei das quantas,aos quarenta e oito minutos do segundo tempo,de um jogo que vai ser decidido graças a Deus no tapetão?PARA COM ISSO GENTE,vamos tomar uma gelada,pra "sustentação" melhorar.Po..a PRick pega a bengala e vai pro boteco véio! :mrgreen:

Sds.
:lol: :lol: :lol: Num posso, eu estou usando um par de muletas, e é um saco ficar andando com essas porcarias, basta um molhadinho no chão, é adeus! É um desastre só, creio que se tudo der certo, dentro de 20 dias vou conseguir andar como uma criança de 03 anos de idade. Queru mamãe, melhor uma babá!(já pensou uma Carla Bruni como babá! :P :P )

Enquanto isso vou ter muito tempo para azucrinar os americanófilos! Eles querem que o Super Lento façam manobras de AoA ilimitado com boa velocidade, vai acabar sem asas e com um piloto apagado dentro da cabine, quer dizer duplo falacimento. :twisted: :twisted:

[]´s




PRick

Re: JAS-39 Gripen

#7857 Mensagem por PRick » Ter Set 01, 2009 10:05 pm

soultrain escreveu:Prick,

Os dados postados pelo GDA acerca do RDY-2 estão correctos.
Esses dados são os divulgados por aí, porém, acredito que o número de alvos atacados, também, não sejam limitação do radar, mas dos canais datalinks. Eu tinha lido em algum lugar o aumento dos canais de datalink para o M-2000, porém, não sei se isso foi implementado.


[]´s




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Re: JAS-39 Gripen

#7858 Mensagem por Penguin » Ter Set 01, 2009 10:05 pm

Bender escreveu:Embriagado, :mrgreen: eu venho aqui perguntar:voces ainda estão discutindo a taxa de sustentação do AoA não sei das quantas,aos quarenta e oito minutos do segundo tempo,de um jogo que vai ser decidido graças a Deus no tapetão?PARA COM ISSO GENTE,vamos tomar uma gelada,pra "sustentação" melhorar.Po..a PRick pega a bengala e vai pro boteco véio! :mrgreen:

Sds.
Discutir política o tempo todo enche :wink:

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: JAS-39 Gripen

#7859 Mensagem por Bender » Ter Set 01, 2009 10:46 pm

Santiago,meu amigo,voce tem argumentos inacabáveis,me lembra muito o PRick e o Degan :mrgreen:
Vamos discutir,mulheres bonitas lá no Gerais junto com os tugas!Esqueça a politica e o AoA,o PRick tá de muletas não vai poder ir :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sds.




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Re: JAS-39 Gripen

#7860 Mensagem por Antunes » Qua Set 02, 2009 12:40 am

Santiago escreveu:
PRick escreveu:
Quer dizer que o piloto, se quiser, pode tentar suicídio com o caça!! [000] [000]

Falando sério, o FCS tem limites para evitar isso, agora, no caso do Rafale você pode desabilitar os limites, creio que no Gripen isso não é possível, não sei no caso do F-18E. Dizem que a queda do Rafale foi por G-Loc, por conta disso o piloto foi fazer das suas, e o caça matou ele.

[]´s
Os Rafalistas se fazem de desentendidos...

O SH não possui limites de AoA (Unlimited angle-of-attack and carefree flying qualities for highly effective combat capability and ease of training:http://www.boeing.com/defense-space/mil ... /index.htm). Graças aos seus grandes LERX que geram um vortex e aumentam sensivelmente a sustentação em regimes de altos AoA e pricipalmente em baixas velocidade.

Os antigos Hornet altrapassavam comumente 50 graus de AoA com cargas externas e o SH é superior a isso.

O FCS do Rafale limita seu AoA em 32 graus (que pode ser cancelado e permitir AoA maior). O F-16 está limitado a 25 graus e o Mig-29 a 45 graus.
EXTREME MANOEUVRES

Boeing's F/A-18E/F Super Hornet is more than just a bigger,
longer-range version of the basic Hornet - it promises to be
one of the better strike fighters of its generation


http://www.flightglobal.com/pdfarchi...0-%200082.html

[...]
BEST OF A GENERATION
My brief introduction to the Super Hornet convinced
me it is one of the best strike fighters of
its generation. Its only real deficiencies are in
transonic acceleration and top speed. The
Super Hornet, however, has extraordinary
high-AoA manoeuvre capabilities, unmatched
by any current Western strike fighter.
Its avionics
are world class, and the planned AESA radar
will only increase its capabilities. The E/F's
design provides room for further upgrades,
helping to maintain its tactical edge for years.
The US Navy got exactly what it asked for
from the Super Hornet programme: an affordable,
capable strike fighter ready for operational
deployment now. The question facing prospective
export buyers of the Super Hornet is less
easily answered, as the F/A-18E/F faces stiff
competition on die international market.
But while aircraft still under development,
such as the Eurofighter Typhoon, may promise
better capabilities at competitive prices, the
Super Hornet is fast becoming a known quantity
- and some operators may be well served by
choosing the sure thing.
A grande maioria dos caça possuem limites de AoA. Nos caças mais antigos o piloto tinha que se manter dentro dos limites de cada caça (devia ser extenuante, principlamente em combate). Acima dos limites de AoA, o comportamento do caça pode se torna instável e perigoso.

Um caça pode estar em alto AoA e baixa carga G:


Outra questão importante e pouco discutida em foruns e da maior relevância na avaliação do desempenho é quando o caça dispara mísseis ese desfaz de cargas externas, geralmente fica com configuração assimétrica de cargas e o envelope de vôo se degrada. O SH é particularmente resistente a essa degradação.

[]s
Caro Santiago, não estava questionando a capacidade do Super Hornet nem comparando com nenhuma outra aeronave. O AoA é um dado importante sim, mas por sí só não diz nada. No texto estava sendo usado como um super diferencial... na minha opinião por não saberem o que dizer sobre o caça. Não adianta levantar um monte de informação e fazer uma lista comparativa se não existem dados equivalentes das outras aeronaves. Foi sim uma crítica ao texto e não ao caça.

Voltando ao AoA, não posso criticar o SH nesse ponto por que não sei exatamente como o Gripen NG e o Rafale se comparam. Mas passar com altissimo AoA nivelado não diz nada, o que acontece quando se fizer uma curva e o vetor de propulsão mudar? E o AoA estiver tão alto e a velocidade tão baixa que não se consegue gerar sustentação naquela atitude? Qual a velocidade minima que se consegue manter o controle em uma curva fechada?

Verdade que AoA continuo é uma boa indicação disso, mas AoA como dado comparativo sozinho não diz muito. Como você mesmo falou, é mais importante a performance com cargas externas. Repito, não estou questionando o SH, não tenho informações para isso, mas o modo como a informação foi usada tornou o dado irrelevante. Digo o mesmo sobre "menor RCS"...

Grande Abraço




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