Desde o ínicio o Rafale deveria usar um radar AESA, somente por atrasos, é que um modelo PESA foi instalado, e não deverá ser o último radar do Rafale, o Mirage 2000, teve 04 Radares, RMD, RDI, RDY e RDY-2, e ainda algumas sub-variantes, como não canso de dizer sistemas você troca, o radar atual do SU-35BM é um PESA, e quanto a ser pior, é lógico o alcance dele é menor, porém, os outros dados a respeito como quantidades de alvos, capacidade de rastreamento, etc.. Ele é superior.
Ahã, ahã...
Se você consegue uma grande capacidade de carga, sem que o preço seja uma grande plataforma, ótimo, se o preço for ter um caça acima de 30 toneladas, é demais, não serve, isso não é caça, é outra plataforma.
Prick, você sabe que das 9 ton do Rafale, quase a metade é combustível prá ele chegar algum lugar decente. Os caças da categoria superior carregam seu combustível internamente a carga externa é TODA de armas.
Não se exponha falando essas coisas cara, tudo tem limites, assim vou da razão à torcida azul sobre suas defesas irracionais do Rafale ser melhor que tudo e todos juntos.
Sim, defendo caças da classe entre 22 e 30 toneladas, nada mais que isso, por isso mesmo sou a favor do Rafale.
Olha, se você não escrevesse isso, somente no futuro os arqueólogos descobririam isso, fuçando as ruínas do DB e achando o teu esqueleto agarrado numa maquete do Rafale.
Isso é a guerra moderna, quem liga o radar por necessidade, está em franca desvantagem, quem tem a cobertura de AEW está sempre em vantagem, chama-se guerra de redes, essa é a grande vatagem da OTAN.
O Brasil mudou de nome e eu não soube. Agora é OTAN, né? Como ficou a bandeira, mudou também?
E essa tua rede é frágil contra qualquer inimigo nuclear amigo. Tem uns caras especializados em caças esses teus AWACS, justamente porque sabem que depois de derrubá-los, os caças ficam cegos e tem perninhas curtas.
E não se esqueça que o outro lado pode ter tudo isso, além de ótimos radares para serem usados na falta de informações repassadas por rede.
Mas só pra´você, lá vai a musiquinha: Somewhere over the rainbow...
CM já tivemos n debates sobre isso, alcance bruto como único parâmetro de desempenho não me diz nada, como falei antes, se você conseguir excelente alcance e carga de armas, sem ter que fazer uma plataforma acima de 30 toneladas ótimo, a tecnologia atual existe para isso.
Então responde rápido, qual é o alcance do Rafale com máxima carga de armas e sem nenhum tanque externo?
Que carga é essa? Qual o peso desta carga?
Estamos falando de caças, me parece tão fácil mudar um pouco a proa do caça, do que ficar movendo a antena do caça a toda hora,
Pelo amor do Pai Prick, apaga isso rápido se não tú vai passar vergonha.
lembre-se estamos falando de um TO que muda muito em questão de minutos, então para mim, o rebatimento da antena terá que ser contínuo, e não apenas direcional, para que tenha uma vantagem significativa, concordo com a idéia de se fazer somente em determinadas situações, porém, em casos reais terá que ser assim, um rebatimento constante, não precisa ser grande a velocidade, mas é necessario que ele exista de modo contínuo.
Rapaz, outra incrível coincidência, a antena do Rafale é fixa e não cabe nada além do diminuto radar ali.
Prick, rebatimento é diferente de antena continuamente numa posição por falta de opção de espaço ou tecnologia.
Cara, pára que tú tá te enrolando cada vez mais.
De tempos em tempos, surgem os modismos no setor aéreo, depois pesam bem e chegam a conclusão, é mais complicado e caro, e não soma muito ou tem maneira mais inteligentes de fazer, tipo, asas de geometria variável, tvc, etc..
Prick meu querido amigo, antenas móveis existem desde que os radares nasceram, não existe nada de modismo numa antena móvel (que pode ficar fixa
também)
Pára cara, tú tá passando vexame.
Pelo contrário sistemas passivos são os melhores, quanto mais melhor, porém, tem que ser algo com bom custo benefício, pelos dados que dispomos do Spectra ele é um dos sistemas que faz a diferença, quanto a radares, tiveram seu tempo nos caças, como os sonares ativos, radar será um sensor dentro de um conjunto, e não mais o sensor primário, essa sempre foi minha visão.
Então porque nenhuma força aérea retirou os radares dos seus caças?
Porque a França está investindo zilhões para tornar o radar do Rafale competitivo?
E quem foi que te falou que só existe o SPECTRA no mundo da EW?
Leia mais, bem mais sobre os sistemas de EW russos atuais.
Por isso, o caça deve ter na medida do possível os melhores sistemas disponíveis dentro de algo sensato. Nada mais que isso, porém, é preciso ficar claro, um caça sem AEW, sozinho, é uma presa fácil na mão de uma rede inimiga organizada. O furutor aponta para essa direção, ou pior ainda, para caças sem pilotos e sem qualquer sistema ativo.
Outra vez, por uma incrível coincidência, a França não tem um 5ºG e tem o Neuron apenas.
Prick, bota na tua cabeça que JAMAIS os AWACS vão estar 100% das vezes 100% do tempo em 100% dos lugares, na verdade, a menos que você seja um país bilhardário e possa manter uma frota suficiente para cobrir todo o território inimigo 24/7, seus caças vão SIM, voar sós em muitas missões.
Essa sua fantasia dos Rafales estarem voando sempre com uma escolta de AWACS para compensar seu radar medíocre é só isso, fantasia.
Não, o que podemos observar é que o configuração delta-canard´s para combate real é a melhor para fazer curvas sustentadas, e AoA instanâneo está nivelado
Prick, Prick... Agora o Rafale manobra melhor até que caças com TVC-3D ?
Agora você superou o recorde mundial de de limites do malabarismo argumentativo chutomérico.
então temos a capacidade de discrição, sensores passivos e guerra de redes
Prick, Prick...
Discrição carregando uma porrada de tanques e armas em cabides Prick? Pára cara, olha o mico!
Sensores passivos e guerra em redes é a coisa mais bunda nos dias de hoje, até os nossos caças estratégicos F-5Mitinga tem essa merda.
contra tamanho, sensores ativos e guerra individual,
Você tá hilário argumentando assim. Separa tudo o que interessa de um lado e reforça; do outro lado (o seu) esconde uma porrada de fraquezas e enaltece coisas corriqueiras que até um pardal leva nos dias de hoje.
Da maneira que você tenta (inutilmente, diga-se de passagem) mostrar, parece que um SU-35BM é um caça dos anos 60 saído de um túnel do tempo.
Prick, ninguém vai aceitar teus argumentos enquanto você forçar a barra assim, falando estas coisa absurdas e sendo tão parcial, só fica mal prá você e te desacredita.
esses são os 02 campos opostos, o caça que melhor conseguir equilibrar esses extremos numa balança será o vencedor.
Mas que campos opostos são esse Prick que você tá inventando? Você é sócio de algum clube de contador de histórias?
Quanto a alcances de radar, versus sensores passivos e LPI, nós já debatemos muito isso, não vamos chegar a lugar nenhum, minha opinião é clara o conceito mais moderno e o caça mais moderno é o Rafale, o Su=35BM é um bom reprojeto de um conceito antigo.
Prick, não me force a esculhambar o Rafale, assim vamos dar munição prá torcida azul e alguém importante pode ler e desistir de comprar essa mer...cóf! cóf! cóf! Esse caça.
Não sei a opinião dos pilotos, sei que os caças dessa classe estão desaparecendo, porque o custo benefício é inviável, nem mesmo a maior potência do planeta aguentou o tranco, o resto são caças projetados em 1970 e suas versões mais atuais ou reprojetos.
Prick, não fale de corda em casa de enforcado, jamais.
É ao inverso, sou favorável ao Rafale porque ele aponta para o futuro, queria ainda mais discrição nele, se ela ainda não foi conseguida, o caminho me parece ser esse, investir em maior discrição e na cooperação, coordenação, porém, nem por isso devemos acabar com um F-18E, a plataforma também é importante, é preciso encontrar um equilibrio no meio disso tudo. Atualmente, Rafale e F-35 são os que encontraram o melhor equilibrio, não são perfeitos, vou repetir não sou entusiata de avião, vejo o combate aéreo de modo frio, e não vejo nele mais espaço para os Barões Vermelhos, em breve o ÁS ficará em terra firme, ou será o melhor gerente de sistemas.
Fale pelos franceses, pois o resto do mundo vai continuar voando seus caças de 5ºG tranquilamente até a chegada da 6ºG.
Valeu pela diversão, sempre é engraçado ler teus argumentos à lá Monteiro Lobato.