TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78046 Mensagem por Penguin » Qua Jan 13, 2016 6:15 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu: Na Suécia o 'turnaround' é super curto porque as missões não vão além de 600 / 700km e isso contando com os russos colaborando vindo na direção oposta.

[]s
CB_Lima

De fato. Aliás, nem sei se o turnaround rápido é considerado como interessante pela FAB, mas na hora do "pega-pra-capar" acho que vai sim...
Creio que em um conflito, quanto menos tempo um caça ficar no chão, melhor. De preferência armado e abstecido.
Pode-se gerar maior quantidade de missões.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78047 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 13, 2016 6:44 pm

Vendo esse debate sobre altitude e pressurização, me lembrei de uma história bem antiga (não sei se com H ou com I), de que costumeiramente a FAB nos anos 70/80's, e mesmo antes, e até depois, vivia a notar invariavelmente nas telas do CINDACTAS, pontos desconhecidos e/ou não anunciados. Geralmente em grandes altitudes e no limiar de nosso espaço aéreo, e por vezes, dentro dele. E isso durante muitos anos.

Aí, quando mandavam os F-5 atrás, o tal do ponto já era, ou quando se tinha alguma sorte, se encontrava coisas do tipo "desculpa aí, foi mal, o reloginho aqui falhou... " :roll:

Eu não sei se ainda acontece tal tipo de situação por aqui, ou mesmo se a FAB algum dia teve capacidade ou condições de reverter a seu favor este quadro, mas, olhando o que a US Navy fez e faz por aí pelo mundo em matéria de ZEE e mesmo de mar territorial - conosco nunca foi diferente - eu não duvido que nosso grande vizinho ao norte, e mesmo outros com igual condição, possam ainda estar a zoar a FAB neste sentido, sem que nós não tenhamos qualquer alternativas de embricar tais iniciativas.

Talvez isso explique, em certo sentido, a necessidade colocada de uma capacidade de voo a 50/55 mil pés.

De outra parte, como já foi bem colocado pelos colegas, há uma "tradição" na FAB - diria mesmo que é quase que uma cultura - de que seus caças, não raro, cruzem o país de norte a sul e de leste a oeste em missões de defesa aérea, dentre outras.

Isto também em partes poderia justificar o fato de que o Gripen E/F BR disponham desta capacidade comentada aqui de voos em altas altitudes. Ademais, a considerar também que serão poucos caças, e que não há nada no horizonte próximo que nos diga que o modo como fazemos e organizamos nossa defesa aérea a 70 anos irá modificar-se, visto o exposto acima.

Tendo por base estas duas considerações, há de se presumir que a nossa versão do Gripen realmente tende a distanciar-se cada vez mais em termos de capacidades e operacionalidade da versão sueca. Afinal, eles terão 70/80 caças para defender uma área pouco menor do que a região sul do Brasil. Nós, se muito, vamos ter 36 para dar conta de Lisboa a Moscou.

Viva-se com isso.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78048 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 13, 2016 6:49 pm

Quanto maior a distância da "nossa versão" em relação a sueca... maior serão os custos $$$$ ... de fazer... e de manter (ainda mais no universo de somente 36 aviões).

Quanto mais leio esses "requisitos" e "novas missões" e "alterações" nos distanciando dos suecos, mais eu vejo que não estamos comprando o avião ideal para o que queremos fazer com ele.

E não... não é demérito do Gripen de forma alguma, porque o projeto em si é bom e os suecos sabem exatamente o que o avião vai fazer para eles.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78049 Mensagem por Túlio » Qua Jan 13, 2016 6:54 pm

Tá, se fizéssemos FLANKER ou PAK seria diferente? Rafale?

Igual para a VVS ou Adla?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78050 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 13, 2016 7:02 pm

Túlio escreveu:Tá, se fizéssemos FLANKER ou PAK seria diferente? Rafale?

Igual para a VVS ou Adla?
Hoje em dia eu nem sei mais o que seria uma boa escolha para ser honesto.

Fica parecendo a história do AM-X... "- É Caça... É Bombardeiro... É Caça-Bombardeiro... É um B-52... É um F-16... É um F-32..." :|

Acho que rola uma certa confusão com os requisitos (eu me lembro de quando pedimos a integração de +5 mísseis ar-ar de curto alcance nesse F-X a alguns anos :| ).

No fim, não dá para abraçar o mundo com as pernas... se tentar, tem coisa que você não vai fazer bem mesmo.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78051 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 13, 2016 7:08 pm

Lima, a FAB pensa como as outras forças: quem não tem cão caça com o gato do vizinho.
Não temos, e acho que nunca teremos recursos para dispor de mais de um caça para fazer realmente tudo que precisamos. Então, é melhor tentar fazer de um tudo um pouco com o que nos chegar na mão e ver no que é que dá.
É assim com os Guarani, com as propaladas fragatas do Prosuper e com qualquer coisa que nos chegar a mão.
Enfim, cada um se vira como pode com o que tem.
Esta é a nossa triste e lamentável realidade.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78052 Mensagem por Wingate » Qua Jan 13, 2016 7:10 pm

Do jeito que o pessoal malda, o Gripen é o primeiro caça que conheço que já foi abatido antes mesmo de voar... :(

Desse jeito, o instrumento mais importante para o piloto vai ser uma figa das boas no cockpit e desodorante de arruda...

Esconjuro!!!

SDS,

Wingate




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78053 Mensagem por Justin Case » Qua Jan 13, 2016 7:14 pm

Carlos Lima escreveu:
Túlio escreveu:Tá, se fizéssemos FLANKER ou PAK seria diferente? Rafale?

Igual para a VVS ou Adla?
Hoje em dia eu nem sei mais o que seria uma boa escolha para ser honesto.

Fica parecendo a história do AM-X... "- É Caça... É Bombardeiro... É Caça-Bombardeiro... É um B-52... É um F-16... É um F-32..." :|

Acho que rola uma certa confusão com os requisitos (eu me lembro de quando pedimos a integração de +5 mísseis ar-ar de curto alcance nesse F-X a alguns anos :| ).

No fim, não dá para abraçar o mundo com as pernas... se tentar, tem coisa que você não vai fazer bem mesmo.

[]s
CB_Lima
Olá, Lima.

O fato de pedir cotação em um RFP não quer dizer que isso isto seja um requisito definitivo, algo a ser obrigatoriamente contratado.
É a única maneira de obter um compromisso do fornecedor antes de decidir qual das alternativas será adquirida. Tenho certeza que nunca houve intenção de integrar cinco diferentes mísseis IR no F-X2.
O mesmo é feito com outros tipos de armamento. No RFP, é solicitada cotação para integração, logística e compra de lotes mínimos de armas. A escolha definitiva vai ser feita no momento da negociacão do contrato. Essas táticas só são possíveis em processos com dispensa de licitação, é claro.
Abraço,

Justin




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78054 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 13, 2016 7:19 pm

Justin Case escreveu:
Carlos Lima escreveu: Hoje em dia eu nem sei mais o que seria uma boa escolha para ser honesto.

Fica parecendo a história do AM-X... "- É Caça... É Bombardeiro... É Caça-Bombardeiro... É um B-52... É um F-16... É um F-32..." :|

Acho que rola uma certa confusão com os requisitos (eu me lembro de quando pedimos a integração de +5 mísseis ar-ar de curto alcance nesse F-X a alguns anos :| ).

No fim, não dá para abraçar o mundo com as pernas... se tentar, tem coisa que você não vai fazer bem mesmo.

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CB_Lima
Olá, Lima.

O fato de pedir cotação em um RFP não quer dizer que isso isto seja um requisito definitivo, algo a ser obrigatoriamente contratado.
É a única maneira de obter um compromisso do fornecedor antes de decidir qual das alternativas será adquirida. Tenho certeza que nunca houve intenção de integrar cinco diferentes mísseis IR no F-X2.
O mesmo é feito com outros tipos de armamento. No RFP, é solicitada cotação para integração, logística e compra de lotes mínimos de armas. A escolha definitiva vai ser feita no momento da negociacão do contrato. Essas táticas só são possíveis em processos com dispensa de licitação, é claro.
Abraço,

Justin
Olá Justin

Eu entendo, e talvez o exemplo não tenha sido dos melhores, mas o meu ponto é essa idéia de que o avião tem que fazer de tudo um pouco e aparentemente (pelos posts que tenho lido) ficar cada vez mais distante da aeronave sueca.

Isso não tem nada a ver com o Gripen (deixando claro) e sim que quanto mais nos distanciarmos da aeronave 'original' com tão poucas unidades sendo compradas, mais pagaremos o 'preço' em custos para manter, operar e fazer upgrades em conjunto com o Dono original do projeto.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78055 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 13, 2016 7:21 pm

FCarvalho escreveu:Lima, a FAB pensa como as outras forças: quem não tem cão caça com o gato do vizinho.
Não temos, e acho que nunca teremos recursos para dispor de mais de um caça para fazer realmente tudo que precisamos. Então, é melhor tentar fazer de um tudo um pouco com o que nos chegar na mão e ver no que é que dá.
É assim com os Guarani, com as propaladas fragatas do Prosuper e com qualquer coisa que nos chegar a mão.
Enfim, cada um se vira como pode com o que tem.
Esta é a nossa triste e lamentável realidade.

abs.
Eu entendo FC,

Como eu expliquei ao Justin o problema é ao nos distanciarmos da aeronave 'original' (Gripen Sueco), estamos comprando problemas para manter o nosso Gripen no futuro.

$$$ manter... $$$ operar.

Quem (como você bem disse) não tem dinheiro... não inventa moda, ainda mais considerando os nossos "cenários" de operação (""Contra"" K-8 da Bolívia, Su-30 da Venezuela e Mig-29 e M2k Peruano, etc e olhe lá).

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78056 Mensagem por kirk » Qua Jan 13, 2016 7:32 pm

Visualização ruim !

http://visualoop.com/media/2015/04/Gripen-fighter-2.jpg




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78057 Mensagem por kirk » Qua Jan 13, 2016 8:04 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Lima, a FAB pensa como as outras forças: quem não tem cão caça com o gato do vizinho.
Não temos, e acho que nunca teremos recursos para dispor de mais de um caça para fazer realmente tudo que precisamos. Então, é melhor tentar fazer de um tudo um pouco com o que nos chegar na mão e ver no que é que dá.
É assim com os Guarani, com as propaladas fragatas do Prosuper e com qualquer coisa que nos chegar a mão.
Enfim, cada um se vira como pode com o que tem.
Esta é a nossa triste e lamentável realidade.

abs.
Eu entendo FC,

Como eu expliquei ao Justin o problema é ao nos distanciarmos da aeronave 'original' (Gripen Sueco), estamos comprando problemas para manter o nosso Gripen no futuro.

$$$ manter... $$$ operar.

Quem (como você bem disse) não tem dinheiro... não inventa moda, ainda mais considerando os nossos "cenários" de operação (""Contra"" K-8 da Bolívia, Su-30 da Venezuela e Mig-29 e M2k Peruano, etc e olhe lá).

[]s
CB_Lima
Lima, meu entendimento do que está falando insistentemente (aumento de custos de operação) não corresponde ao que foi noticiado até agora, vejamos :

- Os requisitos da FAB foram incorporados no Gripen NG, por exemplo o escape adicional para redução de RCS, alteração na fuselagem para implantação do WAD ... essas modificações serão implementadas em TODOS os Gripens ... o sistema de rádio utilizado pela FAB é idêntico ao utilizado pela Gripen, o rádio duplo solicitado provavelmente servirá para comunicação com os demais vetores da FAB ... enfim, não há nenhum aumento custos fixos de operação ...

Há sim uma dúvida sobre a utilização ou não do WAD pelos suécos, isso ainda está em discussão, porém a manutenção do Gripen BR estará a cargo da AEL fornecedora do equipamento ... não muda nada se suécos adotarem ou não para essa questão de custos ...

O restante é filosofia e escolha ... cada País escolhe suas armas ... é provável que o Meteor seja de uso comum e demais misseis cada um com o seu ... mas isso não aumenta custos, pelo contrário diminui ...

Vamos frisar, pra ninguém esquecer, que as personalizações atribuídas aos requisitos já estão INCLUSAS no valor do contrato não se tratam de custos adicionais

Assim, não há aumento de custos de operação por conta dos requisitos, pelo contrário.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78058 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 13, 2016 8:12 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Lima, a FAB pensa como as outras forças: quem não tem cão caça com o gato do vizinho.
Não temos, e acho que nunca teremos recursos para dispor de mais de um caça para fazer realmente tudo que precisamos. Então, é melhor tentar fazer de um tudo um pouco com o que nos chegar na mão e ver no que é que dá.
É assim com os Guarani, com as propaladas fragatas do Prosuper e com qualquer coisa que nos chegar a mão.
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Esta é a nossa triste e lamentável realidade.
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Como eu expliquei ao Justin o problema é ao nos distanciarmos da aeronave 'original' (Gripen Sueco), estamos comprando problemas para manter o nosso Gripen no futuro.
$$$ manter... $$$ operar.
Quem (como você bem disse) não tem dinheiro... não inventa moda, ainda mais considerando os nossos "cenários" de operação (""Contra"" K-8 da Bolívia, Su-30 da Venezuela e Mig-29 e M2k Peruano, etc e olhe lá).
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Pois é Carlos. O negócio é que a FAB, e creio, como todos os militares, pensam em um país que simplesmente não existe, ou se existe, é apenas no campo da intelectualidade e do sofisma.
É um eterno devir que um dia há de concretizar-se. Mas sabemos que na prática não há correspondência entre o sonho e a realidade.
Mas eles, enfim, continuam acreditando no sonho. Essencialmente porque eles acreditam naquilo que fazem.
Bem, o Gripen NG via de regra terá de ser o nosso caça mais multipropósito já feito. Duvido que ele faça metade do que estão dizendo que ele irá fazer. Não neste primeiro momento. Mas se ele já fizer a outra metade, cara, vamos estar melhor do que estivemos a vinda inteira. E não vai ter Su-30, Mig-29 e nem nada para ninguém por estas bandas por um bom tempo. Até que alguem resolva dar um salto olímpico e ir direto para a nova geração. Mas mesmo essa, sem a complementaridade de um bom sistema em rede, pouco ou nada fará em termos de diferença para nós.
Estamos apostando em um conjunto, no time, nesta seleção chamada SISEAB. Se fizermos o time jogar bem, tudo o que o Gripen E/F BR não for, apesar de ter de ser, já terá valido cada centavo do investimento nele.
Assim espero.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78059 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 13, 2016 8:58 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Eu entendo FC,
Como eu expliquei ao Justin o problema é ao nos distanciarmos da aeronave 'original' (Gripen Sueco), estamos comprando problemas para manter o nosso Gripen no futuro.
$$$ manter... $$$ operar.
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Pois é Carlos. O negócio é que a FAB, e creio, como todos os militares, pensam em um país que simplesmente não existe, ou se existe, é apenas no campo da intelectualidade e do sofisma.
É um eterno devir que um dia há de concretizar-se. Mas sabemos que na prática não há correspondência entre o sonho e a realidade.
Mas eles, enfim, continuam acreditando no sonho. Essencialmente porque eles acreditam naquilo que fazem.
Bem, o Gripen NG via de regra terá de ser o nosso caça mais multipropósito já feito. Duvido que ele faça metade do que estão dizendo que ele irá fazer. Não neste primeiro momento. Mas se ele já fizer a outra metade, cara, vamos estar melhor do que estivemos a vinda inteira. E não vai ter Su-30, Mig-29 e nem nada para ninguém por estas bandas por um bom tempo. Até que alguem resolva dar um salto olímpico e ir direto para a nova geração. Mas mesmo essa, sem a complementaridade de um bom sistema em rede, pouco ou nada fará em termos de diferença para nós.
Estamos apostando em um conjunto, no time, nesta seleção chamada SISEAB. Se fizermos o time jogar bem, tudo o que o Gripen E/F BR não for, apesar de ter de ser, já terá valido cada centavo do investimento nele.
Assim espero.

abs.
Pois é FC,

Eu concordo que ele não irá fazer metade dessas viagens fantásticas (tipo RCS Miudinho mesmo carregado e capacidade de vôo tipo o SR-71).

É torcer para na pior das hipóteses ser um atual caça de 4 geração com AESA, bom ECM, Datalink e bons mísseis (se comprados) que é a idéia original do projeto.

Na melhor das hipóteses será um pouco mais do que isso.

O que me incomoda (principalmente considerando o número de unidades do projeto) é nos distanciarmos mais e mais dos suecos. Quanto mais tal distância inclui mudanças de hardware e estruturais, pior para manter $$$ e operar $$$... Software não é tão problemático assim... Hardware é outra história.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78060 Mensagem por kirk » Qua Jan 13, 2016 9:01 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Eu entendo FC,
Como eu expliquei ao Justin o problema é ao nos distanciarmos da aeronave 'original' (Gripen Sueco), estamos comprando problemas para manter o nosso Gripen no futuro.
$$$ manter... $$$ operar.
Quem (como você bem disse) não tem dinheiro... não inventa moda, ainda mais considerando os nossos "cenários" de operação (""Contra"" K-8 da Bolívia, Su-30 da Venezuela e Mig-29 e M2k Peruano, etc e olhe lá).
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Pois é Carlos. O negócio é que a FAB, e creio, como todos os militares, pensam em um país que simplesmente não existe, ou se existe, é apenas no campo da intelectualidade e do sofisma.
É um eterno devir que um dia há de concretizar-se. Mas sabemos que na prática não há correspondência entre o sonho e a realidade.
Mas eles, enfim, continuam acreditando no sonho. Essencialmente porque eles acreditam naquilo que fazem.
Bem, o Gripen NG via de regra terá de ser o nosso caça mais multipropósito já feito. Duvido que ele faça metade do que estão dizendo que ele irá fazer. Não neste primeiro momento. Mas se ele já fizer a outra metade, cara, vamos estar melhor do que estivemos a vinda inteira. E não vai ter Su-30, Mig-29 e nem nada para ninguém por estas bandas por um bom tempo. Até que alguem resolva dar um salto olímpico e ir direto para a nova geração. Mas mesmo essa, sem a complementaridade de um bom sistema em rede, pouco ou nada fará em termos de diferença para nós.
Estamos apostando em um conjunto, no time, nesta seleção chamada SISEAB. Se fizermos o time jogar bem, tudo o que o Gripen E/F BR não for, apesar de ter de ser, já terá valido cada centavo do investimento nele.
Assim espero.

abs.
Excelente comentário FC ! [009]




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