TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78016 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 13, 2016 2:13 am

Interessante...

Se eu estou entendendo direito agora estamos querendo transformar o Gripen "Br" em algo que nunca foi... interceptador de altissima altitude.

Isso é requisito real da FAB mesmo? Ser diferente da sueca em mais isso?

:shock:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2486 vezes

#78017 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 13, 2016 2:15 am

Justin Case escreveu:Mais um complemento:

Esse risco de descompressão está principalmente ligado à possibilidade de formação de bolhas de nitrogênio no sangue. Esses voos em grande altitude, sem roupa pressurizada, têm que ser precedidos de longo tempo de respiração com oxigênio a 100% para eliminar o nitrogênio. Essa respiração de oxigênio a 100% por longo tempo também é prejudicial, por isso digo que esses caças não vão fazer cruzeiro a 55.000 pés sem roupa pressurizada.

Justin
Se o Gripen BR vai ter a particularidade -os da Flygvapnet não terão, operarão com teto de 50 mil pés, é provável que a FAB não apenas esteja pensando na pressurização da cabine, como é o caso de roupas pressurizadas, que aliás é bem mais simples do que mudar a pressurização da cabine para permitir o voo por bastante tempo a grande altitude....

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2486 vezes

#78018 Mensagem por knigh7 » Qua Jan 13, 2016 2:17 am

Carlos Lima escreveu:Interessante...

Se eu estou entendendo direito agora estamos querendo transformar o Gripen "Br" em algo que nunca foi... interceptador de altissima altitude.

[]s
CB_Lima
Não, ele vai ter a mesma capacidade de operar em altitudes do Typhoon, F-15, F22.

Isso proporciona grandes vantagens. Eu citei algumas em posts acima. Vou repetí-las:
knigh7 escreveu:A 18km, 20km de altitude os caças:

- podem voar mais rápido e econômico;
-conseguem ficar fora de alcance da imensa maioria dos misseis SAM;
-Os mísseis disparados pelos caças naquela altitude tem uma energia potencial maior frente aos mísseis dos adversários.Os mísseis deles vão descer, enquanto que os mísseis do caça adversário vão ter de subir. É uma situação duplamente penalizadora para o adversário que está mais baixo, que impacta de forma muito significativa na vantagem do caça que voa alto em combate com outro lá embaixo.
Aumente o alcance, a velocidade e proporciona boa reserva de energia para as manobras "G" finais para atingir o caça abaixo. E totalmente o inverso para o míssil do caça que está lá em embaixo e tenta acertar o que está lá em cima, numa faixa de altitude que esse caça não pode estar.

Resumindo: um caça com capacidade de voar a 60mil pés (18km), 65mil pés (20km) tem evidentes vantagens com relação aqueles caças cujo teto é de 50mil pés (15km).

Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#78019 Mensagem por Justin Case » Qua Jan 13, 2016 2:37 am

Knigh7,

Você acredita mesmo que o Gripen NG vai ficar lá passeando ou fazendo PAC no nível 550 para aproveitar todas aquelas vantagens que você citou? Com Mach 1.6? Com seu supercruise foderoso?
Ninguém faz isso. Todos os caças aceleram ao alcançar a tropopausa e só vão lá para cima com objetivos específicos de curtíssimo prazo.

Justin

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#78020 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 13, 2016 2:56 am

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:Interessante...

[]s
CB_Lima
Não, ele vai ter a mesma capacidade de operar em altitudes do Typhoon, F-15, F22.

Isso proporciona grandes vantagens. Eu citei algumas em posts acima. Vou repetí-las:
knigh7 escreveu:A 18km, 20km de altitude os caças:

-Os mísseis disparados pelos caças naquela altitude tem uma energia potencial maior frente aos mísseis dos adversários.Os mísseis deles vão descer, enquanto que os mísseis do caça adversário vão ter de subir. É uma situação duplamente penalizadora para o adversário que está mais baixo, que impacta de forma muito significativa na vantagem do caça que voa alto em combate com outro lá embaixo.
Aumente o alcance, a velocidade e proporciona boa reserva de energia para as manobras "G" finais para atingir o caça abaixo. E totalmente o inverso para o míssil do caça que está lá em embaixo e tenta acertar o que está lá em cima, numa faixa de altitude que esse caça não pode estar.

Resumindo: um caça com capacidade de voar a 60mil pés (18km), 65mil pés (20km) tem evidentes vantagens com relação aqueles caças cujo teto é de 50mil pés (15km).
Não está claro.

A Suécia vai fazer o mesmo? O avião deles vai ser igual nesse sentido? Eles estão desenvolvendo o Gripen E Sueco para fazer o mesmo?

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#78021 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jan 13, 2016 8:29 am

knigh7 escreveu:A 18km de altitude os caças:

Esqueceu de uma: com o ar rarefeito dessa altitude os caças mal conseguem manobrar, geralmente as forças aéreas consideram a incapacidade de se defender de mísseis um impeditivo para as missões, como é o caso de uma aeronave voando a 18km.
Justin Case escreveu:Knigh7,

Você acredita mesmo que o Gripen NG vai ficar lá passeando ou fazendo PAC no nível 550 para aproveitar todas aquelas vantagens que você citou? Com Mach 1.6? Com seu supercruise foderoso?
Ninguém faz isso. Todos os caças aceleram ao alcançar a tropopausa e só vão lá para cima com objetivos específicos de curtíssimo prazo.

Justin
Não adianta argumentar, a lógica aqui é assim: o Gripen consegue, então é importantíssimo.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#78022 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jan 13, 2016 9:01 am

kirk escreveu:Leandro,

Eu entendo que essa concepção muitas vezes empregada sobre ToT é equivocada ... a FAB quando lançou RFP para o FX-2 solicitou aos concorrentes, salvo engano, 10 tecnologias específicas de nível indispensável, significa que se o País/Fabricante não concorda tá fora da concorrência e outras tantas tecnologias classificadas como "desejáveis" ... e quem não tem condição de entregar tá fora da concorrência ... sobretudo as indispensáveis ...

Peguei um estigma de ser contra o Rafale ... mas, na verdade sempre foi muito claro para mim que essa conversa de ToT irrestríta é uma balela sem precedentes e isso poluiu muito a noção do que seja ToT e principalmente jogou fumaça sobre a ToT que a FAB realmente solicitou ... é por isso que lemos constantemente que a Saab por não fazer seu caça do estabilizador vertical ao trem de pouso teria sua ToT prejudicada ... o que não é verdade, porque motores, radar por exemplo nunca foi cogitado no FX-2 ... nem pela FAB nem pelos concorrentes ... sobretudo considerando um contrato de apenas 36 células ... um absurdo sem pé nem cabeça ...

Acho que o mais importante nesse processo é e sempre foi o domínio total da manutenção e integrações na aeronave ... aprender a projetar uma aeronave supersônica e ter domínio dos códigos fonte ... além, claro, dos materiais e ligas de metal em nível 1 aplicados sobretudo para voos supersônicos ... agrega muito mais valor o conhecimento sobre os intangíveis do que um ou outro componente que pode ser adquirido em uma parceria ou contrato de risco ... essa é minha opinião ...
Kirk,

Concordo com esta sua concepção, é bem por aí mesmo, mas com uma ressalva (que não é relacionada especificamente com o Gripen, mas com o processo do FX como um todo): Pagar para aprender a projetar avião de caça supersônico só se justifica se você FOR DE FATO PROJETAR UM CAÇA SUPERSÔNICO, o que duvido muitíssimo será feito no Brasil dentro dos próximos 25 a 30 anos. E daqui a três décadas quaisquer tecnologias que se pudessem aprender com qualquer um dos concorrentes do FX teriam e terão muito pouca aplicabilidade em um novo projeto (aliás, com F-35, PAK-FA e J-20 já voando muitos acham que elas já não tem aplicação HOJE).

Leandro G. Card

kekosam
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#78023 Mensagem por kekosam » Qua Jan 13, 2016 10:08 am

knigh7 escreveu:
Pelo que entendi, vamos gastar mais para ter esta capacidade.

Agora pergunto: quanto % das operações dos 3 caças citados são efetuados acima da altitude de cruzeiro "normal", entre 30 e 36 mil pés? Quanto % das operações são realizadas no teto máximo?

Da mesma forma que ninguém sai voando por ai com 8000 kg de carga pendurada nas asas, ninguém sai voando por ai a 55 mil pés. A degradação de desempenho (capacidade de subida, aceleração, manobrabilidade) sobe em progressão geométrica enquanto a altitude sobe em progressão aritmética.

Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
kekosam
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#78024 Mensagem por kekosam » Qua Jan 13, 2016 10:11 am

kirk escreveu:
Justin Case escreveu:Mais um complemento:

Esse risco de descompressão está principalmente ligado à possibilidade de formação de bolhas de nitrogênio no sangue. Esses voos em grande altitude, sem roupa pressurizada, têm que ser precedidos de longo tempo de respiração com oxigênio a 100% para eliminar o nitrogênio. Essa respiração de oxigênio a 100% por longo tempo também é prejudicial, por isso digo que esses caças não vão fazer cruzeiro a 55.000 pés sem roupa pressurizada.

Quanto à necessidade operacional que você citou, um míssil BVR decente, lançado de 40.000 pés, pode abater aeronaves voando a 70.000 pés (10 Km de diferença).
Se a FAB mudou o requisito relativo à razão de pressurização, para mim é sinal de que foi considerado viável na relação benefício/custo, principalmente para aumentar o conforto em voos muito longos a serem realizados na altitude de cruzeiro normal, entre 30 e 36 mil pés.

Justin
Se for para abater não precisa do requisito, mas se precisar interceptar ? ... ameaça por rádio ???

Ei você ai em cima ... desça já pra cá ... estamos a 10 KM abaixo ... e ficando irritados ... :mrgreen:
Boa...

Mas, quem vier pra estas bandas nesta altitude será o Tio Obama e o Tio Putim. E não temos peito pra isso. Então deixa passar e faz de conta que nada aconteceu... :roll:

Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#78025 Mensagem por joao fernando » Qua Jan 13, 2016 10:35 am

Um SR-71 Brazuca kkkkkkk morro e não leio tudo

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Zepa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 75 vezes

#78026 Mensagem por Zepa » Qua Jan 13, 2016 11:47 am

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu: Não, ele vai ter a mesma capacidade de operar em altitudes do Typhoon, F-15, F22.

Não está claro.

A Suécia vai fazer o mesmo? O avião deles vai ser igual nesse sentido? Eles estão desenvolvendo o Gripen E Sueco para fazer o mesmo?

[]s
CB_Lima
E os Kc 390 também vão chegar nessa altitude porque quando F5 II Ng chegar (se conseguir :roll: )lá em cima já estará sequinho :twisted: :twisted:

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#78027 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 13, 2016 12:38 pm

O Gripen NG já era melhor que F-35, F-15, EA-18 e B-2 combinados. Agora é com o SR-71 também.

Agora é oficial.

É questão de defesa nacional ser contra esse projeto.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 117 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#78028 Mensagem por prp » Qua Jan 13, 2016 12:43 pm

Só entrei aqui pra saber se o GripenNG já quebrou a barreira da estratosfera e entrou na mesosfera.
Já já colocam ele em Alcântara para ser nosso ônibus espacial.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#78029 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 13, 2016 12:48 pm

prp escreveu:Só entrei aqui pra saber se o GripenNG já quebrou a barreira da estratosfera e entrou na mesosfera.
Já já colocam ele em Alcântara para ser nosso ônibus espacial.
[003]

Logo logo vai substituir o VLS também. :mrgreen:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6307 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#78030 Mensagem por Túlio » Qua Jan 13, 2016 1:33 pm

Cupincha Knight7: não adianta ficar beiçudo por os caras estarem te zoando, notemos que o Justin, com paciência e educação (e ele não é nenhum AMADOR no que fala) tentou até cansar te mostrar que estavas desfiando um balaio de despropósitos. O Gripen vai ser um baita caça, tenho certeza; não é necessário tentares atribuir-lhe - falta pouco - características do X-Wing...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder