FX-2 Brasil: RAFALE ou Su-35

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o melhor para o Brasil? RAFALE x Su-35

RAFALE
68
48%
Su-35
74
52%
 
Total de votos: 142

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#781 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 09, 2007 11:53 am

Wolfgang escreveu:Espero não estarmos falando de mais F-5.


Se estivermos falando de solução Low, porque não falarmos sobre Gripen A, recauchutado , mas compat[ível com as armas que a FAB irá operar, tipo A-darter, e com armas que a FAB(e a MB principalmente) sempre sonhou como o RBS-15Mk3?

Dizem que estriam cotados em cerca de US$40mi, seria verdade?

Porque não se compra uns 20/25 Su-35 com tudo que tem direito. e se adquire mais uns 40/50 Gripen A"plus"

Por que não pode ser isto tb?

Tem que acabar logo com esta novela.
Acho que aconteceu alguma coisa grave no COMAER para tudo ter voltado a estaca zero. Uma equipe de avaliação já estava pronta desde o fim de março para avaliar aeronaves na Europa, e agora não se tem mais previsão de ida.!

P..rra!

Tem que acabar logo com isso.

E o pior é que falta até munição parao que se tem aqui. com os vizinhos sabendo disso..., então eu nem imagino a que ponto nós estamos vulneráveis...



Walter




Editado pela última vez por WalterGaudério em Qua Mai 09, 2007 11:59 am, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#782 Mensagem por Wolfgang » Qua Mai 09, 2007 11:57 am

Falamos dessa 'interferência'?


Imagem




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#783 Mensagem por orestespf » Qua Mai 09, 2007 12:03 pm

Carlos Mathias escreveu:Pois é, depois dos "fantásticos resultados" da CRUZEX, os F-5M são a maravilha dos trópicos.


Olá amigo Carlos,

espero que já esteja mais recuperado dos "probleminhas"...

Vou ser bem honesto, se estivéssemos com o programa do F-5M bem adiantado e com as armas e pods anunciados em números expressivos, eu estaria bem satisfeito por algum tempo ainda. Mas este parece não ser o caso. Sem falar que a modernização do A-1 parece uma incógnita também.

Escutamos muito Zum Zum Zum e poucas ações na prática.

Abração,
Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#784 Mensagem por orestespf » Qua Mai 09, 2007 12:09 pm

cicloneprojekt escreveu:
Wolfgang escreveu:Espero não estarmos falando de mais F-5.


Se estivermos falando de solução Low, porque não falarmos sobre Gripen A, recauchutado , mas compat[ível com as armas que a FAB irá operar, tipo A-darter, e com armas que a FAB(e a MB principalmente) sempre sonhou como o RBS-15Mk3?

Dizem que estriam cotados em cerca de US$40mi, seria verdade?

Porque não se compra uns 20/25 Su-35 com tudo que tem direito. e se adquire mais uns 40/50 Gripen A"plus"

Por que não pode ser isto tb?

Tem que acabar logo com esta novela.
Acho que aconteceu alguma coisa grave no COMAER para tudo ter voltado a estaca zero. Uma equipe de avaliação já estava pronta desde o fim de março para avaliar aeronaves na Europa, e agora não se tem mais previsão de ida.!

P..rra!

Tem que acabar logo com isso.

E o pior é que falta até munição parao que se tem aqui. com os vizinhos sabendo disso..., então eu nem imagino a que ponto nós estamos vulneráveis...



Walter


Olá Walter,

vou mandar fazer um carimbo com um "2X" para usar após os seus posts. hehehehee

Você suspeita de alguma coisa grave no COMAER, só posso dizer que já temos algumas mesas quebradas de tantos socos... rsrs

Sobre as munições e armas a situação é crítica, o mesmo não acontecendo nas casas dos vizinhos.

Se eu disser alguns números (não o farei aqui), acho que você terá certeza de quanto estamos vulneráveis hoje. Lamentavelmente.

Saudações cordiais,

Orestes




Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceram: 41 vezes

#785 Mensagem por Carcará » Qua Mai 09, 2007 12:15 pm

Wolfgang escreveu:Espero não estarmos falando de mais F-5.


Não era bem isso que quis falar no meu post anterior.

Eu acredito que o FX-2 será definido (só Deus sabe quando...na verdade eu acho que nem ele sabe).

Só digo para não se esperar muito que venha os hiper, mega equipamentos do Su-35 nem os super, ultra equipamentos do Rafale.

Só para ilustrar um pouco a filosofia que comentei anteriormente coloco comentário de um Brigadeiro na novela FX-1:

- Se tiver um bom radar e mísseis BVR debaixo das asas, já está muito bom.

E nós aqui comentando de sistemas mirabolantes.

Grande Abraço!




CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#786 Mensagem por orestespf » Qua Mai 09, 2007 12:25 pm

Carcará escreveu:
Wolfgang escreveu:Espero não estarmos falando de mais F-5.


Não era bem isso que quis falar no meu post anterior.

Eu acredito que o FX-2 será definido (só Deus sabe quando...na verdade eu acho que nem ele sabe).

Só digo para não se esperar muito que venha os hiper, mega equipamentos do Su-35 nem os super, ultra equipamentos do Rafale.

Só para ilustrar um pouco a filosofia que comentei anteriormente coloco comentário de um Brigadeiro na novela FX-1:

- Se tiver um bom radar e mísseis BVR debaixo das asas, já está muito bom.

E nós aqui comentando de sistemas mirabolantes.

Grande Abraço!


Esta frase do Brigadeiro me causa arrepios até hoje! Sai deste corpo que não te pertence! hehehehe

Espero que alguma coisa tenha mudado de lá pra cá.

Sds,
Orestes




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#787 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 09, 2007 12:39 pm

orestespf escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Wolfgang escreveu:Espero não estarmos falando de mais F-5.


Se estivermos falando de solução Low, porque não falarmos sobre Gripen A, recauchutado , mas compat[ível com as armas que a FAB irá operar, tipo A-darter, e com armas que a FAB(e a MB principalmente) sempre sonhou como o RBS-15Mk3?

Dizem que estriam cotados em cerca de US$40mi, seria verdade?

Porque não se compra uns 20/25 Su-35 com tudo que tem direito. e se adquire mais uns 40/50 Gripen A"plus"

Por que não pode ser isto tb?

Tem que acabar logo com esta novela.
Acho que aconteceu alguma coisa grave no COMAER para tudo ter voltado a estaca zero. Uma equipe de avaliação já estava pronta desde o fim de março para avaliar aeronaves na Europa, e agora não se tem mais previsão de ida.!

P..rra!

Tem que acabar logo com isso.

E o pior é que falta até munição parao que se tem aqui. com os vizinhos sabendo disso..., então eu nem imagino a que ponto nós estamos vulneráveis...



Walter


Olá Walter,

vou mandar fazer um carimbo com um "2X" para usar após os seus posts. hehehehee

Você suspeita de alguma coisa grave no COMAER, só posso dizer que já temos algumas mesas quebradas de tantos socos... rsrs

Sobre as munições e armas a situação é crítica, o mesmo não acontecendo nas casas dos vizinhos.

Se eu disser alguns números (não o farei aqui), acho que você terá certeza de quanto estamos vulneráveis hoje. Lamentavelmente.
Saudações cordiais,

Orestes


Infelizmente já sei quais são estes números auns dois meses :oops: :oops: :evil: :evil: :evil: :!: :!: ...(...)

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#788 Mensagem por Kratos » Qua Mai 09, 2007 12:45 pm

cicloneprojekt escreveu:
orestespf escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Wolfgang escreveu:Espero não estarmos falando de mais F-5.


Se estivermos falando de solução Low, porque não falarmos sobre Gripen A, recauchutado , mas compat[ível com as armas que a FAB irá operar, tipo A-darter, e com armas que a FAB(e a MB principalmente) sempre sonhou como o RBS-15Mk3?

Dizem que estriam cotados em cerca de US$40mi, seria verdade?

Porque não se compra uns 20/25 Su-35 com tudo que tem direito. e se adquire mais uns 40/50 Gripen A"plus"

Por que não pode ser isto tb?

Tem que acabar logo com esta novela.
Acho que aconteceu alguma coisa grave no COMAER para tudo ter voltado a estaca zero. Uma equipe de avaliação já estava pronta desde o fim de março para avaliar aeronaves na Europa, e agora não se tem mais previsão de ida.!

P..rra!

Tem que acabar logo com isso.

E o pior é que falta até munição parao que se tem aqui. com os vizinhos sabendo disso..., então eu nem imagino a que ponto nós estamos vulneráveis...



Walter


Olá Walter,

vou mandar fazer um carimbo com um "2X" para usar após os seus posts. hehehehee

Você suspeita de alguma coisa grave no COMAER, só posso dizer que já temos algumas mesas quebradas de tantos socos... rsrs

Sobre as munições e armas a situação é crítica, o mesmo não acontecendo nas casas dos vizinhos.

Se eu disser alguns números (não o farei aqui), acho que você terá certeza de quanto estamos vulneráveis hoje. Lamentavelmente.
Saudações cordiais,

Orestes


Infelizmente já sei quais são estes números auns dois meses :oops: :oops: :evil: :evil: :evil: :!: :!: ...(...)

Walter


A situação é tão séria assim? :?




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9348
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 508 vezes

#789 Mensagem por Brasileiro » Qua Mai 09, 2007 1:03 pm

Números facilmente previsíveis:

-Menos de 100 Python III, pouquíssimos MAA-1 (bem menos que os Python).
-Uma dezena de Derby (?)
-Estoque de Iglas quase que esgotado.
-Estoque de Exocet e Mistral insuficiente (o de mistral, o dobro de lançadores, dá dois tiros e acabou).
-Nenhuma bomba inteligente (báh..meia dúzia = zero).
-22 mísseis de curto alcance e 10 de médio alcance para 12 Mirages (quando todos já estiverem aqui).

Ridículo....vergonhoso...



abraços]




Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#790 Mensagem por Kratos » Qua Mai 09, 2007 1:05 pm

Ouvi falar que são cerca de 38 MAA-1A.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

#791 Mensagem por Beronha » Qua Mai 09, 2007 1:09 pm

="Brasileiro"




Ridículo....vergonhoso...



abraços]


2 x :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:




Editado pela última vez por Beronha em Qua Mai 09, 2007 1:11 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#792 Mensagem por Adriano » Qua Mai 09, 2007 1:09 pm

Brasileiro escreveu:Números facilmente previsíveis:

-Menos de 100 Python III, pouquíssimos MAA-1 (bem menos que os Python).
-Uma dezena de Derby (?)
-Estoque de Iglas quase que esgotado.
-Estoque de Exocet e Mistral insuficiente (o de mistral, o dobro de lançadores, dá dois tiros e acabou).
-Nenhuma bomba inteligente (báh..meia dúzia = zero).
-22 mísseis de curto alcance e 10 de médio alcance para 12 Mirages (quando todos já estiverem aqui).

Ridículo....vergonhoso...



abraços]


Essa descrição me faz lembrar a Polônia em Agosto de 1939....
Esses números são praticamente um convite aos desparates do Cháves. :?

Abraços!




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Carlos Mathias

#793 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mai 09, 2007 1:21 pm

Olá amigo Carlos,

espero que já esteja mais recuperado dos "probleminhas"...

Vou ser bem honesto, se estivéssemos com o programa do F-5M bem adiantado e com as armas e pods anunciados em números expressivos, eu estaria bem satisfeito por algum tempo ainda. Mas este parece não ser o caso. Sem falar que a modernização do A-1 parece uma incógnita também.

Escutamos muito Zum Zum Zum e poucas ações na prática.


Orestes, obrigado pelos votos.

Cara, o F-5M, por mais equipamentos que se coloque, se não estiver com os R-99, é fraquinho demais perante os vetores que teria de enfrentar. Falta autonomia, falta persistência, falta potência, falta tudo... Para a realidade pré-SU-30MKV, até que dava pro gasto, mas hoje? Sem chances. E não vamos aqui imaginar situações sempre perfeitas para a operação conjunta com os R-99, isso simplesmente é impossível e basta a um inimigo que este pouse, ou que fique circulando no limite do alcançe dos mosquitos, cof! cof! F-5M. Cinco minutos de PC e o F-5M cai seco.




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qua Mai 09, 2007 5:47 pm, em um total de 1 vez.
PRick

#794 Mensagem por PRick » Qua Mai 09, 2007 1:26 pm

Brasileiro escreveu:Números facilmente previsíveis:

-Menos de 100 Python III, pouquíssimos MAA-1 (bem menos que os Python).
-Uma dezena de Derby (?)
-Estoque de Iglas quase que esgotado.
-Estoque de Exocet e Mistral insuficiente (o de mistral, o dobro de lançadores, dá dois tiros e acabou).
-Nenhuma bomba inteligente (báh..meia dúzia = zero).
-22 mísseis de curto alcance e 10 de médio alcance para 12 Mirages (quando todos já estiverem aqui).

Ridículo....vergonhoso...



abraços]


Se é ridículo ou vergonhoso agora, o que seria antes? NÃO TINHÁMOS NADA DISSO A UM ANO ATRÁS OU MELHOR HÁ 20 ANOS ATRÁS.

A FAB só dispunha de P-III, AIM-9B e Iglas durante a parte da década de 1990, antes somente AIM-9B e os antigos 530!

Hoje estamos recebendo mísseis de fabricação nacionais e BVR! Algo que jamais existiu na força, desde a retirada de serviço dos 530, que nem de longe pode ser considerados como BVR, tal sua limitação.

O mesmo vale para o mísseis dos M-2000C, os IR são o que existe de mais moderno na FAB, melhores que os P-III e os Piranhas.

Quanto aos Exocet´s, a MB assimou contrato para a revalidação e upgrade deles. Parece que em breve teremos novidades na compra de um novo lote, isto já foi citado aqui no DB, seriam da nova versão.

Acho engraçado como alguns esquecem o passado. Em matéria de mísseis a FAB sempre foi uma nulidade, agora, temos alguns, antes nada, nadinha.

[ ]´s




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9348
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 508 vezes

#795 Mensagem por Brasileiro » Qua Mai 09, 2007 1:36 pm

Se é ridículo ou vergonhoso agora, o que seria antes? NÃO TINHÁMOS NADA DISSO A UM ANO ATRÁS OU MELHOR HÁ 20 ANOS ATRÁS.

A FAB só dispunha de P-III, AIM-9B e Iglas durante a parte da década de 1990, antes somente AIM-9B e os antigos 530!

Hoje estamos recebendo mísseis de fabricação nacionais e BVR! Algo que jamais existiu na força, desde a retirada de serviço dos 530, que nem de longe pode ser considerados como BVR, tal sua limitação.

O mesmo vale para o mísseis dos M-2000C, os IR são o que existe de mais moderno na FAB, melhores que os P-III e os Piranhas.

Quanto aos Exocet´s, a MB assimou contrato para a revalidação e upgrade deles. Parece que em breve teremos novidades na compra de um novo lote, isto já foi citado aqui no DB, seriam da nova versão.

Acho engraçado como alguns esquecem o passado. Em matéria de mísseis a FAB sempre foi uma nulidade, agora, temos alguns, antes nada, nadinha.

[ ]´s


Olá PRick

Eu não me esqueço do passado não. Mas posso também falar do presente.
A minha crítica é em relação aos números em si.
A FAB encomenda o desenvolvimento de um míssil ar-ar bom até, e depois compra uma quantidade irrisória.
Tudo bem que os mísseis IR dos Mirage sejam bons,mas infelizmente mantenho a minha opinião que 22 mísseis para 12 caças é ridículo e vergonhoso..não dá nem dois para cada caça. Se fossem uns 30 eu nem falaria nada. Temos menos mísseis BVR do que caças...se colocássemos nossos mísseis BVR nos caças ainda ia sobrar avião. Deveria ser o contrário.
Agora sobre os Exocet, tudo bem que estão sendo revitalizados, mas numericamente continuam insuficientes.
Sobre o passado, eu acredito que no passado (uns 6 anos atrás) a FAB tinha um estoque de mísseis melhor do que o atual.
Não vamos nos esquecer que para armar uns 60 caças seriam necessários cerca de 350 mísseis (180 de curto e 180 de médio). Isso seria o MÍNIMO do aceitável.


abraços]




Responder